Mailing: 3 cuidados para criar mais oportunidades para sua empresa!

Mailing 3 cuidados para criar mais oportunidades para sua empresa!

Toda empresa precisa entender quais os cuidados com mailing necessários. Afinal, essa ferramenta do marketing atual é essencial para manter a estabilidade e a atividade dos negócios da companhia, mesmo em cenários de alta competitividade.

A ideia de ter um local para anotar todos os interessados em seu negócio não é nova. Os cuidados com mailing se manifestam desde os primórdios do comércio, quando vendedores desenvolveram diversas técnicas para garantir o contato com os consumidores.

Através deste texto, pretende-se mostrar os cuidados com mailing — necessários para o bom uso da ferramenta. Além disso, espera-se que o conceito dessa ferramenta seja absorvido e sua importância para o cenário atual.

O que é mailing?

O mailing se define como uma lista de dados de clientes e potenciais consumidores do seu negócio — também chamados de leads e prospects. Essa ferramenta, quando usada corretamente, é responsável por manter diversas empresas em contato com pessoas ou outras companhias interessadas em seus serviços, possibilitar o aumento desse interesse por meio dos conteúdos.

O termo mailing significa, em tradução literal, “enviar cartas” a contatos específicos, prática que nasceu com os correios. Note como a origem do conceito é mantida na prática de marketing atual, que leva o conteúdo desejado para os endereços (eletrônicos) selecionados.

O que é mailing
Fonte/Reprodução: original

Você com certeza já esteve a procura de algum produto ou curso na internet e se deparou com um site que pedia seu e-mail para enviar mais informações, materiais relacionados ao serviço ou produto, entre outros. Mas você já se perguntou o porquê do interesse por esse tipo de contato?

Mesmo com a evolução de redes sociais como Instagram e similares, o e-mail continua como o principal canal para o marketing. Existem mais de 4 bilhões de usuários de e-mail e mais de 60% deles acessam suas contas diariamente, segundo uma pesquisa da Pew research.

É por esse motivo, inclusive, que quase 50% das empresas brasileiras (46% para sermos mais específicos) utilizam e-mails para anunciar promoções, lançamentos de produtos ou qualquer outro evento do tipo.

Qual a importância do mailing?

A importância do mailing está em garantir contato com pessoas interessadas no seu negócio, mantendo o interesse de clientes e aproximando e convertendo os leads e prospects. Devido à competitividade do mercado atual, costuma ser difícil encontrar interessados em seu serviço e manter essa constância de vendas sem uma ação ativa de marketing.

Um dos cuidados com mailing é entender sua importância para esse marketing ativo, que aborda os clientes ou leads interessados em seus produtos (ou serviços), apostando em uma comunicação clara, direta e assertiva.

Para isso, também se faz necessário para a empresa, compreender seus clientes e segmentar o envio das mensagens de acordo com cada grupo. Essa estratégia otimiza o uso do mailing e, com isso, permite uma personalização que aproxima e fideliza os clientes.

Enfim, os cuidados com mailing possibilitam uma maior conversão de leads em clientes e aumenta as vendas da empresa. Portanto, investir nessa ferramenta é parte fundamental de uma boa estratégia de marketing e vendas atualmente.

Benefícios do mailing: confira quais são

O primeiro benefício que se observa do mailing, e o principal, é a fidelização de clientes. Esse fato por si só garante um aumento no número de vendas, pois os compradores de seus produtos vão estar satisfeitos com os pedidos. Com clientes satisfeitos, você cria uma base de consumidores “Fieis” e portanto, será muito difícil para a concorrência convencê-los a mudar de marca.

Benefícios do mailing confira quais são
Fonte/Reprodução: original

O segundo benefício é uma maior organização para o trabalho da empresa. Pense bem: agora não é necessário mais correr atrás de clientes aleatórios e torcer para conquistar o interesse deles, pois o mailing já é formado com dados das pessoas interessadas em sua empresa. Isso torna o trabalho mais dinâmico e sua equipe pode agilizar mais ainda o processo de conversão à venda.

Além disso, ao promover a entrega de conteúdos de boa qualidade, que fortaleçam as informações sobre o nicho com o qual você trabalha, também é conquistada uma autoridade no mercado. E isso não cabe apenas para o mercado B2C. Na verdade, os benefícios do mailing são totalmente aplicáveis nas vendas B2B, fortalecendo a relação com esses clientes e assim garante um diferencial em relação à concorrência.

3 dicas de cuidados com mailing

Seguem algumas dicas essenciais que trazem como ponto principal os cuidados com mailing para que ele seja assertivo e garanta os benefícios citados anteriormente.

Saiba como conversar com o público

Conversar com o público é um dos cuidados com mailing principais, pois ele revela a maneira que os e-mails devem ser produzidos. Saber como produzir o material é o primeiro passo para a criação de conteúdos eficazes e diferentes da concorrência.

A mesma abordagem do cliente que já conhece os seus produtos ou serviços não caberá aos leads, que estão chegando agora e passando a conhecer o que você oferece. Enquanto o primeiro pode estar interessado em novidades e aprimoramentos, por exemplo, o segundo vai desejar conhecer mais detalhes sobre aquilo que lhe despertou o interesse inicial pela empresa.

Portanto, durante o mailing, mantenha o foco em oferecer materiais que resolvam os problemas daquele grupo. Isso ajudará seu negócio a manter maior proximidade e confiança com clientes e leads.

Em um cenário de peculiaridades, através do conhecimento do seu público é possível deduzir os interesses e dores do cliente, e utilizar isso nos materiais para aproximá-los. Ou seja, é possível guiar conteúdos personalizados para cada grupo de clientes e, dessa forma, alcançar seus objetivos.

Mantenha a qualidade dos conteúdos oferecidos

Manter conteúdos de qualidade nas caixas de e-mail de seus contatos, além de mostrar profissionalismo, demonstra compromisso com o trabalho e autoridade no assunto. É muito comum algumas empresas passarem a pecar em conteúdos rasos e sem muito foco ao cliente, fato geralmente ocasionado pela correria ou cansaço da rotina.

Por isso, é indispensável uma equipe focada para produzir bons conteúdos para e-mails que sejam de compreensão simples e instiguem o cliente a conhecer mais sobre o negócio e o que ele oferece. Desse modo, é possível manter uma base de pessoas interessadas no próximo e-mail que chegar.

Utilize a tecnologia sabiamente

Um bom uso da tecnologia garante uma grande consistência e maior dinâmica do trabalho da equipe. Existem diversas ferramentas que permitem otimizar o envio de e-mails e facilitar o encontro de pessoas interessadas em um assunto.

Dentre elas, uma das que mais se destaca no cenário nacional é a Stone Station, uma plataforma de consulta de dados que permite a obtenção dos dados ideais para montar seu mailing. Com pesquisas personalizadas por filtros, a Stone Station dispõe da tecnologia ideal para otimizar seu mailing list.

Essa e mais uma infinidade de ferramentas possibilitam maior facilidade para sua empresa em processos que antes seriam esgotantes e tomariam muito tempo. Pesquise sobre cada uma das ferramentas e use-as da maneira mais inteligente para seu negócio.

Que erros devem ser evitados no mailing?

Existem diversos erros que podem atrapalhar a estratégia de uso do mailing. O principal deles é tratar todos os clientes como se fossem iguais, conforme já reforçado diversas vezes. Seguem abaixo mais 3 equívocos para serem evitados a todo custo:

Apenas ofertar

Somente enviar e-mails de ofertas, mostra descompromisso e falta de criatividade por parte da empresa. Até mesmo lembra as clássicas ligações de telemarketing, responsáveis por irritar muitos clientes em suas rotinas. Essa falta de cuidados com mailing leva ao cancelamento de assinaturas de listas, e a criação de uma animosidade para com a marca.

Uma forma interessante de evitar isso é oferecer conteúdos gratuitos que remetem o seu negócio, tais como e-books, vídeos informativos, entre outros. Lembre-se que o mailing precisa oferecer conteúdos aos seus clientes e instigá-los a conhecer seu negócio com isso.

Comprar listas prontas

Obter listas prontas não garante que o cliente saiba da existência de seu negócio. Receber um e-mail desconhecido, na grande maioria dos casos, vai deixá-lo incomodado..

Por mais tentador que seja, o ideal sempre é formar a lista de contatos por conta própria ou com ajuda profissional. Assim, você evita o desperdício de tempo e recursos com empresas ou pessoas que não se interessam pelo seu trabalho.

Não verificar os resultados

Por fim, caso não exista um monitoramento de resultados, é praticamente impossível saber se aquele mailing é eficiente. Por consequência disso, sua empresa fica refém de erros e gastos de recursos em algo que pode não render resultados positivos.

Com resultados não verificados, não existe a possibilidade de evolução na qualidade dos conteúdos e, por consequência, os conteúdos tendem a saturar com o tempo. Atente-se para esse detalhe e garanta uma longa vida em seu mailing.

Agora que você está ciente dos cuidados com mailing necessários para bom uso dessa ferramenta para o sucesso de um negócio, construa uma boa estratégia para uso do mailing. Use os recursos disponíveis a seu favor para sua empresa a prosperar!