Conheça mais sobre o mailing de clientes aqui!

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O mailing de clientes é uma ferramenta assertiva para trazer novos clientes à sua empresa e estabelecer com os antigos clientes uma relação satisfatória, o que resulta em novas vendas, elogios e maior visibilidade para sua empresa nas redes sociais. Impactando diretamente no espaço de mercado que seu negócio terá, especialmente frente a seus concorrentes.

Mas como um mailing de clientes pode ajudar a sua empresa a obter mais resultados? Por que eles são tão importantes? E o principal, como você pode montar um mailing de clientes em sua empresa e desfrutar desses benefícios que um mailing bem construído pode oferecer?

Reunimos neste artigo tudo o que você precisa saber sobre o mailing de clientes, além de te oferecer dicas que podem te ajudar a construir uma lista de sucesso para alavancar os resultados de sua empresa. Confira!

O que é um mailing de clientes?

O mailing de clientes trata-se de uma lista de contatos que uma empresa possui, e que pode ser dividida de algumas formas.

O que é um mailing de clientes
Fonte/Reprodução: original

Essa lista pode ser dividida entre clientes que possuem interesse em seus serviços ou produtos, mas nunca entrou em contato para se informar — os chamados leads; clientes que se interessam pelos seus produtos, já entraram em contato para solicitar informações e saber mais a respeito de sua empresa e o que ela oferece, mas ainda não fecharam a venda — os chamados prospects; e os consumidores que são aqueles que já são clientes de sua empresa.

Vale lembrar que essa lista de contatos geralmente se dá por e-mail, uma vez que uma das estratégias de marketing digital mais utilizadas é o e-mail marketing. Conhecida por proporcionar às empresas retornos significativos em retenção de clientes e obtenção de novos consumidores para a cartela com seus conteúdos bem elaborados e segmentados.

Por que é importante manter um mailing de clientes?

O mailing de clientes é importante, pois possibilita que as empresas tenham um contato direto com os seus clientes ou com clientes em potencial. Isto é, pessoas que se interessam em seus serviços de alguma forma ou que já entraram em contato com sua empresa para saber informações, mas ainda não efetivaram a compra.

Manter um mailing de clientes em uma empresa também possibilita aos setores comercial e de marketing elaborarem estratégias e campanhas para serem divulgadas. Além de aproximar ainda mais consumidores e clientes, o que ajuda a reforçar na lembrança dos clientes o que sua empresa tem a oferecer, contribuindo positivamente para o branding da marca.

É importante ressaltar que uma empresa bem relacionada com seus clientes e com os clientes em potencial garante maior satisfação e boas recomendações, aumentando consideravelmente a visibilidade da empresa nas redes.

Como um mailing de clientes pode ajudar a melhorar as vendas?

Com o mailing de clientes é possível oferecer serviços e produtos para clientes de maneira assertiva com base no que eles procuram, o que faz com que sua empresa saia na frente dos concorrentes, por identificar as demandas do mercado e se organizar para atendê-las.

Os conteúdos do mailing de clientes deve ser atrativo, para isso é importante que uma pesquisa, seja feita previamente para identificar o que esses clientes desejam de sua empresa. Dessa forma as campanhas e ações oferecidas corresponderão aquilo que o público espera, tanto os clientes em potencial como os que já são clientes de seu negócio.

Qual é a diferença entre um mailing de clientes e uma lista de transmissão?

Apesar de atuarem de maneira parecida, ou seja, atrair e fidelizar os clientes, o mailing de clientes e as listas de transmissão do WhatsApp são diferentes em seu funcionamento.

Enquanto um mailing de clientes é uma lista de contatos — geralmente e-mail de clientes de uma empresa — dividida em prospects, leads e consumidores —, a lista de transmissão é uma listagem feita com os contatos do WhatsApp da empresa, ou seja, números telefônicos.

O grande diferencial é que ao enviar e-mails para o mailing de clientes eles irão receber os conteúdos, a não se que o endereço de e-mail esteja errado, diferente da lista de transmissão do WhatsApp.

Onde para o cliente receber os conteúdos da lista ele precisa esta com o número da empresa salvo em seus contatos, o que dá à empresa um trabalho maior de reforçar a importância do cliente em ter seu contato salvo.

Por que é importante segmentar um mailing de clientes?

A segmentação de clientes é importante, pois ajuda a planejar separadamente uma estratégia para cada grupo de clientes que você terá em cada mailing.

Isto é, caso os clientes de um determinado mailing sejam prospect, o conteúdo a ser compartilhado nesse mailing deve incentivar o cliente a fechar a venda, já que ele já conhece a empresa, sabe os valores e informações do produto ou serviço e só não realizou a compra mesmo.

Por que é importante segmentar um mailing de clientes
Fonte/Reprodução: original

O cliente do mailing sendo um lead, o conteúdo deve apresentar mais a empresa, o que ela oferece, os seus diferenciais do restante do mercado, sendo algo mais convidativo para que o cliente faça o contato e comece seu processo no funil de venda até o fechamento da compra.

Sendo um mailing de clientes que já são consumidores da sua empresa, o objetivo é criar um conteúdo para incentivar uma nova compra, oferecendo produtos e serviços com base no histórico de relacionamento desse cliente com a marca.

Também é interessante oferecer itens ou serviços compatíveis com o que ele já consumiu e aprovou em sua marca, ou seja, um conteúdo muito mais aprofundado e assertivo, uma vez que a empresa já conhece esse cliente.

Segmentar clientes de um mailing é oferecer a cada um deles o que desejam com base em suas necessidades. O papel da empresa é suprir essas necessidades garantindo a satisfação do cliente e a fidelização do mesmo, para gerar novas vendas, além de sair na frente de seus concorrentes, conquistando mais espaço no mercado e visibilidade para a marca.

Como posso começar a criar um mailing de clientes?

Para investir em um mailing de clientes de sucesso, alguns direcionamentos assertivos podem ajudar sua empresa a ter maiores resultados. Confira algumas dicas que podem te ajudar a criar um mailing de clientes poderoso para sua empresa.

Faça a prospecção de leads com uma boa base de consulta de dados

Com a concorrência cada vez mais acirrada, não se pode perder tempo na hora de buscar leads para o seu negócio. Então, busque seus contatos de forma assertiva em uma plataforma de consulta de dados que lhe permita realizar uma pesquisa segmentada, que te leve direto para os consumidores ideais.

A Stone Station é uma plataforma de consulta de dados que oferece inúmeros benefícios, como pesquisa personalizada por filtros, dados atualizados cotidianamente e outros. Além disso, a segurança dos dados está garantida pela LGPD.

Com acesso a esses dados, construa um mailing list assertivo e com maior probabilidade de otimizar os resultados de suas estratégias de e-mail marketing.

Ofereça conteúdos gratuitos

Oferecer ao mailing de clientes um conteúdo de seu interesse de maneira gratuita, mediante algumas informações de cadastro, é uma oportunidade para arrecadar e-mails e outros dados importantes de um possível cliente em troca de algo que ele tenha interesse.

Você pode oferecer um e-book, infográfico ou algum outro material que ele possa baixar e aproveitar, tudo isso gratuitamente e mediante o preenchimento de dados. Isso desperta o interesse do cliente que prontamente irá oferecer o que precisa para ter acesso ao que deseja.

Não exagere nas ofertas

Uma das formas mais assertivas de conquistar clientes através de um mailing de clientes é saber a periodicidade de envio de conteúdos, isso porque encher a caixa desse possível cliente não é uma alternativa para que ele feche a venda com sua empresa.

Por isso, estude a periodicidade onde os conteúdos serão encaminhados para que o retorno seja certo, e o lead não marque sua empresa como spam.

Invista na personalização e no conteúdo de qualidade

Essa é uma dobradinha infalível quando se quer ter sucesso em um mailing de clientes. Personalizar os e-mails enviados faz com que o cliente se sinta especial, dessa forma ao receber, ele percebe que não é mais um.

Mas, sim, de que aquele conteúdo é direcionado especialmente para ele, o que irá gerar um grau maior de satisfação, facilitando as outras etapas até a conclusão da venda.

Aliado a isso, vale ressaltar que a qualidade de um conteúdo enviado contribui positivamente para que essa satisfação se potencialize, especialmente se ele estiver relacionado a uma necessidade que o cliente deseja solucionar.

O mailing de clientes bem elaborado pode oferecer aos clientes as vantagens que eles precisam e a empresa maiores resultados, visibilidade, e maior participação no mercado, além de uma vantagem competitiva perante seus concorrentes.

Portanto, ao investir em um mailing de clientes pense nas estratégias que irá abordar para que tenha retorno de clientes e maior receita em sua empresa com essa rica lista de consumidores.