Público lookalike: o que e como encontrar esse tipo de público?

Público lookalike o que e como encontrar esse tipo de público

O investimento no público lookalike vem se tornando cada vez maior em todo mercado. E não é para menos, já que esse é um público que está mais familiarizado com seus produtos do que aparenta.

É mais fácil investir nessa parcela do mercado do que procurar por consumidores que não estão próximos do seu negócio. Mas para investir nos lookalikes é preciso primeiro saber como. Ou seja, é necessário ter os meios corretos, as plataformas essenciais e saber onde encontrá-los.

E, claro, também é necessário entender o que é o público lookalike e o porquê de, nos últimos anos, ele se tornar um assunto tão popular no meio do marketing e dos times de vendas.

Se você quer esclarecer todas as suas dúvidas a respeito do que são lookalike, sua importância no mercado e como conseguir contato com esse público, fique em nosso artigo até o final!

O que é um público lookalike?

Lookalike é um termo em inglês que combina as palavras “look a like”, que poderia ser traduzido como “parecido com”. Este é um termo utilizado por equipes e na área do marketing para designar um tipo de público específico.

O público lookalike é um público que não fez contato com sua empresa, mas ele tem muitas características que os seus consumidores têm. O lookalike segue as mesmas tendências que seus clientes, optam no geral pelos mesmo produtos, manifestam as mesmas atitudes, entre outras semelhanças. Ele só nunca comprou seus produtos ou contratou sua empresa.

O que é um público lookalike
Fonte/Reprodução: original

Se ele é parecido com seus consumidores, então basta um empurrãozinho para que ele se torne seu cliente, não é mesmo?

A resposta é, na maior parte das vezes, sim. Essa análise realizada, que define se o público é lookalike ou não, é feita com base em tendências que o público está seguindo. Em especial as tendências digitais.

Embora possa parecer que não, tudo o que fazemos nas redes fica documentado. E pelo menos os sites que navegamos e as plataformas que utilizamos tem essas informações. Sem entrar no mérito da responsabilidade e da ética por trás de como utilizam esses dados, a verdade é que conseguimos descobrir inúmeras coisas novas analisando essas tendências.

É assim, na maior parte das vezes, que o público lookalike é encontrado. Um público que parece muito com o seu, só precisa conhecer a sua empresa!

Por que utilizar o público lookalike?

Existe uma coerência que faz com que qualquer um ao entender o que é o público lookalike se sinta interessado de imediato por esse grupo.

Se esses potenciais consumidores têm todas as características e seguem as mesmas tendências que seus clientes, por que não poderiam seguir mais uma e se tornar seu público? Essa é uma pergunta válida, e de fato faz muito sentido.

O público lookalike está pronto para fazer negócio com sua empresa e, em certas situações, parte dele pode até mesmo querer isso, mas não te conhecem ainda. Por isso são um público valioso.

No campo da contratação, do convencimento e da negociação, o público lookalike está mais propenso a fechar negócio com sua empresa que outros indivíduos. Assim, ao encontrar esse público suas conversões serão otimizadas.

Como montar o público lookalike?

O público lookalike está inserido em outra tendência do mercado e na forma como é feita a gestão de empresas: a gestão de dados.

Afinal, são os dados que revelam se o público é lookalike ou não. E a maneira de montar uma lista de potenciais clientes com base no lookalike, é analisando os dados e organizando-os de forma estruturada. No geral, não é tarefa fácil. Este é um processo feito com aplicativos, ferramentas digitais entre outros.

Recentemente, o Facebook lançou sua própria plataforma de análise de lookalikes. A plataforma é conhecida como Pixel do Facebook, integrada ao Ads da rede social.

Essa é uma versão muito boa para quem quer começar a entender melhor o que são o lookalike e como realizar uma abordagem neste público. O Google Ads também tem uma versão dedicada a análise de lookalikes que pode ser bem útil para sua empresa!

Quais são as vantagens do público lookalike?

Não estaríamos tendo essa conversa se investir em lookalikes não fosse vantajoso para empresa. Vamos conhecer os benefícios deste público:

  • Você já conhece o público: mesmo sem nunca ter feito negócio com sua empresa, o público looklike é um velho conhecido seu. Afinal, ele segue as mesmas tendências que seus clientes;
  • Ele já espera seu produto: esse público também já está predisposto a aceitar o seu modelo de negócios. Ele também tem relações com sua forma de negócio;
  • Você tem as armas para conquistá-los: lembre-se, se você já conquistou seus clientes, este público também é suscetível às mesmas argumentações de venda. Pode ir sem medo na abordagem!

Viu quantas vantagens e benefícios? Invista nesse público para conquistar todos eles, ao levar mais consumidores para sua empresa.

Tipos de público lookalike?

Assim como outros públicos disponíveis no mercado, há características que definem e agrupam os lookalikes em núcleos específicos. Venha conhecer cada um deles!

Clientes e compradores

O mais básico tipo de lookalike. São aqueles que seguem tendências parecidas com os seus clientes e compradores recorrentes. E, claro, também podem se tornar eles mesmo seus clientes.

Envolvimentos com redes sociais

Não é à toa que o Facebook lançou sua plataforma de lookalike. A presença desse público nas redes sociais é massiva e, por meio delas, é possível identificá-los e conhecer mais sobre quem são eles, o que querem e como se comportam.

Lookalike por visualização de vídeos

As plataformas de vídeos vêm se tornando cada vez mais relevantes para entender o mercado e suas tendências. E uma das formas de encarar os lookalikes é entender que vídeos eles consomem e como consomem. Este tipo de análise leva em conta:

  • Tamanho vídeo;
  • Tipo de vídeo;
  • Se é consumido inteiro;
  • Como é consumido.

E outros aspectos vêm somar para que um público delimitado saia desta análise e seja possível determinar núcleos de consumidores diferentes. Cada um se assemelhando a um tipo de produtor de conteúdo.

Como funciona o público lookalike?

Falamos muito sobre o público lookalike, mas é preciso definir mais sobre como esse núcleo de potenciais consumidores funciona.

Em primeiro lugar, o gestor ou empresa deve entender que o seu lookalike é diferente do lookalike de outras empresas no mercado. Assim como seu consumidor é único, aquele consumidor que se assemelha ao seu também terá características individuais.

Como funciona o público lookalike
Fonte/Reprodução: original

Ou seja, para entender qual é o seu lookalike, não basta jogar tudo na conta de uma plataforma e esperar que o aplicativo faça o trabalho. É preciso que a equipe de vendas, marketing e gestores da empresa entendam e distingam as características mais essenciais do seu público.

Nos referimos àquelas características que fazem com que seu cliente sempre volte para realizar negócio com sua empresa. Entendendo essas particularidades, então você estará delimitando qual é o seu público lookalike. É com base nesse fundamento que ele será procurado.

Afinal, não basta que o lookalike se assemelhe ao seu público apenas nas questões mais periféricas, que nada tem a ver com o fato dos seus clientes comparem da sua empresa. Eles precisam se assemelhar naquilo que faz dos seus clientes, consumidores fiéis.

Conhecendo essas características, então você está mais do que capacitado para procurar por esses consumidores nas redes! Não deixe de investir em tecnologia e em formas de prospectar o público lookalike.

Uma dessas formas é através da Stone Station, uma plataforma de consulta de dados segmentados, prática e intuitiva oferecida pela Data Stone. Com ela você personaliza buscas e encontra o público ideal para ofertar seus serviços B2B. Traga para sua empresa mais clientes, com mais eficiência e gastando menos energia e tempo na abordagem.