Como melhorar a prospecção da sua empresa? 7 Dicas que vão te ajudar

Como melhorar a prospecção da sua empresa 7 Dicas que vão te ajudar

A prospecção da sua empresa é um assunto que deve ser tratado com seriedade desde o início do seu negócio, afinal, toda empresa precisa crescer, não é mesmo? Mesmo que todo empreendimento se inicie apostando e mirando um mercado específico, ainda assim a perspectiva de crescimento deve estar sempre no topo dos objetivos do negócio, servindo como uma linha de chegada.

Clientes e consumidores vêm e vão, e este é um ciclo normal na vida de qualquer empreendimento. Porém, a empresa deve assumir para si sempre que possível a responsabilidade de cultivar novos clientes e consumidores. Buscando as melhores alternativas para conseguir encontrar um bom público no mercado e assim aumentar o negócio de maneira sistemática e constante.

Mas como realizar a prospecção da sua empresa? Se você quer dicas incríveis para te ajudar na prospecção, acompanhe nosso artigo e fique por dentro das melhores técnicas!

Quando devo melhorar a prospecção da empresa?

Como comentamos, mesmo que a prática da prospecção não seja possível nos primeiros dias da empresa, ela ao menos deve ser considerada. Todo negócio só existe porque oferece um produto ou serviço para um público interessado, e entre os principais objetivos que uma empresa deve ter, está o aumento deste público.

Uma vez que a empresa tenha iniciado suas atividades, é recomendado que já se pesquise e encontre esse público interessado. Claro, alguns casos são mais fáceis que outros, certos consumidores e clientes são mais acessíveis, mas de qualquer maneira a empresa sempre deve estar na ativa procurando por eles. E desde o início certas estratégias já podem ser utilizadas.

Quando devo melhorar a prospecção da empresa
Fonte/Reprodução: original

A criação de um site, cartões de visita, um banco de dados para empresa já ter ciência de todos os seus clientes, entre outras práticas, ajudam bastante a prospecção no início do negócio.

E claro, aos poucos essa mesma prospecção deve ser aprimorada, melhorada para conseguir agregar mais clientes. Esse aprimoramento da prospecção deve se dar assim que possível, quando a empresa identificar que já conquistou uma parte mais próxima do público.

E há também algumas ferramentas de prospecção que custam tempo, dinheiro e energia. Essas devem levar um tempo até serem alvo do investimento do empreendedor, que no começo da empresa pode não ter os recursos necessários.

No entanto, algumas práticas de prospecção já podem ser usadas desde a abertura de qualquer empresa. Já mencionamos boa parte delas, mas vamos recapitular práticas básicas de prospecção:

  • Cartões da empresa;
  • Incentivar que seus consumidores falem sobre você;
  • Presença ativa em blogs e redes sociais;
  • Oferecer o produto para setores que mais precisam dele.

Com essas pequenas práticas você já estará utilizando a prospecção de clientes em sua empresa desde o início, esperando entrar mais capital para investir em estratégias mais avançadas.

Qual a importância de melhorar a prospecção da empresa?

As estratégias básicas de prospecção que apontamos acima são excelentes, mas não são o suficiente conforme a empresa cresce. A prospecção da sua empresa deve acompanhar o seu crescimento, e se aprimorar junto do negócio.

Qual a importância de melhorar a prospecção da empresa
Fonte/Reprodução: original

É necessário acompanhar o crescimento da empresa com investimentos para prospectar e encontrar novos clientes no mercado, investir em novas tecnologias, formas de encontrar bons consumidores e conseguir identificar o público ideal para seu negócio.

Uma empresa que não cresce, é uma empresa com um prazo de validade. No mercado, infelizmente, estagnação significa falência.

Quais as estratégias para melhorar a prospecção da empresa?

Conheça, agora, 3 estratégias de prospecção que com certeza irá trazer resultados em forma de novos clientes para seu negócio, confira!

ICP

É difícil conseguir novos clientes sem saber quem eles são, portanto, definir o ICP é essencial. A sigla ICP significa “Ideal Customizer Profile”, ou “Perfil de Consumidor Ideal”. A sigla indica definir quem é o público ideal da empresa de maneira estratégica para que assim seja mais fácil atacá-lo e buscá-lo no mercado.

Tecnologia em favor da prospecção

A tecnologia mudou a forma como fazemos negócio e montamos estratégias de gestão, incluindo o modo como realizamos prospecção. Um dos serviços que auxiliam a busca por novos clientes de maneira direta é a tecnologia de coleta, armazenamento e analisando dados.

Essa tecnologia permite a coleta de informações privilegiadas sobre o mercado, que são tratadas, apuradas, organizadas e então disponibilizadas para a empresa. Assim, contratando uma especializada no assunto, como a Data Stone, sem dúvidas sua empresa terá o que há de melhor em dados sobre o mercado.

Montar metas razoáveis e objetivas

Tenha sempre metas bem fundamentadas, para que assim haja um critério objetivo para julgar sua prospecção. Monte estratégias básicas como converter pelo menos 20% dos contatos em uma venda.

Tente ao máximo honrar esses objetivos, sempre de maneira razoável com o seu negócio e sua empresa.

O que é a prospecção da empresa ativa e passiva?

A prospecção também tem dois lados distintos, a prospecção passiva e ativa. Em linhas gerais elas se diferenciam como:

  • Prospecção passiva: O lead entra em contato com a empresa e fornece seus dados de livre e espontânea vontade. É o caso de uma newsletter, por exemplo;
  • Prospecção ativa: A empresa entra em contato com o lead e oferece seus serviços.

À primeira vista, a prospecção passiva parece melhor, no entanto, ela com certeza é mais difícil de conseguir. Portanto, o ideal é uma combinação dos dois tipos.

6 ferramentas que vão ajudar na prospecção da empresa

E claro, existem ferramentas ótimas para prospectar. Conhecê-las sem dúvidas irá auxiliar sua empresa. As quais são:

  • E-mails;
  • Telefones;
  • Newsletter;
  • Listas online, como a lista Serasa;
  • LinkedIn;
  • Ferramentas CRM.

Não deixe de utilizar essas ferramentas na prospecção da sua empresa, para garantir um melhor aproveitamento dos seus dados e leads.

7 dicas para ajudar na prospecção da empresa

Conheça 7 dicas essenciais sobre como prospectar para diferenciar a prospecção da sua empresa e melhorar para sempre os seus métodos de busca!

Seja solícito

A primeira impressão é a que fica, diz aquele famoso ditado, então seja sempre solícito. Responda às solicitações de maneira rápida, ágil e esteja sempre pronto para atender os novos leads que façam perguntas ou queiram entrar em contato.

Tenha a linguagem adequada

Saiba como falar com seu cliente, entenda sua língua, o que ele quer ouvir e como gosta de ser tratado. Essas informações são essenciais para que o novo consumidor se sinta próximo e compreendido pela empresa.

Saiba lidar com reclamações

Novos consumidores podem ter reclamações a realizar, e todos sabem o quão duro é ouvir reclamações, no entanto, isso faz parte do negócio. Saiba ouvi-las, administrá-las e tomar providências a seu respeito.

Saiba cultivar o relacionamento

Tente sempre se manter próximo dos seus clientes ou leads. Mande e-mails, crie campanhas, programas de fidelidade e outras formas de manter um contato constante, natural e orgânico.

Feedback sempre

Crie algum tipo de plataforma, canal ou programa com o qual possa sempre colher feedbacks sobre a empresa. O cliente deve se sentir ouvido, e é de responsabilidade da empresa fornecer os meios adequados para o cliente entrar em contato para dar sua opinião.

Agregue valor

Entenda que sua empresa deve ser diferenciada. Essa é uma obrigação do seu negócio, ele deve se diferenciar dos demais. Aprenda agregar valor em seu produto ou serviço, disponibilize sempre algo que valha a pena comprar.

Presença nas redes sociais

Esteja presente nas redes sociais diretamente. Com conteúdo relevante, blogs ou até parcerias. Redes sociais são um meio fácil de conseguir compartilhar o nome da sua empresa, seu site ou plataforma.

Gostou de nossas dicas sobre prospecção? Não deixe elas de lado e melhore a prospecção da sua empresa! Conte com a Data Stone para conseguir novos e bons clientes.