Recuperação de ativos: como conseguir?

Recuperação de ativos como conseguir

A recuperação de ativos faz com que a sua equipe atue em prol de conversar com devedores para buscar o que foi perdido. Neste caso, é necessário implementar técnicas úteis que auxiliem no processo de pesquisa dos nomes de devedores para conseguir localizá-los.

Com a tecnologia você descobre informações complementares sobre o perfil dos devedores, consegue entrar em contato e elaborar a solicitação do que está em aberto. Para este processo você pode contar tanto com uma assessoria quanto a tecnologia de ponta.

O que é e qual o objetivo da recuperação de ativos?

É trazer de volta quantias que não foram quitadas por parte de pessoas devedoras e fazer com que a sua empresa aumente a liquidez. Neste caso, para entender melhor como funcionam os perfis deste meio, é necessário acompanhar:

  • Credor: recebedor que ofertou serviços ou produtos;
  • Devedor: cliente.

A recuperação de ativos é um processo presente em muitas empresas de grande porte, que precisam reaver valores não recebidos. E, quando acontece do consumidor não conseguir pagar pelo que deve, é inserido nos birôs de crédito como um inadimplente.

Quais são os tipos de recuperação de ativos?

Para as empresas não sofrerem com perdas significativas que gerem problemas a curto prazo, é necessário trabalhar com a recuperação e fazer com que os lucros retornem para a obtenção de margem líquida.

Recuperação extrajudicial

É neste momento que ocorrem as tentativas de formalizar um acordo amigável com os clientes devedores físicos (maioria). São enviados e-mails, mensagens por WhatsApp ou correspondências mandadas ao endereço cadastrado das e ligações. Proporcione aos clientes praticidade em pagamento que é o caso do:

  • Parcelamento;
  • Acompanhe a crise econômica do país e a dos clientes;
  • Faça boas propostas.

Quando você trabalha em busca da recuperação de ativos, permanece focado em resolver a inadimplência sem precisar levar a questão ao âmbito judiciário.

Recuperação judicial

Quando as abordagens do seu time de assessoria não surtem efeitos, chegou o momento de encaminhar as dívidas ao meio jurídico. A questão que gera problemas é o fato de haver:

  • Demora na resolução do problema;
  • Quitação do débito com bens ruins;
  • Possibilidade de nem resolver a pendência.

Em muitas ocasiões, a quem busca por recuperação de ativos, precisa ter uma equipe adequada e focada apenas a esta função. Dessa forma, eles acompanham o caso até que seja solucionado.

Recuperação de bens

Como explicitado mais acima, este é o processo com a função de recuperar os valores perdidos com a reposição de itens pessoais, bens próprios dos clientes que tendem a envolver:

  • Carros;
  • Motos;
  • Móveis;
  • Computadores;
  • Eletrodomésticos.

Em muitos casos, a depender de como o cliente se comporte, haverá a necessidade de acionar a polícia para conseguir obter a recuperação de ativos e resolver a pendência.

Recuperação de dívidas e ativos

São recuperadas dívidas mais antigas e esquecidas, em que sua equipe entra em contato com o devedor para solucionar a questão rapidamente. O diferencial é que envolve também pessoas jurídicas, não apenas as físicas que tenham se tornado devedores.

Recuperação de ativos financeiros

Neste caso, ocorre a recuperação financeira de ações, fundos de investimentos e pode acontecer tanto por meio de negociações quanto litígios e procedimentos extrajudiciais. A recuperação de ativos busca pelos valores perdidos e o ideal é ter uma assessoria capacitada para solucionar o problema.

Recuperação no exterior

A depender do caso, se mostra necessário fazer a recuperação de ativos em países distantes ou vizinhos. Gerando um problema maior devido às dificuldades culturais, políticas, sociais e linguísticas.

Como funciona a recuperação de ativos e como conseguir?

É uma cobrança em cima de dívidas que podem ser de produtos, serviços, financeiro ou de ativos vendidos para clientes do exterior. O ideal para a obtenção do que foi perdido é contar com um time especializado na função para entregar as informações necessárias de que você precisa.

Como funciona a recuperação de ativos e como conseguir
Fonte/Reprodução: original

Além disso, a recuperação de ativos pode ser feita com auxílio de tecnologia mais robusta, que colete dados úteis e auxiliem você no que for preciso. A diferença é as informações serem obtidas em segundos, assim sua equipe consegue trabalhar com mais agilidade e reaver rapidamente valores pendentes.

Qual a diferença entre cobrança de dívida e recuperação de ativos?

As assessorias ou departamentos de cobrança realizam o envio de e-mails ao cliente devedor, enquanto a recuperação tem o intuito de reaver o que foi perdido. Ela acontece tanto pelo método judicial quanto extrajudicial, embora a primeira opção aconteça para recuperar o bem vendido e conquistar margem líquida.

Além disso, a recuperação de ativos não se concentra apenas no envio de mensagens ou ligações, pois o seu foco é resolver este problema rapidamente. Dessa forma se torna benéfico a ambos os lados, tanto a você que obtém o dinheiro e ao cliente com o nome limpo.

Como o uso de big data analytics ajuda na Recuperação de ativos?

Com o big data analytics você tem acesso a mais informações de clientes, desde propriedades no nome do comprador, dados sobre a vida financeira e o histórico de crédito. É com estes dados que você consegue recuperar o que foi perdido de maneira rápida após compreender a situação de cada nome.

O que são as big data analytics?

Ao trabalhar com o analytics você encontra tanto dados estruturados e bem organizados quanto não-estruturados, que precisam de organização para realizar a consulta.

Quais são os benefícios de usar tecnologia na recuperação de ativos?

Com o crescimento exponencial da internet e tecnologia, se torna necessário trabalhar mais com ambas e otimizar os serviços empresariais. Para isto, você aprenderá melhor sobre os benefícios e como usar as vantagens em prol da sua marca.

Verificação de dados em tempo real

A tecnologia entregará informações em tempo real, sem ter a necessidade de fazer atualizações a cada um ou dois dias, período que se tornam ultrapassadas. Pela velocidade do recebimento de dados, você precisa atuar com um conjunto de relatórios sobre cada pessoa pesquisada.

Pesquisa personalizada

Você pesquisa sobre o nome da pessoa desejada e consegue descobrir todas as informações necessárias para dar início ao processo de recuperação de ativos de forma ágil e simplificada.

Diminuição de custos

Com auxílio de tecnologia nos processos, você evita gastos desnecessários, que gerariam problemas de otimização de tempo por parte da sua equipe. Você investiga as informações em minutos, descobre o que precisa e promove:

  • Organização;
  • Eficiência;
  • Assertividade;
  • Boa tomada de decisões.

Você tem um planejamento adequado sobre como dar início à recuperação de ativos e com a possibilidade de direcionar os inadimplentes para a assessoria, se necessário.

Dados confiáveis

As chances do big data e softwares tecnológicos como a Stone Station, da Data Stone, apresentarem dados obsoletos ou errados são ínfimas. Um dos maiores problemas de quem atua na área é o fato de não conseguir informações precisas. Além de esbarrar em dados defasados ou sem nenhuma fonte segura, o que acarreta decisões erradas e prejudicando a empresa.

Com a Data Stone você definitivamente não passa por esse tipo de problema, já que a empresa é especializada em dados robustos e atualizados, sem contar com a eficiência ao extraí-los otimizando o tempo de sua equipe e proporcionando uma atuação mais ágil em busca de reaver o que foi perdido.

Integração de dados

Como parte da praticidade, você tem acesso a todos os dados necessários para conseguir realizar o trabalho. A sua equipe terá facilidade em checar as informações no mesmo local que você, sem precisar acessar novos mecanismos.

4 dicas para usar a tecnologia para recuperação de ativos

Há métodos que precisam ser postos em prática para você conseguir iniciar a recuperação do que foi perdido, enquanto trabalha em prol de ajudar a sua equipe entender o que fazer para solucionar as dívidas. Para isto, as dicas auxiliarão em sua rotina:

  • Desenvolva planos de curto e longo prazo;
  • Trabalhe com estratégias de recuperação do que pode ser perdido;
  • Escolha uma tecnologia capacitada;
  • Analise dados públicos para entender o perfil do cliente.

Estes são métodos práticos de introduzir uma tecnologia automatizada no trabalho empresarial e conseguir usá-la adequadamente para agilizar todos os processos.

4 dicas para usar a tecnologia para recuperação de ativos
Fonte/Reprodução: original

É importante sempre ter em mente, que as empresas precisam se adequar às ferramentas mais recentes para prevenir problemas específicos, como a perda dos ativos para os clientes inadimplentes.

Portanto, dar início à recuperação de ativos fará com que a sua marca tenha controle redobrado sobre os perfis de compradores e possíveis parcerias que surjam futuramente a fim de evitar possíveis desconfortos.