Data Lake: saiba o que são e quais as 3 vantagens para sua empresa

Data Lake saiba o que são e quais as 3 vantagens para sua empresa

Trabalhar com o Data Lake traz diversas vantagens às empresas que buscam se manter organizadas, obter bons relatórios e entender melhor os perfis presentes nos documentos. Esta é uma das principais estratégias do mercado para quem visa trazer um atendimento personalizado a seus clientes. 

A Data Stone explica o que você precisa saber sobre o Data Lake e como pode se beneficiar. Acompanhe este artigo para compreender melhor o objetivo que essa solução entrega!

O que é o Data Lake?

Data Lake é uma espécie de repositório que mantém dados não-estruturados armazenados após terem sido enviados “crus”. É possível encontrar no disco informações de mídia, fotos, vídeos, dados em tempo real e planilhas ricas em informações e áudios.

O que é o Data Lake
Fonte/Reprodução: original

O Data Lake não teve os dados tratados justamente por seu foco ser voltado ao armazenamento e permitir o acesso a uma abundância de dados. Este processo traz praticidade no momento de trabalhar com informações sem estruturas, onde cada célula apresenta dados diferentes.

Tenha como exemplo o Google Cloud Platform, que apresenta um armazenamento completo de itens voltados aos desenvolvedores e empresários, que os usam como exabytes de dados.

Para que serve o Data Lake?

Este repositório armazena dados de bancos operacionais, de aplicações, informações de aplicativos, redes sociais e dispositivos atrelados à Internet das Coisas (IoT). Com este mecanismo é possível compreender os conteúdos catalogados ou indexados e aqueles que precisam ser protegidos para não cair em mãos erradas.

Os cientistas e desenvolvedores de tecnologia têm acesso aos dados apresentados pela Data Lake, que usam ferramentas de códigos abertos para analisar o que foi obtido imediatamente.

Como os Data Lake funcionam?

Conforme explicado, é um repositório focado em armazenar e proteger uma quantidade elevada de dados não-estruturados ou semiestruturados. O Data Lake não fica retido em tamanhos e consegue analisar o conteúdo por completo, permitindo que as empresas se enriqueçam das informações em grande velocidade.

Após a ingestão de dados, é necessário catalogar as informações obtidas para que sua equipe entenda o que está contido no conglomerado de insumos. 

Qual a diferença entre o Data Lake em relação a Warehouse?

Embora ambos tratem dados, o Lake armazena informações não-estruturadas, já o Data Warehouse consegue armazenar informações estruturadas, que contém uma infinidade de bancos de dados. Em cada coluna do Warehouse você descreve os conteúdos adquiridos ao incluir numerações, sequências, entre outras.

Qual a diferença entre o Data Lake em relação a Warehouse
Fonte/Reprodução: original

Por se tratar de dados organizados, as empresas conseguem tomar uma decisão adequada ao usar diversas fontes com a possibilidade de analisá-los. É possível verificar desde a qualidade, consistência até a precisão das informações e separá-las dos bancos transacionais para melhorar a performance do sistema.

O Data Lake, quando o comparamos ao Warehouse, oferece excelentes opções de armazenamento, permitindo o uso para qualquer ocasião. 

Quais os elementos necessários do Data Lake

Para obter a ferramenta e usá-la na sua empresa, é necessário contar com uma plataforma que capte, organize e analise todos os dados para você. Com esta solução, você inicia a inserção da tecnologia no seu ofício para utilizar as informações rapidamente e melhorar as decisões no empreendimento.

Configure a solução de implementação

O mais recomendado é armazenar todas as informações na nuvem para mantê-las mais organizadas, uma vez que você possa diminuir ou aumentar a capacidade de uso, conforme a necessidade. 

Se você usar o Data Lake como o On Premise, é necessário ter uma infraestrutura grande para armazenar os dados. O ideal, se você trabalha com muitas informações, é apostar mais no método de nuvem que permite aumentar ou diminuir o espaço quando necessário.

Identifique as fontes de informações

Acompanhe todas as fontes e a velocidade que os dados são entregues ao seu mecanismo. Não esqueça de verificar se houve limpeza e modificação das estruturas de informações ou se foram mantidas exatamente da maneira que chegaram à sua base de dados.

Automação e estabelecimento de processos

Neste processo, você precisa acompanhar os dados relevantes para evitar que conteúdos de grande importância fiquem esquecidos. É por esta razão que você precisa conversar com a sua equipe e solicitar que as informações de curtidas e interações em páginas do Facebook ou do site sejam sempre coletadas e avaliadas.

Você consegue coletar os dados desde o YouTube até o Instagram, desde que sejam sempre de usuários que assistem aos seus vídeos, comentam nas fotos ou compartilham nos stories. 

Organização do Data Lake

Ao realizar as devidas configurações e análise dos dados obtidos, você precisa facilitar o envio dos conteúdos a mais sistemas que sejam de sua preferência, por permitir tomar decisões adequadas e baseadas em dados mais concretos. 

Caso você implemente a ferramenta e não use a recuperação nos demais sistemas da sua empresa, a ferramenta se torna inutilizada por ficar em desuso. O problema aumenta porque sem o conjunto de dados adequados você não consegue tomar boas decisões, pode até se precipitar e a sua equipe enfrentar problemas na hora de vender ou engajar clientes.

Qual é a importância da Inteligência Artificial para um bom uso do Data Lake?

A IA ajuda a obter dados precisos e personalizados com mais precisão e com poucos erros. Com ajuda da Inteligência Artificial, você entende melhor como os seus clientes se comportam e pode melhorar ou modificar métricas da empresa para conquistá-los da maneira certa.

É com a ajuda da IA que você cruza redes de informações de diversos locais para melhor entender os clientes e aplicar aperfeiçoamentos aos seus processos. Com os dados você encontra soluções para resolver problemas, melhorar o atendimento e proporcionar grande satisfação aos que buscam os seus serviços. 

3 vantagens de se usar o Data Lake

Neste banco não-estruturado você tem a possibilidade de checar milhares de informações em minutos, sem precisar buscá-las manualmente. O seu tempo é otimizado e cria-se uma organização melhor na empresa, permitindo a tomada de decisões certas e baseadas no que você obteve em relatórios.

Flexibilidade ao acessar dados

Com ajuda do Data Lake você adquire mais flexibilidade na hora de verificar os dados porque se mantém organizados e mantidos em um mesmo local. Você não precisa navegar por diversas ferramentas com a intenção de verificar relatórios ou checar as novas informações recebidas quando tem essa ferramenta e todos esses dados facilmente à disposição.

Além disso, você pode obter informações de seus clientes com ajuda da Data Stone que entrega através de seus mais diversos filtros. A equipe da Data Stone te ajuda a enriquecer as suas informações para trabalhar melhor com o Data Lake, organizá-las e assim contatar nomes em potencial para vender mais!

Praticidade no compartilhamento de dados

Ao compartilhar os conteúdos com todos da sua empresa, a sua equipe se mantém focada em compreender os relatórios enviados para trabalhar em cima do que foi disponibilizado. Dessa forma, toda a empresa tem acesso a informações valiosas e de extrema importância para estudo e conhecimento geral a respeito dos mais diversos processos internos. 

Abriga diversos dados da internet

Com ajuda da IoT, a ferramenta armazena as informações para você usar quando necessário e assim avaliá-las para decisões mais adequadas a determinadas funções da sua empresa ao se reunir com a sua equipe e discutir juntos novas estratégias.

Com o Data Lake você melhora a gestão da sua empresa e conquista as melhorias de que precisa para trazer soluções assertivas aos clientes. O uso de ferramentas tecnológicas auxiliam não apenas neste processo, mas na fidelização de leads e construção de relacionamentos positivos.

É necessário ter atenção quanto aos dados dispostos porque a maioria pode não apresentar relevância ou entregar o que você precisa. A catalogação deve ser realizada por uma pessoa específica da sua empresa, que saiba exatamente como geri-los para trazer organização na hora de ler os relatórios.

Com a Data Stone, você se torna capaz de aproveitar os benefícios do Data Lake e entender como o uso dos dados não-estruturados são fundamentais a qualquer empresa de grande ou médio porte. A intenção é possibilitar um controle melhor e assertivo de decisões, sem se precipitar e evitar se basear em conteúdos equivocados.