O que é e para que serve o Software de vendas?
Embora as vendas não sejam uma área disciplinar da ciência, certamente o avanço tecnológico vem mudando bastante o modo como vendemos, e uma dessas grandes mudanças é a existência de software de vendas.
Praticamente tudo o que fazemos em nosso dia a dia é feito com o auxílio de algum software, de algum programa de computador. Esses softwares, hoje, estão ligados a maneira como a sociedade funciona.
Não seria exagero dizer que hoje dependemos de programas e softwares para viver, e desse modo, também dependemos de softwares para vender. Aos poucos a indústria se viu deixando de vender tecnologia para vender com tecnologia, uma mudança muito bem vinda, que certamente trouxe muito mais oportunidades de vendas, agilidade e praticidade nos processos de vendas.
Venha entender como o software de vendas impactou para sempre o mercado e quais as principais vantagens e novidades que esse tipo de tecnologia trouxe para otimizar a forma como vendemos.
O que é o Software de vendas?
Um software de vendas é um software utilizado para vender ou para auxiliar nos processos de vendas. Um software é um programa, ou seja, um aplicativo digital com funções específicas acessadas por uma máquina ou aparelho com processador. Esse aparelho com capacidade de processamento dá ordens para o aplicativo realizar suas ações.
Por se tratar de um software de vendas, naturalmente a tecnologia em questão é destinada a auxiliar empresas a vender mais e melhor. Esses softwares são os mais variados possíveis e existem de diversas formas no mercado. Entre os principais tipos de software de vendas podemos destacar:
- CRM;
- Plataformas de gestão de clientes;
- Catálogos online e e-commerce;
- Softwares de Inteligência Artificial para vendas, como chats;
- Ferramentas de prospecção.
Interessante é notarmos que não é só em tecnologia digital — a qual é o software propriamente dito — que as vendas tiveram um avanço e evolução. O próprio método de vender realmente mudou, e hoje várias teorias e técnicas de venda também mudam o modo como as negociações são realizadas.
E essa é uma dinâmica muito interessante. Pois, os próprios softwares de venda também interagem com essas mudanças técnicas que ocorreram no método de como apresentar o produto, e da forma de abordagem que o vendedor faz seu trabalho.
Essa interação gerou um nível de especialização praticamente sem precedentes na história da humanidade, e hoje podemos facilmente dizer que vivemos na melhor época para vender.
Temos a técnica altamente otimizada, e os meios digitais para realizar essas vendas. E como todo aplicativo digital, os softwares de vendas tem como principal objetivo simplificar e automatizar com máxima eficiência todo o processo de vender.
Para que serve o Software de vendas?
A variedade de software de vendas no mercado é realmente impressionante. Por isso mesmo não podemos citar apenas uma função e serventia desses softwares em um processo de vendas, mas sim diversos tipos de vantagens que podemos obter por utilizá-los.
Como já comentado, um aplicativo digital tem como principal objetivo simplificar uma ação e muitas vezes automatizá-la em alguns aspectos, gerando diversos benefícios. Vamos conhecer algumas das principais serventias de ter um software de vendas!
Vendas mais ágeis
Ter vendas mais rápidas e ágeis é certamente um dos grandes benefícios de ter um software de vendas. Com um aplicativo digital é mais fácil realizar alguns processos como:
- Atualização de cadastro;
- Pagamento;
- Ofertar produtos;
- Verificar o histórico da negociação;
- Automatizar a venda.
Assim poupa tempo e um grande esforço de toda a equipe de vendedores e, como consequência, da própria empresa.
Evita erros e desperdícios
Com um bom software de vendas alguns erros e desperdícios podem ser facilmente evitados. Dados são facilmente alterados ou se atualizam sozinhos, vendas são realizadas de maneira correta e adequada, e muitos desses softwares também conseguem avisar quando há algum tipo de erro na transação ou na própria operação de venda.
Também é mais prático controlar o estoque com o uso de softwares que contabilizam automaticamente as vendas e facilitam a visão sobre o que tem mais saída, o que precisa ser reposto, o que está perto de vencer, etc.
Mobilidade
Muitos softwares para vendas permitem que o vendedor não esteja exatamente em seu local de trabalho para utilizá-los. Com essas ferramentas móveis o vendedor consegue vender de qualquer lugar.
Segurança
O mundo digital já abocanhou o mundo financeiro há um certo tempo. Hoje em dia grande parte das transações são feitas com saldo virtual, e não com papel-moeda. Os softwares de vendas funcionam por meio desse tipo de transação, protegida por tecnologia de ponta.
Automatização
Quando falamos em automatização em vendas não falamos de uma automatização fria e indiferente ao cliente. Ao contrário, estamos falando de automatização da excelência, dos processos altamente refinados para entregar para o cliente o atendimento mais fino possível, e isso é papel do software de vendas.
Qual a funcionalidade de um software?
Como comentamos, existem diferentes tipos de software de vendas e cada um deles tem suas próprias funções. Vamos entender mais sobre as funções dos mais utilizados entre empresas de distintos nichos do mercado.
CRM
Customer Relationship Management, Gestão de Relacionamento com o Cliente, ou simplesmente CRM é uma ferramenta que visa armazenar informações diversas sobre os clientes e utilizá-las para realizar novas vendas, facilitar e melhorar a qualidade da negociação, agilizando todo o processo. Com o CRM uma empresa pode:
- Melhorar a qualidade do atendimento aos seus clientes;
- Entender melhor o perfil dos seus consumidores;
- Realizar novas vendas com mais qualidade e rapidez;
- Oferecer informações relevantes a todo setor da empresa sobre seu público alvo.
De estratégia, o CRM hoje é um software de vendas conhecido e muito utilizado. Ideal para praticamente qualquer empresa.
Ferramentas de prospecção e enriquecimento de dados
Essa é uma categoria de software muito importante, que analisa o mercado e gera informações atuais e relevantes sobre os consumidores. Os softwares e hardwares utilizados para essa tarefa são realmente incríveis, especializados e, no geral, muito avançados.
Por isso é uma tecnologia que pertence geralmente a certas empresas, que fornecem esse serviço. Entre essas empresas podemos destacar a Data Stone, referência consulta e enriquecimento de dados.
Com a Data Stone qualquer empresa pode obter lista de potenciais consumidores, enriquecer sua base de dados e utilizar as informações da empresa em outros softwares como o CRM. Se você procura por novos consumidores, entre em contato com a Data Stone e veja de perto como os softwares para vendas podem ser impressionantes.
Ferramentas de gestão
Algumas ferramentas de gestão também são importantes softwares para serem utilizados em vendas. Esses softwares auxiliam a empresa tanto em seus processos internos, em relação à comunicação de seus diferentes setores, por exemplo, quanto em processos externos, como nas vendas. Por isso, são excelentes instrumentos para automatizar o dia a dia das empresas.
Qual é a importância dos softwares desenvolvidos para a gestão utilizados pela área de vendas?
Segundo uma pesquisa realizada pela plataforma Ovum, houve um crescimento de pelo menos 5% do mercado em softwares CRM até 2022. E no período de 2017 até 2022 houve um crescimento em todo mercado de aplicativos de vendas e softwares utilizados em gestão, incluindo negociação, de até 24%.
Com esses dados concluímos que os softwares de vendas e de gestão são praticamente o que o futuro nos reserva para otimizar as relações com clientes e, como consequência, as vendas. Sem eles, uma empresa está desatualizada e desconectada da realidade de como as vendas estão ocorrendo.
Qual a importância de um software para uma empresa?
Os softwares de vendas hoje são fundamentais para otimizar os processos internos das empresas, ampliando seus resultados e estreitando seu relacionamento com os clientes. Sem eles, uma empresa está, mais do que desatualizada, despreparada para lidar com o mercado e seus consumidores.
A tecnologia não é um mero detalhe a ser utilizado em alguns processos da empresa. Mas sim uma ferramenta essencial para dinamizar todos os processos, organizar e poupar recursos e gerir a rotina. Ou seja, softwares de vendas são essenciais e devem estar integrados na rotina de uma empresa, que deve fazer de tudo para educar seus colaboradores para utilizá-los.