A importância da Fintech pro setor financeiro

A importância da Fintech pro setor financeiro

A fintech é um sistema financeiro que surgiu para modificar, de fato, o mundo das finanças que era visto de forma básica, simples e sem grandes informações úteis. A chegada de novas empresas com a premissa de trazer facilidade para a vida dos consumidores, fez que com que todas as concorrentes tivessem que buscar por melhorias a fim de não perder novos clientes.

Para conhecer melhor a respeito do termo, o que é, e os seus tipos, a Data Stone te explicará de maneira prática para entender a sua função no mercado atual.

O que é uma Fintech?

Fintech vem dos termos “financial” e “technology”, ou financeiro e tecnologia (em tradução livre). Neste caso, aconteceu a junção das duas palavras “fin” e “tech” para criarem a designação que se popularizou ao longo destes anos.

O que é uma Fintech
Fonte/Reprodução: original

Os conteúdos digitais permitem que os clientes tenham facilidade em seu acesso para checarem desde informações sobre dinheiro, até a educação financeira. Este é um serviço que veio para movimentar bastante o mundo financeiro e fazer com que os consumidores adquiram conscientização de uso do dinheiro da maneira certa.

As pessoas querem fugir das complicações impostas por bancos tradicionais e físicos, com valores altos a determinados serviços. É uma das maiores revoluções no meio digital, que permanece com força total, portanto, a ideia é de que todos acompanharão o crescimento das marcas.

Quais os tipos de Fintechs?

No caso das fintechs existem diversas ao redor do Brasil e cada uma com a sua própria característica. É um método de fazer com que as pessoas tenham opções de escolha, versatilidade e mais controle do próprio dinheiro.

  • Nubank;
  • C6 Bank;
  • Banco Inter.

Existem, neste conglomerado de empresas, mais nomes separados por funções e especificidades. Neste caso, oferecem serviços variados, diferentes do que os bancos digitais apresentam aos clientes.

  • Crédito e investimento: praticidade na contratação de empréstimo ou para investir;
  • Pagamentos: oferecem máquinas de cartão e pagamentos online;
  • Seguros: praticidade na contratação do seguro certo por um valor baixo;
  • Voltado à gestão financeira: coleta de dados;
  • Fintech de negociação de dívidas: oferecem o serviço de renegociação de débitos;
  • Eficiência financeira: protegem os clientes durante as transações.

Veja que as empresas não ficam retidas apenas aos bancos, já que oferecem diversos trabalhos práticos para a resolução de determinados trabalhos e na contratação de serviços.

Como funciona uma Fintech?

As instituições financeiras funcionam 100% online, onde oferecem conteúdos práticos às pessoas que queiram empréstimos, contratar seguros ou investir. As ferramentas fazem com que os clientes não precisem realizar transações no meio físico, portanto, não tem de sair de casa, ficar em longas filas de espera e nem se estressar.

No caso dos bancos online, muitos fornecem máquinas de cartões de crédito para as empresas oferecerem aos clientes uma métrica de pagamento mais eficiente. A maioria dos consumidores usa débito ou crédito para pagar, portanto, nada melhor do que a sua marca estar adequada a realizar o recebimento desses valores, certo?

Para manter esta organização plena e sem bagunças, você precisa de um serviço automatizado para a captação de leads, manter os clientes antigos organizados e ter o controle de novos assinantes e recebimentos. Você recebe os pagamentos por uma conta em banco digital, onde deixa exposto QR Code ou Pix no site, por exemplo, e tem o controle dos valores e nome das pessoas.

Caso o cliente use o crédito para fazer a compra, você deve manter o dado marcado no CRM da Stone Station, a fim de saber quantas parcelas faltam e a quantidade que já foi quitada. Se ocorrerem atrasos, através da checagem de inadimplentes, oferecido pela Data Stone, você automatiza o processo de cobrança e cuida para que todos quitem o que devem.

Por que as Fintechs são importantes para o setor financeiro?

As fintechs se responsabilizam por educar os consumidores de maneira prática e eficiente. Ou seja, se antes as pessoas tinham dúvidas sobre como investir ou qual o motivo de iniciar o processo. Agora entenderão, via dicas úteis, o que devem fazer e o porquê precisam se tornar bons investidores e em como isso mudará a vida financeira a curto prazo.

No caso dos bancos mais antigos e demais empresas do ramo financeiro, por mais que trabalhassem com um pouco de informações, não era o suficiente. Muitos dados apresentados pelos sites eram complexos de se compreender e não são todas as pessoas que detém de um conhecimento aprofundado no tema de finanças. As financeiras digitais vieram com a premissa de auxiliarem este público a entender as informações com clareza.

Além disso, levaram bons anos para as instituições financeiras adentrarem neste meio de dicas úteis, lúdicas e que agreguem. O que mais atraiu o público também foi o fato de se contratar todo tipo de serviço com poucos cliques e sem precisar sair de casa.

O que a pandemia tem a ver com as fintechs?

Por mais que fossem conhecidas em 2019, as fintechs se popularizaram em 2020, quando a pandemia se fortaleceu em todo o mundo. Como ninguém podia sair de casa devido às chances de contágio, as instituições financeiras começaram a trabalhar mais em serviços que pudessem ser contratados do lar, sem a necessidade de frequentar um banco físico.

Se você precisasse de um cartão de crédito, bastava fazer o pedido na tela inicial do aplicativo, e o mesmo vale aos seguros de vida ou solicitação de empréstimo consignado, ou pessoal.

Quando o Pix foi criado e inserido nos aplicativos, fez com que as pessoas deixassem de frequentar as lotéricas para efetuar os pagamentos de contas ou realizarem compras pela internet.

A sua empresa, desde então, passa por mais facilidades hoje em dia do que há cinco anos. Não ocorre desconto de juros por parte dos bancos e o dinheiro transferido por Pix cai na conta da empresa de maneira íntegra e com taxas de juros pequenas.

Como a Fintech pode colaborar com o planejamento financeiro?

Caso aconteça de você precisar guardar dinheiro para realizar determinado processo em cinco meses ou mais, conseguirá realizá-lo com facilidade graças ao método de porquinho. É uma ferramenta que mantém qualquer valor guardado até agosto e rendendo, portanto, é uma ajuda a quem iniciou o processo de planejamento financeiro.

Como a Fintech pode colaborar com o planejamento financeiro
Fonte/Reprodução: original

Lembra que a fintech consegue informar aos clientes por textos curtos e práticos de serem lidos? Neste tipo de conteúdo existem maneiras a serem adotadas para controlar os gastos de maneira inteligente. O Nubank, por exemplo, fornece aos clientes através do Descubra Mais, dados úteis que fazem a diferença na hora de pedir por um seguro de vida ou de celular.

Além disso, muitas empresas explicam de maneira intuitiva como fazer os investimentos na Bolsa de Valores, o que é essencial a todas as pessoas. O ato de investir traz frutos futuros, portanto, todas as pessoas precisam adquirir este conhecimento de maneira descomplicada.

Como as Fintechs tem revolucionado o mercado financeiro?

Custos e taxas inferiores, praticidade para realizar todo tipo de negócio, facilidade ao efetuar pagamentos e muito mais segurança. Tudo o que precisa ser feito, como bloquear a conta ou cartão, é feito através do celular, sem precisar ligar ao banco físico para resolver qualquer problema.

A recomendação é investir mais em serviços que facilitem o pagamento dos clientes para fazê-los se sentirem satisfeitos e protegidos. Enquanto no seu caso, é essencial trabalhar com a Data Stone para ter dados dos compradores novos e estudá-los com mais propriedade através das informações disponibilizadas.

Você também deve manter anotado a incidência de pessoas que pagam através do Pix e as que usam o crédito no processo. Ter este controle permite a você trabalhar com estratégias voltadas, por exemplo, a quem gosta de pagar à vista. Usar 5% ou 10% OFF é um tipo de método que atrai mais a clientela interessada no seu produto.