Lista de leads: aprenda a montar a sua da melhor forma!
A lista de leads é um material rico em que todas as empresas devem apostar, porque ela reúne informações de clientes em potencial, que podem conhecer a empresa de maneira mais próxima e até fechar vendas.
Por ser um material de grande valia, o uso dessa listagem deve ser utilizado de forma certeira, oferecendo a esses clientes conteúdos de valor e ações de marketing, devidamente, pensadas para atrair e convertê-los em definitivo.
Nesse caso, as equipes de marketing e vendas tem de estar alinhadas para trabalhar juntas e criar as estratégias que serão utilizadas para captar esse consumidor de forma inteligente.
O que é uma lista de leads?
É uma lista de contatos que podem ser empresas ou pessoas físicas, que possuem interesse no que seu negócio oferece. Elas chegam até a empresa por meio de interações nas redes sociais, cadastro de newsletter, ou formulário de contato e participação em eventos gratuitos.
Através dessa lista é possível realizar uma melhor segmentação de clientes, além criar materiais que sejam atrativos para esses grupos, com a finalidade de torná-los clientes de uma empresa.
Por que a lista de leads é importante para sua empresa?
Uma empresa que dispõe de lista de leads, possui mais chances de sair na frente de seu mercado de atuação. Porque os consumidores que, de alguma forma, chegam ao produto ou serviço oferecido, estão interessados no que a empresa tem a oferecer, fazendo com que as chances de conversão sejam reais.
Com isso, tanto os produtos ou serviços comercializados quanto os conteúdos oferecidos possuem maior aderência para essas empresas. Portanto, as campanhas e ações podem ser criadas de maneira personalizada para esse público, atendendo às suas necessidades.
É por conta dessa diferenciação e melhor segmentação que uma lista qualificada pode oferecer, que a compra de listagem, em qualquer site, não é indicada. Uma vez que se tem apenas contatos e não se sabe quais são os seus interesses ou o que de fato eles procuram.
A compra de lista de leads, em uma empresa confiável e que respeita as normas da LGPD, oferece maiores resultados qualitativos para um negócio. Por isso, visite o site da Data Stone e confira os serviços oferecidos.
Como montar uma lista de leads?
Para criar uma lista de leads, algumas dicas são essenciais para que se tenha sucesso no contato com esses clientes. A fim de que eles se interessem pelo conteúdo produzido e fechem uma venda. Confira quais são essas etapas.
Faça uma landing page
Esta é uma página criada pelas empresas para captar novos contatos mediante algumas informações. Geralmente, elas podem oferecer acesso a conteúdos, e-books e outros materiais de interesse dos leads de seu segmento de atuação.
Elas também possuem um design descomplicado e informações claras sobre o que é oferecido. E seu recurso de ouro é ofertar a um cliente em potencial o que ele deseja em troca de alguns dados básicos seus, como nome completo, telefone e e-mail.
Invista em conteúdo relevante
Para que o cliente em potencial ofereça seus dados é necessário que em troca ele tenha um material que seja interessante. Por isso, elabore um conteúdo especial, ofereça acesso a um webinar, infográficos, e e-books que sejam de interesse do público que deseja captar.
Faça chamadas de ação
Também conhecidas como Call To Action, ou CTA, esses links e botões possuem a função de incentivar o consumidor a realizar uma ação. Seja preencher um formulário ou entrar em contato para saber mais sobre determinado assunto ao qual ele se interessou. Para que se tenha sucesso, é necessário que esses comandos sejam objetivos.
Tenha um público alvo
Toda estratégia de marketing passa pela definição de público alvo, e com a lista de leads não seria diferente.
Por isso, é necessário se estabelecer o público alvo da empresa e identificar quais são as necessidades que devem ser supridas pela empresa. Ou seja, o que essas pessoas estão procurando.
Dessa forma, torna-se mais fácil a criação de conteúdo, campanhas e ações a fim de fisgar esses clientes a fim de convertê-los.
É sempre importante ressaltar que não basta ter uma lista de contatos em potencial, é necessário saber como usar essa lista a favor da empresa com o intuito de sempre converter todos os consumidores e realizar a manutenção dos mesmos.
Dicas para melhorar sua lista de leads
Algumas dicas podem ajudar uma empresa a manter sua lista de leads sempre em dia e com estratégias inteligentes para captar clientes e converter um maior volume de venda. Confira como melhorar sua listagem com algumas dicas infalíveis.
Mantenha a lista sempre atualizada
É essencial que periodicamente a lista seja analisada, isso é essencial para a manutenção de uma lista qualificada. Ou seja, apenas com pessoas que de fato possuem algum tipo de interesse em seus produtos ou serviços.
Por isso, faça uma limpeza, removendo contatos com os quais não se consegue falar, ou aqueles que não interagem nunca deixando apenas os relevantes.
Conteúdo de qualidade
Tenha em mente que para manter contato com esses consumidores e fazer com que eles futuramente se tornem clientes, é necessário investir em conteúdos que sejam de seu interesse, por isso:
- E-books rápidos;
- E-mails com dados e informações importantes sobre o assunto;
- Workshops gratuitos.
E outros materiais farão com que esses clientes estejam sempre atentos a empresa, o que pode ser uma excelente oportunidade de vender muito mais.
Use ferramentas de automação
Mais do que otimizar o tempo da empresa e de todos os envolvidos na criação de conteúdos relevantes para clientes em potencial, investir em ferramentas de automação ajuda no processo de segmentar os clientes.
Enviando para eles aquilo que de fato os interessa, além de servir como auxílio na criação de ações e campanhas de marketing pensadas para este público.
Segmentação sempre!
A segmentação determina os interesses dentro dessa lista. Por isso, considere algumas informações como comportamento e cargo de interesse. Estas são boas alternativas para entender o que cada um dos leads deseja, dessa forma a criação de conteúdo para eles, será personalizada. E uma vez suprindo o que eles precisam, as chances de conversão são maiores.
Atente-se aos locais onde os leads se encontram
É muito importante mensurar os locais onde os leads estão e mais do que isso, em qual tipo de conteúdo eles se interessam.
Após oferecer conteúdos de diversos modelos, é importante que a empresa se atente por onde os contatos aparecem e quais os tipos eles mais se interessam. E com base nessas informações, potencializar a criação de conteúdo no formato desejável pelo consumidor.
Qual o impacto das listas de leads na empresa?
Uma lista de contatos bem qualificada pode oferecer às empresas bons resultados. Uma vez que os consumidores que recebem os conteúdos se interessam pelo oferecido pela empresa e isso pode ocasionar um aumento das vendas, metas e resultados alcançados.
Investir na lista de leads é abrir mais uma opção para captar clientes. Oferecendo a eles conteúdos e materiais relevantes em troca de dados preciosos, que no momento certo servirá para realizar a conversão desse consumidor.
Portanto, tenha sabedoria e assertividade ao lidar com esses contatos, elaborando estratégias inteligentes para potencializar os resultados.