Tudo sobre a cobrança recorrente: saiba como fazer a sua empresa vender mais e ter menos inadimplência!

Tudo sobre a cobrança recorrente saiba como fazer a sua empresa vender mais e ter menos inadimplência!

A cobrança recorrente é um método eficiente que veio para tornar a vida das empresas mais prática, organizada e sem complicações na hora de cobrar. Com ele, os clientes não precisam se preocupar e as chances de fidelizar estas pessoas aumentam, além da inadimplência ser evitada.

Este é um método de pagamento adequado para pequenas ou grandes organizações, que queiram ter uma boa relação com o cliente e otimizar seus processos. Se você não sabe o que é, desconhece como funciona este processo, mas gostaria de acrescentá-lo à sua empresa, entenda tudo o que precisa a seguir!

O que é uma cobrança recorrente?

É um método feito automaticamente, no qual o cliente que contratou determinado serviço tem um valor subtraído de sua conta-corrente ou saldo de cartão de crédito, todos os meses.

Ou seja, é o mesmo que você fazer a contratação de um serviço de streaming mensal, por exemplo, em que a cobrança de um valor previamente acordado, na data escolhida e você consegue usar tudo o que quiser do serviço ao longo de 30 dias.

O que é uma cobrança recorrente
Fonte/Reprodução: original

A cobrança recorrente é comum em academias que usam do método para manter a organização, já que se tratam de muitas pessoas que frequentam o local. Dessa forma, o ambiente se torna prático e os clientes têm o valor integral da mensalidade descontado mensalmente, na data acordada.

Assim, ao invés de pagar o valor total de um semestre, ou mesmo o total anual das mensalidades da academia, o cliente pode ser cobrado a cada mês. Com isso, o valor não fica pesado para o bolso do cliente, mas também não gera prejuízos para o estabelecimento, que cobrará automaticamente as mensalidades, mitigando a possibilidade de inadimplência.

A respeito de serviços de streamings de séries e filmes ou de músicas, o funcionamento é um pouco parecido, apenas com o diferencial de não possuir fidelidade. É possível usar a cobrança recorrente de maneira obrigatória (o caso das academias) e a não-obrigatória (o caso da Netflix e outros serviços do tipo), em que se cancela quando quiser, sem ter que pagar multas.

Meios de pagamento da cobrança recorrente?

Há a possibilidade de pagar através de cartão de crédito, a qual se tornou a mais comum, pois tanto facilita para o estabelecimento, quanto para o cliente que consegue manter o controle de valores cobrados. No entanto, há diversos métodos que podem ser usados como alternativas, caso a pessoa não tenha um sistema de crédito ativo. Confira:

  • Boleto bancário;
  • Desconto automático da conta-corrente;
  • Pagamento manual.

A cobrança recorrente pode ser feita de diversas maneiras, porém a mais comum e tradicional é a automática. O lado bom de automatizar esse método é fazer com que o cliente não esqueça de pagar o que deve, o que corrobora para evitar a temida inadimplência.

Além disso, é um método mais organizado e você tem um controle maior e melhor sobre os pagamentos, os serviços contratados e pode estudar o perfil dos clientes.

Assim é possível ofertar benefícios aos que estão há mais tempo consumindo o serviço da sua companhia, como um desconto ou com a adição de um conteúdo extra por um valor menor que o apresentado no seu site, por exemplo.

Características como estas fazem com que se evite perder clientes e você consegue fidelizá-los com maior facilidade. Vale lembrar que manter um cliente que já foi conquistado por sua empresa é mais barato e simples do que conquistar clientes novos, então fique atento a isso e tome medidas inteligentes.

Quais as diferenças entre cobrança recorrente manual e automatizada

A diferença está na forma que o valor será repassado do cliente para a empresa. Na manual é o cliente quem fará o pagamento pelo aplicativo do banco, através boleto ou carnê com a cobrança no dia certo.

O que torna esse método diferente do processo automatizado, é a falta da necessidade, neste, de enviar faturas ou carnês para o cliente, e fazer o desconto do valor de maneira direta, no dia de vencimento do serviço.

Não esqueça que os clientes tendem a esquecer determinados serviços contratados, portanto, é uma medida mais do que segura a se adotar. Se antes você atuava apenas com a cobrança recorrente manual, opte pela automatizada que trará resultados positivos ao seu negócio.

Isto fará com que a sua companhia cresça, evitará problemas financeiros e inadimplentes. Tal característica é uma das que mais geram desconfortos em empresários que não sabem os métodos de se livrar de maus-pagadores.

Além disso, para manter a saúde da empresa e fazer com que haja mais organização, é necessário possuir um bom serviço de cobrança recorrente, certo? A seguir você entenderá quais são e entenderá o motivo para aplicá-los na sua companhia.

Quais as vantagens de se ter cobrança recorrente?

A sua empresa controla os inadimplentes e diminui os riscos de não receber o pagamento por um serviço ou produto contratado. É possível segurá-los por mais tempo através da fidelização, já que a maior parte da clientela não quer pagar por multas para romper contratos.

Quais as vantagens de se ter cobrança recorrente
Fonte/Reprodução: original

É muito mais prático trabalhar com a cobrança recorrente ao invés de enviar boletos a cada e-mail de cliente. Se você possui um número elevado de clientela, haverá uma perda de tempo enorme, onde se deixa de fazer determinadas tarefas apenas para cobrar por serviços.

Cria-se uma relação mais harmoniosa entre a sua empresa e clientes, o que gera grandes benefícios ao longo dos meses. Você pode estudar seus clientes, aprender com suas preferências e experiências e utilizar as informações para ações de marketing e prospecção. Assim, conquista um público maior e não deixa de faturar.

Como aplicar a cobrança recorrente na empresa?

Para ter sucesso na hora de coletar os pagamentos, é necessário aplicar o processo adequadamente na organização. Dessa forma, ao invés de fazer o trabalho manualmente, o que levaria a uma perda de tempo maior, os valores são quitados em segundos e no prazo correto.

Sistema de faturamento

Antes de pensar em trazer o método de cobrança à sua empresa, é necessário adotar um sistema de faturamento. Esse sistema pode ser gerenciado por softwares que oferecem recursos variados para lidar com as cobranças, o inclui as recorrentes. Com esse tipo de software é possível:

  • Agendar e automatizar cobranças;
  • Gerenciar assinaturas;
  • Acompanhar pagamentos;
  • Gerar faturas e relatórios;
  • Fornecer reembolsos.

Em alguns casos, o sistema ainda permite organização contábil, cobrança de dívidas e gerência de contas a receber.

Quando se faz a inserção deste tipo de sistema, você consegue ter eficiência na hora de realizar a cobrança recorrente a cada cliente. Lembre que o sistema se responsabiliza por efetuar o processo, portanto, a sua equipe não precisa se preocupar.

Escolha os métodos de pagamento

Para facilitar a vida da clientela, é necessário escolher quais os métodos de cobrança mais adequados, certo? Dessa forma, você permite ao seu cliente pagar da maneira que preferir, sem qualquer dificuldade ou problemas que surjam no meio do caminho. A lista de métodos de pagamento comuns, inclui:

  • Boleto;
  • Cartão de crédito;
  • Catão de débito via desconto automático;
  • Cobrança por e-mail e pagamento manual;

Estes são recomendados a qualquer cliente que esteja usufruindo dos seus serviços e a cobrança recorrente tornará o processo de cobrança a estas pessoas mais prático. Evita-se esquecer e você tem a garantia de que os pagamentos são efetuados sempre na data estabelecida no ato de contratação.

A cobrança recorrente precisa acontecer de maneira íntegra, e você tem a possibilidade de conhecer melhor cada consumidor que contratou os seus serviços. Dessa forma, mantém a empresa segura e evita dores de cabeça, com a certeza de que os pagamentos são concretizados no período combinado.