Lista de clientes para prospectar ainda mais: faça agora!

Lista de clientes para prospectar ainda mais faça agora!

Ter uma lista de clientes à disposição de uma empresa é absolutamente indispensável. Uma boa lista de clientes faz maravilhas para uma gestão, afinal, qual será o foco de uma empresa além de atender seus consumidores? Mas ter consumidores não é exatamente uma tarefa fácil, ou melhor, ter bons clientes é uma tarefa difícil e o processo pode apresentar muitos desafios.

Ainda assim, uma lista de clientes é o ideal para o bom desenvolvimento de estratégias de crescimento. Essa ferramenta é extremamente benéfica para uma empresa, pois com ela uma gestão pode criar estratégias de venda, analisar o mercado com mais profundidade, e até mesmo utilizar como base para realizar melhorias na gestão.

Com isso em mente, iremos entender de maneira mais completa o que é uma lista de clientes, como utilizá-la e quais suas ventagens. Confira!

Como você define um prospect?

À primeira vista, o prospect pode ser definido como todo e qualquer cliente em potencial que ainda não realizou um negócio com a empresa. Mas por motivos óbvios, trabalhar com essa definição não é exatamente uma forma razoável de lidar com a situação, uma vez que isso significaria uma massa praticamente infinita de consumidores no mercado.

A saída para isso é criar algumas etapas que devem ser alcançadas pelo mercado. Para um indivíduo ser considerado prospect, ele deve ter ciência da sua empresa, ter ouvido falar do seu produto ou serviço, ou no caso que estamos tratando, a empresa tem seu nome, seus dados e seus contatos em uma lista de clientes para prospectar.

Como você define um prospect
Fonte/Reprodução: original

Uma lista de clientes é geralmente utilizada para prospectar os consumidores ideais para a empresa. Assim, as empresas e negócios em geral buscam cada dia melhorar e aprimorar essa etapa, para que não só melhorem o relacionamento com o cliente como, também, busquem novos clientes e consigam dinamizar suas vendas.

Por isso há um avanço em estudo, técnicas, ferramentas e outras soluções para a prospecção da lista de clientes em potencial. Mas, por ser uma área relativamente nova, ainda há muitos gestores que não conhecem profundamente o termo “prospecção de clientes”.

Prospectar significa “procurar”. Na verdade, esse termo antes era aplicado para procurar minérios raros e caros em minas e jazidas. Algo bastante simbólico, pois hoje o termo é aplicado no mundo dos negócios com a definição de procurar possibilidades de expandir o seu catálogo de clientes. Prospectar é, portanto, procurar por novos clientes no mercado.

Uma empresa, para crescer e ter suas atividades desenvolvidas, precisa de clientes. Na verdade, até para que uma empresa cresça e dê seus primeiros passos, os clientes são importantes.

A lista de clientes para prospectar contém contatos de indivíduos que buscam pelo produto ou serviço que você oferece, facilitando a sua conversão em clientes. O contato com essas pessoas consegue levar para sua empresa muito mais conhecimento a respeito do mercado, de novos consumidores, como eles são, sua situação e como encontrá-los e contactá-los.

Tudo isso pode ser conquistado por uma lista de clientes que quando bem usada leva muito mais consumidores para uma empresa.

Qual o seu objetivo ao prospectar uma lista de clientes?

Ao prospectar clientes, uma empresa está mirando em novos consumidores, mas lembre-se das perguntas que colocamos. Essas perguntas analisam não só os clientes como uma matéria bruta, mas também como os clientes variam e graduam em níveis.

Afinal, nem todo cliente é parecido ou tem a mesma capacidade de trazer lucro para sua empresa. Alguns consumidores são muito mais vantajosos para sua companhia do que outros. Clientes trazem lucros diferentes, são orientados para outra forma de negócio, etc.

A prospecção também pode levar isso em conta, aumentando assim o hall de clientes de uma empresa com mais qualidade, um aspecto da prospecção chamado de qualificação, que faz de ambas as técnicas um verdadeiro trunfo.

Mas é importante ter em mente que para uma empresa crescer ela precisa imediatamente de uma boa prospecção. Os clientes não irão ser encontrados a esmo, é importante que a tática seja feita com muito critério, sistemática e considerando os principais pontos que impactam a empresa e sua forma de negócio. E uma vez que uma empresa obtém todas essas diretrizes, a prospecção fica mais fácil.

Quais os critérios que você usa para determinar se um prospect é qualificado?

Bem, como comentamos, há um parceiro especial para a técnica de prospect, a qualificação.

A prospecção e a qualificação andam juntas, são geralmente feitas pela mesma equipe, ou ao menos com duas equipes combinadas em uma sinergia especial, para que o processo seja realizado de maneira orgânica e muito mais natural, sendo, portanto, muito mais efetivo, prático e ágil.

De qualquer modo, os critérios utilizados por uma equipe para qualificar os clientes encontrados pela prospecção, que utiliza uma lista de clientes, não são claros. Isso se dá, em primeiro lugar, pela dificuldade de levar os conceitos abstratos para o campo prático. Em segundo, porque esses qualificadores variam de empresa para empresa, ou de mercado para mercado e categoria para categoria.

Quais os critérios que você usa para determinar se um prospect é qualificado
Fonte/Reprodução: original

Os qualificadores para uma empresa de serviços são muito diferentes dos qualificadores de uma empresa de comércio, que também diferem para uma companhia de comércio de produtos cosméticos, para uma de produtos eletrônicos, etc.

Esses qualificadores variam bastante, e devem ser pensados com muito cuidado. Na verdade, esses qualificadores já devem seguir a mesma lógica de uma lista de clientes utilizada para prospect.

Cada empresa deve ponderar sobre suas próprias necessidades, mas aqui podemos pelo menos pontuar algumas regras gerais, como:

  • Priorizar clientes com dinheiro em ato;
  • Priorizar clientes que fecham compras mais rápido;
  • Qualificar clientes que compram a vista;
  • Qualificar bem os clientes que costumam comprar sempre.

Seguindo essas normas gerais e apostando em outras mais específicas para seu modelo de negócios, uma empresa tem de tudo para ter sucesso em prospectar e qualificar seus leads!

Qual o seu objetivo ao prospectar uma lista de clientes?

Ao prospectar clientes, uma empresa mira em novos consumidores, mas lembre-se das perguntas que colocamos. Essas perguntas analisam não só os clientes como uma matéria bruta, mas também como eles variam e graduam em níveis. Nem todo cliente é parecido ou tem a mesma capacidade de trazer lucro para sua empresa e alguns consumidores são mais vantajosos para sua companhia do que outros.

A prospecção também considera isso, aumentando assim o hall de clientes de uma empresa com mais qualidade, um aspecto da prospecção chamado de qualificação, que faz de ambas as técnicas um verdadeiro trunfo.

Mas é importante ter em mente que para uma empresa crescer ela precisa imediatamente de uma boa prospecção. Os clientes não irão ser encontrados a esmo e é necessário que a tática seja feita com muito critério, sistemática e considerando os principais pontos que impactam a sua forma de negócio. Uma vez que uma empresa obtém todas essas diretrizes, a prospecção fica mais fácil.

Como fazer uma lista de prospecção de clientes?

Se o intuito é realizar uma boa prospecção, é indispensável ter uma boa lista de clientes que pode ser elaborada com estratégias e orientações. As quais ajudam as empresas a terem maior qualidade na hora contatar um cliente para fazer uma proposta.

Veja como fazer essa lista da maneira correta seguindo algumas dicas para sua estruturação:

  • Tenha um perfil ideal: Nas estratégias de marketing, considerar o tipo de consumidor que se deseja ter na empresa é fundamental. Por isso, antes de elaborar uma lista de clientes é essencial que se tenha em mente o tipo ideal para o negócio;
  • Qualifique os clientes: Não adianta ter uma lista cheia de contatos que não estão interessados, para isso pesquise a fundo sobre esse prospect. Isso inclui saber um pouco mais da relação dele com a empresa e quais são as suas necessidades. Essas informações podem ser coletadas em plataforma de consulta de dados, como a da Data Stone. E com base nas respostas, a segmentação irá indicar se se trata de um cliente de prioridade;
  • Organize as informações: Após coletar os dados, é hora de organizar essas informações considerando alguns pontos como o nome, por onde o contato será feito, o que esse cliente precisa, o que a empresa pode oferecer e os valores. Já considerando condições especiais para o consumidor fechar a venda.

Com esse passo a passo, a lista de clientes será qualificada e com contatos onde a chance de conversão de venda é alta.

Quais perguntas é preciso fazer para prospectar clientes?

Saber o que perguntar para os clientes no momento da negociação é essencial. O vendedor deve passar segurança ao consumidor e defender com os argumentos que possui a solução mais acertada para a resolução de seu problema.

As perguntas mais utilizadas no processo de vendas para entender o que o cliente deseja e conduzi-lo para o fechamento da venda são:

  • O que de fato procura em relação à obtenção deste produto ou serviço?
  • Como é a sua experiência em relação a este produto ou serviço?
  • O que considera na hora de escolher um produto ou serviço?
  • Como um produto pode atender às suas necessidades? O que ele precisa ter?

É necessário que durante a conversa se entenda, com base nas respostas do cliente o que de fato ele deseja. Assim o vendedor já consegue elaborar uma boa proposta pensada na necessidade do cliente.

Como prospectar cliente pelo WhatsApp?

O WhatsApp é uma das melhores e mais utilizadas ferramentas da atualidade para se prospectar clientes e realizar atendimentos. Mas para obter sucesso de vendas com essa ferramenta, algumas orientações são necessárias, portanto conheça cada uma delas.

Use o WhatsApp para empresas

A versão do mensageiro para empresas possui diversas funcionalidades, que facilitam o processo de venda e atendimento, entre elas:

  • Respostas rápidas e automatizadas;
  • Pagamentos pela própria plataforma;
  • Catálogo de produtos;
  • Informações sobre a empresa;
  • Etiquetas que auxiliam na categorização dos clientes.

Todas essas vantagens visam oferecer para a empresa facilidade para entrar em contato e realizar seus atendimentos, além de profissionalizar a empresa, transmitindo maior credibilidade ao cliente.

Evite longas mensagens

Seja breve, tenha em mente que a conversa pelo aplicativo é algo mais dinâmico, logo mensagens muito extensas não são uma opção para prospectar os consumidores. Envie a mensagem em partes com sentenças curtas, isso fará com que o cliente ao ler esteja mais apto a responder, aumentando a sua taxa de respostas.

Invista em mensagens personalizadas

O WhatsApp trata-se de um canal de contato direto, por isso personalizar as mensagens é fundamental, até mesmo para tornar as conversas mais amigáveis entre empresa e cliente.

Vale lembrar que apesar de as mensagens automáticas serem uma funcionalidade interessante da versão para empresas, o uso deve ser moderado. Afinal, o cliente ao falar com a empresa deseja uma interação real e não um chatbot.

Ofereça uma ligação

Com tudo cada vez mais rápido, é muito comum que as pessoas prefiram resolver suas demandas por mensagens práticas como a de um mensageiro. Porém, é de bom tom oferecer ao cliente outras opções de contato e isso inclui a ligação.

Vale lembrar que uma ligação breve com o consumidor pode ser o suficiente para apresentar a empresa e suas vantagens, além de o convidar para um café amigável. Por isso, ao iniciar suas conversas com o cliente pelo mensageiro, direcione a continuação da conversa para uma ligação.

Informe como conseguiu o contato

Para começar a relação com o consumidor de maneira transparente, informe a ele como se teve acesso a seu contato, uma vez que o WhatsApp se trata de um aplicativo de uso particular por conta do número de telefone. Alguns clientes podem se sentir incomodados e com seu espaço invadido por conta desse contato que ele desconhece.

Informe a ele o meio por onde seu contato foi localizado, isso evita desconfortos e oferece a quem está recebendo a mensagem uma sensação de segurança já que o número não se trata de alguém que enviará spam.

A abordagem pelo aplicativo pode ser muito proveitosa e a dica é saber utilizar as informações a favor da empresa para fazer com que esse contato renda bons resultados aumentando o volume de vendas.

Quais são os melhores horários e dias para prospectar clientes?

Segundo um breve estudo realizado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, as chamadas realizadas entre os horários de 16h e 18h tiveram melhor resultado do que as realizadas no período da manhã entre 11h e 12h. Sendo esse, então, o pior horário para se entrar em contato com consumidores.

O estudo aponta que o horário entre 8h e 10h também é indicado para entrar em contato com os clientes, especialmente se eles forem empresas. Entre os dias da semana, às quartas e quintas-feiras aparecem como os melhores dias para se estabelecer contato, já a terça-feira é considerada o pior dia.

Vale lembrar que essas pesquisas também podem ser feitas e consideradas pela empresa desde que ela tenha como mensurar os resultados coletados com uma rica base de dados oferecidas pelas equipes de vendas.

Investir em lista de clientes pode ser uma opção interessante para quem deseja se destacar no mercado e garantir novos consumidores e aumento de receita. Por isso, investir na organização e qualificação dos contatos é necessário para se obter um melhor aproveitamento.

Qual o melhor momento para fazer uma ligação para um prospect?

Ao entrar em contato com os clientes, uma empresa deve ter imenso tato. Sempre priorizar os momentos ideais para realizar a ligação, geralmente em horário comercial e em dias úteis, sempre com uma abordagem e linguagem agradável e entendendo perfeitamente quando é o momento de falar, inclusive dando espaço para que o consumidor escolha um horário de sua preferência.

Ter uma lista de clientes para realizar o prospect adequado de nada vale se a abordagem não for precisa e refinada.

Quais as principais etapas do processo de prospectar um cliente?

Existem algumas etapas inconciliáveis para conseguir novos clientes, em primeiro lugar a lista de clientes, que você pode conseguir com a Data Stone!

A Data Stone é uma empresa especialista em fornecer informações atualizadas, para a criação de uma lista de clientes para prospecção, que pode facilitar e muito a vida de sua empresa! Em segundo lugar, a empresa deve analisar esses clientes e qualificá-los conforme as normas que antes já mostramos — e aquelas de sua preferência.

Saiba que a Data Stone também oferece uma plataforma de consulta de dados que é atualizada diariamente e segue as normas da LGPD, assim você tem a certeza de adquirir um serviço que irá melhorar sua prospecção de clientes.

Com tudo isso em mente, uma empresa também deve considerar outros aspectos e atributos como o melhor momento para ligar, a equipe que realizará essa abordagem, e aquela que conduzirá a negociação até o seu bom termo.

Assim, reunindo todos esses aspectos e ferramentas, sua empresa terá um retorno muito maior graças a técnica realizada de forma assertiva.