Blog corporativo sobre vendas B2B: vale a pena?
Será que ter um blog corporativo sobre vendas B2B vale a pena? Bem, desde o advento da internet o modo como as pessoas consomem informação mudou muito. Em 2021, o instituto PoderData realizou uma pesquisa que apontou que 43% dos brasileiros se informam primariamente pela internet, uma tendência de abandono aos meios tradicionais que só se intensificou.
Com meios tradicionais incluímos telejornais, jornal impresso, revista entre outros, que antes da internet sempre foram o principal meio da população em massa se informar. E se as pessoas se informam pela internet, então este é um lugar adequado para a criação de blogs informativos, inclusive sobre vendas B2B. Mas será que vale a pena manter um blog tão nichado funcionando atualmente?
É isso que tentaremos esclarecer através deste artigo. Vamos entender o que são vendas B2B, que público consome esse conteúdo e se vale a pena manter um blog corporativo sobre vendas B2B, acompanhe!
O que são vendas corporativas B2B?
Em primeiro lugar vale a pena esclarecer o que são esse tipo de vendas, assim, B2B é uma sigla que significa “Business To Business”, ou “de negócio para negócio” — onde o “2” toma o lugar na sigla para significar a preposição “to” (para) do inglês.
Ou seja, são negócios realizados entre pessoas jurídicas, que compreendem o comércio de produtos ou serviços ofertados de uma empresa para outra.
Se abordarmos uma pessoa leiga e pedíssemos que explicasse como funciona as vendas de uma empresa, seria normal que sua concepção se resumisse a empresas vendendo seus produtos para seus clientes pessoas físicas. Ou, como são chamados em linguagem técnica, “consumidores finais”.
Porém, no mundo dos negócios há diversos tipos de vendas categorizadas como B2B. Afinal, para uma empresa produzir um conteúdo ela precisa de matéria-prima, que por sua vez é vendida por outra empresa. Ou seja, aqui teríamos um clássico cenário de vendas B2B. Além desse, são exemplos:
- Compra de equipamentos de outra empresa;
- Compra de Sistema Operacional de uma empresa de tecnologia;
- Compra de softwares de outras empresas;
- Serviços de limpeza contratados;
- Compra de matéria-prima utilizada na produção de uma empresa.
Esses são alguns exemplos clássicos de negócios B2B, bem diferentes de uma empresa que vende seus produtos para o consumidor final, como uma empresa que vende uma marca de cremes dental na drogaria, por exemplo.
As vendas B2B tem seus próprios desafios, mas também suas vantagens. No geral, esse tipo de comércio implica em uma mudança grande na concepção de gestão, administração e até mesmo no modo como a equipe e o time de vendas leva as negociações a cabo.
A categoria de clientes que fazem negócio B2B é geralmente mais exigente, mais séria, atenta e também gera vendas que no geral duram muito mais tempo, com receitas maiores.
Uma empresa ao escolher entre o método de vendas B2C (empresa para consumidores) e o modo B2B deve ponderar inúmeros aspectos. Alguns dos principais fatores que mudam entre os dois tipos de vendas são:
- Consumidor: as vendas B2B se dedicam para outras empresas, como já explicado;
- Marketing: o marketing é orientado para agradar o público diferente;
- Tempo de venda: geralmente as vendas B2B tendem a ser mais complexas e demoradas;
- Volume da venda: embora sejam mais demoradas, as vendas B2B costumam ser maiores e de grande volume;
- Ciclo de vendas: as vendas B2B geralmente são grandes ciclos.
Essas são algumas das principais diferenças entre os dois tipos de vendas. Como podemos ver, há desafios, vantagens, obstáculos e desvantagens como em todos os tipos de negócios.
Como divulgar uma empresa B2B?
Outra implicação e mudança que o método B2B traz para sua empresa é em relação ao marketing. Enquanto o marketing para o consumidor final é muitas vezes propositalmente despretensioso, algo mais sentimental e emotivo, para as vendas B2B essa concepção está longe de ser a mais adequada.
O marketing para B2B tende a ser sempre mais sério, centrado, otimizado ao máximo para passar a informação essencial. Sem floreios e sem muito espaço para toda a criatividade e sentimentalidade que existem no marketing para o consumidor final.
Por isso, ter um blog corporativo sobre vendas B2B é essencial. Além de toda a mudança que mencionamos a respeito de como as pessoas, hoje, consomem informação. O marketing para B2B se baseia bastante no conteúdo sério e assertivo, algo que pode ser realizado rotineiramente com um blog.
Divulgar bem sua empresa, implica que haja também uma orientação de foco, voltado para o público mais qualificado e que de fato precisa da solução que sua companhia vende. E, para isso, ter as melhores ferramentas digitais que consigam apontar a direção correta para onde uma empresa consegue encontrar mais consumidores é essencial.
Para esse direcionamento existe a Data Stone! A Data Stone é uma empresa de prospecção que trabalha com softwares de alta tecnologia que permitem a consulta de dados atualizados para a prospecção ideal para sua empresa.
Com a Data Stone suas vendas B2B só tem a crescer! Entre em contato com a equipe da Data Stone e consiga uma lista assertiva de clientes, que pode mudar para sempre suas vendas B2B.
Vale a pena ter um blog Corporativo sobre vendas B2B?
Pelo motivo que mencionamos acima, a respeito do marketing e divulgação dos negócios B2B, vale muito a pena ter um blog corporativo sobre vendas B2B. Esse tipo de conteúdo pode trazer novos e ideais clientes para sua empresa.
A previsão para o aumento de vendas B2B no mercado digital é de quase 20%, ampliando a necessidade de ter um blog corporativo sobre vendas B2B. Assim sua empresa pode ter alguns benefícios como:
- Conteúdo direto e assertivo a respeito daquilo que pode estar negociando;
- Oportunidade de vincular esse conteúdo ao seu próprio e-commerce;
- Ter seu próprio canal de comunicação;
- Gerar engajamento nas redes;
- Gerar conteúdo relevante para seus consumidores;
- Dar visibilidade para empresa;
- Conseguir parcerias no mercado e em outros sites de outras empresas.
As vantagens em ter um blog corporativo e focar em vendas B2B são grandes! Sua empresa só tem a ganhar com a prática.
Como encantar o cliente B2B?
Tudo o que o cliente quer é se sentir ouvido pela empresa que está vendendo o seu produto B2B. E uma tendência do mercado é deixar de se orientar por simples intuição e passar a apostar em vendas baseadas em dados. Pelo menos é isso o que revela a pesquisa da Gartner.
Então, se sua empresa quer crescer no ramo B2B, a Data Stone é uma das melhores opções! Afinal, com dados corretos, uma empresa pode conduzir o modo como realiza suas negociações para agradar aquele público específico, se baseando sempre em informações de qualidade.
Outro modo interessante de cativar os clientes B2B é sendo o mais sincero possível a respeito daquilo que vende. Lembre-se que seu cliente também é empresa, logo está por dentro de como anda o mercado, pelo menos de modo geral. Assim, não é recomendado tentar enrolá-lo em uma negociação.
O Blog pode ajudar no Marketing B2B?
Um blog corporativo sobre vendas B2B é uma das melhores maneiras de gerar marketing para seu negócio! Sem dúvidas é um forte instrumento para marketing nesse estilo de vendas.
Aliado com um bom atendimento, o blog corporativo sobre vendas B2B só tem vantagens para trazer para sua empresa, especialmente quando atualizado com bons conteúdos. Afinal, expor conteúdos relevantes demonstrará sua autoridade no mercado e garantirá mais confiança por parte dos clientes.
Por isso, não deixe de ter um blog para seu estilo de negócio e procure a melhor maneira possível de se comunicar com seus clientes e se conectar com seus consumidores B2B!