Análise preditiva: conheça mais sobre e descubra suas importâncias!

Análise preditiva conheça mais sobre e descubra suas importâncias!

A análise de dados alinhada aos avanços da tecnologia fizeram com que prever o futuro se torne realidade e, a isso é dado o nome de análise preditiva.

Com essa nova ferramenta, as empresas conseguem vislumbrar o futuro e sair na frente, afinal com esse diferencial fica muito mais fácil realizar decisões sabendo o que pode dar certo e se preparar de maneira correta para possíveis riscos.

Para saber mais sobre a análise preditiva e descobrir como ela funciona, seus benefícios e como aplicar em uma empresa, confira neste artigo completo todas as informações dessa modalidade de processamento.

O que é análise preditiva?

A análise preditiva consiste em interpretar informações que conseguem prever diversos cenários em um futuro. Dessa forma as empresas podem mapear apontamentos de tendências globais e se preparar da maneira certa para ter oportunidades e identificar possíveis riscos.

O que é análise preditiva
Fonte/Reprodução: original

Assim, a análise preditiva consegue confirmar de maneira antecipada possíveis apontamentos de tendência que já aconteceram no passado e que tendem a acontecer no futuro novamente. O sistema consegue por meio de dados buscar uma probabilidade de uma tendência se repetir em algum cenário usando algoritmos elaborados e muita estatística.

Qual a importância da análise preditiva?

Com a chegada da análise preditiva, as empresas estão investindo cada vez mais no processo de se preparar e identificar possíveis falhas e riscos, sendo o uso dessas análises muito bem direcionados, entre eles:

  • Campanhas de marketing otimizadas: Com a análise preditiva as empresas conseguem estabelecer as respostas de compra de seus clientes, além de ajudar a reter, atrair e ampliar os clientes mais rentáveis;
  • Reduzir riscos: A leitura das pontuações de crédito de um cliente visam verificar a probabilidade de seu comportamento de compra, uma vez que informações importantes determinam a credibilidade de um cliente. Entre outras formas de uso, estão ativações de seguros e reclamações;
  • Fraudes: Através de vários dados é possível potencializar a segurança contra criminosos, uma vez que as ações são todas verificadas em tempo real, identificando possíveis ataques fraudulentos;
  • Melhores operações: A análise preditiva permite que as empresas trabalhem de maneira mais assertiva, já que são utilizados métodos para se prever o estoque e através dessas análises é possível definir os preços de mercado.

Dessa forma, a análise preditiva se torna uma aliada das empresas para prever riscos e estabelecer estratégias sobre o que será feito em seu planejamento, estando devidamente preparada com base em dados importantes.

Quais são os 3 V’s da análise preditiva?

A análise preditiva, por estar alinhada ao Big Data, constrói a sua base em três “V” e eles são essenciais para o sucesso desse conceito, confira quais são eles.

Variedade

Nesta etapa, os elementos de pesquisa que vão auxiliar na previsão das tendências precisam ser aprofundadas, por isso contar com uma maior pluralidade de fontes, diferentes tipos e formatos de dados vão permitir uma pesquisa mais rica.

Essa pluralidade de informações também auxilia em resultados mais originais e menos direcionados por conta da falta de informação no banco de dados que alimenta a análise preditiva.

Veracidade

Para a análise preditiva ter sucesso é importante que as informações sejam confiáveis, pois, de nada adianta um grande volume de dados se eles não correspondem com a verdade. Por isso, antes de dar início a novas análises, se certifique que os dados que serão usados para realizar previsões são verdadeiros.

Vale lembrar que a veracidade de dados em uma pesquisa trata-se de um dos principais fatores para o sucesso de qualquer ação, que seja elaborada a partir da extração de informações que serão usadas como base.

Velocidade

A veracidade e variedade de dados é essencial na hora de compor uma análise preditiva, porém a velocidade para processar todas essas informações também é essencial. Uma vez que muitas dessas informações coletadas possuem um timing que se não for aproveitado a tempo pode perder sua eficácia.

Por isso, uma plataforma eficiente é aquela que irá processar o maior volume de dados em tempo real para gerar análises interessantes em curto espaço de tempo, fazendo com que a empresa saia na frente.

O encontro desses três pilares faz com que a qualidade de sua análise resulte em algo super eficaz e que ajudará a empresa a traçar suas estratégias. Por isso, se atentar a qualidade dos dados, a velocidade de apuração e a quantidade de fontes para ser analisada é importante para o resultado ser satisfatório.

Quais são os benefícios da análise preditiva?

Investir na análise preditiva faz com que as empresas tenham benefícios consideráveis capazes de a colocar em destaque, confira algumas delas.

  • Estratégias de vendas otimizadas: Com os dados fornecidos, uma empresa consegue prever qual é a maneira assertiva de se abordar um cliente para oferecer algum serviço ou produto, dessa forma a conversão de vendas acontece de maneira elevada e constante;
  • Diferenciais: Experiências diferenciadas podem ser criadas com a análise preditiva, porque ao identificar as tendências a empresa terá tempo hábil para se preparar e fazer aos clientes ofertas especiais;
  • Prejuízo reduzido: Por conhecer os futuros cenários, as empresas conseguem se preparar para eles e isso diminui os riscos de prejuízo. Dessa forma, a renda é distribuída de maneira acertada, evitando desperdício de materiais e trabalho;
  • Gestão de clientes: Com as análises bem estruturadas, é possível identificar o que os clientes desejam de maneira antecipada. O que, na prática, significa potencializar os esforços para atender melhor os clientes e suas necessidades com experiências de compra diferenciadas.

Os benefícios de se implementar uma análise preditiva faz com que as empresas consigam se preparar para novas demandas. Oferecendo aos seus clientes atendimentos satisfatórios e mais assertivos com base em dados relevantes, que foram estudados e podem trazer para a empresa resultados positivos.

Como aplicar a análise preditiva na empresa?

Estudar possíveis cenários com base em predições pode ser uma opção a ser considerada pelas empresas.

Como aplicar a análise preditiva na empresa
Fonte/Reprodução: original

Uma vez que as descobertas destas análises podem evidenciar bons resultados, além de promover uma preparação antecipada para possíveis riscos. Confira o que é necessário para começar.

  • Colete dados: Estabeleça perguntas que devem ser respondidas e o que será necessário para chegar até esses dados;
  • Estruture as informações: Defina para onde as informações coletadas serão armazenadas, isso é um fator relevante e que fará toda a diferença em sua análise;
  • Analise as informações: Este é o momento mais importante, pois é a partir desta etapa que as informações começarão a ser analisadas. As tendências começarão a se formar a partir da observação dessas informações. Assim como as primeiras ideias, o cruzamento desses dados é realizado por meio de estatísticas que ajudam a moldar as análises finais que serão consideradas pela empresa;
  • Monitoramento de dados: Para que suas informações continuem sendo relevantes é necessário que um constante monitoramento desses dados coletados continuem sendo feitos. Isso garante que o processamento dessas informações sejam relevantes para novas pesquisas e confiáveis para um novo parecer de tendências antecipadas pela empresa.

A análise preditiva garante que empresas coletem informações e se preparem para possíveis cenários no mercado, podendo prever o que será usado no futuro. Além de antecipar possíveis riscos. Se os dados forem bem trabalhados, tanto os clientes quanto a própria empresa terão experiências diferenciadas nos processos comerciais.