CRMs de cobrança: veja os melhores aqui!

CRMs de cobrança veja os melhores aqui!

Os CRMs de cobrança são métodos práticos de evitar que as pessoas se tornem inadimplentes e devam a sua empresa. Não há nada mais desagradável do que clientes que não pagam o que compraram, afinal a falta da receita estimada pode prejudicar as ações do negócio. Por este motivo, essas ferramentas foram criadas para ajudar as marcas.

Se você ainda não conhece ou implementou o conteúdo no seu negócio, a Data Stone explicará neste artigo tudo o que se deve saber sobre como o sistema de gestão de relacionamento ajudará com as contas da empresa. Confira a seguir!

O que é um CRM?

Customer Relationship Management, que em tradução significa, Gestão de Relacionamento com o Cliente, é um serviço para vendas, atendimento e marketing. Através dele, você consegue ter um contato maior e mais organizado com o seu público principal, reunindo todos os dados de que precisa para trabalhar de maneira prática e automatizada.

O que é um CRM
Fonte/Reprodução: original

Trata-se de uma estratégia eficaz para trabalhar a partir de dados, ricos em qualidade, organizados e sem erros. Hoje em dia você não precisa mais manter informações inseridas em pastas e engavetadas por tópicos, pois o CRM veio para tornar a rotina planejada.

Você consegue gerenciar as contas, métodos de vendas, leads, clientes antigos ou novos e até mesmo trabalhar com o método de cobrança. Esta é uma ferramenta que facilita a vida de todos os que atuam no setor de marketing, telemarketing.

Como funciona uma CRM de cobrança?

Os CRMs de cobrança funcionam através do levantamento de dados dos inadimplentes. Neste caso, você terá em suas mãos todo o histórico dos clientes que se tornaram maus-pagadores e que devem à sua marca determinados valores.

Após verificar quem precisa concluir o pagamento sobre o produto X, você deve fazer o preenchimento de todos os dados do cliente, definir data de mensagem, hora, e acrescentar motivo de contato.

Não esqueça de acrescentar o tipo de inadimplência, que nesse caso é o assunto da conversa tida com o comprador. Insira também se o contato foi bem-sucedido, se não obteve resposta ou se a pessoa não aceitou os termos de pagamento oferecidos.

Haverá o histórico de interações no sistema para os colaboradores conseguirem verificar quantas vezes foram feitas as tentativas de contato para resolver a pendência. Caso o consumidor não queira atender ou responder o e-mail, colocar em órgãos de proteção ao crédito é o próximo passo. A partir daí, quem resolverá a pendência pode ser a Boa Vista, SPC ou Serasa, através de cartas enviadas ao endereço do cliente, ligações ou SMS.

Os melhores CRMs de cobrança

Hoje em dia, para evitar os inadimplentes, existem os CRMs de cobrança que devem ser usados por todas as empresas que queiram ter controle acerca dos pagamentos pendentes. Esta é uma questão muito recorrente ao redor do Brasil e ocorre por diversos motivos, seja a perda do trabalho, esquecimento, má gestão financeira ou outra motivação, a depender da situação do cliente, que pode estar endividado.

O ideal, no caso, é procurar conversar de maneira amigável a fim de entender o porquê daquela pessoa não pagar pelo que devia. Caso o cliente tenha aceitado conversar e explicar os motivos para a inadimplência, oferecer métodos de pagamento facilitados, condizentes com suas condições, é a recomendação da Data Stone para solução da dívida.

Bitrix24

Dentre os CRMs de cobrança, há o Bitrix24 que permite às empresas entrarem em contato com os devedores a fim de ter uma resolução para o problema. Aqueles que devem à sua marca são contatados para você cobrar e combinar as condições do pagamento que está em aberto, caso contrário, basta enviar o nome do cliente ao órgão de proteção ao crédito.

O serviço fornece praticidade e evita que a sua equipe tenha de realizar a procura manual. Leva um tempo extra, é cansativo e, nem sempre, é possível encontrar os dados verídicos de determinadas pessoas que fazem a troca de telefones a todo tempo.

Superlógica

Você consegue trabalhar de modo a ter controle de todos os inadimplentes da sua empresa. Neste caso, torna-se possível entrar em contato através do envio de mensagens por SMS, e-mail ou cartas que falem sobre a cobrança.

Isso evita que você conduza este processo o dia inteiro, otimizando as interações. Portanto, sobra mais tempo para que você consiga realizar diversas tarefas enquanto o serviço fornece todas as informações necessárias para entrar em contato e conseguir finalizar mais um débito pendente.

Recuperador CRM

É integrado com as instituições financeiras, conta com discadores e possui armazenamento em nuvem para proteção das informações. O serviço possibilita que a empresa resolva a pendência com facilidade e menos burocracia, por isso, pode usar nas áreas varejistas.

As empresas, hoje em dia, precisam investir mais nos CRMs de cobrança a fim de evitar que ocorra a temida inadimplência, mesmo que seja quase impossível de controlá-la quando a situação econômica do país enfrenta tempos difíceis. Afinal, não é fácil saber quem fará o pagamento no tempo certo ou quem se tornará um péssimo pagador.

Rede Service CRM

Este é mais um tipo de CRM que possibilita às empresas terem controle de quem paga ou não pelo que contrata. Existem discadores que auxiliam no contato desde o envio de SMS, e-mail ou ligações via telefone fixo, ou celular.

Você também consegue enviar informações sobre métodos de negociação e pagamentos aceitos. Caso você consiga entrar em contato através dos CRMs de cobrança, a recomendação é verificar a disponibilidade para pagar via Pix, a fim de livrar o cliente de parcelas longas que podem, eventualmente, não ser quitadas até o fim.

O que são sistemas de cobrança?

Os sistemas de cobrança são métodos que auxiliam a enviar informações acerca de pagamentos em aberto aos clientes e de analisar quais pessoas não quitaram as dívidas, a fim de realizar contato com elas para negociar.

O que são sistemas de cobrança
Fonte/Reprodução: original

Além disso, você consegue realizar a organização e gerenciamento de valores recebidos dos clientes que já quitaram as contas. O que possibilita ter mais controle e evitar bagunça na sua rede de informações, facilitando e dinamizando interações futuras.

É por este motivo que os CRMs de cobrança são essenciais para as empresas, seja do setor varejista ou não. Este é um método que visa facilitar o trabalho e evitar que os colaboradores tenham complicações para encontrar os devedores.

Como mandar uma mensagem de cobrança para clientes?

Antes de enviar mensagem de cobrança, é necessário saber se os dados e informações do cliente estão atualizados. Para isso, você pode contar com a Data Stone! Uma plataforma de consulta de dados e criação de mailing list.

Após a consulta na plataforma, você e sua equipe poderão que enviar as mensagens de cobrança sem a preocupação do cliente receber ou não. Mas também é importante selecionar os canais corretos, como WhatsApp, SMS ou e-mail, programando data e horário para a pessoa ler a informação.

A recomendação é que você programe os envios sempre para a parte da manhã, que é quando as pessoas estão com os celulares em mãos. Antes das 8h é um dos períodos em que o público mais checa o e-mail, SMS ou o próprio WhatsApp, portanto, é neste momento que a sua mensagem deve ser enviada.

Com a Data Stone você conta com as informações atualizadas sobre os dados de clientes e assim melhorar a estratégia de cobrança. Por isso, visite o site e veja outros serviços que a empresa oferece.