Taxa de conversão: saiba o que é!

Taxa de conversão saiba o que é!

Em um mundo globalizado onde o marketing digital representa um grande poder, a taxa de conversão se torna uma grande aliada ao seu negócio. Mas, você sabe como usar ela ao seu favor e o que ela representa para a sua marca? Pois, sem sombra de dúvidas, pode ser o diferencial para o seu sucesso!

É importante que todo empreendedor saiba averiguar se as estratégias utilizadas pela sua empresa para divulgar seus serviços e produtos estão gerando resultados positivos. Reconhecer se há novos clientes e se eles estão sendo convertidos por meio do seu marketing é fundamental para saber se é necessário manter ou trocar suas respectivas estratégias.

Para se manter sempre atento e atualizado a respeito disso, a taxa de conversão se prova como uma excelente ferramenta. Ela, nada mais é, do que uma métrica que garante mostrar toda a eficiência do seu marketing através de um cálculo que demonstra quantos leads foram convertidos em clientes.

A taxa de conversão deve sempre ser verificada e utilizada para estudar as metas de vendas, a eficiência do marketing e os objetivos da empresa. Então, quer saber como atingir o sucesso que tanto deseja? Venha e confira o que é a taxa de conversão e como realizar o seu cálculo no seu negócio!

O que é a Taxa de conversão?

Conhecida por ser uma das métricas mais importantes de qualquer negócio, responsável por verificar a eficácia das estratégias de marketing. A taxa de conversão representa no cenário de vendas o tempo no qual o lead demora para se tornar cliente da empresa. Dessa forma, analisa-se cada etapa presente no funil de vendas e vemos cada uma de suas passagens.

É como uma escada, onde vemos o sujeito passar de degrau para degrau — onde, começa-se pelo prospect, sobe-se ao lead e finaliza logo quando se chega ao cliente. Através disso, é possível saber quantos leads passaram para a próxima etapa do funil, indicando através de uma porcentagem quantos indivíduos geraram resultados positivos a empresa.

O que é a Taxa de conversão
Fonte/Reprodução: original

Dessa maneira, é por meio da taxa de conversão que você, como empreendedor, consegue avaliar a velocidade que o lead passa em todas as etapas do seu ciclo de vendas. Além disso, é possível estudar o retorno que a empresa está tendo, seja de seus investimentos, do tempo otimizado entre cada etapa ou dos lucros das vendas.

É possível, também, realizar o cálculo em cada etapa disponível no ciclo de vendas, para identificar onde tem possíveis falhas ou pontos fracos nas estratégias aplicadas ao marketing. Assim, o empreendedor se torna capaz de fazer quaisquer alterações necessárias.

Para que serve a Taxa de conversão?

A taxa de conversão se trata de uma métrica que tem como principal função mensurar e avaliar o quão eficaz está sendo as estratégias de marketing aplicadas pela empresa. Por meio da conversão dos leads em clientes — avaliados através do funil de vendas. De certa forma, é uma análise também sobre o retorno de todos os investimentos realizados.

E isso pode ser aplicado tanto para o lançamento de novas estratégias de divulgação, como também para outros objetivos internos da empresa. No geral, todos os resultados do seu negócio podem ser calculados e analisados através da taxa de conversão em diferentes espaços de tempo.

Além disso, é possível calcular a taxa de conversão também a cada nova campanha de marketing realizada pela empresa. Através de e-mails, formulários ou outros métodos que variam conforme a estratégia estabelecida, é possível observar quantos leads foram convertidos em clientes e passaram pelas mais variadas etapas do funil.

Quais os benefícios da Taxa de conversão?

De uma forma geral, a taxa de conversão tem como principal benefício possibilitar a análise e o acerto de estratégias para que se alcance o objetivo desejado. Mas, como assim?

A partir da porcentagem de conversão obtida por essa métrica, é possível estudar e analisar se tal estratégia de marketing ou se as etapas de vendas realizadas para converter o lead estão gerando resultados. De acordo com os resultados observados por meio da análise, é possível verificar se o investimento está certo ou não.

Com isso, caso esteja gerando resultados positivos, pode-se reforçar a estratégia e determinados pontos para que se obtenha uma porcentagem mais alta na próxima análise ou, então, é possível também descartar alguma estratégia que não esteja dando certo para adotar outras medidas.

A porcentagem adquirida através do cálculo da taxa de conversão permite a avaliação de cada retorno obtido, conforme o investimento feito para cada campanha de marketing ou etapa do funil de vendas.

Como funciona a Taxa de conversão?

A taxa de conversão funciona através de um cálculo matemático, onde se torna possível verificar quantos por cento dos usuários foram convertidos de leads qualificados para clientes da empresa.

Uma simples divisão, na qual utilizamos o número de conversões sobre o número de visitantes totais do site, resulta numa métrica de grande importância para o dia a dia do negócio.

Quando obtemos a porcentagem de conversão, resultante dessa equação matemática, é possível realizar uma análise do retorno financeiro que a empresa está tendo. Além de, ver se as estratégias aplicadas ao marketing deram ou não certo.

Como é feito o seu cálculo?

Por mais que pareça complexo, calcular a taxa de conversão da sua empresa é uma tarefa bem simples e prática.

Entretanto, para chegar no resultado adequado, é necessário prestar atenção e considerar determinados fatores, como: o número de visitantes da página que se tornaram leads qualificados, a taxa de leads que viraram oportunidades e quantos destes se tornaram clientes da empresa.

Como é feito o seu cálculo
Fonte/Reprodução: original

Com todos esses valores obtidos, podemos utilizar uma situação hipotética como exemplo. Vamos imaginar que a sua página adote a estratégia de formulários para transformar aquele visitante em específico, em lead qualificado.

Então, em um determinado tempo de 8 semanas, sua página obteve cerca de 800.000 usuários. Desses visitantes, cerca de 2.000 preencheram os formulários desejando se inscrever no mailing para saber novidades acerca dos seus serviços e produtos, ou seja, uma forma de conversão.

Obtemos, com isso, dois valores distintos onde 800.000 representam os acessos e 2.000 as conversões. Aqui, utilizamos a seguinte fórmula matemática:

Taxa de Conversão= Conversõesnúm. total de acessos

Quando aplicamos a fórmula utilizando os valores hipotéticos, temos que a taxa será de:

2.000800.00 = 0,25%

Ou seja, temos uma taxa de conversão de 0,25% e podemos avaliar as estratégias utilizadas para melhorar esse número no próximo semestre.

Como usar a Taxa de conversão e qual a sua importância?

A taxa de conversão pode ser aplicada em qualquer etapa do funil de vendas. Para isso, basta realizar a equação matemática em cada uma delas, consoante a divisão entre o número de conversões com o número total de indivíduos presentes naquela etapa. Assim, obtém-se a porcentagem correspondente à taxa.

Ter essa métrica é de grande importância para qualquer negócio, pois, é a partir desse resultado que será possível avaliar se tais investimentos na área estão gerando resultados positivos ou não. Além disso, é possível também verificar as estratégias e as campanhas realizadas e ver quais pontos devem ser melhorados.

Se provando como uma excelente ferramenta no dia a dia, a taxa de conversão chega para mostrar quais pontos devem ser reforçados em qualquer empreendimento. Por isso, é necessário que você, administrador, dê a devida atenção a cada etapa do funil e verifique, de tempos em tempos, os valores dessa taxa.