5 Dicas que vão te ajudar a montar um excelente E-mail Marketing!

5 Dicas que vão te ajudar a montar um excelente E-mail Marketing!

O E-mail Marketing é uma estratégia funcional muito difundida até a atualidade. Ainda que as mídias sociais tenham mudado bastante a forma que as pessoas fazem contatos e mantêm suas relações, o e-mail ainda é uma das ferramentas mais utilizadas por diversas empresas para manter o relacionamento com seus clientes.

Entenda, a seguir, do que se trata essa estratégia, porque ela ainda é amplamente utilizada e qual a melhor forma de implementar seu uso no seu empreendimento.

O que é o E-mail Marketing?

O E-mail Marketing apresenta uma estratégia específica que visa auxiliar empresas a terem contato maior com leads ou clientes que já possuem há anos. Inserido no marketing digital, sua existência possibilita às empresas gerirem dados atualizados, prospectar clientes e aumentar as vendas.

Por mais que se trate de um canal para uma melhor comunicação, o E-mail Marketing garante que a sua empresa crie uma ligação muito maior com os clientes. A estratégia de conversar, enviar conteúdos intuitivos que agreguem na vida deles ou conceder promoções especiais faz muita diferença.

O que é o E-mail Marketing
Fonte/Reprodução: original

No entanto, não se deve apenas enviar o e-mail ao endereço do lead, sem ter certeza de que os dados são úteis. As pessoas querem informações simples, atrativas, que fale da sua marca e que entregue diferenciais.

Para a primeira compra, por exemplo, o ideal é enviar um cupom de desconto a fim de conquistar a atenção do lead e fazê-lo querer gastar com os itens da sua marca, mas o mesmo talvez não seja o ideal para os mais antigos.

5 Dicas que vão te ajudar na hora de montar um excelente E-mail marketing!

A montagem do E-mail Marketing deve ser realizada após a empresa compreender a sua finalidade em determinada campanha, pois, isso garantirá a construção de uma proposta com maiores chances de retorno. O ideal é ter calma, reunir os especialistas da área do marketing digital, conversar e explicar o que precisa, para saber como aplicarão na rotina.

Quando o E-mail Marketing é bem construído se torna um dos maiores métodos de finalização de vendas, conquista de clientes e aquisição de confiança. Não à toa que é uma das práticas mais utilizadas até os dias de hoje, mesmo com redes sociais a todo vapor, com diversos anúncios atrativos.

Construção do mailing list (lista de e-mail)

O primeiro e mais importante passo é investir na construção da lista de E-mail Marketing para a empresa. Para isso, é necessário solicitar dados simples que ficarão em seu banco de dados. Um dos métodos de captação menos incômodos é através de cadastros em sites e landing pages, onde os leitores decidem se querem assinar a sua newsletter ou não.

No entanto, você não precisa optar pela newsletter. Há técnicas precisas, mais atrativas que mostrarão àquele leitor que a contribuição dele será recompensada de maneira igualitária. Como exemplo, podemos citar:

  • E-books;
  • Webinários;
  • Catálogos;
  • Cupons de desconto.

Para o ganho de uma das recompensas, o leitor deve acrescentar o e-mail para receber os dados do e-book ou cupom. As pessoas gostam de ser recompensadas, pois sabem que terão vantagens, seja na aquisição de conhecimento, ou para realizar uma compra por um preço mais em conta do que antes.

Mas claro que essa coleta de dados ainda depende da paciência e destinação do tempo das pessoas, então pode ser um processo lento. Outra forma de coleta, mais prática e assertiva, é fazer a uma parceria com uma empresa de consulta, que facilita o acesso a dados cadastrais que podem facilitar a construção do mailing list.

Plataforma para envio de e-mail

Há plataformas que não são próprias para realizar a função de E-mail Marketing, portanto, recomendamos que você procure a Data Stone, cuja plataforma permite a consulta de dados para construção do mailing list e facilita o envio.

Conosco você envia os e-mails automatizados ao público conquistado, e faz a construção do seu material com ajuda de uma ferramenta robusta.

Personalize as mensagens conforme o público

O primeiro passo, antes mesmo de definir o tipo de mensagem para enviar via E-mail Marketing, é definir o público-alvo. O seu nicho é de vendas de cosméticos voltados ao público feminino? Quantas são adolescentes, jovens, adultas ou idosas? Com base no volume de clientes e idade, você fica ciente de que não deve enviar os mesmo e-mails a todas as pessoas.

Após separar por grupos, você fará o envio do E-mail Marketing às mulheres conforme as suas idades, pois cada grupo terá necessidades diferentes e preferências únicas. Se você enviar o conteúdo igual, que apresente o mesmo produto ou serviço, o interesse por parte do público pode diminuir. Afinal, como podemos exemplificar:

  • Mulheres adultas e idosas: terão interesse de receber conteúdos sobre como cuidar das linhas de expressão;
  • Adolescentes e jovens: se interessam mais por maquiagens e produtos de skincare.

Adultas e idosas querem cuidar das marcas geradas pela idade, portanto, o que mais combina com as preferências dos alvos são cremes anti-rugas ou anti-idade. Quanto mais você for certeiro com as suas escolhas, mais as clientes verão que você as compreende de verdade e que ouve as dores delas.

O mesmo vale para a separação de clientes por status de relacionamento com a empresa.
A mesma mensagem que você enviará para um lead — alguém que já teve algum contato, mas não é consumidor ainda — não será útil para o cliente com quem um longo relacionamento já foi estabelecido.

Portanto, para os clientes, cujas preferências a empresa já tem dados suficientes para definir, podem ser enviados e-mails com novidades, ofertas de produtos ou serviços similares aos que ele já gostou. Já para os novos, é interessante oferecer descontos de primeira compra e apresentar os produtos mais bem aceitos pelo público que já é cativo. Uma pequena mudança de estratégia que já faz diferença na conversão de vendas.

Nutrição de leads

O E-mail Marketing garante que os seus leads sejam nutridos com dados úteis, mesmo quando estes não tem pretensão de comprar. Eles saberão os tipos de produtos que a empresa oferece, quais os meios de contato e observarão períodos de desconto para encontrarem produtos que lhes chamem a atenção.

Além disso, para manter seu interesse, bem como o relacionamento do cliente com a empresa, oferecer produtos que de alguma forma contribuam com o dia a dia deles é fundamental. Então, você pode criar postagens de blog com conteúdos relacionados ao que sua empresa trabalha, por exemplo.

Opt-out

Com o Opt-out, os leads e clientes terão a praticidade de cancelar o envio de e-mail. O ideal é que o link de cancelamento esteja na parte de baixo do que foi enviado, pois facilita que as pessoas encontrem e lhes concede a liberdade de continuar ou não fazendo parte da lista.

Além disso, se o seu E-mail Marketing não contiver o Opt-out, os dados enviados serão categorizados apenas como um incômodo spam. Se não é o que você deseja ver acontecer, mantenha atenção e deixe o conteúdo para enviar em ordem.

Como fazer um E-mail de marketing?

O E-mail Marketing deve conter, antes de considerar enviar conteúdo às pessoas, o nome de remetente que ajudará o lead a saber do que se trata a mensagem, ao ler o endereço. Tenha um excelente software para trabalhar e tornar o trabalho eficiente e automatizado.

Como fazer um E-mail de marketing
Fonte/Reprodução: original

Os templates do E-mail são tão importantes quanto a mensagem, porque apresentam a logo da empresa e ajudam a reconhecer a sua marca. O ideal, no caso, é você trabalhar com proporções adequadas:

  • 60% textual;
  • 40% de imagens.

Atenção quanto ao peso de cada foto, que deve conter o máximo de peso de 100 kb. Acima de 100 kb os provedores tendem a não aceitar bem as imagens, pois estas demoram a carregar e geram incômodo a quem consumirá o conteúdo.

Acrescente a opção de Opt-out em link, sem esquecer da necessidade de ter um URL extra específico, que gerará taxas de cliques. A pessoa deve clicar com base no que é oferecido para saber informações a respeito de um curso ou produto diferente, além de quais benefícios oferecem.

A construção do E-mail exigirá dados sobre quem é o seu público-alvo, como serão abordados os clientes, e quais as métricas a serem adotadas no contato. Sua equipe deve manter relações agradáveis ao enviar os e-mails, trabalhar em táticas que chamem atenção para determinado produto e conquistar a atenção da clientela.

Quais são os tipos de E-mail marketing?

Atualmente, existem diferentes estilos de E-mail Marketing e cada um atua com especificações direcionadas a momentos únicos na vida de cada cliente. Você reunido à sua equipe deve conversar sobre como abordar os leads e clientela, com formas mais agradáveis e menos intrusivas. Veja algumas opções:

  • Newsletter;
  • E-mail promocional;
  • E-mail sazonal;
  • E-mail de boas-vindas;
  • E-mail de aniversário;
  • E-mail para e-commerce.

Com os estilos de e-mails apresentados, você define quem receberá o quê, com base na segmentação e personalização de conteúdo. Não esqueça que a pessoa que já é cliente recente não deve receber de cara um conteúdo promocional. Ao invés disso, o de boas-vindas é o que mais se encaixa com o perfil do seu consumidor.

Quanto custa fazer um E-mail marketing?

Para contratar esse serviço, saiba que o valor varia conforme a quantidade E-mail marketing que será enviada. Mas caso você tenha uma equipe própria para isso, o ideal é investir em uma plataforma de consulta de dados.

Para a consulta de dados e mailing list você pode contar com a Data Stone! Onde você encontra uma plataforma de busca com filtro personalizado, desde CPF, CNPJ até localização. Além disso, as informações e dados são atualizados todos os dias, então, terá garantia de que o e-mail chegará corretamente.

Você terá uma ferramenta excelente para usar e adquirir mais clientes ao seu negócio, aumentar a taxa de conversão e ter crescimento na receita líquida. Acesse a Data Stone para alavancar a sua empresa!