Entenda mais sobre o que é o Prospect!
Termos como o prospect circulam cada vez mais em circuitos de discussão a respeito de marketing e administração. E não é para menos, afinal o prospect é parte importante de uma empresa, algo que deve ser entendido não só a respeito do mercado, mas também das próprias características comerciais de uma empresa. Entender o que é prospect e qual o papel desse termo em uma empresa é muito importante.
Uma das áreas de conhecimento que mais avançam hoje é a área do marketing e da administração de empresas. Grande parte por conta do avanço da própria tecnologia, que reflete no mundo da administração com as inúmeras soluções digitais e virtuais que impactam a gestão de empresas.
Por este motivo iremos entender mais sobre prospect, ver como o mundo digital impacta esse aspecto da gestão e muito mais, confira!
O que é o prospect?
Primeiro precisamos entender que quando uma empresa é criada, uma das primeiras perguntas que devem ser respondidas é “a que público esse modelo de negócio irá atender?”.
Ou seja, uma empresa só existe e só faz sentido continuar existindo porque atende uma parcela da população que se sente confortável em pagar pelos serviços e produtos oferecidos por aquela estrutura comercial. Assim, sem essa dinâmica qualquer empresa estaria fadada ao fracasso.
Um prospect faz parte dessa estrutura. Quando uma empresa se pergunta quais serão seus clientes, ela já está, mesmo sem saber, tocando no campo da prospecção.
O prospect nada mais é do que um cliente em potencial da empresa, um contato que ainda não se tornou cliente de fato, mas que tem as qualidades de um consumidor da marca, isso envolve em teoria todo o mercado.
Em teoria, pois o próprio prospect conserva em si níveis de graduação que o coloca em uma perspectiva diferente para cada empresa. Um prospect que é muito interessante para uma empresa de automóveis, por exemplo, não é interessante (ao menos em sua maioria) para uma empresa de cosméticos. Mas pode ser muito atrativo para uma companhia que vende produtos para carros.
Veja como o próprio termo prospect é bastante dinâmico! Faz parte da natureza dele ser encarado de maneira diferente por empresas diferentes e por estruturas comerciais diferentes.
Décadas atrás o prospect estaria fatalmente limitado, pelo menos na maior parte dos casos, a um campo geográfico. Uma empresa que vende sapatos, apenas com muito custo, poderia vender a 50 anos atrás sapatos para qualquer um em qualquer lugar do país.
Porém, isso é possível hoje, mesmo a mais singela empresa de sapatos pode vender seus produtos para clientes que geograficamente estão muito distantes. Isso é só uma amostra de como a tecnologia e a modernidade no geral impactam diversos campos da administração. Isso também altera um pouco o entendimento do prospect em relação a diferentes tipos de negócio.
Entender toda essa complexidade é muito importante para uma compreensão total do termo prospect e de como este de fato funciona. Veremos mais a esse respeito ao longo do artigo.
Para que serve o prospect?
Muitos podem se perguntar qual a importância de um prospect uma vez que esse consumidor nem é ainda um cliente de fato. Será que não valeria mais a pena continuar apostando nos atuais clientes ao invés de gastar recursos com consumidores em potencial? Essa cria, na verdade, uma falsa dicotomia.
Nada impede que uma empresa trabalhe nas duas frentes, tentando dar o suporte para essas duas categorias de clientes. Na verdade, o prospect é tão importante quanto os consumidores atuais quando uma empresa encara a possibilidade de crescer no mercado.
Uma empresa pode facilmente sobreviver no mercado com seus consumidores atuais, considerando o fato utópico de que esses consumidores continuem estáveis mesmo durante alguns anos, algo difícil de acontecer. Porém, uma empresa não pode crescer apenas com seus consumidores atuais.
Para que uma companhia possa crescer com apenas seus consumidores atuais, teríamos que supor um cenário ainda mais difícil e improvável do que o que supomos acima. Que é o de que os consumidores de uma empresa, além de permanecer, por algum motivo passaram a comprar mais do produto oferecido. Esse cenário é praticamente uma “alucinação”. Por isso, para uma empresa crescer ela precisa do prospect.
O prospect, na verdade, é a primeira fase, o embrião, de todo o consumidor final e dos consumidores atuais de uma empresa. De certo modo, todos os que já foram prospect e hoje integram o quadro de consumidores tradicionais de uma empresa. Hoje o que toda empresa deve fazer é abraçar a ideia do prospect e as ferramentas disponíveis no mercado para sua conversão em cliente.
Assim uma empresa terá em mãos ferramentas muito melhores para lidar com o mercado, conquistar com mais facilidade um prospect e convertê-lo em um consumidor, exigindo menos esforço da sua equipe de vendas durante esse processo de migração. Uma gestão deve entender muito bem o que é um prospect para conseguir aumentar seus consumidores.
Existe diferença entre prospect e leads?
O prospect é uma parte muito importante de qualquer negociação. Quando um vendedor lida com um, ele deve ter em mente que está falando com uma página praticamente em branco diante da empresa.
Ou seja, ele nada sabe a respeito esse consumidor, somente que ele está aberto a conversar e discutir a respeito do produto ou serviço que está sendo colocado em pauta e comercializado pela empresa.
Essa é a grande diferença entre o prospect e o lead. Ambos não são exatamente os potenciais consumidores tradicionais de uma marca e de uma empresa, mas a grande diferença é que o lead já compartilhou informações pessoais com a empresa, já o prospect é de fato um embrião das vendas. Porém, isso que pode parecer uma simples desvantagem não é exatamente isso.
Afinal, o prospect é também um lugar de potencial de uma empresa. Com o prospect uma empresa pode em um primeiro contato já entender mais sobre aquele consumidor e tomar nota sobre o mercado inteiro, como: os outros consumidores que estão longe da sua estrutura se comportam, o que costumam gostar, consumir e o que buscam tanto em sua estrutura de negócios como de empresas em geral.
Essa é uma das razões que fazem do prospect um aspecto importante para qualquer estrutura comercial. Ele nunca deve ser subestimado por uma estrutura empresarial, antes deve ser abraçado, entendido e até mesmo estudado. Pois, todas as informações trazidas por esses novos consumidores podem integrar novas estratégias e alimentar os dados de uma empresa para prospecções futuras.
Como conseguir mais prospect para minha empresa?
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