Profissão Consultor de vendas: o que é e quanto ganha?

Profissão Consultor de vendas o que é e quanto ganha

Para que se criou a profissão consultor de vendas se os vendedores já existem? Com certeza, você já se fez essa pergunta, assim como muitas outras empresas, até que pudessem entender a importância desse profissional.

Os avanços tecnológicos mudaram muito o processo de venda e acrescentaram muitas etapas para as empresas que desejam sucesso, se preocuparem. É por esse fator que a profissão consultor de vendas se tornou muito necessária para que empresas mantivessem a compreensão de como se portar na relação com seu cliente, mesmo com as variações do mercado.

Logo, percebe-se que a profissão consultor de vendas é bem promissora e segue em evolução ao longo do tempo. Por isso, este artigo apresenta para você desde a definição do conceito até as habilidades necessárias para esse profissional, acompanhe.

O que é um consultor de vendas?

Para esse começo, cabe definir a profissão consultor de vendas como o trabalho de compreender como o mercado se comporta, de um ou mais tipos de produtos, a depender da companhia em que se encontra, e usar essas informações para beneficiar a empresa.

O que é um consultor de vendas
Fonte/Reprodução: original

Mesmo que pareça uma definição vaga, ela é suficiente para entender o modo de trabalho do profissional.

Portanto, conclui-se que o consultor de vendas é a pessoa que, através de seus estudos de mercado e dos próprios clientes, consegue atuar no crescimento dos lucros da empresa em parceria com os times de marketing, atendimento e vendas.

Qual é a função de um consultor de vendas?

Com a definição anterior, pode-se concluir que a função do consultor de vendas é o estudo do mercado, onde a empresa se encontra para a definição de estratégias para seu crescimento. Para atender essa função, a profissão segue os seguintes passos:

  • Apresentar a empresa e os produtos oferecidos;
  • Montagem de diagnóstico para se contextualizar no cenário;
  • Capacitar os vendedores;
  • Buscar tendências de consumo dos clientes;
  • Escolha de clientes qualificados;
  • Acompanhar o processo de venda;
  • Montagem de um plano de ação.

Todas essas funções podem ser feitas simultânea ou separadamente. Como é possível perceber até aqui, a profissão consultor de vendas é bem ampla e exige muitas habilidades do profissional. Mas e quanto a remuneração por esse trabalho? É sobre isso que se discutirá no tópico a seguir.

Qual é o salário de um consultor de vendas?

A parte que mais atrativa para quem está interessado nessa profissão é entender se a carreira é financeiramente rentável. Portanto, cabe informar que a média salarial da profissão consultor de vendas é de R$ 2.360, e costuma variar entre R$ 1.543, para iniciantes, e R$ 3.643 para os que atuam mais tempo no mercado.

Cabe acrescentar que esses valores podem aumentar caso o profissional receba comissões sobre suas ações na empresa.

O que é preciso para ser um consultor de vendas?

Como mencionamos, o consultor é fundamental para manter a empresa à frente do mercado, ao entender seu funcionamento. Mas o que faz ele se destacar como esse profissional necessário? Agora serão abordadas as principais habilidades que alguém precisa ter para se tornar um consultor de vendas bem-sucedido e diferenciado no mercado.

Boa comunicação

Devido à profissão consultor de vendas está diante do cliente, que pode se tornar um consumidor dos serviços da empresa, a boa comunicação é indispensável. Além de capacitar o profissional a escolher as palavras corretas, desenvolver essa habilidade permite que o consultor passe o valor do negócio para o cliente de uma forma compreensível e prática.

Para desenvolver uma boa comunicação, existem diversas práticas inteligentes como leitura em voz alta, conversar com pessoas na rua sobre assuntos simples, entre outras. Você ainda pode optar por cursos de oratória ou de negociações que também vão melhorar bastante a comunicação, mas lembre-se que você precisa estar em contato com sua língua e com o ato de expor ideias.

Boa organização

Tão importante quanto comunicação, a organização diferencia muitos que desejam fazer parte da profissão consultor de vendas. Acontece que esse profissional lida com toneladas de informações diariamente e, para montar raciocínios inteligentes, a única saída é desenvolver uma boa organização.

Para melhorar essa habilidade, é possível começar com coisas simples, a exemplo de ter horários de tarefas básicas como café da manhã, estudos e afins, e transferir esse raciocínio adquirido para os seguintes pontos do trabalho:

  • Necessidades de cada cliente;
  • Planejamento daquele mês/ano;
  • Assuntos para tratar com a equipe de vendas;
  • Informações extras adquiridas em estudos;

Por último, vale lembrar que para desenvolver uma boa organização, a última coisa que você deve ter é pressa. Isso impede que você entenda qual a melhor rotina para seu corpo e, consequentemente, dificultar o seu crescimento na profissão.

Ter noção de administração

Uma profissão, na qual o trabalho é estudar o mercado e traçar planos para crescimento, exige uma boa noção de como administrar coisas. Por isso, invista um tempo em estudos a respeito de temas como planejamentos, direção e afins.

Ter uma boa relação com cálculos matemáticos

A interpretação de cálculos e o uso de outras ferramentas matemáticas são grandes parceiros para compreender o andamento de cenários. E adivinha? Essa é a habilidade que a profissão consultor de vendas exige o tempo inteiro.

Uma pessoa que consegue interpretar bem os dados matemáticos, possui soluções rápidas e precisas, sem contar a facilidade de identificar erros em possíveis ações executadas. Por isso, cálculos são necessários para o consultor de vendas.

Caso a matemática seja o seu temor, não hesite em investir em um bom curso de matemática, pois a intimidade com os números farão você tirar conclusões maravilhosas e necessárias para crescimento da empresa e de sua carreira.

Postura adaptável

Existem clientes que, mesmo com necessidade daquele serviço, não o comprariam por algum motivo — muitas vezes indeterminado — que os incomoda. É aí que entra a postura adaptável do consultor de vendas, pois, ele é quem terá mais uma conversa com o cliente e adaptar o negócio de uma maneira que satisfaça tanto ele quanto a empresa.

Vale relembrar que uma postura adaptável não é sinônimo de ser manipulável em excesso. Para explicar essa parte, cabe um exemplo imaginário: você está diante de um cliente que não quer realizar a compra de um serviço a não ser que o preço fique muito abaixo do acertado. O que fazer nessa situação?

Um bom consultor de vendas olhará para o cliente e encerrará a reunião de maneira pacífica, mas sempre deixando “a porta aberta” para o cliente voltar. Se o serviço já foi adaptado várias vezes e mesmo assim ele não compra, o mais correto é revisar os seus dados e ver se aquele público é o melhor para aumentar as vendas da empresa que trabalha.

Inteligência durante as vendas

Essa habilidade é até semelhante a anterior, mas o diferencial é que ter inteligência durante as vendas, significa saber como vender e para quem vender. O exemplo mostrado no tópico anterior expôs muito bem isso e é aquele tipo de olhar que se deve ter.

No entanto, existem situações onde o consultor de vendas é o responsável por achar o ponto de dor do cliente e, dessa maneira, capacitar o time e a si, para mostrar para ele que a empresa pode resolver aquela questão. Ter essa calma para analisar fatos e ainda incluir o processo de vender é o que se chama de inteligência nas vendas.

Compreensão do contexto em que a venda ocorre

Por último, pode-se dizer que a compreensão do contexto da venda é o resultado da junção de todas as habilidades citadas até o momento. Essa compreensão significa desde conhecer bem o produto que se negocia, como também entender quais são as necessidades daquele cliente e montar as estratégias de uma maneira inteligente e útil.

Por fim, para entrar na profissão consultor de vendas, em alguns lugares, não é necessário ter um diploma de ensino superior. Mas é claro que cursos são sempre bem-vindos para aumento de repertório e destaque entre os demais profissionais deste campo concorrido.

Qual a diferença entre um vendedor e um consultor de vendas?

Eles são, de fato, semelhantes. Porém, a profissão de vendedor envolve o ato de convencer alguém de que aquele produto pode solucionar os seus problemas em um determinado contexto, ou seja, a parte prática.

Qual a diferença entre um vendedor e um consultor de vendas
Fonte/Reprodução: original

Já a profissão consultor de vendas pressupõe o estudo do contexto de como as vendas ocorrem, com diversas ferramentas e, assim, prepara estratégias para que a empresa atinja o maior número de clientes com potencial de compra.

Qual a carga horária de um consultor de vendas?

Geralmente, a profissão consultor de vendas exige uma carga horária de 43 horas semanais. No entanto, com o desenvolvimento do profissional nas atividades, as horas podem aumentar, bem como os ganhos, devido a maior demanda de funções.

Todo conteúdo, deste artigo, mostrou a definição da profissão consultor de vendas e agora você tem o conhecimento necessário para entender a importância desse trabalho. Assim, se você tem uma empresa, procure investir nesse profissional essencial.