Aprenda a usar muito bem seu mailing list!

Aprenda a usar muito bem seu mailing list!

Usar o mailing list é praticamente uma exigência para empresas que desejam crescer no mercado atual. Essa ferramenta é extremamente útil tanto na descoberta de clientes apropriados para o seu negócio como na organização desses dados.

Devido a sua importância para diversas empresas, é notável que fazer um bom uso do mailing list faz a diferença nas vendas e no crescimento de um negócio. Por isso, neste texto abordaremos a respeito desta lista e como utilizá-la de maneira eficiente.

O que é o mailing list?

Mailing list é uma lista com diversos e-mails de clientes que uma empresa utiliza para contato. Em tradução literal, o termo mailing, do inglês, está ligado ao ato de enviar cartas pelo correio.

O que é o mailing list
Fonte/Reprodução: original

A partir dessa definição, é possível compreender o mailing list como um apanhado de endereços de e-mail de pessoas interessadas em um tipo de negócio.

Para que serve o mailing list?

O mailing list serve para otimizar estratégias de marketing, ao colocar seu negócio diante de pessoas interessadas em seu produto, fato que aumenta as chances de vendas se concretizarem durante os contatos. Essa lista deve ser organizada pela sua empresa através de ferramentas existentes no marketing.

Quais as vantagens de usar o mailing list?

Abaixo seguem três vantagens essenciais para qualquer empresa que usa mailing list. Apesar de existirem diversas outras, as selecionadas para este artigo explicam bem a essência da ferramenta e sua maneira de lidar com esses benefícios.

Contato com clientes em potencial

A primeira grande vantagem de um bom mailing list é colocar seu negócio frente a clientes que possuem algum tipo de interesse no tipo de serviço ou produto que você oferece. Afinal, ninguém compartilha seu e-mail sem motivo, correto? Dados de uma pesquisa feita em 2011 provaram que mais de 90% das pessoas conectadas com a internet possuem contas de e-mails.

A mesma pesquisa aborda outro fator interessante: 61% dos usuários checam seus e-mails diariamente. Logo, com um bom mailing list, as chances de sua empresa ser notada por clientes promissores são extremamente altas.

Possibilidade de fidelizar clientes

Toda empresa necessita de clientes fiéis para garantir que o seu negócio sempre continue em circulação e com possibilidade de crescimento. O mailing list é uma grande aliada nesse processo principalmente por proporcionar comunicações personalizadas com o cliente, fato que promove maior satisfação e possibilidade dele comprar de novo.

Maior crescimento de seu negócio

Como era de se esperar, as duas vantagens anteriores resultam no crescimento do seu negócio, tanto em termos financeiros como em influência no mercado e em outros aspectos. O crescimento de sua empresa através do mailing list é resultado principalmente da grande segurança de vendas que o mecanismo proporciona quando usado corretamente.

Qual a sua importância?

A importância do mailing list é ser uma estratégia de marketing que garante um crescimento saudável da empresa e melhoria da forma de trabalhar. Afinal, a lista de e-mails possibilita uma comunicação mais assertiva com os clientes, ao possibilitar um contato mais próximo com estes, bem como permite a divisão de grupos de mensagens por nível de contato/interesse, aumentando as conversões de vendas.

Ter o conhecimento disso é chave para qualquer companhia crescer no mercado. Um exemplo prático são as empresas que vendem cursos online. Todo o seu trabalho é guiado para pessoas com interesse em certo tipo de conteúdo. Por isso, o mailing list mostrará quem são esses clientes e a empresa somente precisará estudar como esse público funciona para personalizar sua comunicação a fim de atender essas pessoas.

7 dicas de como fazer o seu mailing list

Com todos os pontos teóricos abordados, é hora de mostrar 7 dicas para montar o mailing list mais eficiente possível. Com a aplicação delas constantemente, o seu negócio tem mais chance de ficar mais organizado e satisfazer mais os compradores em suas demandas.

Conhecer o público que faz seu negócio crescer

O primeiro grande passo para a montagem de um bom mailing list é ter noção que quem está do outro lado é quem faz o seu negócio crescer. Em outras palavras, o conhecimento do público promissor proporciona a comunicação correta que sua empresa deve ter com os clientes corretos.

Conhecer o público que faz seu negócio crescer
Fonte/Reprodução: original

Portanto, invista em uma boa prospecção de clientes, utilizando estratégias que otimizem o contato da equipe de vendas através das listas de e-mails segmentadas para cada etapa da venda. Para isso, plataformas como a Stone Station surgem como uma solução inteligente, uma vez que possibilita consultas personalizadas para as suas necessidades e dados sempre atualizados.

Segmente os seus clientes

A segmentação de clientes é uma dica importante justamente por separar os diversos tipos de contatos existentes em pequenos grupos com base em diferentes critérios. Isso ajuda a sua empresa a distribuir os conteúdos apropriadamente e aumentar a eficiência do trabalho.

Para segmentar clientes, considere os seguintes pontos:

  • Situação atual do mercado;
  • Entenda como o seu produto funciona;
  • Compreenda o perfil dos consumidores do seu produto;
  • Separe em pequenos segmentos;
  • Separe estratégias para cada um dos segmentos.

Quando registrar todos os dados dessa lista, interprete-os e discuta com sua equipe as maneiras de aplicar esses procedimentos para o negócio. Esta dica, inclusive, depende bastante que a anterior (conhecer o público que faz seu negócio crescer) seja bem feita e organizada para mostrar o máximo de dados úteis para sua empresa.

Organize o que vai escrever

Organizar as informações que vão estar em suas mensagens permite uma comunicação mais interessante e as chances do leitor se atrair pelo conteúdo serão maiores. Cada tipo de público possui interesse em um assunto e se atrai por uma abordagem. Por isso, é importante separar as informações mais relevantes para aquele grupo.

Como exemplo, aos grupos de novos leads você pode oferecer descontos para primeira compra, a fim de atraí-los para o site, para conhecer melhor seus produtos e converter-se em clientes. Aos que já fizeram alguma compra você pode oferecer descontos ou cashbacks, para que estes voltem a comprar. Já aos mais antigos, promoções de produtos consagrados ou mesmo lançamentos de novas linhas são ideais.

Ferramentas de organização

Os diversos avanços na tecnologia trouxeram ao marketing distintas ferramentas que ajudam a organizar os trabalhos e melhorar a velocidade de processos de gestão e vendas. O interessante para este artigo é acelerar o registro de informações de clientes e organizá-los mais apropriadamente.

Confira abaixo uma lista de ferramentas de organização que atendem as necessidades para seu mailing list:

  • RD Station;
  • Mailchimp;
  • Mad Mimi;
  • Lead Lovers;
  • MailJet.

Por fim, mas não menos importante, estude bem cada uma dessas ferramentas e escolha qual se encaixa melhor para o estilo de seu negócio.

Mantenha a qualidade de seus conteúdos

O mailing list só terá eficiência se o seu negócio conseguir manter a qualidade dos conteúdos oferecidos para os clientes. Logo, é preciso ter em mente que ele já recebe milhares de mensagens diferentes e, muitas vezes, da concorrência.

Por isso, é indispensável manter uma equipe tanto para a criação de mensagens como para a verificação de como os clientes reagem ao conteúdo proposto por elas e, assim, analisar as ferramentas oferecidas para traçar estratégias a serem aplicadas em novos contatos.

Aposte em descontos

Os descontos são grandes atrativos para clientes que desejam adquirir serviços com o menor gasto possível. Se esse produto tiver qualidade alta, as chances desse comprador sempre optar por sua empresa e recomendar para outros clientes são mais altas. Com isso em mente, perceba como os descontos são verdadeiros exemplos de como às vezes “menos pode ser mais”.

Usar o máximo de redes sociais

As redes sociais são ótimas aliadas para quem já utiliza ou deseja montar o seu mailing list. Além de possuírem milhões de acessos diariamente, esses veículos te proporcionam a possibilidade de contatos específicos com usuários.

Quando as redes sociais são usadas sabiamente, é possível adquirir os e-mails de clientes promissores e, pela configuração da rede social, conhecê-los com mais facilidade. Esse cuidado ajuda a personalizar as mensagens e, desse modo, converter mais vendas para o negócio.

No entanto, é importante estar atento ao fato de que os dados oferecidos pelos clientes nas redes sociais podem estar ultrapassados e levar a contatos infrutíferos. Então, para evitar isso e ter contatos mais assertivos, você pode contratar um serviço de consulta especializado, através do qual o seu mailing list será construído da maneira mais assertiva e prática possível.

A Data Stone é referência quando falamos sobre consulta de dados, pois sua plataforma completa e intuitiva otimiza as buscas por leads. Para isso, a empresa oferece filtros personalizáveis e ferramentas que organizam sua busca de acordo com sua necessidade. Conheça a Stone Station e veja as referências de quem já aproveitou seus diversos benefícios!