Fraudes sazonais: tudo o que você precisa saber para proteger sua empresa!
Um dos maiores perigos para as empresas do varejo são as fraudes sazonais. Elas não são famosas e nem alardeadas, mas isso só reforça o perigo que esse tipo de fraude pode oferecer para qualquer negócio. Com o avanço do e-commerce e lojas virtuais, esse golpe se tornou mais popular e frequente, uma vez que protegidos pelo ambiente digital indivíduos maliciosos se sentem livres para agir.
Qualquer tipo de fraude, seja sazonal ou não, vem de lugares que não podemos prever e toda empresa que realiza vendas B2C – business to consumer – estão sujeitas a sofrer ataques. Quanto mais abrangente e diversificada uma loja é, maior a probabilidade de passar por esses problemas.
Diante desse cenário, se manter protegido é essencial e a prevenção é a melhor tática de segurança. Entenda quais são e como se preparar para combater as fraudes sazonais!
O que são fraudes sazonais?
Uma fraude é um ardil, uma tentativa deliberada e de má-fé com o intuito de ludibriar alguém, uma autoridade ou instituição em benefício próprio. A fraude sazonal é esta tentativa de golpe aplicada às empresas em épocas comemorativas do ano.
Todo o comércio se prepara para as diferentes datas comemorativas principais como, por exemplo, Dia das Mães, dos Pais, Natal ou Páscoa. Essas datas oferecem maiores oportunidades para venda para diversos setores do mercado, são épocas de imensa atividade financeira de modo geral.
Golpes e fraudes podem acontecer o ano inteiro, a diferença é que as fraudes sazonais se aproveitam do estresse natural que as empresas encaram nessas datas e são as favoritas dos fraudadores. Com a popularização e crescimento do comércio virtual e e-commerce, os golpes se concentraram nas vendas online.
A digitalização trouxe facilidades para a compra e venda. Mas como ônus, também ofereceu para os fraudadores melhores oportunidades para tentar seus golpes, como acontece nesses tipos de fraudes conduzidas em épocas específicas do ano.
Dados da ClearSale, uma empresa antifraudes, revelam que em média 2% das transações realizadas em datas comemorativas são, na verdade, fraudes sazonais. Já em números absolutos, dentro do e-commerce, houveram mais de 6 milhões de tentativas de fraudes em 2021.
Um número alarmante que comprova a necessidade de empresas e e-commerces em geral se protegerem desses ataques, em especial em datas comemorativas onde há mais vulnerabilidade.
Para que servem as fraudes sazonais?
As fraudes sazonais são formas de indivíduos maliciosos conseguirem pagar menos em suas compras, não pagar de maneira alguma, ou até mesmo roubar dados de usuários em épocas comemorativas, e deste modo acabam lesando a empresa ou o consumidor. Para realizar as fraudes essas pessoas utilizam os mais variados recursos como cartões clonados, e-mails fraudados, sites falsos para extrair dados, entre outros.
O mundo digital fornece ferramentas tanto para empresas quanto para os fraudadores realizarem seus golpes. Embora a responsabilidade de cair em um golpe seja em muitos casos do cliente, a empresa deve, sim, tomar para si parte da responsabilidade e defender seus consumidores destas práticas ilegais e criminosas.
Como as fraudes sazonais funcionam?
Existem variados tipos de fraudes sazonais. E além da obtenção de um benefício indevido por meio de um golpe, essas fraudes tem como única ligação o fato de acontecerem em datas comemorativas.
Fora esses fatores, cada prática desta natureza funciona de modo bastante distinto. Há pelo menos 3 formas de clientes aplicarem esse golpe:
- Fraude efetiva: Possivelmente o tipo mais difícil de ser detectado, nele o usuário realiza sua compra e no momento do pagamento fornece dados furtados, clonados ou roubados de cartões de crédito. Mesmo furtados, os dados são reais, por isso é difícil detectar essa fraude;
- Fraude Amigável: Neste tipo de golpe o cartão é fraudado por um amigo ou familiar do cliente, qualquer pessoa próxima que tem acesso ao objeto sem subtraí-lo. Quando a conta chega, o cliente tenta estornar e cancelar a compra com inocência sem saber do porquê foi cobrado;
- Autofraude: Por fim temos este tipo de fraude onde um cliente compra no site da empresa, porém o mesmo começa a contestar sua compra e finge uma das situações acima.
Há ainda outras práticas que podem ser consideradas fraudes sazonais que não tem necessariamente a ver com formas de pagamento como o phishing. Nesta prática, fraudadores se fingem de empresas e instituições para furtar dados pessoais de usuários.
Como identificar uma fraude sazonal?
Certas fraudes sazonais são bem difíceis de serem identificadas. As fraudes com o cartão são identificadas por desconexões entre as informações passadas pelo fraudador com as disponibilizadas pelo banco. Quando essas informações são notadas no momento do pagamento, a compra é encerrada na hora, o pagamento não é aceito e o golpe não se consuma.
Quanto aos consumidores, fiquem atentos na página onde estão comprando. Verifique se o navegador não notificou nada de estranho, se o endereço confere e se a página não apresenta traços incomuns como pop-ups indevidos, informações erradas, erros de português e interfaces que não costumam aparecer no site.
Caso sejam notadas algumas das características acima, aborte a compra e recomece o processo buscando ter certeza de que está acessando a página correta.
Quais são os tipos de fraudes sazonais mais comuns?
Já mencionamos que há mais de um tipo de fraude sazonal e elas variam entre os indivíduos que fraudam, os meios utilizados e os objetivos. Confira os principais tipos abaixo e como se dão.
Phishing por e-mails
Essa é uma tática muito utilizada no final do ano, onde golpistas enviam e-mails falsos se passando por empresas de viagens ou lojas solicitando dados pessoais.
Detalhe que, embora pareça que esse golpe só atinja o consumidor, ele também é orientado para conseguir dados de empresas onde fraudadores se passam por fornecedores ou parceiros comerciais.
Fraudes de cartão
As fraudes com o cartão são as favoritas. Ocorrem principalmente em datas com apelos comerciais com equipamentos eletrônicos de valor agregado como smartphones, notebooks e televisores.
As datas favoritas desses golpistas são Black Friday, Dia das Mães, Dia dos Pais e Namorados. Nesta categoria um cartão falso, clonado ou furtado é usado como meio de pagamento, ou mesmo acontece a autofraude que já mencionamos acima.
Ofertas para férias
Cuidado com suas férias, elas podem ser ameaçadas por fraudadores que enviam promoções e ofertas falsas.
Esta é uma modalidade de phishing, porém é tão massivamente aplicada no período de férias, entre dezembro, janeiro e carnaval, que pode ser encarada como um fenômeno isolado. Anúncios fakes são criados no intuito de conseguir informações pessoais ou mesmo pagamentos das vítimas.
Como faço para proteger a minha empresa de fraudes sazonais?
E de nada adianta conhecer as fraudes sazonais sem saber como se defender e proteger sua empresa delas. Confira as maneiras mais recomendadas para proteger sua empresa deste tipo de golpe!
Tenha boas ferramentas
Disponha de uma ferramenta competente de prevenção a fraudes e existem ótimas opções no mercado. Utilize-as para que seu e-commerce esteja protegido de golpes, em especial aqueles que envolvem cartões de crédito.
Tenha um bom seguro
No mercado há empresas focadas em fornecer seguros anti-fraudes para e-commerce e lojas digitais. Assim, mesmo que sua empresa caia em um golpe sazonal, ainda há como reaver parte do prejuízo.
Foque em um banco de dados
Para que fique mais fácil identificar possíveis fraudadores, tenha em sua loja digital um banco de dados com seus usuários. Por meio deste banco de dados fica mais fácil organizar os pagamentos e relacioná-los aos clientes.
Você pode enriquecer seu banco de dados com a Data Stone, empresa especialista em dados que fornece informações essenciais sobre o mercado e os clientes de sua empresa. Com os serviços da Data Stone, identificar os dados de um fraudador ficará muito mais fácil.
3 dicas para seguir para evitar fraudes sazonais na empresa
E para finalizar nosso guia sobre as fraudes sazonais e como lidar com esse tipo de golpe, confira dicas essenciais para evitá-las, afinal, prevenção é a melhor defesa.
- Treine seus atendentes para identificar fraudes;
- Forneça um serviço rápido para tratar de denúncias e suspeitas de fraudes;
- Denuncie páginas que se passam pelo seu e-commerce;
- Oriente seus consumidores para não cair em golpes, em especial em datas comemorativas.
Com essas dicas sua empresa sem dúvidas conseguirá se livrar das fraudes sazonais. Adapte seus processos com essas dicas e evite prejuízos.
As fraudes sazonais são um problema sério, até mesmo crônico dos nossos dias. Mas com todas essas ferramentas, recursos e práticas sua empresa terá melhores chances de lidar com esse mal.