Leads marketing: aprenda a conseguir ainda mais leads!

Leads marketing aprenda a conseguir ainda mais leads!

Os leads são parte importante de uma empresa, mesmo que conceitualmente a palavra seja utilizada para designar pessoas que ainda não têm contato comercial com a empresa, ou seja, que ainda não se tornaram seus consumidores.

Ainda assim, os leads devem ser considerados pela gestão de uma instituição como importantes e colocados sempre como alvo para as empresas que buscam expandir a cartilha de clientes e aumentar as vendas.

Os leads são, portanto, necessários para o bom funcionamento de uma empresa, especialmente a longo e médio prazo e sua consideração deve ser sempre feita com a máxima dedicação possível.

Hoje conheceremos mais a respeito de como os leads funcionam, o que são, como conseguir e qual a importância que um lead pode ter para seu negócio. Entenda tudo sobre os leads e esteja pronto para mudar a história da sua empresa!

Como atrair leads para um negócio?

É provável, caso você esteja inserido em algum ambiente onde a administração de empresas é um assunto frequente e, que já tenha ouvido falar de leads. Mas você sabe o que esse termo significa?

Leads são clientes em potencial, aqueles que ainda não foram alcançados de fato pela empresa, mas que têm interesse pelo produto ou serviço que ela oferece. Claro, isso pode, aos ouvidos de muitos, soar genérico, pois de certa forma isso envolve todo o mercado que ainda não foi atingido pela instituição.

Como atrair leads para um negócio
Fonte/Reprodução: original

A grande diferença para os leads é que eles não são apenas clientes isolados de qualquer contato com uma instituição comercial, mas sim clientes que já entraram em algum momento em contato com a empresa e forneceram alguns dados para a instituição. Esses clientes são chamados de leads.

Esses leads são clientes em potenciais bastante interessantes, pois não são apenas indivíduos que podem ser atingidos pelas ações e integrar o quadro de consumidores regular. Mas sim, clientes que estão a disposição da empresa e já tem muito mais capacidade de fazer com que uma negociação seja convertida e, assim, que haja uma venda da empresa.

Isso se dá pela própria natureza dos leads. Como comentamos, os leads são indivíduos que forneceram seus dados para empresa, logo eles provavelmente já demonstraram em algumas ocasiões algum tipo de interesse pelo que está sendo negociado por aquela empresa em especial. É por isso que existem estratégias bastante interessantes e efetivas para conseguir captar leads no mercado e, assim, aumentar a base de dados da empresa.

A principal maneira, ou pelo menos o principal meio de conseguir leads é o ambiente virtual. Afinal, quem não está hoje no mundo digital? A maioria das pessoas tem alguma forma de acessar o ambiente virtual como: sites, plataformas e outros meios.

Por isso que nesse ambiente os leads são ainda mais facilmente alcançados. E claro, a maneira mais comum de atrair um cliente em potencial é levar para o público a sua marca.

Apostar em campanhas chamativas, anúncios, iniciar campanhas em diversos meios, estar presentes nas redes sociais e gerar conteúdo são formas usuais de atrair bons leads, assim sua marca sempre aparecerá no mercado e terá sempre algo a mostrar para o público.

Os leads certamente estarão muito mais próximos de sua empresa do que você pode imaginar adotando essas práticas. Mas isso não significa que esses indivíduos se tornarão clientes.

Outra forma, mais atual e tecnológica, que pode fazer sua empresa disparar na frente da concorrência, é ter acesso a uma base de consulta de dados que permite pesquisas personalizadas para que você encontre seus leads.

Mesmo com interesse, muitas vezes os potenciais clientes deixam a compra para depois e esse depois pode nunca chegar. Para evitar isso, um “empurrãozinho” se faz necessário. É onde entram as técnicas de marketing que vão impactar o lead para convertê-lo em cliente.

Quais são as principais técnicas de marketing para atrair leads?

Existem diversas técnicas que podem e devem ser colocadas em práticas para se conseguir mais e bons leads. Como comentamos, iniciar campanhas na internet é uma técnica para conseguir clientes em potencial, uma vez que sua marca será levada até novos consumidores.

Entre essas campanhas, formar parcerias com influenciadores e outros tipos de personalidades públicas em redes sociais pode ser uma grande forma de iniciar o contato com mais leads.

Quais são as principais técnicas de marketing para atrair leads
Fonte/Reprodução: original

Outra forma de conseguir novos potenciais clientes é a inclusão de cadastro em suas plataformas. O cadastro serve não só para organizar os acessos a seu site ou plataforma, por exemplo, mas também para armazenar dados importantes a respeito dos seus novos assinantes.

O mero cadastro em seu site irá gerar cada vez mais leads conforme os dados forem aumentando e os acessos também, essa é uma técnica clássica. Outra excelente ferramenta para conseguir leads é a assinatura de newsletter.

Gerando conteúdo e enviando para seus assinantes via newsletter você pode conseguir excelentes leads. Com essa técnica você irá aumentar exponencialmente seu catálogo de novo público, porém será necessária a produção sistemática de conteúdos interessantes para esses clientes, para mantê-los em sua rede.

Os leads que a newsletter pode gerar não devem ser jogados fora e com certeza farão a diferença na vida de sua empresa. Esses leads são ainda mais especiais, em primeiro lugar porque eles já se interessam por sua empresa, já gostam do conteúdo e até mesmo o consomem. Para se tornarem clientes fiéis e consumidores do seu produto ou serviço é necessário menos empenho de uma equipe de vendas ao contactá-los.

Por que é importante atrair leads qualificados para o negócio?

Os leads qualificados são os mesmo clientes em potencial, porém eles também tem plenas condições de fechar uma compra com a empresa sem maiores preocupações ou sustos. Isso quer dizer que existem leads que até querem e se interessam pela empresa, mas que ainda não estão no momento ideal de compra, enquanto os qualificados estão “maduros” para a conversão.

Dentro desse cenário, clientes que parecem altamente favoráveis para que a negociação se dê de maneira completa, ainda podem frustrar todo o cenário. Isso se dá muitas vezes pela falta de crédito desse lead, por dificuldades que ele tem de concluir a compra, entre outros fatores. Tudo isso diz que esse lead não é qualificado, logo ele ainda é importante, mas não deve ser priorizado como é o lead qualificado.

Como identificar leads qualificados para o negócio?

Identificar leads qualificados é bastante importante, isso exige um trabalho de pesquisa da equipe de vendas e de qualificação bastante extenuante. Na verdade, muitas empresas, para conseguir ter mais agilidade nesse processo, definem equipes inteiras e dedicadas a somente a qualificar os leads, separando aqueles os qualificados daqueles que não o são, para aumentar a efetividade e qualidade das negociações.

Uma técnica importante utilizada por empresas é o funil de vendas, uma espécie de programa pelo qual toda negociação passa a fim de diminuir os erros mais comuns desses processos e otimizar as conversões.

Como conseguir bons leads com a Data Stone?

Mas se você quer menos preocupação e mais agilidade para conseguir bons leads, então a melhor maneira é entrar em contato com a Data Stone!

A Data Stone é uma empresa especializada em consulta de dados. Possuem uma plataforma com filtros de busca personalizável e também segue as normas da LGPD.

Com a Data Stone sua empresa tem a parceria necessária para finalmente aumentar a sua área de atuação no mercado. Não perca tempo, entre em contato com nossa equipe e obtenha muito mais consumidores para o seu negócio!