Empresas B2B e a lista de prospecção: 5 dicas para usar com sucesso
As empresas B2B e a lista de prospecção auxiliam você a atingir, sem burocracias, perfis adequados com mais efetividade. No entanto, é necessário ter atenção quanto aos dados obtidos para manter na listagem apenas os mais recentes a fim de evitar divergências.
Para obter uma prospecção de sucesso, lhe ajudaremos a compreender mais a respeito das listas e como elas podem te ajudar, através de dicas que farão diferença no seu trabalho. A Data Stone tem a intenção e o desejo de ajudá-lo com o que for preciso para conquistar sempre os melhores resultados em vendas!
O que são as Empresas B2B?
As empresas B2B praticam negociações que acontecem com outras empresas do mesmo segmento, onde uma vende e a outra companhia faz a compra ou recebe uma prestação de serviços. Existem marcas que ajudam em questões de marketing, gestão ou proteção de dados focadas em dar soluções aos parceiros, por exemplo.
No geral, o B2B é uma sigla para ‘’business-to-business’’, onde, em sua tradução, significa ‘’negócios para negócios’’. Nesse caso, as empresas que atuam no ramo apenas vendem seus produtos para outras companhias, de forma que elas sejam úteis no dia a dia e na sua gestão interna.
Como as Empresas B2B funcionam?
A conversa é realizada entre duas ou mais pessoas jurídicas que visam fechar um contrato para lidar com as necessidades dos demais clientes, não havendo necessidade de efetuar compras após um mês. O processo de recompra é longo, pode levar meses ou até mesmo um ano, onde aquele cliente retorna com a solicitação de insumos.
Tenha como exemplo o serviço de TI, marketing ou RH que tendem a ser contratadas para realizar o serviço completo aos clientes que optaram pela terceirização. Nem sempre haverá necessidade de comprar produtos em grandes quantidades, mas de contratar uma equipe especializada em determinado assunto.
Como escolher a lista de prospecção de clientes?
Existem dois tipos de listas para trabalhar na empresa e a primeira delas se chama “lista de prospecção ativa”. Na modalidade, a sua equipe se organiza para montar uma planilha com todos os dados úteis dos clientes para já iniciar a ligação e abordá-los com um processo de vendas.
Na “lista de prospecção passiva”, você recebe os dados pelo marketing da sua empresa, usando-a para facilitar a aquisição de informações por parte da sua equipe. Este conteúdo apresenta o histórico de entradas do lead no seu site ou loja, pesquisas realizadas na página, assinatura de newsletter e download de e-books feitos.
Perceba que nos dois casos você e a sua equipe precisam trabalhar com as empresas B2B e a lista de prospecção por conta própria, avaliando cada perfil e procurando a possibilidade de haver fechamento de bons contratos.
Quais os benefícios da lista de prospecção de clientes da Data Stone?
A Data Stone apresenta soluções que você busca para gerir melhor as informações dos compradores sem haver a necessidade de comprar listas. Venha e descubra como sua empresa pode desfrutar de nossos benefícios – confira os principais!
Organização da lista
Você tem a liberdade de criar uma lista de contatos baseada nas informações que obteve dos clientes em potencial e com a Data Stone você recebe o documento pronto. Você é quem decide o tipo de formato de arquivo que quer receber e a nossa equipe se responsabiliza por entrar em contato para apresentar a lista organizada.
Você divulga o conteúdo aos clientes interessados no seu produto
Quando você conta com a Data Stone para montar a sua lista baseada nas informações desejadas, a sua empresa tem a possibilidade de focar exclusivamente nos perfis apontados na lista. O seu negócio é divulgado a um público muito maior, onde se aumentam as vendas, taxas de retornos e fechamentos de contratos.
Redução de custos
Além disso, você diminui os custos que teria caso comprasse uma lista pronta, com contatos que nunca interagiram com a sua empresa. Não faria sentido, certo? Você teria o dobro de trabalho para realizar, não conseguiria vender absolutamente nada e o dinheiro investido teria sido perdido.
5 dicas de como as empresas B2B podem usar a lista de prospecção de clientes para vender mais
A obtenção dos dados de clientes tende a ser muito complexa, exigindo uma avaliação complementar sobre os conteúdos fornecidos. Pesquise detalhadamente as informações apresentadas para usar e obter bons resultados em suas vendas.
Obtenha uma lista organizada
Como primeira dica da Data Stone, sugerimos que você solicite os nossos serviços para obter uma lista completa com os dados que a sua empresa já dispõe dos consumidores. Procure entrar em contato apenas com os nomes que estão mais avançados no funil de vendas (com a intenção de fechar contratos) e permaneça nutrindo os que estão mais no começo.
Trabalhe com uma plataforma tecnológica
A Data Stone apresenta uma plataforma rica em tecnologia de ponta com as melhores soluções para você trabalhar na empresa e conquistar dados relevantes dos compradores. Os informes se mantêm organizados para a sua equipe apresentar o produto ou serviço e nutri-los com dados relevantes.
Não compre listas e use uma montada
Nunca faça a compra de listas prontas com nomes de empresas das quais nunca interagiram com a sua marca. Este é um problema que pode levar estes leads a acreditarem que você é um spammer e denunciar a sua conta, além de ser uma métrica ilegal.
No caso da lista montada, você dispõe de informações e as recebe muito bem organizadas através da equipe tecnológica da Data Stone, formada por especialistas de longa experiência.
Trazer soluções aos problemas do cliente
Com ajuda da lista você obtém mais dados úteis a respeito do perfil do cliente, de modo que entenda as suas necessidades e dores. Você estabelece estratégias baseadas em empresas B2B e a lista de prospecção conquistada para resolver qualquer problema que aquele empreendedor te apresentou.
Nutrição e engajamento
Mesmo que os clientes não tenham comprado até o momento, você consegue contatá-los através do e-mail marketing ou demais métodos de contato, com infográficos, gráficos, vídeos ou e-books úteis.
Por que prospectar clientes?
A prospecção, quando bem realizada, ajuda a atrair mais os nomes das empresas até você, através de nutrição e diálogos relevantes. É uma forma de economizar mais dinheiro e proporcionar um atendimento de qualidade, fidelizar os nomes e manter os antigos engajados.
Além disso, as empresas B2B e a lista de prospecção permitem que a companhia cresça, atinja novos clientes, encontre novas oportunidades de melhorar os serviços ou produtos e se transforme em uma marca fundamental ao segmento em que atua.
Como as empresas B2B podem prospectar clientes?
Um dos principais métodos é o de trabalhar com listas de qualidade, montadas exclusivamente com a intenção de analisar o perfil dos compradores e se reunir mais vezes com a sua equipe para conversar estratégias que fidelizam o cliente.
Há muitas maneiras de prospectá-los, porém a principal é a de mostrar os produtos da empresa, produzir conteúdos de qualidade e analisar quem interage para montar uma boa lista.
Como a Data Stone pode ajudar?
A Data Stone apresenta uma ferramenta muito útil que é a de mailing list, onde você adquire as informações do público-alvo e descobre quais são os seus objetivos. Com base nos dados fornecidos pela nossa equipe, converse com o seu time de marketing e vendas para estabelecerem métodos que façam os clientes quererem comprar.
As empresas B2B e a lista de prospecção são fundamentais às marcas de grande ou pequeno porte que visam crescer, expandir o negócio e encontrar perfis semelhantes aos consumidores já presentes entre os seus contatos.
Para se fortificar no nicho de atuação escolhido, atue com uma equipe capacitada, que entenda sobre diversos assuntos e mantenha as suas informações e as dos seus clientes sempre protegidas. A Data Stone apresenta as empresas B2B e a lista de prospecção que você precisa, te ajudando a vender mais e a fechar excelentes contratos.