O impacto estratégico dos dados no apoio ao empreendedorismo

O impacto estratégico dos dados no apoio ao empreendedorismo

Se há algo relevante sobre a informação e sua relação com a gestão empresarial é o impacto estratégico dos dados. Os dados não são meras informações aleatórias espalhadas nas redes, afinal, uma vez tratados e organizados, eles contam uma história com tanto valor quanto a experiência empírica.

Desde a antiguidade, estar em posse de uma informação é uma vantagem tremenda em relação a sua concorrência e inimigos. Hoje não é diferente, e com o avanço da tecnologia as empresas têm um excelente recurso, acessível e fácil de ser utilizado. Dados digitais são informações, conteúdo e conhecimento. E se uma empresa quer se destacar no mercado é preciso saber onde encontrar e como usá-los.

Quer aprender mais sobre o impacto que esses dados podem ter nas estratégias das empresas? Fique com a gente em nosso artigo e saiba tudo sobre como os dados podem mudar o rumo da sua empresa.

Qual o impacto estratégico dos dados no apoio ao empreendedorismo?

O impacto estratégico dos dados para empresa varia de como e da quantidade de dados que seu negócio irá utilizar. Mas de maneira geral, esse impacto é positivo, e muda de forma considerável o modo como uma empresa se comporta diante do mercado. Em certos casos, as estratégias de uso de dados mudam para sempre a conduta corporativa.

Um dado é uma informação técnica e particular, um conhecimento fragmentado que conta um aspecto de algo ou alguém. Mas nos últimos anos a palavra passou a designar arquivos digitais, informações que podem ser colhidas escavando arquivos complexos disponíveis nas redes ou recebendo próprias das fontes.

Qual o impacto estratégico dos dados no apoio ao empreendedorismo
Fonte/Reprodução: original

Esses são chamados de dados digitais — ou simplesmente dados — e quando são trabalhados, organizados e estruturados em um conjunto, se tornam um banco de dados. Tais informações são relevantes para inúmeros setores da sociedade, incluindo instituições, organizações, governos, políticos e empresas, que costumam utilizá-las com certa constância.

Por meio dos dados, todas essas entidades e grupos que mencionamos podem ter uma perspectiva muito mais abrangente de setores que podem interessá-las. Seja uma parcela do mercado, um comportamento social, uma predisposição e preferência do público, entre outras informações relevantes. Os dados mostram tudo isso!

E estamos aqui para falar do impacto que os dados têm no planejamento estratégico das empresas, que também costumam utilizar essas informações relevantes. No caso das empresas, esses dados auxiliam na construção de estratégias de marketing, de mercado e até mesmo para avaliar possíveis riscos de uma decisão.

O sonho de todo empreendedor é fazer com que seu negócio seja um sucesso e esta não é uma tarefa fácil. É necessário muito estudo, programação, planejamento e até mesmo um pouco de sorte.

Porém, se a sorte não pode ser garantida, todos os outros elementos podem. E eles só são possíveis por meio do preparo e do armazenamento de informações, que é a utilização do banco de dados.

Com os dados corretos suas estratégias de mercado para atingir o sucesso com sua empresa serão melhoradas, e este é o impacto estratégico dos dados: a forma como eles podem refinar as ações estratégicas de sua empresa. Em suma, por meio dos dados é possível:

  • Analisar de modo abrangente e empírico todo o mercado;
  • Entender melhor e de modo mais aprofundado os diferentes ramos de negócio;
  • Conquistar leads e conseguir informações relevantes sobre o público e os consumidores;
  • Obter informações para prospectar e qualificar;
  • Prever possíveis riscos no mercado;
  • Identificar tendências mercadológicas;
  • Orientar decisões da empresa.

Todos esses campos são beneficiados pela coleta e tratamento de dados, figurando como resultados do impacto estratégico dos dados no dia a dia das empresas.

Como os dados podem ajudar o empreendedorismo?

O uso de um banco de dados é muito variado para empresa. Essa variedade se dá porque os próprios dados são variados e podem fornecer informações de diversos setores diferentes.

Há dados pessoais sobre os clientes, dados sobre a própria empresa, seu produto e tendências do seu ramo no mercado, por aí em diante. Para cada uma dessas categorias as informações têm um uso, ou vários usos, que conseguem se comunicar mais com diferentes necessidades do seu negócio.

Cada empresa utiliza os dados da maneira que mais lhe parece adequada, e diferentes estratégias podem resultar de uma análise de dados. Mas o que podemos com certeza afirmar é que uma empresa que observa e analisa seus dados tem muito mais consciência estratégica.

Ela tem perspectiva sobre o mercado, consegue entendê-lo melhor, avaliar os riscos, antecipar as tendências, identificar melhor seus clientes e consumidores em potencial, entre outras vantagens. Ter informação é, em muitos casos, melhor que ter capital, pois por meio da informação é possível criar estratégias que podem aumentar o valor de mercado de uma empresa.

Todos esses são benefícios, impactos distintos do uso dos dados no ambiente corporativo. Se você quer um melhor retorno nos negócios, não deixe de investir em dados para sua empresa.

O que é impacto estratégico?

Quando uma estratégia é criada, ela tem um fim, um objetivo a ser alcançado. E tudo o que uma empresa faz é para alcançar este fim específico. Assim, o resultado da estratégia já pode ser considerado um impacto estratégico.

Esse pode ser considerado um impacto positivo, caso a empresa consiga conquistar o objetivo que buscava. Porém, uma estratégia também pode gerar resultados que não foram planejados, causando mudanças que a companhia nem sequer imaginava que fosse possível, caso seguisse determinada decisão.

Portanto, é preciso ter cuidado sempre que uma estratégia for montada por uma empresa. E neste ponto, a coleta de dados e a sua análise se torna essencial. Somente com as informações corretas sobre o mercado, consumidores e tendências do ramo ou setor da empresa, a estratégia pode dar certo e gerar aqueles impactos que já são planejados e esperados por uma gestão.

Os dados têm uma função dupla neste caso, uma vez que são essenciais para que a empresa consiga os impactos que está buscando e evite resultados negativos.

Quais os tipos de dados?

A variedade de dados disponíveis no mercado é grande. Já comentamos a respeito da sua diversidade, e são tantos tipos de dados que a questão gera dúvidas a respeito de quais são essas categorias.

Quais os tipos de dados
Fonte/Reprodução: original

Vamos conhecer, então, alguns desses tipos de dados — ao menos os principais — que são utilizados pelas empresas para formar estratégias de mercado:

Dados transacionais: dados de transações comerciais firmadas por empresas. São informações referentes a processos de compras e vendas, acordos fechados, faturas e todo tipo de débito;

  • Dados de clientes: são informações pessoais de clientes e consumidores, como endereço, nome, documentos, entre outros registros. São dados que demandam cuidado, protegidos por lei;
  • Dados mestres: esta é a categoria de dados utilizados para gerenciamento de organizações. São considerados dados mestres os catálogos de produtos e dados analíticos que geram estratégias complexas;
  • Dados quantitativos: esses são dados que podem ser medidos. Medições no geral, cálculos e relatórios são alguns dos exemplos mais clássicos desta categoria.

E nem mencionamos diferenças de dados como: números, imagens, vídeos, arquivos, entre outros. Tudo isso são dados! E o melhor, podem ser utilizados por uma empresa para um planejamento estratégico.

Como é a coleta de dados?

Até aqui, falamos bastante dos benefícios e do impacto estratégico dos dados, como estes são relevantes para uma empresa. Mas como coletar dados de qualidade?

Você pode criar estratégias de coleta, sistemas de fidelidade e plataformas digitais para seus clientes, que fornecem informações de forma espontânea. Mas se você quiser uma coleta profissional, pode contratar os serviços da Data Stone!

A Data Stone é uma empresa especialista em dados, com vasta experiência na área, que trata a coleta de dados com profissionalismo. Sua plataforma, Stone Stantion oferece consulta personalizada por filtros, através da qual é possível criar listas para prospecção, análise de dados para vendas, e acessar outras informações relevantes que podem mudar a estrutura da sua empresa.

Contate a Data Stone e veja por si mesmo o impacto estratégico dos dados em seu negócio! Agora, que conhece como os dados são relevantes para uma empresa, não deixe de inserir essas informações em seu próprio empreendimento.