Enriquecimento de dado: como se conectar mais ao seu cliente?

Enriquecimento de dado: como se conectar mais ao seu cliente?

Mais do que simplesmente ter acesso a dados de clientes, é importante investir no enriquecimento de dado, principalmente para concluir a veracidade dos mesmos, otimizando o tempo da equipe de vendas e de todos os envolvidos nos processos de captação de clientes.

Algumas práticas podem ser utilizadas para garantir a veracidade desses dados, promovendo uma base qualificada e com informações que podem servir para potencializar seus resultados de maneira inteligente.

O que é enriquecimento de dados?

Trata-se da atualização constante das informações de clientes fornecidas às empresas. Entre os dados mais atualizados com frequência, estão:

  • Telefones de contato;
  • Nome da empresa ou cliente;
  • Preferências e características de consumo desse cliente;
  • Outros dados que facilitem a localização desse lead.

Com as informações atualizadas, os times de vendas e marketing possuem contatos suficientes para elaborar estratégias e oferecer conteúdos relevantes para atrair esses consumidores para uma futura conversão. O que potencializa resultados e vendas em uma empresa.

Como funciona o enriquecimento de dado?

A maneira de enriquecer dados é a sua constante atualização. Dessa forma, é preciso que periodicamente, os dados coletados por uma empresa sejam revistos e analisados um por um promovendo a correção e a atualização dessas informações.

Como funciona o enriquecimento de dado?
Fonte/Reprodução: original.

O objetivo é manter esse cliente com seus dados atualizados em sistema, para entender o que ele deseja e assim oferecer aquilo que lhe é necessário.

Exemplos de enriquecimento de dado

A Data Stone é um excelente exemplo de como o enriquecimento de dados pode ser feito de maneira assertiva, isso porque ela se destaca no mercado por gerenciar com estratégia as informações – oferecendo às empresas soluções para seus desafios diários, com base em uma tecnologia avançada e uma equipe multidisciplinar. 

Dessa forma, a Data Stone consegue oferecer às empresas que buscam trabalhar com dados, os seguintes serviços: 

  • Enriquecimento de dados e a atualização e dados cadastrais atualizados; 
  • Mailing para a prospecção de clientes e empresas em potencial;
  • Stone Station: Uma plataforma online, onde informações de empresas e clientes estão disponibilizadas para prospecção de novos clientes, através de mensagens SMS, WhatsApp, e enriquecimento de dados; 

Focada em zelar pela qualidade da informação, a Data Stone oferece a seus clientes a garantia de manter seu banco de dados sempre atualizado, o que garante informações de qualidade, em suas áreas de atuação: 

  • Mailing list: Os clientes conseguem ter acesso a informações devidamente qualificadas de consumidores e empresas em âmbito nacional para realizar prospecção e segmentação de maneira estratégica, conseguindo melhores resultados;
  • Enriquecimento de dados: A Data Stone consegue agregar ao banco de informações das empresas dados qualificados de acordo com a sua necessidade através de um rico cruzamento de dados com as informações solicitadas previamente por seus clientes. Com novos dados, oportunidades de venda e prospecção são geradas com maiores chances de conversão. 

Com a data Stone, o enriquecimento de dados acontece de maneira qualificada oferecendo às empresas a oportunidade de obter melhores resultados através dos dados oferecidos, potencializando as conversões e metas. 

Como criar proximidade com o cliente?

A proximidade com os clientes é fundamental para que se tenha vendas, maior participação no mercado, além de resultados e presença frente aos concorrentes. Investir na criação de conteúdo relevante, oferecer um pós-venda de qualidade e utilizar ferramentas e funcionalidades disponíveis nas redes, são formas inteligentes e assertivas de se manter próximo de um consumidor.

É necessário entender que consumidores querem ser ouvidos e percebidos. Por isso, estabelecer contato com eles através da criação de conteúdos e contatos diretos através de seus dados é essencial para que essa relação entre empresa e cliente seja fortalecida.

Como criar proximidade com o cliente?
Fonte/Reprodução: original.

Isso fará com que o cliente se perceba importante na realidade da empresa, não sendo mais um número, mas alguém que faz a diferença para aquele negócio. Por isso, realize o enriquecimento de dado, mas ofereça a esses clientes algo que possa ser útil para eles. 

Estabelecendo um bom relacionamento e potencializando as chances de indicação, novas vendas e maior presença de mercado serão garantidos, inclusive no nicho de atuação.

A importância do enriquecimento de dados

Trabalhar com o enriquecimento de dados proporciona às empresas um melhor conhecimento de seus clientes, oferecendo também insights para a criação de estratégias e ações bem pensadas e personalizadas para cada um de seus consumidores.

Dessa forma, a empresa consegue estabelecer junto ao cliente um contato mais próximo e satisfatório ao oferecer a ele justamente o que mais se precisa, melhorando a relação e fazendo com que os consumidores se sintam atendidos. Vale lembrar que tais ações podem fortalecer a imagem da marca na mente e no coração desses consumidores, tornando o branding ainda mais forte.

É necessário ressaltar que o objetivo do enriquecimento de dado é manter as informações do cliente sempre atualizadas em sistema, pois sem essas informações, é impossível estabelecer novas estratégias e garantir que novas conversões sejam realizadas. Por isso, é essencial que dados de contato como telefones, nome completo, e-mail e endereços estejam devidamente preenchidos.

Os contatos atualizados permitem à empresa uma série de benefícios, que podem converter bons resultados, entre eles:

Aumento das vendas

Com os leads preenchidos e atualizados, facilita-se a criação de conteúdos e ações que possam converter esses consumidores em clientes, uma vez que todas as informações chegarão até ele, que poderá desfrutar e conhecer mais sobre a empresa, fazendo o primeiro contato. Assim, o lead entra no processo de funil de vendas e é conduzido com mais facilidade até a conversão.

Negociações mais assertivas

As informações de um cliente são localizadas mais rapidamente e com isso, caso ele já seja da base de clientes da empresa, ao fazer uma nova venda você terá as informações e todo o histórico do mesmo, o que facilita a negociação.

Comunicação potencializada

A comunicação com o consumidor se torna muito mais assertiva, pode ser utilizada até mesmo em sistemas como Big Data e IA, otimizando o tempo de atendimento e oferecendo ao cliente aquilo que ele deseja.

Investir no enriquecimento de dados é uma opção inteligente para as empresas que desejam utilizar as informações de seus clientes a seu favor, potencializando as relações e aumento eficaz e garantido em suas vendas. 

Por isso, considere sempre trabalhar com um especialista como a Data Stone para ajudar sua empresa na captação e enriquecimento dos dados necessários para uma tomada de decisões inteligente e satisfatória.