Assessoria de cobrança: o que e como podem ajudar?

Assessoria de cobrança o que e como podem ajudar

A assessoria de cobrança tem uma relevância crescente considerando a forma como o mundo financeiro se organiza hoje. Afinal, as facilidades para comprar e pagar depois só aumentam com o número de cartões de crédito e outros serviços, por exemplo. Não é à toa que o número de inadimplentes cresce no Brasil e neste ano batemos um recorde: mais de 70 milhões de brasileiros se tornaram devedores.

Um número sem dúvidas formidável e por diversos motivos, assustador. Em um cenário como este, a assessoria de cobranças é sem dúvida necessária. Por vezes, uma empresa recebe tantos inadimplentes que é impossível que ela dê conta de procurar por todos e tentar resolver suas dívidas, e há também casos em que a empresa simplesmente não tem estrutura para lidar com a situação.

Não ter estrutura para correr atrás do prejuízo é uma das maiores razões para a existência dos escritórios de cobranças, afinal, os inadimplentes têm direitos e não é todo tipo de cobrança aceita pela justiça brasileira. Assim, conheça de maneira completa o que é uma assessoria de cobrança, como funciona e porque tanto crescem no Brasil.

O que é a assessoria de cobrança?

Assessoria de cobrança nada mais é do que o nome dado para uma empresa, ou escritório, que foca seus serviços em realizar consultoria ou mesmo as próprias cobranças de forma ativa em nome de terceiros.

Essa empresa é focada em cobrar e ela já tem os meios adequados para realizar esse processo: atendentes treinados para situações do tipo, aparato e o conhecimento técnico. A burocracia do Brasil, combinada com a situação delicada que é estar inadimplente, criou a necessidade de existir esse ramo de negócios.

O que é a assessoria de cobrança
Fonte/Reprodução: original

Existe um mercado que se favorece e depende da inadimplência do público. Mas claro, não há nada de errado com isso, é apenas o modo como esse segmento de empresas funciona. Até porque, uma assessoria de cobrança não trabalha apenas no sentido de cobrar, constrangendo os inadimplentes até que efetuem o pagamento da dívida.

Ao contrário, parte do que trouxe assessorias de cobrança à existência foram as práticas abusivas de empresas ao cobrarem os seus clientes.

Inadimplentes ainda têm direitos, muito do que é utilizado como estratégia de cobrança por empresas leigas pode ser enquadrado como ilegal. Já a assessoria de cobrança não permite que essas práticas abusivas sejam realizadas pelos seus contratantes.

E antes de ir até as últimas consequências para receber uma dívida, toda assessoria de cobrança tenta uma abordagem mais amigável e tranquila com o cliente para recuperar a quantia devida.

Essas empresas que agem como cobradoras profissionais tem como principal objetivo reaver a dívida, não “punir” o devedor. Então, antes que qualquer ação mais energética seja tomada contra o inadimplente, as assessorias de cobranças tentam ao máximo fazer um acordo com os clientes, entrando em contato, insistindo e criando soluções.

Lembrando que, por lei, a empresa não deve se recusar a renegociar a dívida. Claro, ela não é obrigada a aceitar qualquer tipo de renegociação ou acordo que venha da parte do cliente.

Mas alguma renegociação de dívida deve ser realizada e a assessoria de cobrança também auxilia a empresa nisso.

Claro, caso o inadimplente se recuse ou não tenha meios de pagar o que é devido, a justiça é acionada pela assessoria e as medidas legais são tomadas. A assessoria de cobrança também tem os meios mais eficientes para realizar esse processo, uma vez que o domina e conhece de forma completa.

Como funciona uma assessoria de cobrança?

Como toda empresa, essas assessorias têm seu próprio modo de trabalhar. Seus serviços se sucedem de maneira orgânica e a prestação do serviço vai além da cobrança da dívida. Confira como funciona.
Recebimento dos dados dos clientes inadimplentes

O serviço de uma assessoria de cobranças começa ao ter contato com os nomes e dados dos clientes devedores.

A empresa que contrata a assessoria encaminha esse catálogo, ou carteira de clientes, com nomes e outros dados como endereço, telefone, e-mail, entre outros para a assessoria saber quem são os inadimplentes. Com base nessa lista, já se inicia os trabalhos, como:

Organização de dados

Após receber os dados sobre os clientes devedores, a assessoria de cobrança começa a realizar o seu tratamento. Organizando essas informações, confirmando elas em muitos casos e separando o essencial do que não é tão necessário.

Envio dos dados para os cobradores

Uma empresa de cobranças é dividida em setores. Há o time que cuida dos clientes, do marketing, que cuida dos dados e, claro, o time de cobranças.

Esse time é constituído por pessoas que entendem sobre o assunto, tem maior capacidade de lidar com inadimplentes e já conhecem os meios mais corretos para cobrar. Depois que os dados são tratados e organizados, eles são enviados a esse time que então começa a contatar os clientes.

Seja por meio de e-mail, telefone, cartas, SMS e entre outras formas, a empresa que realizará as cobranças, tenta de tudo para reaver a dívida, ou pelo menos parte dela.

Caso o time de cobrança tenha êxito: recebimento da dívida

Como comentamos, as empresas de cobrança tem como principal objetivo reaver a dívida. Logo, seu time de cobrança é treinado para tentar, ao máximo, conseguir convencer o inadimplente a pagar a quantia.

O time de cobranças também analisa propostas de renegociação e as sugere quando tem liberdade. Devido a essa postura, muitas vezes a equipe de cobrança tem êxito, recebe a dívida e paga o seu cliente.

Caso não haja êxito: cobrança judicial

Quando o time de cobrança não consegue convencer ou conseguir uma alternativa para que o inadimplente o pague, é iniciada uma cobrança judicial.

Neste caso, o nome do cliente é levado para uma equipe de analistas jurídicos e passa pelo processo judicial, como o protesto em cartório. Certos casos chegam ao limite, onde os bens do cliente são penhorados para pagar a dívida.

Quais são os benefícios da assessoria de cobrança?

Uma empresa tem sua atividade fim bem definida. E no geral, a que sabe fazer bem se limita àquela atividade, seja um serviço ou produção de um bem.

Mas cobrar clientes é outra atividade, completa e complexa. O principal objetivo de uma empresa contratar uma assessoria de cobrança, é que ela mesma não tem o conhecimento para cobrar corretamente. Entre outros benefícios podemos citar:

  • Agilidade no processo de cobrança;
  • Profissionais treinados para realizar a cobrança;
  • Equipe dedicada a realizar renegociação de dívidas;
  • Consultoria jurídica;
  • Automatização do processo.

Se uma empresa sofre com muitos devedores, ela sem dúvidas tem muito a ganhar procurando uma empresa de cobrança.

O cliente é obrigado a negociar com uma assessoria de cobrança?

O cliente não é obrigado a fazer negócio com a assessoria de cobranças, no entanto, a assessoria é livre para acionar judicialmente o cliente.

Então, para todos os efeitos, a cobrança realizada por uma empresa desse segmento é tão séria — ou mais — quanto pela empresa que de fato é dona da dívida. O cliente deve respeitá-la sempre.

Quanto custa contratar uma assessoria de cobrança?

Uma empresa de cobrança costuma cobrar 10% do valor da dívida, em certos casos o valor pode chegar a até 20%.

Quanto custa contratar uma assessoria de cobrança
Fonte/Reprodução: original

Claro, tudo depende da quantidade de clientes devedores que a empresa tem e do valor dessas dívidas. Mas, no geral, os preços permanecem entre 10% e 20%.

Ter uma assessoria de cobranças é o ideal para empresas de grande porte com um número cada vez crescente de inadimplentes. É preciso se resguardar no mercado e ter um auxílio profissional para cobrar suas dívidas de forma legal, correta e ética.