Como cobrar por WhatsApp? Descubra agora mesmo!
Cobrar por WhatsApp pode ser um meio de grande ajuda para empresas e empreendedores organizarem o financeiro. Atrasos em pagamentos é uma realidade para muitos negócios, por isso, essa técnica pode ser um dos meios de receber a quantia atrasada.
O aplicativo, desenvolvido para o envio de mensagens, conta com mais de 180 milhões de usuários em todo o mundo, mas suas funcionalidades já vão além da simples conversação. Companhias já se comunicam facilmente com seus clientes através de seus recursos e é possível realizar vendas, tirar as principais dúvidas, alcançar um novo público e até mesmo cobrar por WhatsApp.
Assim, se você quer saber como utilizar essa ferramenta de forma assertiva. E claro, melhorar o relacionamento com seus clientes, siga com a leitura e conheça algumas dicas, confira!
É possível cobrar pelo WhatsApp?
É possível enviar cobranças por meio do WhatsApp aos seus clientes, de forma prática e facilitada. Para receber os valores a que tem direito, faça a sua conta no aplicativo e esteja pronto para realizar vendas com mais segurança e praticidade no dia a dia.
Com facilidade, você consegue checar o seu histórico de transações, fazer monitoramentos antifraudes e consegue ter controle sobre todas as atividades realizadas em determinado mês. E, se você notar qualquer procedimento anormal, pode entrar em contato com a equipe do Meta Pay, para receber auxílio imediato.
Como cobrar por WhatsApp?
Para cobrar por WhatsApp é necessário enviar uma mensagem ao devedor após um dia de atraso, mas para a mensagem conseguir efeitos positivos, é necessário saber escrevê-la para que a relação de confiança com o cliente continue.
Também é preciso que as cobranças estejam bem organizadas através de uma boa gestão.
Assim, os devedores podem ser cobrados no período correto. Com isso em mente, veja um exemplo de cronograma de cobrança:
- Uma semana antes do vencimento: enviar uma mensagem para lembrar o prazo final do pagamento;
- 1 dia de atraso: enviar novamente outro lembrete que contenha dados de pagamento;
- 15 dias em atraso: enviar outro lembrete de atraso com um e-mail que reforça a mensagem;
- 45 dias em atraso: enviar uma mensagem com informações sobre o envio da dívida aos birôs de crédito dentro de 15 dias.
As mensagens de cobranças pelo aplicativo devem ser bem formuladas, escritas com clareza e cordialidade. Além disso, algumas dicas podem ajudar na hora de cobrar devedores.
Cobrar por WhatsApp é uma maneira simples de lembrar o cliente de manter seus pagamentos em dia com a empresa. Porém, mesmo que seja feita em uma plataforma “informal”, é necessário que o cobrador saiba como abordar seu cliente devedor.
Já que quanto melhor for a abordagem através da mensagem de cobrança, mais chances de evitar mais atrasos ou um possível calote. Para isso, confira algumas dicas de como abordar e cobrar seus clientes através do aplicativo WhatsApp:
Envie lembretes com antecedência
Uma semana antes do vencimento da cobrança, é ideal ser enviado um ou mais lembretes com antecedência. Com essa abordagem, é possível informar o cliente da data de pagamento para não ocorrer um atraso por esquecimento.
Para as mensagens serem efetivas, o ideal é enviar em um tom de lembrete. Para pessoas que fazem parte do sistema CRM, é possível mandar lembretes automatizados. Também é necessário que a data do vencimento da fatura seja informada de maneira clara. Pesquisas apontam que lembretes enviados de maneira clara são eficientes para realização de pagamentos em dia.
Coloque dados de pagamento
Para cobrar no WhatsApp com maior eficiência, o adequado é enviar juntamente dados de pagamento, como valor do débito em formato de texto e as principais instruções de como realizar o pagamento. Incluir os dados da cobrança de forma minuciosa ajuda o devedor a se localizar, lembrar de sua dúvida e também realizar o pagamento de forma mais fácil.
Além disso, para maior transparência na hora de cobrar por WhatsApp, o ideal é que todos os produtos vendidos tenham nota fiscal. Vender sem a inclusão desse documento significa maior risco de não receber. Por isso, garanta o seu pagamento com vendas de serviços e produtos com esse documento.
Prepare-se para uma possível negociação
Alguns devedores dependem de prazos maiores para realizar um pagamento. Por isso, uma boa estratégia quando for cobrar por WhatsApp é estar sempre preparado para diminuir juros por atraso ou realizar parcelamentos da dívida. É importante oferecer possibilidades de pagamento para evitar a inadimplência.
Seja objetivo
Para melhores resultados ao cobrar por WhatsApp, a mensagem de cobrança deve ser criada de forma direta e objetiva, sem a possibilidade de direcionar o cliente para outras conversas e assuntos.
Por isso, sempre informe o motivo do contato em um primeiro momento, valor da dívida e envie em seguida o boleto para o pagamento ser realizado rapidamente pelo cliente.
Não utilize termos formais
Para um melhor entendimento por parte do cliente, não utilize termos complexos. É preciso que o texto da mensagem esteja entre o formal e o informal, nunca somente em um dos dois.
Desse modo, é possível proporcionar uma maior abertura ao cliente e seu fácil entendimento da cobrança. Também é preciso se policiar no uso de gírias ou expressões que podem parecer ofensivas ao devedor.
Quais as vantagens de se cobrar pelo whatsapp?
Cobrar pelo WhatsApp proporciona diversas vantagens, além do fácil acesso aos seus clientes para enviar informações e garantir que todos estejam em dia com os pagamentos. O diferencial se dá pelos valores serem enviados com rapidez para a sua conta cadastrada, evitando problemas relacionados a fraudes.
Segurança aos clientes
Os clientes têm mais segurança em transferir os valores para a sua empresa com relação às cobranças recorrentes e tradicionais. Atualmente, é indispensável garantir ao seu público-alvo proteção no momento de enviar uma quantia em dinheiro, pois isto pode reduzir as taxas de inadimplência.
Praticidade de pagamento
Entre os diferenciais de como cobrar pelo WhatsApp está a praticidade de pagamento proporcionada pelo aplicativo, que facilita a rotina dos clientes. Você pode definir mensagens personalizadas para proporcionar uma experiência positiva e auxiliar a relembrá-los da importância de quitar o que estiver em aberto.
Mais segurança para a sua empresa
Para a sua empresa, receber os pagamentos pelo WhatsApp é seguro e rápido. Caso problemas aconteçam, é possível entrar em contato com os especialistas para entender o que aconteceu com o dinheiro. O suporte vai te auxiliar a resolver o que for preciso com agilidade, para proporcionar sempre a melhor experiência e evitar fraudes.
Simples e intuitivo de usar
Se precisar confirmar valores anteriores de cobranças aos clientes, acesse rapidamente o histórico de transações, por meio das configurações. Todas as informações permanecem protegidas e somente você e o seu cliente podem verificar os dados quando precisarem.
Lei sobre cobrança por WhatsApp
A plataforma não impede que cobranças sejam feitas por esse ambiente. Desde 2013, o Idec (Instituto de Defesa do Consumidor) instituiu a autorização para realizar cobranças em qualquer uma das redes sociais atuais, com inclusão do WhatsApp.
Porém, para que tudo esteja dentro da lei sobre cobrança, é necessário enviar mensagens que não exponham ou constranjam o devedor. Condutas consideradas abusivas e desrespeitosas na hora de cobrar por WhatsApp não são permitidas.
O que evitar fazer na cobrança?
Para a cobrança estar dentro da lei, é necessário saber a hora de enviar. Nunca envie mais de uma mensagem no mesmo dia, mesmo que o prazo já tenha expirado. Também é preciso evitar mensagens desrespeitosas e que o consumidor nunca seja exposto. Os textos devem ser escritas com o máximo de cuidado, respeito e objetiva.
Caso a cobrança não esteja dentro da lei, é possível ser banido ou bloqueado pela empresa responsável pela plataforma. Por isso, o ideal é enviar mensagens com profissionalismo aos devedores.
Quais ferramentas do WhatsApp ajudam na cobrança?
A plataforma possui ferramentas capazes de ajudar na hora de cobrar. Como o caso dos chatbots, capazes de padronizar as conversas e auxiliar no processo de envio de alertas e boletos. Nessa ferramenta, o envio é feito de forma automática, sem a necessidade de um envio guiado por um humano.
Com o WhatsApp Business, também torna-se possível criar um perfil oficial da empresa. Que disponibiliza um canal de comunicação inteiramente para os clientes e com outros tipos de mensagens automáticas, como saudações e informações de horário de atendimento.
Para facilitar ainda mais ao cliente, ele poderá realizar o pagamento diretamente na plataforma com a opção Facebook Pay, sem a necessidade de procurar por agências ou abrir aplicativos de banco.
5 Mensagens de exemplo para cobrar pelo WhatsApp
As mensagens para cobrar pelo WhatsApp são importantes, pois é com elas que se pode garantir que os clientes paguem o que devem, para prevenir a inadimplência. Com a Data Stone, você consegue montar uma mailing list completa com informações atualizadas sobre o seu público para começar a contatá-los com mais praticidade e segurança.
Lembrete amigável
Cobrar é uma etapa fundamental para obter o dinheiro equivalente ao produto adquirido ou serviço contratado. Por isso, você pode ter como exemplo de mensagem a opção amigável, que tem a função de relembrar a pessoa que precisa fazer o pagamento até determinado dia. Um exemplo de como cobrar pelo WhatsApp está em:
“Boa tarde, [pessoa]. Como você está? Espero que esteja bem!
Venho te relembrar que a sua conta de R$50,00 vence dentro de 2 dias. Pelo WhatsApp, você consegue efetuar a transferência com segurança e rapidez. Se você tiver quaisquer dificuldades, estamos a postos para te auxiliar. Aguardamos a sua resposta!”.
Com esse recado, é possível cobrar de maneira eficaz, mas atenciosa, e chamar a atenção do cliente que precisa pagar a compra. Lembretes são importantes, pois é normal os leads esquecerem do que adquiriram no decorrer dos meses, e é mais uma forma de prevenir a falta de pagamento.
Mensagem de pontualidade – desconto
Caso o seu público-alvo seja criterioso com o pagamento, você pode oferecer um excelente desconto nas cobranças feitas pelo WhatsApp. Ao montar a mensagem, lembre-se de torná-la adequada para cada um dos perfis ativos em sua base, como no exemplo seguinte:
“Bom dia, [cliente X]
A sua mensalidade vence amanhã e, ao pagar hoje, você recebe um desconto por manter a pontualidade. Pelo WhatsApp, você consegue fazer o pagamento do valor referente para continuar aproveitando os serviços. Estamos disponíveis para te ajudar no que for preciso!”.
Esta é uma maneira de garantir que o valor requisitado seja enviado rapidamente para a conta da empresa e prevenir o início de uma dívida. As mensagens amigáveis evitam atrasos no pagamento e auxiliam a desenvolver uma relação melhor e mais duradoura com o público-alvo.
Mensagem de cobrança – aviso
Os avisos de cobranças em atraso têm a função de lembrar o cliente de que existe uma parcela em aberto que passou da data combinada para pagamento. Para evitar inadimplências, você tem a praticidade de enviar uma mensagem prática e intuitiva para obter os valores, ao fazer deste modo:
“Bom dia, [pessoa]. Como você está? Esperamos que esteja bem. Viemos te avisar que a mensalidade referente a dezembro de 2024 venceu. Até o dia 22 você consegue fazer o pagamento por WhatsApp ao enviar o valor solicitado. Se tiver dúvidas, responda à mensagem com AJUDA e um de nossos agentes vai te auxiliar!”.
Saber como cobrar pelo WhatsApp tem importância, porque é desta forma que se pode evitar devedores e melhorar a taxa de relacionamento com os clientes. As mensagens, neste caso, precisam ser mais frequentes, porque se trata de um débito atrasado e que precisa ser solucionado o quanto antes.
Fatura em atraso
Neste caso, temos o exemplo de um cliente que está com a fatura atrasada e a sua empresa precisa recuperar o dinheiro rapidamente. Da mesma forma que você notou nos exemplos anteriores, a conversa é sempre baseada em um tom amigável e transparente, para evitar problemas relacionados aos bloqueios. Observe como contatar os leads por WhatsApp:
“Boa tarde, [nome do cliente]! Como você tem passado? Estamos entrando em contato porque a fatura no valor de X venceu no dia 30 de abril de 2024. Fizemos um boleto atualizado para você pagar com segurança no WhatsApp. Caso existam dúvidas, responda a nossa mensagem com a palavra AJUDA.”.
Entender como cobrar pelo WhatsApp, ao enviar esse modelo de mensagem mostra ao lead a sua preocupação quanto ao fato de poder ser um devedor. Conteúdos simples, informativos e objetivos são essenciais para garantir que a leitura seja feita e o pagamento ocorra.
Pagamento está pendente
Nos casos de valores pendentes, a empresa precisa agir imediatamente para entender o motivo do atraso e verificar qual a melhor maneira de auxiliar o público a resolver a situação. Para isto, você deve enviar uma mensagem atenciosa e explicativa que contenha data do débito e valor, como abaixo:
“Boa tarde, [nome da pessoa]. Como está? Entramos em contato para conversar a respeito de um valor em aberto, R$48,90, que venceu no dia 15/05/2024. Caso existam dificuldades quanto ao pagamento, responda esta mensagem para encontrarmos uma solução e te ajudarmos!”.
Para ainda mais praticidade nas cobranças, ter o CRM ou uma ferramenta de gestão de clientes sempre atualizada é importante para ter controle sobre quais clientes estão com os pagamentos feitos e quais ainda não quitaram o que devem. Isto previne, por exemplo, o contato dos colaboradores com nomes que enviaram o valor no dia correto, para se concentrar somente nos que estão atrasados.
Por que é importante fazer uma boa cobrança?
Para cobrar por WhatsApp é preciso que a conversa aconteça da melhor forma possível para reduzir os riscos de inadimplência dos devedores e preservar a relação da empresa com seus clientes.
Por isso, toda cobrança deve ser feita em um formato objetivo, claro e com a descrição de seus dados em um formato minucioso. Caso o cliente tenha dúvidas, é indispensável ajudá-lo da melhor forma, sendo sempre cordial e solícito.
É preciso entender que imprevistos podem acontecer com os clientes e por esse motivo, deve-se estar preparado para possíveis parcelamentos, criação de novos boletos e diminuição dos juros de atraso. Desse modo, torna-se possível receber o dinheiro atrasado e ainda fidelizar com aquele cliente.
Para nunca sofrer com os erros em cobrança por essa plataforma, indica-se a procura de exemplos de mensagens de cobrança das dívidas. A seguir, conheça alguns exemplos de frases já formuladas para cobrar por WhatsApp:
- “Olá, [nome do cliente], seu pagamento de [Valor] vence hoje. Pague no formato online ou ligue para [número] ou acesse o link [URL]’’;
- “Urgente! Seu pagamento de [Valor] está atrasado em [número] dias. Para evitar danos ao seu crédito, efetue o pagamento agora. [URL]’’;
- “Olá, [Nome]. Apenas um lembrete de sua fatura [Mês] que vence em [Data]. Pague o quanto antes para não esquecer e ficar tranquilo. Realize o pagamento agora: [URL]’’.
Esses são apenas alguns exemplos para cobrar no WhatsApp, mas existem outras fórmulas ideais para contatar o cliente devedor com educação e clareza.
Além disso, é necessário estar atento aos dados dos clientes, se estão corretos ou atualizados. Para isso, você pode usar a plataforma da Data Stone! Uma plataforma de consulta de dados que segue a norma da LGPD e conta com atualização diária.
Assim, se quer saber mais sobre os serviços oferecidos, entre em contato ou explore o site da Data Stone e tire suas dúvidas! Outro ponto para se atentar, opte sempre pelas melhores técnicas de cobrança ao enviar uma mensagem ao seu devedor, só assim será possível aumentar as chances de receber pelo que foi vendido.