O que é Market Share?
O Market Share é uma das melhores ferramentas existentes no mercado para comparar o nível de influência entre as empresas que trabalham com o mesmo tipo de produto. Sabe-se que comparações são muito presentes no cotidiano empresarial, por isso ter uma ferramenta que facilite esse processo é essencial.
Porém, o conceito de Market Share, apesar de simples, envolve muitos dados em que é fácil de se perder. Por isso, o objetivo deste artigo é expor esse conceito, a forma de calcular e como aplicar os conhecimentos para melhorias na sua empresa.
O que é o Market Share?
Pode-se definir o Market Share como a porcentagem do quanto empresas exercem influência no mercado em comparação a outras. Esse conceito informa vários fatores, como preferência de clientes para certo tipo de produto, a quantidade de vendas que ocorre em um período, entre outros pontos importantes.
Existem dois tipos de Market Share: o de valor e o de volume. O primeiro utiliza como base o valor obtido pelas vendas da empresa em um determinado período. Para escolher o tipo correto, é necessário ter a quantidade de produtos ou serviços que a companhia vende e o valor de cada unidade.
Uma empresa que atua no setor alimentício, por exemplo, possui uma forma diferente de avaliar o seu Market Share quando posta em comparação com uma companhia de carros. A quantidade de produtos vendidos da primeira é bem maior, enquanto o valor de cada unidade da companhia de carros será superior ao da primeira. Leve esse exemplo em conta quando for avaliar qual tipo de Market Share utilizar.
Como funciona o Market Share?
O funcionamento do Market Share se dá, independente do tipo escolhido, através de três fatores decisivos para os cálculos. Esses fatores, que devem ser avaliados em um certo período, que geralmente vai de um trimestre até dois anos, são os seguintes:
- Influência no mercado;
- Atividades dos clientes;
- Índice de vendas.
Após avaliar esses pontos, cabe escolher se usará o Market Share de valor ou de volume. Avalie como a sua empresa trabalha e faça a escolha conforme o que os dados mostram. Por último, é possível calcular o Market Share através da seguinte conta:
Market Share= número de vendas da sua empresanúmero de vendas do setor100
Essa equação matemática consegue avaliar o quanto a sua empresa teve influência no mercado através da estrutura fracionária da fórmula. Perceba que, caso o número de vendas seja grande, a equação irá se aproximar cada vez mais de bater os 100% após a multiplicação por 100. Inclusive, esta operação serve para que a conta dê o resultado em porcentagem diretamente.
Empresas que possuem alta influência no mercado são associadas ao tipo de produto que comercializam. Com isso, quando os clientes utilizarem os mecanismos de pesquisa, eles vão associar a sua empresa com aquele tipo de produto e é através desse mecanismo que as vendas são potencializadas, os lucros aumentados e afins.
Qual a diferença entre share e market share?
Share é um conceito mais recente no mundo empresarial e aborda sobre a quantidade de negócios bem sucedidos com clientes que as empresas fazem. O Market Share, por outro lado, tem interesse em compreender o quanto uma empresa exerce influência no mercado em comparação às outras que trabalham com o mesmo tipo de produto.
Como fazer um market share?
Neste momento, toda a teoria necessária para a compreensão do Market Share foi abordada e agora você está pronto para entender maneiras de desenvolver o conceito. O grande segredo para ter sucesso nesses passos é paciência, já que muitos assuntos se desenvolvem a longo prazo e mostram resultados com a prática. Dito isso, confira os 4 passos a serem seguidos.
Tenha um bom time de pesquisa
Lembra daquela lista de fatores que caracterizam o funcionamento do Market Share lá no segundo parágrafo do artigo? Então, é necessário ter o máximo de atenção nesse ponto, justamente por essa etapa ceder dados importantes para quem realizará os cálculos percentuais.
Para a avaliação dos fatores da lista, é interessante que a empresa invista em um time de pesquisa bem preparado. Como se pode notar, esses são dados decisivos para as próximas ações que a empresa deverá executar para aumentar a porcentagem do Market Share.
Investir em campanhas de marketing
Não importa o quanto o produto de sua empresa seja bom se não existir uma forma eficiente de divulgá-lo. É por isso que as campanhas de marketing costumam causar aumentos, tanto na aquisição de novos clientes em potencial, como na elevação do número de vendas.
Para investir nas campanhas de marketing, é preciso que a empresa invista em leads atrativos, conheça as estratégias mais eficientes para o seu produto e use o máximo das redes sociais ao seu favor. Com esses três pontos, o marketing da empresa estará em dia e proporcionará um grande aumento da presença dos produtos dela em diversos locais.
Pensar em melhorias nas relações com os clientes
Melhorar a relação com clientes envolve uma boa comunicação e atendimento competente durante a venda e após o seu término. A empresa que possui esse conhecimento consegue a atenção de mais compradores e, consequentemente, mais recomendação no mercado.
Para melhorar a relação com os clientes, é necessário que a sua empresa invista em um ótimo atendimento através da análise de feedbacks, melhoria na linguagem comunicada e garantia das respostas nas solicitações realizadas.
Inovar os serviços sem perda de originalidade
Toda empresa que permanece muito tempo no mercado precisa inovar a maneira com a qual ela presta os seus serviços. Isso acontece, pois, os consumidores mudam seus comportamentos e o mercado também segue a linha de mudanças para se adaptar.
Mas é claro, não confunda inovação com perder a essência! Se sua empresa cresceu durante 15 anos através da venda de chocolates, não pense que inovar é começar a vender salgados da noite para o dia. O conceito de inovação deve ser trazido com a ideia de acrescentar coisas novas aos serviços já existentes ou até mesmo recriá-los para atender às novas demandas do mercado.
Qual a importância do market share na empresa?
A grande importância do Market Share para a empresa é que ela pode saber através do percentual obtido nos cálculos como se portar considerando sua influência no mercado. Além disso, é possível avaliar o quanto a concorrência cresce conforme o período e quais pontos poderiam ser modificados para alteração dos valores.
Por fim, a última recomendação é que a empresa invista bastante em treinamento, para a equipe se capacitar para a avaliação desses dados importantes. Além de conseguirem agir com mais independência, os profissionais da empresa podem oferecer novas sugestões de melhorias através da própria experiência profissional.
Imagine se uma empresa que atua no setor automobilístico deseja verificar a sua influência no mercado. Como ela pode resolver essa questão? Com certeza ela não irá atrás de todas as empresas do seu país para perguntar a quantidade de vendas, correto?
É por isso que a análise de Market Share é importante, já que com ela é possível que diversas empresas verifiquem como está a sua participação no mercado. Ter conhecimento disso é essencial para a formação de parcerias, maior venda de produtos e, com isso, um maior crescimento a longo prazo.