O que são Dados demográficos do consumidor e e quais estratégias usar?

O que são Dados demográficos do consumidor e e quais estratégias usar?

Obter dados demográficos do consumidor é muito importante para seu negócio! Afinal, essas informações podem ser utilizadas em seu dia a dia com o objetivo de enriquecer seu banco de dados e com o objetivo de enriquecer suas campanhas de marketing, produtos, serviços e eventuais estratégias criadas e personalizadas para atingir um determinado público. 

Uma empresa necessita conhecer seus clientes e não apenas presumir quais são suas características. E para isso, os dados demográficos disponibilizados pela Data Stone são indispensáveis para a segmentação do seu público, pois cobrem muitas características de um grupo de pessoas, que podem ser desenvolvidos e trabalhados em diferentes estratégias para trazer mais lucro para sua empresa. 

O que são dados demográficos do consumidor?

Os dados demográficos do consumidor são informações diversificadas a respeito do grupo de pessoas que são clientes e consumidores de sua empresa. Esses dados são muito utilizados para entender o público alvo e voltar estratégias de marketing para o mesmo.

O que são dados demográficos do consumidor?
Fonte/Reprodução: original.

Independente do contexto, os dados demográficos revelam informações essenciais sobre seus objetos de estudo, seja a população de um país ou os consumidores de uma empresa. Essas informações são úteis por si mesmas, pois materializam a realidade dessas pessoas, e também podem ser usadas em diferentes projetos pela sua equipe. 

É importante ressaltar que esses dados funcionam em um contexto geral, ou seja, eles revelam muito mais sobre o conjunto de consumidores do que sobre um cliente em especial. O que é muito melhor, já que sua empresa irá utilizá-los em suas estratégias para atingir o maior público possível. 

Importância e aplicações dos dados demográficos

Os dados demográficos auxiliam na compreensão das necessidades do público-alvo, possibilitam às empresas tomar decisões assertivas, e identificar com mais clareza oportunidades reais de negócios. Portanto, essas são informações cruciais que precisam ser trabalhadas adequadamente pela equipe, para desenvolverem estratégias às necessidades do momento.

O que incluem os dados demográficos?

Presente nos dados demográficos, há características dos possíveis clientes, como gênero, idade, emprego, cargo, telefone e estado civil. Em uma região analisada, você pode obter informações diferentes correspondentes ao que precisa. Por isso, ter definido uma persona é tão importante para essa análise ocorrer com eficiência.

Diferença entre dados demográficos e outros tipos de dados

Dados demográficos se diferenciam do comportamental, que tem a função de especificar os hábitos e preferências de compra dos potenciais clientes. Em relação ao geográfico, o conteúdo consiste em localização de moradia e trabalho de leads, o que pode facilitar a segmentação e o desenvolvimento de campanhas correspondentes ao que seu público-alvo tem interesse em consumir.

Aplicações em marketing e segmentação de público

Ao saber o que são dados demográficos, você consegue aplicá-los em suas estratégias de marketing, a fim de direcionar os conteúdos ao público ideal, evitando que leads inadequados tenham acesso às campanhas. Segmentar o público permite o acesso a informações necessárias sobre os prospects, por meio da ferramenta Módulo de Prospecção B2B da Stone Station, o que facilita na obtenção de dados relevantes.

Impacto nas políticas públicas e planejamento urbano

Políticas públicas se beneficiam desse tipo de informação, porque conseguem analisar o público presente em uma região – como Campinas, em São Paulo. A partir de dados como faixa-etária, gênero e emprego, ocorre o planejamento urbano para entregar exatamente o que essas pessoas têm interesse.

Uso em estudos acadêmicos e pesquisas sociais

É comum que nas pesquisas acadêmicas, os alunos precisem analisar o que são dados demográficos, para incluir nos trabalhos e pesquisas sociais. Interpretar essas informações ocorre em diferentes modalidades universitárias, como ciências biológicas, odontologia e medicina, que procuram realizar estudos mais aprofundados sobre possíveis necessidades das pessoas para os solucionar em projetos, por exemplo.

Tipos de dados demográficos

Compreender o que são dados demográficos pode auxiliar na segmentação adequada das informações para localizar o seu público. Afinal, sem esse tipo de material, é muito mais desafiador oferecer conteúdos relevantes aos leads para os manter nutridos e ativos em sua base.

Dados básicos: idade, gênero e etnia

Dados como idade, gênero, etnia e estado civil são informações que podem ser verificadas por meio de buscas no Módulo de Prospecção B2B, da Stone Station. Os filtros auxiliam na pesquisa ágil do que você necessita, bem como no fornecimento de um arquivo completo cuja função é poder fornecer à equipe mais propriedade na definição de estratégias assertivas.

Dados socioeconômicos: renda, educação e ocupação

Os dados socioeconômicos, como educação, ocupação e cargo, assim como renda, são informações usadas pelas políticas públicas. Entretanto, é possível analisar esse material para entender melhor as características dos seus leads e avaliar de que maneira o seu negócio pode oferecer soluções adequadas ao que eles procuram.

Dados geográficos: localização e migração

Fundamental às empresas, os dados geográficos se baseiam pela localização dos seus prospects, ou seja, em que região vivem. Com base nisso, você tem a possibilidade de aprimorar as suas campanhas de marketing, para entregar exatamente o que eles têm preferência de consumir.

A migração também tem grande importância, porque se trata do deslocamento de um grupo de pessoas para uma localização diferente. Devido a esse apontamento, você pode ter mais propriedade para suprir as necessidades delas, por meio do desenvolvimento de conteúdos atrativos, inspiradores e relevantes.

Como os dados demográficos são coletados?

Estes dados são coletados conforme a necessidade de uma empresa, estudos ou análise governamental. As finalidades de obtenção das informações se diferem entre cada usuário; e, por isso, é indispensável ter atenção quanto a veracidade do conteúdo antes de usar para não ter problemas e lidar com materiais ultrapassados ou repletos de erros.

Métodos de pesquisa e coleta de dados

Para fins de pesquisa, a coleta de dados para amostragem ou desenvolvimento estatístico, por exemplo, têm a função de enriquecer o estudo e comprovar por meio de testes algumas variáveis. Neste caso, a faixa-etária predominante da zona oeste de São Paulo, ou como é a qualidade de vida de 100 pessoas baseado na renda, no emprego e no tipo de região que moram.

Fontes de dados demográficos, como censos e pesquisas

Censos e pesquisas, como os realizados pelo IBGE, estudam diferentes grupos de pessoas para analisar questões como, qualidade de vida, idade predominante em cada parte do Brasil, oportunidade de emprego para os gêneros e desigualdade social. A partir dessas informações, os dados são disponibilizados nas páginas oficiais, e podem ser consultados sempre que necessário.

Interpretação e uso responsável dos dados

Além de saber o que são dados demográficos, a coleta, a interpretação e o uso responsável são fatores obrigatórios que precisam ser seguidos para prevenir vazamentos de informações. Isto é, se você fez essa segmentação, precisa ter extremo cuidado para impedir que terceiros acessem o conteúdo e o espalhe pela internet. Caso contrário, a penalização da LGPD pode ser severa.

Exemplos de uso de dados demográficos

Com o Módulo de Prospecção B2B da Stone Station, você segmenta o que precisa saber, e em segundos obtém as informações atualizadas e assertivas. A partir disso, é possível utilizar para se conectar melhor com o público-alvo e oferecer conteúdos completos e relevantes.

Análise de mercado em negócios

Entender o que são dados demográficos permite analisar o mercado com eficiência e segurança, possibilitando que erros sejam mitigados. Com informações assertivas, você e a sua equipe desenvolvem estratégias para realizar a captação, prospecção e seguir às próximas etapas do funil de vendas, como negociação e fechamento contratual.

Desenvolvimento de produtos e serviços

Desenvolver produtos e serviços com base nos dados demográficos, se bem utilizados, pode auxiliar a empresa a concretizar boas vendas. Isso acontece porque a marca entendeu o que os leads procuram – considerando aspectos como idade, cargo, necessidades e gêneros -, e conseguem oferecer a solução ideal.

Campanhas de conscientização e saúde pública

Com a análise sobre o que são dados demográficos, é possível desenvolver campanhas de conscientização para enfatizar a importância do autocuidado, que ocorre por meio da segmentação. Ou seja, você consegue falar sobre saúde pública, como a importância dos exames preventivos do câncer de mama, e como auxiliam na descoberta da doença em estágio inicial, se feitos anualmente.

Esta é uma das possibilidades de criação de conteúdo que você tem à disposição para se conectar cada vez mais com os seus leads. Estudar as informações segmentadas adquiridas com a certeza de que estão adequadas e sem erros dá a oportunidade de aumentar a relevância da marca no nicho e se diferenciar da concorrência.

Estudar o que são dados demográficos é indispensável para todas as empresas que querem crescer e se consolidar. Portanto, é com a Data Stone que você pode ter a possibilidade de segmentar as informações que precisa para desenvolver campanhas assertivas e que atraiam a atenção de sua audiência!

Qual o objetivo dos Dados demográficos do consumidor?

‌Os dados demográficos do consumidor tem como principal objetivo falar do público para a empresa e estreitar os laços entre público e marca. Esse conhecimento do cliente pode ser desenvolvido em diferentes estratégias, onde uma das mais clássicas é a criação da persona e do conceito de público alvo. No entanto, outras podem se beneficiar e ser impactadas pelos dados demográficos como: 

  • Personalização do marketing; 
  • Criação de novos produtos e serviços;
  • Formulação de novos investimentos no mercado; 
  • Prospecção mais prática e eficiente. 

O principal objetivo dos dados demográficos é auxiliar essas e outras estratégias dentro de sua empresa. Por isso, a Data Stone se empenha em fornecer essas informações, sempre de maneira organizada e confiável a seus clientes, para terem um novo auxílio em suas vendas e rotina. 

Quais os benefícios de usar os Dados demográficos do consumidor?

Existem diversos benefícios no uso dos dados demográficos do consumidor. Já vimos alguns, que estão incluídos até mesmo em seus objetivos. Mas é importante ficar a par de todos que sua empresa pode conseguir somente aplicando as informações conquistadas por meio da Data Stone. 

Quais os benefícios de usar os Dados demográficos do consumidor?
Fonte/Reprodução: original.

O mercado é um lugar imenso e quanto mais informações sua empresa tiver dos consumidores, mais preparada vai estar. Portanto, invista em dados demográficos para conseguir maiores e melhores benefícios em sua rotina empresarial. Confira os principais dados trazidos por essas informações:

Personalização do serviço

‌Com os dados demográficos do consumidor, é possível que sua empresa personalize o serviço e produto que já oferecem para impactar com maior eficiência o seu público alvo. Levando informações essenciais em conta, como local, renda, sexo, idade, uma empresa consegue conceber um serviço ou produto sob medida para seus clientes. 

E como comentamos, já que os dados demográficos não atingem um cliente apenas, essa personalização do serviço será um benefício para todo o mercado, impactando diversos consumidores de uma só vez. Mudanças pequenas, mas que fazem toda a diferença em seu negócio. 

Personalização do marketing

Uma das áreas que mais se beneficiam do contato com os dados demográficos do consumidor é o marketing. A forma como sua empresa se direciona a seus clientes depende de quais informações ela tem para conseguir criar essa ligação e vínculo com o público consumidor. 

Neste contexto, os dados demográficos são essenciais e mostram detalhes sobre o público alvo que sua empresa pode ter ignorado a vida inteira. Se você deseja um marketing eficaz, então a melhor maneira é investir pesado em conseguir essas informações para enriquecer o seu marketing. 

Investimento a longo prazo

Seus investimentos a longo prazo podem ser muito mais eficazes com os dados demográficos do consumidor. Se você sempre teve dúvidas antes de investir em determinado mercado, software, ou equipamento para fornecer um serviço, esses dados demográficos irão auxiliar. 

Afinal, com os dados demográficos você conhece melhor seu público e com isso pode saber o que determinadas pessoas com aquelas características costumam consumir e como são seus hábitos de compra. O que torna seus investimentos mais seguros e com alta possibilidade de retorno. 

Como posso usar os dados demográficos do consumidor para vender mais?

‌Os dados demográficos como consumidor tem o poder de delimitar o público e assim dizer que tipo de características seus clientes costumam apresentar, se são homens maduros, ou mulheres mais jovens. Esse tipo de informação é essencial para definir o que essas pessoas gostam e compram e com isso sua empresa pode vender muito mais ao adotar certas estratégias. 

  • Uma construção de ICP – Ideal Customer Profile – Perfil de Cliente Ideal, e com isso priorizá-lo e criar produtos e serviços dedicados a essa parcela de público; 
  • Promoções direcionadas: Ao entender os dados demográficos de seus clientes, é possível criar promoções e descontos direcionados a essa parcela; 
  • Relacionamento com os clientes: Os dados demográficos podem ser utilizados para criar um laço e um vínculo mais estreito entre empresa e cliente, o que fideliza o cliente para comprar sempre em sua empresa; 
  • Pautar preços de serviços: Entendendo a renda mensal média do seu público, é possível pautar os preços de serviços e produtos criados pela sua empresa. 

E se você quer se aproveitar desses dados demográficos e conhecer mais sobre seus clientes, então tem que conhecer a Data Stone! A Data Stone é uma empresa especialista em dados, que fornece informações confiáveis sobre o mercado, com qualidade, e entregues para você de maneira organizada. 

Entre esses dados, estão muitos dos dados demográficos que mencionamos. Venda com mais qualidade com os serviços contratados na Data Stone. Aproveite e consulte outras ferramentas da empresa, entre elas plataformas de prospecção e até mesmo para localizar clientes inadimplentes. Atualize sua empresa com mais informações sobre o mercado. 

Quais as melhores estratégias para usar os Dados demográficos do consumidor?

‌As principais estratégias a serem adotadas com os dados demográficos do consumidor são as que oferecem personalização. A personalização é um dos assuntos mais importantes e em alta quando o assunto é atualizar os serviços de uma empresa, seu marketing e campanhas. 

A era em que vivemos está saturada de ofertas, em especial no mundo digital. Portanto, o público está sedento por atendimento, serviços, produtos e campanhas voltadas a seus perfis em particular que tratam cada cliente de modo especial e único. 

Como a Data Stone pode me ajudar com os Dados demográficos do consumidor?

Ao contratar a Data Stone, sua empresa tem aquilo que há de melhor em informações e dados demográficos. Os serviços oferecidos pela empresa podem tornar o seu negócio muito mais consciente do seu público e de atualizar a maneira de prospectar, atender e investir. 

O serviço mais completo do mercado, com diferentes soluções e dados confiáveis você consegue com a Data Stone. Portanto, se sua empresa precisa de mais informações sobre seus consumidores, já sabe onde encontrar! Aposte nos dados demográficos do consumidor para vendas e estratégias mais confiáveis e veja seu negócio crescer.