WhatsApp para empresas: o que é e como usar?

WhatsApp para empresas o que é e como usar

O WhatsApp para empresas é atualmente uma das formas mais eficazes que as empresas têm recorrido para estabelecer contato com seus clientes. Porque a ferramenta possui diferentes funcionalidades que ajudam a potencializar os negócios de pequeno e médio porte, oferecendo um ambiente onde se é possível conversar e vender.

O uso do aplicativo, que já se mostrou muito vantajoso, pode alavancar os resultados se usado com estratégia. Principalmente, se seus recursos forem utilizados com inteligência, garantindo à empresa o retorno desejado em vendas, clientes e metas batidas.

O que é o WhatsApp Business?

Também conhecido como WhatsApp Business, a ferramenta está disponível para dispositivos iOS e Android de maneira gratuita. Com ela, é possível enviar mensagens para os clientes e conversar com eles em tempo real.

O que é o WhatsApp Business
Fonte/Reprodução: original

O uso do aplicativo ajuda as empresas estabelecerem contato com seus clientes, proporcionando a eles uma melhor experiência. Já que na versão para empresas, o aplicativo conta com recursos com catálogos e chatbot — o cliente consegue realizar o seu autoatendimento se configurado corretamente.

No meio corporativo, o uso do WhatsApp para empresas favorece os processos e otimiza tempo nos atendimentos, oferecendo suportes que facilita a vida do time. Dá para categorizar contatos, automatizar respostas e criar listas de transmissão com clientes a fim de organizar os atendimentos. Além de criar uma melhor e mais rápida comunicação.

Como funciona o WhatsApp para empresas?

Não há como negar que após a chegada do WhatsApp para empresas a comunicação com os clientes se tornou ainda mais fácil. Pois, o aplicativo é pensado para ajudar as empresas com as demandas de atendimento no dia a dia de maneira facilitada, tanto para o negócio como para o cliente.

As funcionalidades do aplicativo são um ponto de destaque, o que o tornam o mesmo a melhor opção na hora de falar com o cliente, entre elas:

Etiquetas

O uso das etiquetas no atendimento ajuda as empresas a terem um maior controle sobre os clientes. Dessa forma, os times conseguem categorizar as conversas com os clientes, já que cada etiqueta possui uma cor diferente e pode ter um nome associado a elas.

Assim, fica mais fácil organizar as conversas no aplicativo, além auxiliar no funil de vendas, uma vez que cada cliente pode receber uma etiqueta referente a etapa do funil em que se encontra ou auxiliar na organização dos fluxos. Estabelecendo uma etiqueta para pedidos solicitados, outra para pagamentos pendentes, cancelados e outros fluxos de acordo com o setor.

Catálogos

Companhias que usam o WhatsApp para empresas podem divulgar seus produtos ou serviços por um catálogo no próprio aplicativo. Nele, é possível fazer uma breve descrição do produto, colocar o preço e fotos. O cliente ao olhar este catálogo consegue selecionar o que deseja e o item rapidamente aparece na janela de conversa da empresa com o cliente.

Estatísticas

O processo é similar ao que já temos nas redes sociais. O aplicativo oferece ao negócio estatísticas para que se tenha um melhor entendimento de seu engajamento junto aos clientes, sendo possível ter acesso às mensagens lidas e entregues pelos consumidores diretamente no celular.

Perfil comercial

Diferente de uma conta convencional, na versão para empresas é possível colocar informações sobre o negócio, como: e-mail, horário de funcionamento, site, telefone de contato, redes sociais. Isso faz com que os consumidores conheçam mais do estabelecimento, o que pode aumentar significativamente as chances de fechar uma venda.

Mensagens automáticas

As mensagens automáticas auxiliam na otimização do tempo, porque as empresas podem programar mensagens personalizadas que ajudam na conversa com o cliente. Sem a necessidade de elaborar textos quando algum consumidor fizer contato.

Entre as mensagens que podem ser criadas, o aplicativo permite redigir uma breve apresentação do produto, horários de atendimento, mensagens de saudação ou ausência caso uma mensagem seja enviada fora do horário de expediente.

Com tantas funcionalidades, o aplicativo ganha destaque entre as empresas otimizando os processos e atendendo clientes de forma prática, resultando em vendas e aumento de lucro para os negócios.

Como usar o WhatsApp para empresas?

Para usar o aplicativo, primeiramente é necessário fazer uma conta com todos os dados da empresa, entre eles:

  • E-mail;
  • Telefone de contato;
  • Endereço;
  • Site;
  • Horários de funcionamento
  • Descrição do negócio.

Também é possível escolher a qual categoria de produto ou serviço a empresa se encaixa, já que o WhatsApp para empresas conta com um localizador, com auxílio de um mapa consegue indicar para o cliente onde ele pode ser encontrado. Para isso, o aplicativo conta com as informações preenchidas no momento do cadastro das empresas na ferramenta.

Qual a diferença do WhatsApp normal para o business?

As maiores diferenças com certeza estão nas funcionalidades que a versão para empresas apresenta, que por sua vez a versão normal não possui.

Qual a diferença do WhatsApp normal para o business
Fonte/Reprodução: original

Essas funcionalidades tornam o processo de atendimento dos clientes muito mais fácil uma vez que é possível responder de maneira automatizada. E, com as devidas categorizações aos clientes, isso facilita e agiliza o dia a dia das empresas que usam a ferramenta para atender e vender.

A versão tradicional também possui funcionalidades, mas estas estão relacionadas a uma melhor experiência dos usuários em suas conversas.

Quais as vantagens de usar o WhatsApp Business?

Existem diversas vantagens ao usar essa plataforma. Por isso, conheça quais são as principais, para implementar de forma assertiva em sua empresa, confira:

Exibir produtos

Com a versão para empresas, é possível exibir através do catálogo os serviços e produtos oferecidos pela empresa, bem como os valores e uma breve descrição sobre o mesmo, otimizando o tempo do cliente e de quem prestará o atendimento.

Canal exclusivo de contato

Com a ferramenta, as empresas podem centralizar todo o seu fluxo de contatos em um só lugar. Dessa forma, é possível criar estratégias e demais ações para atender à necessidade dos clientes, onde é possível conversar com eles a qualquer momento, de maneira facilitada.

Todas as informações em um só lugar

Ao utilizar o aplicativo para realizar vendas e atendimento aos clientes, todas as informações sobre a empresa podem ser localizadas em um só lugar. Pois, os principais dados que um cliente precisa saber sobre a empresa estão disponibilizados na página inicial do WhatsApp para empresas.

Contatos mais rápidos

Com essa versão do aplicativo, o contato é muito mais rápido. Pois, por uma simples mensagem tudo pode ser solucionado, incluindo tirar dúvidas e vendas. Agilizando os processos e cria oportunidades de converter mais resultados.

Botão para iniciar conversa em anúncios

Ao criar um conteúdo pago nas redes sociais, é possível inserir um botão onde ao clicar o cliente consegue ir diretamente para o WhatsApp Business cadastrado, dando início a conversa que pode resultar em mais vendas.

O WhatsApp para empresas pode ser uma opção interessante para quem deseja alavancar seus resultados com o auxílio de um mensageiro otimizado. Facilitando os processos de venda e atendimento no dia a dia de um negócio com funcionalidades assertivas que ajudam a manter a organização das conversas com os clientes.

Por isso, ao pensar em melhorar a comunicação de sua empresa com os clientes, considerar este aplicativo pode ser uma opção inteligente, que dará resultados mais qualificados ao negócio. Além de oferecer aos dois lados uma melhor experiência de compra e atendimento personalizado.