Como reforçar o argumento de vendas com um cliente?
Ter um bom argumento de vendas é o que faz uma negociação dar certo. Toda venda passa por uma conversa em que o vendedor tenta convencer o seu cliente de que tem a chave para sua solução. No mundo ideal, um produto serve para resolver os problemas do cliente, ele existe como uma solução, como algo a somar em sua vida.
Mas de nada adianta um produto tentar ao máximo ou até ter essas características se o argumento de vendas não for bom o suficiente. Pois, se a conversa é o meio de comunicar sobre o seu produto para o cliente, caso esta não seja compatível com a qualidade do produto vendido, será infrutífera. O argumento de vendas, portanto, é uma arma poderosa para um vendedor.
É necessário que um vendedor ou um time de vendas acumulem bons argumentos de venda e tenham experiência para conseguir administrá-los e até criá-los em algumas situações. Hoje iremos entender mais sobre esse recurso da comunicação que é essencial no mundo dos negócios. Confira!
O que é argumento de vendas?
Um argumento de vendas é uma forma de apresentar o produto para o seu cliente ou consumidor. São recursos da comunicação que serão utilizados para argumentar a favor do produto, justificando suas características e defendendo suas qualidades.
É importante que esse argumento de vendas seja racional, porém nada impede que o vendedor coloque em seu argumento alguns recursos lúdicos que sirvam para favorecer a ideia do produto e seus benefícios.
Em muitos casos, para um cliente ser convencido basta que o vendedor esclareça algumas de suas dúvidas. Já em outros, pode ser necessário um trabalho hercúleo do vendedor, que é levado até a exaustão pela teimosia ou indecisão do cliente.
No segundo caso, certamente o argumento de vendas deve ser bom, e não só isso, deve ser levado e conduzido até o cliente de maneira excelente para a negociação ser fechada em bom termo. Em um bom argumento deve haver os seguintes conteúdos:
- Informações sobre o produto ou serviço da venda;
- Como funciona;
- Quais suas vantagens e benefícios;
- Como pode impactar na vida do cliente;
- Como ele é superior aos mesmos produtos ou serviços concorrentes;
- Diversos outros benefícios em fechar negócio com a empresa.
E para chegar até esse bom argumento de vendas, cabe ao vendedor utilizar os recursos que conhece, customizando o argumento para a realidade do cliente. Se o cliente tem pouco tempo, então ele realiza um argumento sucinto, no entanto, se é uma conversa mais longa e até mesmo com elementos mais casuais, o argumento é formatado para render uma conversa mais agradável e longa.
Por que reforçar argumento de vendas com cliente é importante?
Um bom argumento de vendas auxilia a mostrar ao possível cliente por quais motivos se deve fazer negociações com sua empresa. Assim, esse recurso é muito útil, principalmente quando se tem vários contatos relevantes, mas não se sabe como convencê-los a conhecer as soluções oferecidas.
Entretanto, a obtenção dos possíveis clientes continua a ser uma etapa que atrapalha diversos negócios, mesmo aqueles que possuem ótimas propostas de crescimento. Sem o cuidado nessa parte, portanto, o empreendimento arrisca ficar preso no mercado e não obter a geração de resultados de que necessita, gerando imprevisibilidades às vendas e a lucratividade.
Com isso, a terceirização de vendas da Data Stone é uma opção de excelência para a sua empresa potencializar a aquisição de contatos bem avaliados. Desse modo, seu negócio estará diante de uma quantidade mais interessante de contatos que podem se interessar pela sua marca, ponto fundamental para o guiamento de vendas com maiores possibilidades de melhorar o seu contexto.
Quando devo fazer isso?
O melhor momento para utilizar um ótimo argumento de vendas é quando o cliente está prestes a desistir ou não apresenta grande interesse na negociação. Isso não só auxilia a chamar atenção como vai ajudar muito para uma apresentação mais objetiva e adequada à situação.
Quais são os principais tipos de argumentos de venda?
Existem alguns tipos de argumentos de venda, frequentemente utilizados para pautar uma conversação em uma negociação. Esses argumentos variam conforme o conteúdo e com o foco que o vendedor quer pronunciar a respeito do seu produto. Vamos conhecer os principais!
Argumento de autoridade
O argumento de autoridade busca convencer o cliente por meio da posição que o produto da empresa tem no mercado, seja por meio de opiniões ou por diversos outros fatores. O argumento de autoridade é constituído na maior parte das vezes pelos seguintes elementos:
- Opiniões de outros clientes a respeito do produto;
- Posição que a empresa tem no mercado;
- Recomendações de especialistas a respeito do produto;
- Pesquisas que comprovam que o produto tem certas características;
- Recomendação de alguma celebridade ou influenciador.
Esses elementos podem constituir um ótimo argumento de autoridade, que convence o cliente a fechar negócio e ficar com o produto.
Argumento de causa e consequência
O argumento de causa e consequência aponta um cenário lógico onde o cliente irá receber determinado benefício, caso compre o produto da empresa, ou terá um malefício, caso deixe de comprar o produto.
É a clássica situação em que o vendedor diz algo parecido: “se comprar meu produto, vai poder gozar de X benefício” ou “se não comprar meu produto, quando se ver na situação Y irá se arrepender”.
Argumento da urgência
O argumento da urgência atenta o comprador de que a ele está sendo oferecida uma excelente oferta, porém temporária, e caso o cliente não compre o produto naquele instante, irá perder uma ótima oportunidade, talvez para sempre.
Dentro deste argumento está contido outro muito famoso, o argumento da escassez, que aumenta a percepção de valor daquilo que difícil de obter, induzindo o desejo de compra.
Argumento por evidência
O argumento por evidência aponta aspectos do produto utilizando alguns tipos de evidências como opiniões, provas físicas (deixando o cliente testar o produto), provas por vídeo ou mesmo evidências científicas. Há uma grande semelhança entre esse argumento e o argumento de autoridade.
Embora seja possível falar de tipos de argumentos de venda, cabe ao vendedor escolher exatamente que argumento irá utilizar, ficando a seu critério fazer uma combinação entre diversos argumentos, sem a necessidade de se apegar a apenas um tipo.
Como fazer um argumento de vendas?
Pensar bem em como irá apresentar o produto é essencial, por isso, há uma etapa ideal para fazer um argumento de vendas que cubra todas as opções que leve até uma boa negociação. Entre as etapas, se destacam:
Apresentação: apresentar o produto ou serviço é essencial. Descreva de maneira breve o que está sendo vendido, quais suas características e o que o produto ou serviço faz em essência;
O problema: existe um problema a ser resolvido na vida das pessoas que aquele produto ou serviço é capaz de resolver. Explique qual é esse problema, sua gravidade e como seria bom se fosse resolvido;
A solução: descrito o problema, agora é hora de apresentar a solução! Mostre como o seu serviço ou produto é a solução para os problemas do cliente e como, acima dos outros concorrentes, o produto que está vendendo é capaz de oferecer as melhores soluções;
Proposta: a proposta e o valor do produto só é dado após toda a argumentação ocorrer. Assim, o cliente não irá se guiar pelo valor para optar por esse produto, mas sim por tudo aquilo que já foi dito a respeito dos problemas que o produto consegue resolver. Por isso é importante que a proposta só seja feita no final da argumentação.
Com esse passo a passo fica muito mais fácil preparar o seu argumento de vendas, se orientando por todos esses pontos e aperfeiçoando seu método de venda, colocando nele suas experiências e principalmente entendendo o seu público alvo.
Como reforçar o argumento de vendas com clientes?
E se você quer aperfeiçoar ainda mais o seu argumento de vendas, é necessário que conheça mais o seu público e formule argumentos mais orientados para aquele consumidor específico. Um ótimo modo para conseguir isso é utilizando uma lista para prospecção atualizando seus dados sobre os clientes disponíveis no mercado e, assim, aumentando sua chance de sucesso em uma abordagem, com seu argumento de vendas reforçado.
E a melhor forma de fazer isso é utilizando os serviços da Data Stone! A Data Stone é uma empresa especialista em dados, que facilita a criação de listas para prospecção de novos clientes no mercado.
Com a Data Stone você tem oportunidade de conhecer melhor o seu público alvo, enriquecer os dados de sua empresa, reforçar e refinar os seus argumentos de vendas. Entre em contato com a Data Stone e aprenda mais sobre o seu público! Tenha acesso a informações privilegiadas sobre o mercado!
7 dicas para melhorar o argumento de vendas com clientes?
Ao fazer um bom mapeamento do que a concorrência faz, juntamente da criação de uma ótima apresentação, existe maior capacidade de melhorar muito o argumento de vendas com clientes. Com eles também se destacam outros pontos que necessitam de atenção adequada para assegurar que o argumento seja capaz de ressaltar a qualidade de sua empresa de uma forma natural e interessante.
Estude bem o possível cliente
Estudar bem o possível cliente é um passo essencial para melhorar o argumento de vendas, já que com esse processo o seu negócio consegue verificar quais são as preferências dele. Assim, pode-se guiar uma comunicação mais personalizada, o que pode aumentar consideravelmente as chances de melhores resultados, pelo fato de o contato se sentir mais valorizado.
Saiba bem o que seu negócio faz
Ter uma boa compreensão a respeito das atividades do seu próprio empreendimento é fundamental para que o argumento de vendas saia de maneira natural e bem atrativa. Desse modo, é interessante realizar um mapeamento das soluções que sua empresa oferece, e observar bem os assuntos que rodeiam esse contexto para enriquecer sua abordagem.
Mapeie o que sua concorrência faz
Observar o que a concorrência faz também é um dos segredos para argumentar bem nas vendas. Por meio da captação dos padrões das empresas de mesmo nicho que a sua, você pode notar quais são os argumentos mais promissores e os erros que ocorrem com mais frequência, evitando que seu negócio também os cometa.
Invista em uma boa apresentação
Ter cuidado em se apresentar adequadamente também é muito importante para proporcionar um maior reforço no argumento de vendas. Com essa dica, seu negócio será capaz de apresentar as propostas de uma maneira compreensiva, objetiva e que desperte desejo no contato de conhecer mais a respeito, fator essencial para boas negociações ocorrerem.
Contextualize sua proposta
Envolver o possível cliente dentro do contexto que a proposta apresenta é peça-chave para haver a possibilidade de o argumento de vendas surtir efeito. Assim, sempre monte alguma abordagem que possa ser trazida para a situação daquele contato, a fim de gerar identificação e maior interesse na conversa.
Mostre as vantagens da sua proposta
Mostrar as vantagens de sua proposta permite ao cliente poder visualizar o diferencial de entrar em contato com a sua empresa. Devido a isso, é preciso bastante cuidado nesse ponto, para não fazer promessas exageradas, o que pode gerar chances de frustrações em cenários futuros.
Utilize casos de sucesso de sua empresa
Casos de sucesso são ótimas formas de reforçar a confiança e qualidade que seu negócio apresenta durante um argumento de vendas. Afinal, eles revelam como a sua empresa já atuou com outras e permitem que os possíveis clientes tenham acesso ao feedback fornecido por essas companhias.
Como encontrar potenciais leads de clientes para aplicar argumentos de vendas?
Por meio da terceirização de vendas que a Data Stone oferece para seu negócio, você pode encontrar potenciais leads e aplicar as práticas de argumento de vendas. Assim, sua empresa estará diante dos contatos mais promissores do mercado e poderá obter maiores probabilidades de acordos fechados com sucesso.
A terceirização de vendas é muito proveitosa para os que desejam reduzir seus gastos com prospecção e aumentar a qualidade desse setor. Como nós, da Data Stone, oferecemos um time especializado na área e pronto para compreender as necessidades de sua companhia, basta que sua equipe esteja focada em entender quais abordagens serão úteis para a melhoria do cenário.
O argumento de vendas é um elemento decisivo para as negociações realizadas em uma empresa. Além de esse elemento ajudar muito na atração dos possíveis clientes, executar isso constantemente permite que seus profissionais evoluam a forma de vender e possam compreender melhor os contatos existentes para aproveitar as oportunidades do mercado.
Assim, ter a qualidade que os serviços da Data Stone proporciona para o seu empreendimento é indispensável, caso você deseje melhorar a qualidade do contexto enfrentado pelo negócio. Por meio do uso de dados qualificados e cuidado com o entendimento do mercado, você pode se surpreender com nossas soluções, além de potencializar as chances de adquirir os resultados tão cobiçados!