Aprenda a como se tornar um bom vendedor!
Ser um bom vendedor é praticamente o objetivo de todo profissional que trabalha em um time ou equipe de vendas. Embora possa parecer fácil, saiba que as técnicas são recicladas desde que o ato de vender existe e o vendedor precisa estar atento par se manter em competitividade.
Ser um bom vendedor é uma das funções mais desafiadoras que existem hoje, por inúmeros motivos, a começar com a mudança do mundo, impactado pela tecnologia a todo momento. Essa mudança de panorama trouxe para as vendas novos desafios que provavelmente a classe nunca imaginou que enfrentaria.
E, claro, com novos desafios também surgiram novas ferramentas, métodos e formas de vender. Ou seja, o que era ser um bom vendedor décadas atrás, pode não ser, o que é ser um profissional que se destaca nesse ramo hoje, afinal, a atualização da profissão é uma necessidade.
Hoje, a forma como um vendedor deve se comportar diante do mercado é muito mais complexa, e seus atributos e habilidades devem ser mais variados, técnicos e efetivos.
Entenda os novos desafios, necessidades e habilidades requisitadas para ser um bom vendedor atualmente!
Qual o segredo para ser um bom vendedor?
O segredo do bom vendedor é conhecer tanto o seu produto quanto o seu cliente ou o mercado no qual está inserido. No caso de um público mais delimitado, é mais fácil fazer o recorte do discurso e aplicá-lo. O problema é quando esse mercado aumenta e é mais abrangente, assim, dificultando a adaptação do discurso.
Quando falamos de venda, estamos falando de um esforço conjunto realizado por um vendedor para ofertar um produto a determinado público. Quanto mais delimitado o número de clientes, maior o sucesso de vendas, no entanto, elas são delimitadas. E o contrário também é válido, ou seja, quanto mais abrangente o público, menor o sucesso de uma estratégia, mas as vendas também são mais abrangentes.
Nesse equilíbrio complexo, o vendedor, com suas estratégias de vendas, faz seu malabarismo, toma suas decisões e procura sempre garantir aquilo que é melhor para ele, sua equipe e empresa, mirando na melhor porcentagem de vendas de seu produto.
Segundo Roseli Garcia, vice-presidente da ACSP — Associação Comercial de São Paulo — “Negociar é uma arte. Requer técnica e talento combinados”. E, de fato, quem hoje poderia negar que negociar é uma arte?
Ainda concluindo essa formulação, o segredo para o bom vendedor é, acima de tudo, conhecer bem o seu produto e público, para conseguir ofertar o produto da maneira correta, evitando erros, comentários desnecessários e afiando sua técnica de venda como um ferreiro afia sua espada.
Em seu livro “As Armas da Persuasão”, Robert Cialdini analisa um estudo que revela algo que todos sabemos: as pessoas tendem a prestar atenção em um discurso quando ele tem algo a ver com suas necessidades. Então, quanto mais próximo da necessidade de uma pessoa for um discurso, mais atenção a pessoa dará a ele.
Com isso, já fica claro que, quanto mais um produto se aproximar da necessidade da pessoa, ou pelo menos quanto mais o vendedor convencer que aquele produto consegue sanar suas necessidades, mais próximo ele estará de vender.
É nesse ponto onde esse aspecto da técnica, da arte e da capacidade de vender bem, fala mais alto, obrigando vendedores a aplicar todas as ferramentas e estratégias possíveis, fazendo uso, principalmente, de ferramentas digitais para identificar as necessidades do seu público, e criar seu discurso a partir delas.
Como ser um vendedor do zero?
Todo profissional um dia começou do zero. Antes de um bom vendedor se tornar digno deste mérito, ele teve que aprender a vender, então, não há razão para nenhum vendedor se lamentar ter de começar do zero. É esta a condição de qualquer profissional que inicia uma carreira.
Mas, existem alguns passos que podem ser seguidos a fim de ajudar bastante qualquer profissional. Podemos destacar alguns pontos importantes:
- Ter um bom planejamento: lembrando, o bom profissional conhece seu produto e também seu cliente. Ele é um eterno estudante do mercado, conhece todas as suas especificações, seus clientes e as necessidades constantemente apresentadas no circuito comercial;
- Use ajuda e todas as ferramentas possíveis: a tecnologia hoje permite ao vendedor uma ideia muito mais geral do mercado. O mercado e-commerce, por exemplo, cresceu bastante e, com ele, outras ferramentas tiveram imenso sucesso para venda;
- Demonstre simpatia e empatia: criar uma intimidade e relação com seus clientes é essencial, assim seu consumidor sempre estará mais alinhado com seu discurso e sentirá naturalmente uma associação com você;
- Tenha metas: uma vez que um planejamento é criado, existe um ponto, um objetivo, uma conclusão e um lugar onde o vendedor queira chegar. Portanto, ter metas sólidas e bastante concretas, é essencial.
- E, como já mencionamos, ser um bom vendedor é conhecer o seu cliente, e você sabe onde pode conseguir informações novas e de qualidade sobre seu público? Com a Data Stone!
A Data Stone é uma empresa que oferece informações concretas sobre o mercado, com mailing lists especiais feitos a partir de dados atualizados, para você se comunicar com novos consumidores de maneira assertiva. Se você quer se tornar um bom vendedor, entre em contato com a Data Stone e aumente o seu número de consumidores!
Quais são os gatilhos mentais para vendas?
Voltando a falar do livro A Arte da Persuasão de Robert Cialdini, temos 6 gatilhos mentais apontados pelo autor. Eles são:
- Reciprocidade: quando alguém faz algo de bom para nós, sentimos uma instintiva vontade de retribuir. Logo, vendedores de maior sucesso, geralmente, fazem algo de valor para seus consumidores de maneira voluntária, para criar uma intimidade com seus clientes;
- Coerência: vender é uma arte, e adaptação é essencial na técnica de venda. Então, ao vender produtos para seu cliente, certifique-se de que está sendo coerente com as suas tendências, vontades e a sua personalidade;
- Aprovação social: seres humanos são animais sociáveis, portanto gostamos de nos sentir pertencentes a um grupo. Ao vender determinado produto passe a informação de que comprando o cliente irá pertencer a um grupo específico;
- Afeição: a afeição é um gatilho poderoso, e um bom vendedor consegue fazer com que o cliente sinta afeição pelo seu produto e solução criada para atender às suas necessidades;
- Autoridade: como comentamos, um dos segredos para ser um bom vendedor é conhecer bem seu produto. Portanto, demonstre autoridade ao falar sobre o mesmo e como ele é a solução de determinado problema;
- Escassez: já ouviu a frase “tudo que é bom dura pouco”? Passar a impressão de que o cliente está perdendo um ótimo negócio por não comprar o seu produto é um excelente gatilho mental para induzir a compra.
Em sua jornada para se tornar um melhor vendedor, utilize e adapte esses gatilhos mentais em suas técnicas de venda e veja suas vendas melhorarem!
Qual a maneira correta de abordar um cliente?
Ao abordar um cliente, o vendedor já deve estar mais do que preparado para oferecer aquilo que o cliente precisa da maneira mais direta e adequada possível.
Vale lembrar: conhecer o mercado é essencial, inclusive as características mais marcantes de seu público, aquilo que ele prefere ouvir, que ele não gosta de ouvir e todos os aspectos relevantes para uma negociação.
Quais são os 5 tipos de vendedores?
Tradicionalmente os vendedores são divididos em 5 tipos distintos que tentam resumir de maneira geral a classe. Os 5 tipos são:
- Vendedor amigo: que se baseia na intimidade com o cliente;
- Vendedor lógico: que apela para argumentos racionais para vender o produto;
- Vendedor consultor: que utiliza o melhor dos dois mundos, convence pela emoção e pela lógica;
- Vendedor negociador: apela sempre para as vantagens econômicas do produto;
- Vendedor manipulador: vendedor tipicamente inescrupuloso, polêmico e muitas vezes age à margem da moral.
Desconsiderando o vendedor manipulador, todas as outras categorias são modalidades válidas para se tornar um bom vendedor e na qual você pode se especializar para vender bem.
Como melhorar na área de vendas?
Se tornar um vendedor de qualidade é uma tarefa difícil, exige estudo, especialização e um profundo conhecimento. Mas não há segredo mágico, além, é claro, de trabalho duro e muita insistência!
Apele sempre para as melhores ferramentas do mercado (como a Data Stone), conheça seu público, conheça bem o seu produto e entenda as necessidades do mercado. Essa é a jornada do bom vendedor!