Como prever riscos através do levantamento de dados?

Como prever riscos através do levantamento de dados

O levantamento de dados é uma prática comum entre organizações para conseguir informações privilegiadas sobre o mercado, consumidores e tendências. Os resultados obtidos por meio da análise desses dados são usados para criar estratégias para empresas, servindo como base para iniciativas de marketing ou até mesmo indicando possíveis rumos que a companhia pode tomar no futuro.

No entanto, um aspecto que é muitas vezes ignorado sobre o levantamento de dados é a sua eficiência para evitar riscos no mercado. A informação, quando é trabalhada de maneira correta, pode indicar tendências desfavoráveis no mercado, seja ele macro ou micro. Bons analistas de dados já conseguiram livrar grandes fortunas e empresas de situações perigosas utilizando sua habilidade de interpretação e leitura.

Hoje iremos entender mais sobre como os dados e as informações podem ser armas incríveis contra crises, riscos e situações desfavoráveis no mercado. Confira em nosso artigo!

O que é o levantamento de dados?

Todo processo, movimento, transação, ou tomada de decisão que ocorre no mundo tem o potencial de se tornar um dado, uma informação que pode ser obtida e interpretada por alguém. Este processo de obtenção de informação, seu tratamento, leitura e estruturação é chamado de levantamento de dados.

O mundo digital trouxe uma nova dimensão para essas informações em potencial, permitindo que empresas, organizações e até mesmo instituições governamentais pudessem se informar com algo chamado “dados digitais”. O termo dado, aplicado neste contexto, é uma informação de caráter digital, disponibilizada sempre que um movimento no ambiente virtual é realizado.

O que é o levantamento de dados
Fonte/Reprodução: original

Esses dados podem vir de inúmeras fontes. Um cliente pode, por exemplo, fornecer de livre e espontânea vontade suas informações pessoais sobre seus interesses e expectativas. Isso também são dados, ou seja, informações preciosas que uma empresa deve tratar com bastante cuidado e estima.

Mas há também aqueles dados mais difíceis de serem encontrados e lidos, que são arquivos digitais que demandam tempo e uma capacidade de processamento fora do normal para serem interpretados e tratados. Esses são dados ainda mais especiais e podem significar, em muitos casos, informações privilegiadas para uma empresa ou organização.

De qualquer modo, todos esses dados que mencionamos podem fazer parte de uma estratégia de levantamento de dados. E, após passarem pelo processo correto, se tornam uma arma e tanto para as empresas. Com eles é possível tomar ações e estratégias mais assertivas, baseadas em informações empíricas.

E, claro, também é possível identificar padrões no mercado, incluindo identificar riscos e situações que podem significar a perda de dinheiro para uma empresa. Um levantamento de dados não pode ser deixado de lado e nem subestimado, pois é uma ferramenta poderosa na mão das pessoas certas.

Com esta breve explicação também fica evidenciado que existem dois tipos de levantamento de dados:

  • Aquele que é realizado de maneira natural pela empresa;
  • Aquele que é feito quando uma empresa se prepara para uma situação específica.

Os dois são importantes, no entanto, o segundo é quase como um estudo específico da empresa para conseguir se preparar para determinadas alternativas ou ações.

Por que devo fazer o levantamento de dados?

O filósofo irlandês Edmund Burke tem uma máxima atribuída a sua pessoa que evidencia de maneira bastante completa o porquê do levantamento de dados ser importante: “quem não conhece a própria história está fadado a repeti-la”.

Claro, Burke não pensava em estratégias de mercado e nem em empresas cavando dados digitais quando formulou esta sentença, no entanto, o paralelo é evidente. Afinal, os dados disponibilizados no mundo digital contam uma história. Eles estão falando, apontando situações, características, dando informações preciosas para quem está disposto a ouvi-las.

Quando uma empresa ou qualquer tipo de organização realiza um levantamento de dados, ela está se informando, aprendendo sobre o mercado. Esses dados também dão à empresa a oportunidade de se defender, de escolher melhor seus riscos, alternativas e possibilidades.

É por meio do levantamento de dados que uma empresa tem uma noção de mercado mais estruturada, madura e completa. Também é possível conhecer melhor sobre seus clientes, consumidores e quais seriam as melhorias essenciais para conseguir se destacar entre seus concorrentes.

Qual a importância de realizar?

O modo mais cuidadoso, responsável e até mesmo exato para conseguir identificar possíveis riscos no mercado é por meio do levantamento. Somente a informação pode preparar uma empresa para encarar as mais adversas situações.

Qualquer ação no mercado é uma situação de coin flip, na qual a empresa lança para o alto uma moeda e aposta em cara ou coroa. No entanto, há ocasiões onde o risco simplesmente não vale a pena e a companhia deve se abster de participar. Mas como identificar que situações são estas?

Somente a informação é capaz de responder certas questões a respeito dos riscos de tomadas de decisões. E informação para uma empresa é justamente a execução do levantamento de dados, que pode fornecer aquilo que uma empresa precisa saber para trabalhar no mercado.

Quais são as etapas para realizar o levantamento de dados a fim de prever riscos?

Para isso, se deve seguir um padrão. Como toda prática, o levantamento de dados tem seus fundamentos e passos essenciais que são necessários para haver um grau de perfeição e acuracidade na técnica. Conheça as 3 etapas do levantamento de informações digitais e como funciona na prática, para você nunca mais correr riscos desnecessários com sua empresa:

Antecipação

Estar atento à possibilidade do risco é o primeiro ponto para preveni-lo de adversidades. Existem situações que naturalmente expõem a empresa ao risco, pois compreendem um forte elemento de imprevisibilidade.

Algumas destas situações trazem desafios que a empresa nunca experienciou. Entre elas, podemos citar como exemplo:

  • Um novo produto a ser lançado;
  • Uma mudança na atividade fim da empresa;
  • Uma expansão;
  • Outras situações.

Essas são ocasiões onde o risco deve ser antecipado e, dependendo da situação, já serve como base para o levantamento de dados que será feito ou investigado.

Reconhecimento

Antecipado o risco, é hora de estudar! A empresa, caso realize uma coleta de dados sistemática, irá analisar em seu banco de dados aqueles que possam ter relação com o risco hipotético.

Também é uma ótima oportunidade para a empresa orientar suas buscas para dados específicos que tenham relação com o risco que ela planeja enfrentar. Mas é preciso pontuar muito bem o risco, graduá-lo, identificar quais são suas possibilidades e agravantes.

Avaliação e conclusão

Por fim, nesta etapa o risco é averiguado de maneira completa, a empresa neste ponto da análise já é capaz de discernir e resumir qual é — ou qual pode ser — o risco que irá enfrentar. É necessário entender este risco de maneira completa, e analisar se ele vale ou não a pena ser enfrentado.

Assim, é possível identificar quais armas a empresa pode conseguir para lidar com a pior das situações, qual o risco que a empresa está seguindo, quais serão os sacrifícios, e outras informações úteis. Nesta etapa o levantamento de dados é concluído com a análise do risco.‌

Como fazer o levantamento de dados?

Se você tem dúvidas sobre como realizar um bom levantamento de dados e quer suporte para esta tarefa tão difícil, iremos apresentar uma empresa especialista em dados, uma instituição de confiança que entende do assunto: a Data Stone!

A Data Stone é uma empresa especializada em consulta de dados, úteis para diversas situações. Com o seu auxílio, você pode ter os dados mais relevantes do mercado à sua disposição e prontos para serem lidos, trabalhados e integrados em suas estratégias de trabalho.

Como fazer levantamento de dados
Fonte/Reprodução: original

Não deixe de acessar o site da Data Stone e conferir o catálogo de serviços da empresa, bem como o depoimento de quem já conhece a plataforma e pode atestar sua potencialidade. Você pode segmentar suas pesquisas de acordo com as necessidades específicas do seu negócio, através de filtros personalizáveis.

Além disso, terá a tranquilidade e segurança de saber que suas informações estarão protegidas pela LGPD, bem como que os dados consultados são reais, atualizados e úteis. Sem dúvidas, uma poderosa ferramenta para guiar os processos de marketing e gestão de vendas.

Como prever riscos através do levantamento de dados?

Como comentamos, o levantamento de dados fornece informações essenciais para a empresa trabalhar. Mas essas informações podem significar pouco ou quase nada para empresa, sem o devido contexto.

Portanto, a empresa deve sempre olhar essas informações com um olhar crítico. Ao determinar o contexto em que os dados serão utilizados e coletá-los para esta finalidade, ou enriquecer aqueles que a empresa já possui, o passo seguinte é realizar a sua análise.

Com o intuito de prever riscos, os dados analisados devem apontar comportamentos, tendências ou padrões que apresentem potencial de risco voltado para a estratégia ou situação específica que a empresa pretende enfrentar. Este é o modo mais assertivo para prever riscos utilizando essas informações digitais.

Agora que já entendeu melhor como o levantamento de dados funciona, não corra mais riscos desnecessários, utilize o poder das informações em seu dia a dia e entenda mais sobre como suas decisões e estratégias poderão impactar o futuro da empresa no mercado.