Gatilhos mentais: como e por que usar durante prospecções!

Gatilhos mentais como e por que usar durante prospecções!

Os Gatilhos Mentais são características utilizadas no marketing, porque fazem com que os clientes se atraiam por determinadas informações e vantagens de uma determinada marca. Se você quer que a sua empresa conquiste mais notoriedade, o uso de gatilhos é essencial.

Para aplicá-la na rotina da empresa de forma inteligente, é necessário conhecimento abrangente sobre cada um, a fim de obter a fidelização de cada cliente.

O que são os Gatilhos mentais?

Inconscientemente, as pessoas tomam determinadas decisões ao serem guiadas por Gatilhos mentais, que apresentam características específicas que desencadeiam reações comportamentais, emocionais e cognitivas. 

Dentro do marketing, no geral, o uso de Gatilhos Mentais é uma prática muito bem trabalhada para fazer com que as pessoas se atraiam por um produto ou serviço, e persuadi-las a realizar a compra. O desejo de comprar aquele item cresce com mais facilidade com a influência dos gatilhos, principalmente se for analisado que outras pessoas afirmaram que o investimento vale a pena.

O que são os Gatilhos mentais
Fonte/Reprodução: original

A decisão dessa pessoa não é tomada com base na racionalidade em 100% dos casos. Ela pensa através da necessidade do momento, da ansiedade e do desejo de se saciar. Trabalhar com esses padrões de pensamento, estimulando respostas a partir de emoções positivas, sensações de urgência, entre outras, é uma estratégia funcional.

Isso vale para diversos produtos na internet, como, por exemplo, um tênis bonito que está com poucos pares disponíveis em estoque (escassez) ou um kit de cuidados para o cabelo que está com desconto especial por tempo determinado (urgência).

Para que servem os gatilhos mentais?

Servem para influenciar os clientes a consumir um produto ou serviço de empresas através da ativação de determinado padrão comportamental. A pessoa que observar o anúncio do folheto informativo sobre determinado produto verá a foto do que está à venda, o preço, os métodos de pagamento e qual a utilidade do produto.

Para atrair melhor as pessoas, a sua empresa deve estudar não apenas estas características, mas trabalhar com as cores, o uso de palavras atrativas e como transmitir uma mensagem clara ao leitor. Falar sobre as quantidades limitadas, apresentar comentários de clientes que gostaram do produto e expor uma opinião profissional sobre sua qualidade tendem a mexer muito com o inconsciente.

Existem muitos exemplos de marcas conhecidas que trabalham com os Gatilhos Mentais de maneiras estratégicas, de forma que o consumidor não percebe de imediato. Porém, é importante manter a clareza e o respeito com o cliente, que não ficará feliz se perceber que está apenas sendo manipulado por uma marca.

Quais os 7 tipos de Gatilhos mentais?

Existem 7 tipos de Gatilhos Mentais, cada um funciona de maneira distinta, as quais devem ser analisadas pela sua equipe. Dessa forma, possibilitará ótimos resultados em vendas e a conquista de mais clientes. 

Escassez

Este é um dos gatilhos que mais geram resposta positiva por parte dos clientes. Neste caso, o fato de ter poucos produtos disponíveis para compras faz com que as pessoas fiquem preocupadas em ficar sem o conteúdo. É importante que o produto já tenha sua qualidade reconhecida por outros usuários, para estimular o desejo de obtenção do item em escassez.

Quanto menor for o número de produtos disponíveis, maior haverá procura para comprar antes de acabar. As pessoas ficam mais ansiosas, pois essa estratégia lida com seu sentimento de perda ou de exclusão do grupo que conseguirá obter determinado item.

Urgência

A urgência está ligada com a escassez e, quando trabalhados juntos, você cria um cenário próprio para lucrar. Opte por colocar produtos à venda com um preço menor, com poucas quantidades, que durará até os estoques acabarem.

Após o período de 3 ou 4 dias chegarem ao fim, os clientes que compraram ficarão satisfeitos com o produto. Por usa vez, os demais, que perderam a promoção, terão de aguardar durante algumas semanas ou meses para comprarem o mesmo item, o que já lhes deixarão de sobreaviso para o próximo lançamento. Ou seja, é um método de aumentar as vendas de forma estratégica.

Exclusividade

Por mais que as pessoas digam não terem a característica de orgulho/ar de superioridade, quando descobrem que determinados produtos são exclusivos de uma linha, se modificam por completo. Todos gostam de ter produtos específicos, que não chegaram na mão de outros e farão o possível para mostrar às pessoas o que compraram. 

A sensação de ser privilegiado faz total diferença, portanto, invista mais em box com kits exclusivos que mudam a cada mês. Neste caso, as pessoas que fizeram a solicitação do serviço pagarão um valor específico todos os meses para receber produtos do seu nicho, de marcas distintas, que as pessoas que vierem futuramente, não terão.

Ligação com os clientes

Há muitas marcas famosas em todo o Brasil e existem aquelas que criam laços com os seus consumidores de uma maneira surpreendente. Cada cliente que compra com a marca é porque se identifica, porque foi criado uma ligação forte, seja através dos produtos ou da maneira com a qual lidam com as suas necessidades.

Você deve analisar o que cada empresa possui de especial e fazer muito melhor. É por este motivo que reuniões com o seu time de colaboradores farão diferença a curto prazo. Todos apresentarão suas estratégias, o que acham de implementar novas táticas e quais as maneiras simples de o fazer.

Confiança

Não há método que gere mais conforto aos clientes do que confiarem na sua marca. Quando isto ocorre, é porque ela sabe que o produto atende às suas necessidades, que não terá dores de cabeça com a entrega, tampouco com o pagamento.

Se você esquecer da principal característica que é a confiabilidade, fará com que a clientela vá embora e procure pelos concorrentes. Decerto, um problema a se evitar, portanto, gerar confiança desde o pagamento até o envio é de extrema importância.

Significância

A maioria das marcas esquece de um fator específico chamado significância. Os clientes querem se sentir parte da sua empresa de alguma maneira, desejam receber o tratamento digno de uma pessoa. Elas precisam sentir que não são apenas mais números e que a sua marca se importa de verdade.

Uma maneira de criar laços maiores com os clientes é escrevendo bilhetes divertidos e colocando-os dentro da embalagem do produto. Uma lembrancinha, como uma bala ou pirulito fazem muita diferença na relação de consumidor X empresa.

Novidades

Um produto novo ou com uma modificação específica faz com que as pessoas fiquem interessadas em comprar, para saber o que há de diferente ou mesmo para estar dentro das tendências mais atuais. Por isso, os Gatilhos Mentais devem ser trabalhados com as novidades.

Um exemplo prático: o Burger King criou um novo molho misterioso. Ninguém sabe qual é o sabor até comprar o lanche e o experimentá-lo, portanto, é uma novidade que faz com que as pessoas queiram saber o que é, e comprarão pelo fato de haver curiosidade.

Como os Gatilhos mentais funcionam no marketing?

Dentro do marketing, os Gatilhos Mentais se responsabilizam em fazer com que as pessoas tomem uma decisão através da necessidade, urgência ou exclusividade. Os clientes se atraem por determinada característica inserida no seu anúncio pelo estímulo emocional que isso causa, portanto funciona sim.

Como os Gatilhos mentais funcionam no marketing
Fonte/Reprodução: original

É necessário se reunir com a sua equipe para trabalhar cada gatilho de maneira inteligente e evitar usá-los de uma única vez. Se você vai com demasiada sede ao pote, corre o risco de não obter os resultados presumidos e pode ter problemas a curto prazo.

Como usar os Gatilhos mentais?

Os Gatilhos Mentais devem ser usados de acordo com o que a empresa oferecerá. Se for apresentar um novo produto ou serviço, opte pelo gatilho de novidades. Caso você queira queimar estoque, escolha a urgência ou escassez para aumentar as vendas e assim por diante.

Por que usar?

Para ultrapassar os concorrentes e ter notoriedade dentro do nicho escolhido. Você gera confiança nos seus clientes, conquista mais leads e tem a chance de fazer com que as pessoas gostem do que é oferecido por sua marca e sejam fidelizadas.

Quando devo usar?

Quando precisar estimular as conversões em vendas, aumentar o engajamento dos clientes ou leads, em seu site ou página nas redes sociais, ou influenciar a tomada de decisão do cliente na hora de fechar a compra.

Como exemplo, se você estiver com um estoque parado há alguns meses e os produtos não saem, o ideal é investir em urgência ou escassez. Se você montou um kit de produtos variados para o mês de abril, por exemplo, haverá a sensação de novidade e exclusive, onde você pode trabalhar com a significância e ligação com os clientes.

Cada característica dos Gatilhos Mentais fornece uma particularidade que deve ser seguida para obtenção de bons resultados em vendas. É por este motivo que você deve se reunir com sua equipe regularmente a fim de conquistar mais clientes e entregar um ótimo trabalho.