Estratégia de vendas para crédito consignado: as 3 melhores!

Estratégia de vendas para crédito consignado as 3 melhores!

A estratégia para crédito consignado deve ser baseada nos dados que você possui disponíveis em sua empresa. Toda a sua equipe deve fazer parte do processo para entender o que realizar, como conquistar a clientela e vender.

Este artigo te ajudará a seguir boas estratégias a fim de lucrar, ter boas relações não apenas com a sua equipe, mas com os seus clientes também.

O que é o crédito consignado?

O empréstimo consignado é um serviço ofertado aos aposentados, pensionistas e servidores públicos que necessitem de uma quantia para usar. No entanto, é mais comum observar que as procuras são feitas com frequência por quem já se aposentou e gostaria de reformar o lar, viajar ou quitar algumas dívidas.

O que é o crédito consignado
Fonte/Reprodução: original

Além disso, o serviço é caracterizado pelo fato de não haver a necessidade de lidar com taxas altas, como é visto no empréstimo pessoal. Com taxas menores, há a possibilidade de contratar um bom valor e parcelar em 72x ou mais, a depender das instituições financeiras a fazer negócio.

Este é um tipo de serviço com a função de auxiliar a vida financeira dos clientes de bancos, que não arcam com a necessidade de pagar pelo que devem. O desconto é realizado automaticamente no começo de cada mês, quando aquele mesmo cliente recebe por seu pagamento.

Quais metodologias de venda são utilizadas?

Existem determinadas métricas de vendas com a função de auxiliar a sua empresa vender muito mais, de maneira eficiente e certeira. Ou seja, se a sua equipe tem dificuldades em abordar os clientes ou de apresentar os serviços, é necessário segui-las para se obter sucesso no trabalho e aumentar as vendas.

Você conhecerá a estratégia para crédito consignado mais adequada para acrescentar à sua empresa e fazer com que os colaboradores vendam. Abaixo você verá quais são para fazer uso e implementar em sua organização.

SPIN Selling

O Spin Selling é uma técnica que pode ser utilizada a fim de abordar os clientes de maneira eficaz, tanto no meio presencial quanto via ligação ou atendimento virtual.

O diferencial é o fato de você conseguir dar uma atenção maior e melhor, atingindo diretamente o problema que aquela pessoa apresenta. Dessa forma, entram as siglas de S.P.I.N. que você entenderá agora:

  • S: situação, responsável por entrar em contato com o cliente a fim de conhecê-lo;
  • P: problema, tem por função entender o que aquela pessoa precisa;
  • I: implicação, o que pode acontecer caso o cliente não solucione o problema;
  • N: apresente as soluções e deixe que o cliente entenda o que precisa ser feito.

Conforme você explica a pessoa o que deve fazer para conseguir vender, haverá o questionamento do porquê cogitar de contratar o consignado. Você deve fazê-lo querer aquele serviço porque é um método de resolver o problema explicado ao longo da ligação.

É necessário ser franco e sincero com o seu cliente, ao invés de enrolá-lo. Lembre também que com a técnica de Spin Selling, é essencial conhecer com muita atenção todas as características do serviço a ser ofertado, o que gera mais confiança e faz com que a pessoa não tenha medo de confiar no que é dito por você.

Yes Set

Esta é uma tática de persuasão muito útil, com a função de fazer o cliente concordar com tudo o que lhe for apresentado ao longo do contato feito. Ou seja, você deve fazer afirmações que contem com a concordância daquela pessoa mediante tudo o que for explicitado.

A estratégia para crédito consignado com o Yes Set funciona da maneira a seguir: “hoje o dia está nublado, bem chuvoso, não é? Um guarda-chuva ou uma capa de chuva teriam uma boa utilidade agora, né?”. Estas são maneiras de você fazer a pessoa concordar sem haver nenhum tipo de hesitação perante a utilidade da oferta.

Você precisa de três concordâncias para iniciar o processo de vendas de um empréstimo, portanto, fale a respeito do serviço apenas após fazer a iniciativa de persuasão. É essencial deixar a pessoa curiosa sobre o valor do crédito, o quanto pode pegar, como aquele dinheiro pode auxiliar e o que é possível fazer com uma quantia X.

AIDA

O sistema AIDA, assim como o Spin Selling funciona por meio de siglas, e cada uma tem uma função muito útil que tornará o seu trabalho eficiente. Para vender mais, persuadir e conquistar a confiança, é necessário também entender o método de A.I.D.A. agora:

  • A: atenção, é essencial atrair o foco daquela pessoa ao que você quer vender;
  • I: interesse, apresente ao cliente que você consegue resolver o problema dele;
  • D: desejo, demonstre os benefícios de fazer a contratação do crédito;
  • A: ação, agora você consegue concretizar a sua venda.

Note que este é um tipo de sistema perfeito para seguir com a estratégia para crédito consignado e conseguir, de fato, vender de maneira prática. Não é necessário passar por diversas burocracias que surgiriam caso você não as usasse em seu trabalho.

Como funciona o crédito consignado?

O empréstimo funciona através do desconto via folha de pagamento, ocorre automaticamente, sem que você tenha de enviar boletos. Por se tratar de um serviço de crédito, as chances de não ter os débitos quitados são inexistentes, já que o cliente não tem como fazer a remoção do salário daquela conta de banco.

Como funciona o crédito consignado
Fonte/Reprodução: original

É a garantia que você tem para fazer negócio e adotar estratégias para crédito consignado que sejam seguras para sua financeira. Este é um serviço que oferece sempre benefícios de taxas inferiores, valores mais altos e a possibilidade de quitar em X vezes de R$ 50 ou parcelas maiores.

Aquele seu cliente pode até estar com o nome restrito nos birôs de crédito, porém você e o banco possuem a confiança necessária para ofertar este serviço. Há uma segurança maior, onde você sabe que receberá de volta o valor, ao contrário do que acontece com o empréstimo pessoal que, a depender da pessoa e dos problemas que ela tiver, pode nem finalizar os pagamentos acordados.

3 estratégias para crédito consignado

Para aumentar as vendas e conquistar um público qualificado é necessário investir em serviços e dados verídicos, fornecer navegabilidade de qualidade que tornem a experiência otimizada. Não adianta apenas deixar uma aba de simulação, quando o seu site é muito lento e pouco organizado, onde as informações demorem a ser liberadas ou são parciais, obrigando as pessoas a entrar em contato.

Lembre, a estratégia para crédito consignado não pode ser forçada. As pessoas precisam entrar em contato por vontade própria, onde você gera mais confiabilidade do seu site a elas e evita complicações em uma simples simulação.

Monte um site organizado

O seu site precisa estar organizado, rápido e com informações bem dispostas, que auxiliem as pessoas a entender o que é o crédito consignado e por qual motivo contratar. Deixe a informação de simulador bem visível logo na página inicial, onde o possível cliente já realize o processo de imediato e entenda o quanto pagará.

A velocidade do site é essencial e não pode ser o último fator a ser considerado. Dessa forma, os leads tendem a procurar por um novo conteúdo mais prático, organizado e que não gere problema.

Capacitar a equipe

Uma equipe bem treinada é significado de vendas lucrativas e rápidas. No entanto, se você não investe em treinamentos e exige apenas que os vendedores deem um jeito qualquer de converter vendas, as chances de conquistar lucros é muito pequena.

Faça reuniões, apresente as metodologias para fechar negócios e elabore estratégias para um crédito consignado eficaz, trazendo sempre resultados positivos.

Tenha informações úteis dos clientes

Ao ter dados completos e bem estruturados, você tem uma tomada de decisão assertiva, com poucas chances de errar. Para fazer uma venda adequada, é necessário entender estes perfis disponibilizados em seu banco de dados, entrar em contato e conversar a fim de atingir sempre as dores da pessoa para fazê-la querer contratar o serviço.

Para melhorar essa etapa, você conta com a Data Stone, a qual oferece uma plataforma de consulta de dados e mailing list. Assim, terá informações atualizadas sobre seus clientes e poderá ter uma captação mais assertiva.

A estratégia para crédito consignado não é um processo complicado de realizar, porém, exige um conhecimento adequado para vender e fidelizar cada cliente que te procure.