Como cobrar por WhatsApp? Descubra agora mesmo!

Como cobrar por WhatsApp Descubra agora mesmo!

Cobrar por WhatsApp pode ser um meio de grande ajuda para empresas e empreendedores organizarem o financeiro. Atrasos em pagamentos é uma realidade para muitos negócios, por isso, essa técnica pode ser um dos meios de receber a quantia atrasada.

O aplicativo, desenvolvido para o envio de mensagens, conta com mais de 180 milhões de usuários em todo o mundo, mas suas funcionalidades já vão além da simples conversação. Companhias já se comunicam facilmente com seus clientes através de seus recursos e é possível realizar vendas, tirar as principais dúvidas, alcançar um novo público e até mesmo cobrar por WhatsApp.

Assim, se você quer saber como utilizar essa ferramenta de forma assertiva. E claro, melhorar o relacionamento com seus clientes, siga com a leitura e conheça algumas dicas, confira!

Como cobrar por WhatsApp?

Para cobrar por WhatsApp é necessário enviar uma mensagem ao devedor após um dia de atraso, mas para a mensagem conseguir efeitos positivos, é necessário saber escrevê-la para que a relação de confiança com o cliente continue.

Também é preciso que as cobranças estejam bem organizadas através de uma boa gestão.

Como cobrar por WhatsApp
Fonte/Reprodução: original

Assim, os devedores podem ser cobrados no período correto. Com isso em mente, veja um exemplo de cronograma de cobrança:

  • Uma semana antes do vencimento: enviar uma mensagem para lembrar o prazo final do pagamento;
  • 1 dia de atraso: enviar novamente outro lembrete que contenha dados de pagamento;
  • 15 dias em atraso: enviar outro lembrete de atraso com um e-mail que reforça a mensagem;
  • 45 dias em atraso: enviar uma mensagem com informações sobre o envio da dívida aos birôs de crédito dentro de 15 dias.

As mensagens de cobranças pelo aplicativo devem ser bem formuladas, escritas com clareza e cordialidade. Além disso, algumas dicas podem ajudar na hora de cobrar devedores.

Cobrar por WhatsApp é uma maneira simples de lembrar o cliente de manter seus pagamentos em dia com a empresa. Porém, mesmo que seja feita em uma plataforma “informal”, é necessário que o cobrador saiba como abordar seu cliente devedor.

Já que quanto melhor for a abordagem através da mensagem de cobrança, mais chances de evitar mais atrasos ou um possível calote. Para isso, confira algumas dicas de como abordar e cobrar seus clientes através do aplicativo WhatsApp:

Envie lembretes com antecedência

Uma semana antes do vencimento da cobrança, é ideal ser enviado um ou mais lembretes com antecedência. Com essa abordagem, é possível informar o cliente da data de pagamento para não ocorrer um atraso por esquecimento.

Para as mensagens serem efetivas, o ideal é enviar em um tom de lembrete. Para pessoas que fazem parte do sistema CRM, é possível mandar lembretes automatizados. Também é necessário que a data do vencimento da fatura seja informada de maneira clara. Pesquisas apontam que lembretes enviados de maneira clara são eficientes para realização de pagamentos em dia.

Coloque dados de pagamento

Para cobrar no WhatsApp com maior eficiência, o adequado é enviar juntamente dados de pagamento, como valor do débito em formato de texto e as principais instruções de como realizar o pagamento. Incluir os dados da cobrança de forma minuciosa ajuda o devedor a se localizar, lembrar de sua dúvida e também realizar o pagamento de forma mais fácil.

Além disso, para maior transparência na hora de cobrar por WhatsApp, o ideal é que todos os produtos vendidos tenham nota fiscal. Vender sem a inclusão desse documento significa maior risco de não receber. Por isso, garanta o seu pagamento com vendas de serviços e produtos com esse documento.

Prepare-se para uma possível negociação

Alguns devedores dependem de prazos maiores para realizar um pagamento. Por isso, uma boa estratégia quando for cobrar por WhatsApp é estar sempre preparado para diminuir juros por atraso ou realizar parcelamentos da dívida. É importante oferecer possibilidades de pagamento para evitar a inadimplência.

Seja objetivo

Para melhores resultados ao cobrar por WhatsApp, a mensagem de cobrança deve ser criada de forma direta e objetiva, sem a possibilidade de direcionar o cliente para outras conversas e assuntos.

Por isso, sempre informe o motivo do contato em um primeiro momento, valor da dívida e envie em seguida o boleto para o pagamento ser realizado rapidamente pelo cliente.

Não utilize termos formais

Para um melhor entendimento por parte do cliente, não utilize termos complexos. É preciso que o texto da mensagem esteja entre o formal e o informal, nunca somente em um dos dois.

Desse modo, é possível proporcionar uma maior abertura ao cliente e seu fácil entendimento da cobrança. Também é preciso se policiar no uso de gírias ou expressões que podem parecer ofensivas ao devedor.

Lei sobre cobrança por WhatsApp

A plataforma não impede que cobranças sejam feitas por esse ambiente. Desde 2013, o Idec (Instituto de Defesa do Consumidor) instituiu a autorização para realizar cobranças em qualquer uma das redes sociais atuais, com inclusão do WhatsApp.

Porém, para que tudo esteja dentro da lei sobre cobrança, é necessário enviar mensagens que não exponham ou constranjam o devedor. Condutas consideradas abusivas e desrespeitosas na hora de cobrar por WhatsApp não são permitidas.

O que evitar fazer na cobrança?

Para a cobrança estar dentro da lei, é necessário saber a hora de enviar. Nunca envie mais de uma mensagem no mesmo dia, mesmo que o prazo já tenha expirado. Também é preciso evitar mensagens desrespeitosas e que o consumidor nunca seja exposto. Os textos devem ser escritas com o máximo de cuidado, respeito e objetiva.

Caso a cobrança não esteja dentro da lei, é possível ser banido ou bloqueado pela empresa responsável pela plataforma. Por isso, o ideal é enviar mensagens com profissionalismo aos devedores.

Quais ferramentas do WhatsApp ajudam na cobrança?

A plataforma possui ferramentas capazes de ajudar na hora de cobrar. Como o caso dos chatbots, capazes de padronizar as conversas e auxiliar no processo de envio de alertas e boletos. Nessa ferramenta, o envio é feito de forma automática, sem a necessidade de um envio guiado por um humano.

Quais ferramentas do WhatsApp ajudam na cobrança
Fonte/Reprodução: original

Com o WhatsApp Business, também torna-se possível criar um perfil oficial da empresa. Que disponibiliza um canal de comunicação inteiramente para os clientes e com outros tipos de mensagens automáticas, como saudações e informações de horário de atendimento.

Para facilitar ainda mais ao cliente, ele poderá realizar o pagamento diretamente na plataforma com a opção Facebook Pay, sem a necessidade de procurar por agências ou abrir aplicativos de banco.

Por que é importante fazer uma boa cobrança?

Para cobrar por WhatsApp é preciso que a conversa aconteça da melhor forma possível para reduzir os riscos de inadimplência dos devedores e preservar a relação da empresa com seus clientes.

Por isso, toda cobrança deve ser feita em um formato objetivo, claro e com a descrição de seus dados em um formato minucioso. Caso o cliente tenha dúvidas, é indispensável ajudá-lo da melhor forma, sendo sempre cordial e solícito.

É preciso entender que imprevistos podem acontecer com os clientes e por esse motivo, deve-se estar preparado para possíveis parcelamentos, criação de novos boletos e diminuição dos juros de atraso. Desse modo, torna-se possível receber o dinheiro atrasado e ainda fidelizar com aquele cliente.

Para nunca sofrer com os erros em cobrança por essa plataforma, indica-se a procura de exemplos de mensagens de cobrança das dívidas. A seguir, conheça alguns exemplos de frases já formuladas para cobrar por WhatsApp:

  • “Olá, [nome do cliente], seu pagamento de [Valor] vence hoje. Pague no formato online ou ligue para [número] ou acesse o link [URL]’’;
  • “Urgente! Seu pagamento de [Valor] está atrasado em [número] dias. Para evitar danos ao seu crédito, efetue o pagamento agora. [URL]’’;
  • “Olá, [Nome]. Apenas um lembrete de sua fatura [Mês] que vence em [Data]. Pague o quanto antes para não esquecer e ficar tranquilo. Realize o pagamento agora: [URL]’’.

Esses são apenas alguns exemplos para cobrar no WhatsApp, mas existem outras fórmulas ideais para contatar o cliente devedor com educação e clareza.

Além disso, é necessário estar atento aos dados dos clientes, se estão corretos ou atualizados. Para isso, você pode usar a plataforma da Data Stone! Uma plataforma de consulta de dados que segue a norma da LGPD e conta com atualização diária.

Assim, se quer saber mais sobre os serviços oferecidos, entre em contato ou explore o site da Data Stone e tire suas dúvidas!

Outro ponto para se atentar, opte sempre pelas melhores técnicas de cobrança ao enviar uma mensagem ao seu devedor, só assim será possível aumentar as chances de receber pelo que foi vendido.