Tipos de corrupção: saiba mais sobre eles e quais são!

Tipos de corrupção: saiba mais sobre eles e quais são!

Práticas maliciosas sempre existiram dentro de empresas de todos os seguimentos, portanto é essencial que um bom gestor entenda a respeito dos tipos de corrupção corporativa existentes para se proteger.

Quando há indícios de desvios com fatores atrelados que sabem se manejar sem serem descobertos, leva bem mais tempo para um desfalque ser descoberto. Caso não se tenha disponível uma tecnologia que ajude a acompanhar quaisquer movimentações.

Para isto, é necessário compreender como descobrir a corrupção e quais as maneiras mais comuns de evitá-las. Este é um dos principais problemas que as companhias precisam saber prevenir com dicas práticas que otimizem o tempo e auxiliem a manter o controle local.

O que é a corrupção?

A corrupção em organizações ocorre quando uma pessoa, em especial, oferece um valor para determinado sócio ou parceiro para obter benefícios a seu favor. Este é um tipo de crime que gera problemas graves a qualquer empresa, manchando o nome da marca e faz com que ela seja esquecida no meio das concorrentes.

O que é a corrupção?
Fonte/Reprodução: original.

Quase nenhum tipo de empresa está livre de sofrer com um problema tão grave quanto este. E os diversos setores brasileiros já relataram ter sofrido com pelo menos um dos tipos de corrupção em determinado ponto da empresa. Prejuízos como esses podem atingir companhias de diversos setores, como:

  • Transporte, lazer e turismo;
  • Meio de comunicação;
  • Indústrias;
  • Bancos;
  • Comércio;
  • Varejistas.

Além disso, quando você sofre com um problema tão grave quanto este, precisa arcar com mais despesas, como a contratação de uma equipe de investigadores e editoria, bem como custear valores elevados para recuperar o que foi perdido.

Como identificar corrupção na sua empresa?

Existem sinais claros que auxiliam a descobrir a corrupção, como uma cobrança acentuada por parte do gerente ou de cargos superiores ao time de marketing. Dessa forma, há a exigência do cumprimento de metas elevadas, quase que cansativas a quem atua no setor, além de:

  • Discursos de crescimento: falas voltadas para a evolução, para o aumento de ganhos em proporções maiores que o normal para o nicho;
  • Pressão em exagero: pressionar os profissionais diariamente para cumprir todas as metas em pouco tempo;
  • Sistemas de comunicação: dificuldades para encontrar o responsável por tomar determinada decisão;
  • Nomenclaturas: nomes divergentes, como apelidos que auxiliam a mascarar o responsável pela corrupção.

Como CEO da empresa, você precisa conhecer não apenas os tipos de corrupção, mas também saber identificá-los antes mesmo do seu time começar a pedir as contas ou de você perder dinheiro.

O sinal mais claro é o de cobrança por uma meta completamente maior do que as pessoas foram contratadas a fazer, o que gera desgaste, estresse e ansiedade. Ficar atento quanto aos responsáveis pelos setores fará muita diferença no momento de descobrir quem pratica corrupção na companhia.

Quais são os tipos de corrupção?

Para você se precaver por completo, é preciso descobrir os principais tipos que existem. Dessa forma, você conseguirá ter um controle absoluto sobre os passos dados por quem tem cargos elevados em cada um dos setores da empresa.

Corrupção ativa

Neste tipo, uma pessoa oferecerá recompensas a um colega para realizar tal serviço, como passar informações específicas sobre dados obtidos de ganhos da empresa. A chantagem faz com que, pelo interesse financeiro, ocorra a corrupção e o corruptor se torne o único culpado.

Corrupção passiva

Similar com a ativa, este é um dos tipos mais comuns em que há o receptor, responsável por receber determinado valor ou repassá-lo a um terceiro. Em muitos casos, a pessoa corrompida tem como se tornar a ativa ao fechar determinada negociação em troca daquele dinheiro obtido.

Corrupção necessária

Acontece quando a sua empresa tem muitos contratos para fechar e existe um deles com urgência, que precisa ser resolvido de imediato. Ao invés de passar por todos os trâmites fundamentais, a sua empresa os ignora e conclui o negócio de maneira ilícita.

Corrupção preditiva

Um dos seus funcionários conhece um grupo poderoso e influente que está auxiliando determinado candidato a se eleger. Neste caso, o seu colaborador começa a ajudá-los em troca de receber benefícios a longo prazo, caso este político seja eleito ao cargo proposto. Este é um dos tipos de corrupção que mais trazem dores de cabeça, por contarem com:

  • Perdas financeiras;
  • Nome da empresa manchado;
  • Possível crise.

É normal que a preditiva aconteça com mais frequência em empresas do setor público. Porém, não isenta a sua companhia de sofrer com o mesmo problema em determinado momento.

Por que a sua empresa precisa saber sobre os tipos de corrupção?

Para evitar perdas financeiras e não ter o nome manchado, além de precisar realizar remanejamento de funções e analisar todos os funcionários novamente.

Por que a sua empresa precisa saber sobre os tipos de corrupção?
Fonte/Reprodução: original.

O ideal é você ter uma equipe selecionada a dedo para ocupar cada um dos cargos disponibilizados, portanto, seja criterioso em suas escolhas. Não deixe de acompanhar nenhum movimento da sua equipe ao longo dos processos a fim de captar qualquer atividade estranha.

Quais os tipos de atores de corrupção?

Existem dois atores presentes nos atos de corrupção e são os mais comuns no Brasil e em qualquer empresa. Em muitas ocasiões permanecem mascarados e não chamam a atenção porque agem em sigilo.

Corruptor

Este se encaixa no perfil da corrupção ativa, responsável por realizar propostas indevidas a determinada pessoa para obtenção de informações. Ele usará dinheiro ao seu favor para conseguir o que quer, sem se preocupar em como isto afetará a imagem da empresa.

Corrompido

‌Um colaborador corrompido é aquele que aceitou determinado valor para apresentar informações confidenciais de processos importantes para a sua empresa, que não poderiam ser revelados.

Quais as principais formas de corrupção que existem no Brasil e como cada uma funciona?

No Brasil, há muitas maneiras de se tornar uma pessoa corrupta e, em muitas ocasiões, a busca por vantagens ilícitas acontece pela falta de observação da sua parte. O ideal é acompanhar, estar sempre presente e verificar se há alterações indevidas a fim de saber o responsável por tais problemas.

Propina

A propina é um dos métodos mais comuns de conquistar informações de maneira rápida. Está prevista no artigo 333 do Código Penal, a qual explicita que o ato de dar ou oferecer dinheiro em troca de informações é um crime de suborno.

Nepotismo

É o ato de facilitar o lado de parentes ou familiares a conquistarem determinados cargos em uma empresa, ou viabilizar o processo de seleção. Este é um dos tipos de corrupção que mais favorecem a:

  • Aquisição de poder;
  • Controle;
  • Beneficiando apenas os familiares.

Ao trabalhar com o nepotismo, uma empresa perde a oportunidade de contratar pessoas que seriam eficientes e qualificadas para as vagas propostas. O que pode acarretar diversos prejuízos estruturais e influenciando diretamente nos resultados.

Peculato

Este é o desvio de recursos públicos e apropriação dos valores. Pode ser desde a aquisição de dinheiro ou bens móveis para uso próprio ou repassá-lo a uma terceira pessoa que pode ser um familiar ou parente.

Caixa Dois

São ocultados os recursos financeiros a fim de evitar tanto a tributação quanto o registro de todo e quaisquer recursos. É mais comum ocorrer em processos eleitorais do que em empresas. Porém, é possível acontecer uma vez que determinado colaborador omita informações sobre as transações para se autobeneficiar.

Fraudes em Licitações

Manipulação realizada em processos de licitações que visam favorecer qualquer empresa ou majoritariamente um grupo pequeno. Isto faz com que haja a prática de valores elevados mesmo que a qualidade de determinado produto não seja correspondente com o mesmo.

Tráfico de Influência

O poder de um funcionário em uma empresa é utilizado para conseguir informações ou valores para autobenefício. Pode acontecer tanto indireta quanto diretamente ao envolver qualquer tipo de bem ou serviço do agrado do corrompido.

Notas Fiscais Fantasmas

Na gestão fiscal ocorre a falsificação das notas fiscais, fazendo com que o valor dos tributos cheguem a um local ilícito (banco em nome de laranjas). Isto acontece quando a empresa não tem um sistema que identifique um dos tipos de corrupção mais comuns de ocorrerem no Brasil.

Como posso usar a tecnologia para evitar a corrupção na minha empresa?

Com o uso de tecnologia você previne a contratação de pessoas politicamente expostas, que gerem conflitos no futuro. Se você não tem um sistema completo, o ideal é contar com a Data Stone para te auxiliar a receber informações íntegras sobre os determinados tipos de pessoas jurídicas a fim de analisar os dados, e conferir se estão conforme o que você e a sua empresa buscam.

Todos os tipos de corrupção podem ser evitados de maneira prática e eficiente. Porém, é necessário ter uma ferramenta completa que te ajude na tomada de decisões e evite problemas graves que manchem a sua imagem.

Quais as 4 dicas para usar no combate a corrupção na empresa?

Para manter o controle e acompanhar os relatórios de cada setor da empresa, é necessário implementar ferramentas, técnicas e tecnologia. Você mantém a companhia segura e sabe que pode contornar os problemas desta maneira:

  • Código de conduta: há regras que não podem ser quebradas ou gerarão penalizações;
  • Canais seguros de comunicação: intranet, quadro de avisos ou e-mails diários;
  • Canal de denúncia: muitas pessoas têm medo de denunciar irregularidades, mas por meio de um método anônimo conseguirão denunciar casos de corrupção;
  • Treinamento especial: para crescer e melhorar o relacionamento e comunicação, realize os treinamentos frequentes com sua equipe.

Com estas dicas você conseguirá se prevenir de todos os tipos de corrupção da melhor maneira, além de ter controle de contratos formalizados com os clientes ou parceiros. Os dados precisam ser redigidos por uma pessoa de confiança e o ideal é que você faça uma leitura minuciosa para captar qualquer erro ou desvio.

Quando você controla a sua empresa por completo, acompanha todos os movimentos realizados pelos colaboradores e verifica as informações das caixas de denúncias, consegue ter uma rotina assertiva.

Com a Data Stone você não só aprende sobre os riscos corporativos mais comuns, como descobre os melhores métodos de se proteger contra qualquer dano que prejudique a imagem da sua marca.