Fraude nos negócios: veja os 4 tipos mais comuns!
A fraude nos negócios é uma característica muito comum que acontece pela falta de tecnologia e segurança, que leva a pessoa a se sentir livre para fazer o que quiser quando tem contato com uma empresa. No entanto, existem métodos práticos de se livrar do problema e manter sua organização saudável, protegida e livre de qualquer tipo de risco que surja pelo caminho.
Para evitar processos fraudulentos é necessário entender o que são, quais as ocorrências mais comuns e suas consequências, e compreender como evitá-los. A Data Stone te ajudará a compreender o tema e mostrará o que fazer a fim de combater qualquer medida prejudicial, confira!
O que é a fraude nos negócios?
O processo se caracteriza por um funcionário que lese a sua empresa de maneira intencional, sendo responsável por gerar prejuízos graves. A fraude é causada por quem atua na companhia e quer se beneficiar de maneiras ilegais em cima de brechas nos processos internos.
São ações, consideradas de má-fé, se caracterizam quando um funcionário burla quaisquer regras instituídas na empresa ou ao omitir informações. Isto torna a companhia mal-vista, fazendo com que ela perca credibilidade no mercado e, além dos claros prejuízos, tais características fragilizam a imagem pública da empresa e se torna muito difícil conduzir novos negócios e firmar parcerias.
Diversas marcas têm de enfrentar o problema de fraude nos negócios, o que torna necessário investigá-los a fundo a fim de cortá-los pela raiz. É possível evitar tal problema, porém, para isso, é necessário atuar com a tecnologia e ter colaboradores de confiança em seu trabalho.
Qual é o risco de sofrer fraude nos negócios?
A perda de parcerias é um dos principais problemas gerados por uma fraude. Neste caso, companhias que atuavam com a sua podem também serem lesadas, o que as fará tomar a decisão brusca de romper qualquer negociação ou trabalho conjunto, gerando perdas financeiras catastróficas.
Toda a credibilidade empresarial conquistada por muitos anos também é perdida, devido à fraude nos negócios causada por um ou mais colaboradores. Construir uma imagem perfeita, de que a marca é bem organizada e possui pessoas de confiança em cada setor é muito complicado, certo? Se você tiver qualquer problema fraudulento, as chances de se tornar mal-falado são maiores.
Além disso, ocorre o prejuízo financeiro que, a depender do grau da fraude, se torna inestimável. Rombos, por exemplo, se tornam situações muito complicadas de lidar e contornar, portanto, ter controle dentro da organização é necessário a fim de evitar ocorrências como essa.
Outro fator que é afetado diretamente por fraudes é o ambiente de trabalho, que pode se tornar extremamente desconfortável. Por mais que a maioria dos funcionários não saiba do ocorrido e não estejam envolvidos, ainda assim se torna muito complicado para gestores ou supervisores confiarem novamente em seu pessoal.
Quais são as fraudes mais comuns?
Há algumas fraudes recorrentes em qualquer organização que não atue com a tecnologia e não analise os passos dados pela equipe. É comum ter problemas iguais aos apresentados anteriormente e, a fim de evitá-los, é necessário ter um controle integral de tudo o que acontece no local.
Se você não faz ideia dos tipos de fraudes que existem, abaixo você conhecerá os principais para se manter atento e evitar problemas.
Desvio financeiro
É bem característico, porém é um dos tipos que mais acontecem pela falta de segurança nos processos internos. O funcionário age de má-fé ao transferir quantias específicas a sua própria conta pessoal, o que é facilitado devido à falta de tecnologia de rastreio e controle financeiro da empresa que evite o problema.
Este é um tipo de fraude nos negócios que ocorre com frequência nas tesourarias e setores comerciais. Ou seja, você pode nem saber que houve perdas significativas e continuará confiando naquela pessoa responsável pelo desvio de dinheiro do setor, o que prejudica muito a saúde da organização por inteiro.
Gastos para uso pessoal
O gasto pessoal acontece quando um funcionário recorre ao carro corporativo para passear sem haver necessidade, por exemplo. Além disso, quando se usa os cartões da empresa para fins próprios e até mesmo recorre ao vale combustível para abastecer seu veículo pessoal sem prestar contas, uma fraude é realizada.
É necessário ter controle sobre quem fica com o carro e cartões, que devem ser usados apenas quando for necessário. Exigir sempre notas fiscais e comprovantes mediante o uso de cartões e outros recursos da empresa ajuda a evitar gastos desnecessários e impróprios.
A fraude nos negócios é gerada pela falta de observação no setor de trabalho, onde a pessoa se aproveita de brechas para se comportar de maneira duvidosa em benefício próprio, e quem sai lesado é a sua companhia.
Extravio ou recibos falsificados
O colaborador perde um recibo e informa que ocorreu o problema, porém mente para obter um valor de reembolso superior ao que tinha no documento. Há a possibilidade de também haver uma falsificação do mesmo conteúdo, em que o funcionário informa que precisa de um estorno naquele valor.
Por este motivo, você deve implementar tecnologia na sua empresa a fim de não ter problemas similares a este. A fraude nos negócios ocorre por falta de cuidados e atenção, mas há a possibilidade de evitar com boas ferramentas de controle.
Furto
É bem comum acontecer em empresas que não possuem aparatos tecnológicos de segurança em cada setor. Neste caso, pode acontecer descontroladamente a depender do caso e ninguém descobrir o culpado por falta de câmeras e supervisão.
É indispensável a adoção de tecnologias de segurança para evitar fraude nos negócios, ainda mais quando são problemas simples e evitáveis, portanto, se você tem uma empresa grande, pequena ou média, antiga ou nova, precisa se precaver. Ter este cuidado evitará perdas grandes ou irreparáveis.
Quais são as consequências da fraude nos negócios?
Como podemos perceber, a falta de tecnologias de supervisão e controle em uma empresa pode causar diversos problemas estruturais que dão brechas para funcionários maliciosos aplicarem golpes. Sem este tipo de cuidado, as chances de você ter problemas são muito maiores e as perdas serão inevitáveis.
A fraude nos negócios ocorre com muita frequência nos processos manuais, onde as pessoas checam dados e os engavetam. Ou seja, as chances de haver dados duplicados ou errados são muito altas, e o fato de não checá-los direito, devido ao alto número de demandas, faz com que o trânsito de verbas, mercadorias e outros recursos não seja avaliado como esperado.
Há a possibilidade de contratar pessoas de confiança para supervisionar todos os colaboradores? Sim, porém o risco permanece e não existem garantias de haver um controle integral acerca do problema. Dessa forma, cabe a você trabalhar em um ambiente mais organizado e funcional.
Como combater a fraude nos negócios?
Não há maneira melhor do que usar a tecnologia em toda a sua empresa a fim de evitar problemas como esse. Com ajuda de um sistema adequado e capacitado, você consegue ter controle acerca de tudo o que é feito e encontrará quaisquer irregularidades.
A fraude nos negócios pode, sim, ser evitada quando você faz a contratação de um serviço adequado, sério e que ofereça organização nos processos por meio de um controle rígido de todas as informações.
Realizar este investimento trará benefícios a curto prazo e o ambiente de trabalho se tornará mais saudável e bem mais seguro, tanto para os próprios colaboradores quanto para a própria empresa.
No caso de empresas mais recentes ou antigas, é de extrema importância a contratação de um sistema de consultas online para receber dados atualizados e completos. Assim, você, como gestor, consegue verificar dados importantes sobre clientes B2B e até mesmo evitar negócios com empresas que possam oferecer riscos de fraudes.
Para ter tal controle procure a Stone Station, da Data Stone, que traz todas as soluções de que você necessita para trabalhar com mais segurança. Assim você tem acesso aos dados cadastrais das empresas com quem fechará negócio, e evitará se relacionar com clientes que ofereçam mais riscos do que benefícios ao seu negócio.