Saiba tudo sobre o Marketing Jurídico aqui!

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O marketing jurídico é mais um segmento do marketing que auxilia escritórios e profissionais da área de advocacia a conquistar clientes, propagar a sua reputação e, claro, divulgar seus serviços, o que já acontece com outros nichos.

Porém, diferentemente de outros segmentos, o marketing jurídico é um pouco mais delicado, uma vez que, para sua execução, existem protocolos e regras muito específicos determinados pelo Código de Ética da OAB — Ordem dos Advogados do Brasil — que procura manter a ordem e uma melhor imagem desses profissionais.

Os benefícios de investir no marketing jurídico para alavancar a carreira são inúmeros e nesse artigo você saberá mais sobre a sua importância, a aplicação adequada e como a divulgação dos trabalhos pode ser realizada, alavancando resultados expressivos na carreira do advogado. Confira tudo o que precisa saber sobre o assunto neste artigo!

‌O que é marketing jurídico?

A vertente jurídica do marketing consiste em um conjunto de estratégias bem elaboradas com a finalidade de alavancar resultados e alcançar objetivos no nicho de advocacia. Assim, auxilia na geração de resultados positivos para o profissional da área, podendo ser também utilizado por escritórios e repartições relacionadas ao direito.

‌O que é marketing jurídico
Fonte/Reprodução: original

Por ser regulado pela OAB, as técnicas utilizadas no marketing jurídico não devem ter a finalidade de propaganda para garantir novos clientes. Porém, isso não significa que um profissional não possa se apresentar como um prestador de serviço para mostrar seu trabalho e ter visibilidade no mercado.

A importância do marketing jurídico

Por proporcionar que os profissionais da área não sejam esquecidos e tenham uma oportunidade de mostrar seus trabalhos usando as estratégias corretas, o marketing jurídico auxilia no fechamento de novos contratos. Porém, outros fatores fazem com que esse segmento do marketing tenha um peso a mais na carreira dos advogados e são eles:

  • O destaque no mercado de trabalho: clientes se lembrarão do seu nome ao surgir alguma pendência judicial para ser resolvida, e por que isso acontece? Graças ao marketing jurídico, que reúne as estratégias assertivas para que seu trabalho tenha visibilidade e chegue a mais pessoas;
  • Autoridade no assunto: ao criar conteúdos relevantes sobre sua área de atuação, você cria com as pessoas uma relação de confiança, o que faz com que elas vejam você e seu trabalho como algo sério, vindo de um especialista na área;
  • Melhores ganhos: com mais clientes fechando contratos, os ganhos também tendem a aumentar, isso se deve, inclusive, a construção de confiança e boa reputação que você desenvolve diariamente;
  • Clientes em potencial e fidelizados: para quem ainda não contratou seus serviços, ter um bom relacionamento com você é fundamental. Dessa forma, investir na interação, responder perguntas e comentários quando feitos é essencial para que esse cliente considere você na hora que precisar de fato de ajuda.

Este é o caminho para que esse se torne um cliente fidelizado e mesmo que ele não precise de seu trabalho por algum tempo, irá indicar seu nome a outras pessoas em sinal de confiança no que você faz.

Investir no marketing jurídico de maneira correta faz com que seu trabalho seja reconhecido e amplamente divulgado por seus próprios clientes, por isso, elaborar as ações é muito importante para se ter sucesso na carreira usando este método.

Como aplicar o marketing jurídico?

A aplicação dos tipos de marketing digital (outbound e inbound) podem ajudar os profissionais a encontrar o caminho para divulgar seus serviços sem quebrar as regras impostas pela OAB.

No primeiro tipo, o outbound também conhecido como marketing de saída, é onde as empresas e prestadores de serviço realizam ações para captar clientes. No digital, o marketing é feito através dos links patrocinados, que geralmente aparecem para as pessoas através dos mecanismos de busca nas redes sociais e internet, sendo esse o modelo regulado pela OAB.

Como aplicar o marketing jurídico
Fonte/Reprodução: original

Esses tipos de anúncios não são proibidos, porém, devem trazer uma linguagem discreta sobre o profissional e sem frases de efeito, do tipo “o melhor profissional do país” ou “serviços de alta qualidade”. Nada que coloque os demais profissionais em posição de inferioridade deve ser utilizado.

O Inbound, conhecido como o marketing de entrada, é quando o cliente busca a empresa e mais uma vez o marketing jurídico pode te ajudar a sair na frente, porque de acordo com a OAB, não há problema em trabalhar a sua própria imagem, mas o que não deve ser feito é a abordagem direta sugerindo que o cliente contrate os seus serviços.

Dito isso, investir em uma boa e estruturada criação de conteúdo fará com que os clientes façam o contato com você, com base na autoridade e segurança já passada em seus conteúdos, com a clara impressão de alguém que entende do assunto.

Como um advogado realiza a divulgação de seus trabalhos?

Algumas práticas podem te ajudar a elaborar de maneira inteligente a divulgação de seu trabalho usando o marketing jurídico, confira como fazer isso.

Tenha uma persona

Definir uma persona é o primeiro passo para encontrar seus clientes ideais, afinal é através da elaboração da persona que conhecemos o modelo ideal de cliente. A partir dessa etapa, você será capaz de dar sequência às outras etapas do processo, entre elas: escolher os canais de divulgação, criar conteúdos relevantes e atrativos, tudo isso com estratégia.

Invista no planejamento de ação

Trace um planejamento, afinal essa é a base para investir no marketing, especialmente no jurídico. Por isso, planeje cuidadosamente cada passo que será dado, observe o que pode ser feito e coloque tudo no papel. Isso irá minimizar os erros e possíveis deslumbramentos antes da hora.

Crie conteúdo relevante

Para qualquer área do marketing, em especial o marketing jurídico, a criação de um conteúdo relevante é a base para que todas as estratégias tenham sucesso. Por isso, invista em podcasts, e-books, infográficos e aproveite para se posicionar como um especialista no assunto. Todo esse trabalho fará com que as pessoas o enxerguem como uma autoridade.

Mantenha bons relacionamentos

Responda comentários nas redes sociais, crie fóruns e participe de comunidades em diferentes redes para que as pessoas possam falar com você. Criar uma relação com as pessoas é a melhor maneira de fazer com que elas fixem o seu trabalho em suas mentes, sendo mais fácil contratar os seus serviços na hora em que precisarem.

Escolha os seus canais de comunicação

Geralmente, os canais mais utilizados para marcar presença e garantir novos clientes são as redes sociais, blogs e e-mail marketing, porém você pode usar canais como o telefone, se for o caso, para estar próximo de seus clientes e futuros clientes. Escolher o canal onde você manterá contato com eles é de extrema importância.

Saber como realizar a divulgação de seu trabalho, considerando o marketing jurídico, é necessário, pois, através das estratégias traçadas, você terá mais chances de ter visibilidade e garantir novos clientes por meio de um conteúdo relevante e boas ações.

Marketing Jurídico e código de ética: qual a relação?

O Código de Ética da OAB é bastante específico com o que pode e o que não pode ser feito em relação ao marketing jurídico. Por isso, abaixo você encontra algumas das ações que podem e que não podem ser executadas:

O que pode ser feito?

Ter um site, marcar presença nas redes sociais, dar palestras, manter um relacionamento com seu público, publicar conteúdos educacionais, publicar anúncios com linguagem discreta e usar logotipos, são ações permitidas.

O que não pode ser feito?

Colocar o nome do profissional ou da empresa em objetos não relacionados à advocacia, prestar serviços em forma de divulgação, fazer uso de linguagem persuasiva, realizar anúncios em televisão ou rádio, recorrer a cores chamativas para identificar escritórios ou usar imagens de tribunais em seus materiais de divulgação, são práticas proibidas.

Por isso, estar atento a esses detalhes faz toda a diferença na hora de construir suas estratégias e ações, usando o marketing jurídico para se destacar no ramo da advocacia.

Principais dicas de marketing jurídico

Para alavancar seus resultados, algumas dicas podem te ajudar a potencializar o que deseja, de maneira mais rápida. Confira algumas dicas:

  • Gere autoridade: produzir conteúdos relevantes em suas redes ou escrever um livro contando a sua experiência, podem ser caminhos para que seu trabalho se torne uma referência;
  • Apareça no Google: aparecer na primeira página de pesquisa com um site muito bem otimizado e estruturado pode ser uma opção para que as pessoas tenham acesso ao seu trabalho;
  • Use o marketing pessoal a seu favor: se posicione como um especialista no que faz e perceba que as pessoas irão considerar o que você fala, isso fará com que você conquiste a confiança delas.

É possível usar o marketing jurídico a seu favor para potencializar seu trabalho e garantir relevância, confiança e novos clientes. Por isso, trabalhe as estratégias inteligentes na internet e consiga a visibilidade necessária para chegar onde deseja com seu trabalho.