Segmentação de mercado: o que é e como funciona?
A segmentação de mercado é uma das estratégias mais completas e eficazes para uma empresa monitorar, observar, prospectar e até mesmo abordar o público. Com a segmentação é possível encarar o público em diferentes categorias, personalizar o marketing e o roteiro de venda.
A Data Stone, empresa especialista em dados, também fornece listas segmentadas para te auxiliar nesse processo. Utilize essa estratégia e veja seu negócio crescer!
O que é a Segmentação de mercado?
Desenvolvida para encaixar o público comprador em diferentes categorias, a segmentação de mercado é essencial para criar um perfil para cada consumidor. Com a segmentação é possível separar os clientes em inúmeras categorias. Como exemplo, podemos citar:
- Divisões por orientação de compra: O que preferem, como preferem e o que buscam no mercado;
- Divisões por poder de compra: O que costumam comprar, que valor costumam gastar em média em uma compra;
- Divisões geográficas: Onde vivem, onde moram e como isso pode influenciar na hora de fechar uma negociação;
- Divisões por necessidade: De que serviços necessitam, como necessitam e de que produto precisam;
- Divisões por porte: Que tipo de empresa consumidora é, qual seu porte e seu ramo de atividades.
Dividindo o mercado desta forma, segmentando seus consumidores, é possível analisar mais de perto cada um dos grupos para criar estratégias mais próximas do seu perfil.
Para que serve a Segmentação de mercado?
Esse recurso se mostra essencial em diversos campos, por exemplo, para a empresa em si, como marca, por auxiliar a instituição a entender seus consumidores, formar o seu perfil de cliente ideal e estudar seu público-alvo.
O time de marketing também se beneficia da segmentação de mercado, conseguindo personalizar suas mensagens para atingir diretamente seu público. Campanhas inteiras podem ser planejadas para segmentos diferentes do mercado, inclusive o marketing de conteúdo, e-mail marketing e outras categorias do serviço.
Até mesmo o time de planejamento de serviços e produtos pode utilizar a segmentação para entender o que o público deseja e assim criar novos produtos e serviços que atendam à demanda de segmentos específicos!
Mas o time que mais se beneficia da segmentação de mercado é sem dúvidas a equipe de vendas, que pode utilizar uma lista de contatos segmentados para prospectar melhor, planejar roteiros de vendas e criar estratégias de negociação e abordagem.
Segmentar o seu público é essencial, mas ainda é bem complicado. É preciso uma análise séria do mercado e dos contatos disponíveis. Por sorte a Data Stone, empresa especialista em dados e tratamento de informações, disponibiliza listas completamente segmentadas para sua empresa!
Basta entrar em contato com a Data Stone através do site e solicitar sua lista e até mesmo escolher o tipo de segmentação que deseja. Com isso sua empresa pode criar estratégias de marketing muito mais poderosas e vender com mais qualidade e praticidade, apostando na personalização do atendimento.
Qual sua importância?
Existem poucas estratégias tão versáteis e, portanto, tão fundamentais quanto a segmentação. Aplicando em sua rotina essa estratégia, uma empresa pode vender com maior assertividade, economizar no ROI do marketing e planejar suas estratégias com muito mais cuidado. Veja quanta relevância tem esse tipo de recurso para sua empresa!
Quais os tipos de Segmentação de mercado?
Tratamos de modo breve sobre alguns tipos de segmentações que você pode fazer do seu público. Entenda de modo mais detalhado todas essas segmentações, como elas funcionam e que características abordam.
Segmentação geográfica
A segmentação geográfica considera principalmente o tamanho do seu mercado. Existem empresas que se saem muito melhor no mercado local, algumas até estão restritas a ele como um autônomo eletricista.
Já outras empresas vendem para locais específicos, por exemplo, uma empresa de fertilizantes terá muito mais mercado no interior onde há grandes safras e plantios.
Segmentação de benefícios
Esse tipo de segmentação visa dividir o público considerando os benefícios que costumam buscar em seus produtos e serviços. A maioria dos serviços e produtos oferecem benefícios tão distintos que existem muitas maneiras de um consumidor se interessar pela sua empresa, por isso essa segmentação é muito variada.
Segmentação demográfica
Esta é a segmentação mais tradicional que divide o público por fatores como: idade, sexo, família e entre outros. É o tipo de segmentação mais utilizada e é tão fácil de fazer que é uma das primeiras a ser colocada em prática.
Segmentação Socioeconômica
Essa leva em consideração a posição social e econômica dos consumidores, seu nível de instrução, formação, capacitação e principalmente renda mensal. É importante para pautar estratégias de marketing, de venda e até mesmo sobre como oferecer seus produtos e serviços.
Quais as vantagens de usar a Segmentação de mercado?
Existem vantagens que só a segmentação de mercado traz para sua empresa. Essas vantagens auxiliam vários campos do negócio, equipe de vendas, marketing e até mesmo os profissionais que ficam responsáveis por pensar na marca e na empresa enquanto agentes. Entre as principais vantagens que a segmentação traz para todos esses setores estão:
- Maior conhecimento do público: A segmentação de mercado funciona como uma lupa pela qual a empresa observa seu público, e por meio desta lupa é possível analisá-lo com mais cuidado, observando detalhes que passaram despercebidos até então;
- Personalização do atendimento: Uma das transformações que as vendas, atendimento e abordagem realizada pelas empresas estão passando é a personalização do serviço, tratando cada consumidor da maneira que ele precisa, gosta e espera. Por meio da segmentação a personalização fica muito mais fácil;
- Refinamento do discurso: Chega de criar estratégias de marketing que parecem não levar a nada! Refine seu discurso, campanha e abordagem com a segmentação de mercado e tenha conversas muito mais frutíferas com seu público.
Veja quantas vantagens sua empresa pode estar perdendo ao não investir na segmentação. Por isso é essencial que você busque esse serviço, como o disponibilizado pela Data Stone. Com ele sua empresa irá realizar vendas com muito mais facilidade, refinar o discurso do marketing e ter um acesso mais rápido ao seu consumidor.
Quais abordagens usar na Segmentação de mercado?
A segmentação de mercado é ótima para iniciar abordagens mais seguras e com altas taxas de conversões. Entre as abordagens de vendas que podem ser combinadas com a segmentação estão:
- Telemarketing;
- E-mail marketing;
- Marketing de conteúdo;
- Call To Actions CTA;
- Abordagem com roteiro de vendas personalizado.
Todas essas abordagens quando combinadas com a segmentação são muito mais eficazes, e convertem prospects e leads em vendas com uma facilidade tremenda. Treine sua equipe de vendas e marketing para usar todas elas combinadas com a lista segmentada disponibilizada pela Data Stone.
Por que devemos fazer a Segmentação de mercado?
Há inúmeras razões de porque fazer a segmentação de mercado. A primeira é sem dúvidas a de alto rendimento. Se você busca mais lucros e menos tempo para conseguir converter clientes, então a segmentação é o caminho certo.
A segunda razão é que para pautar o marketing e personalizá-lo, é necessário apostar na segmentação para investir nesse tipo de serviço e, por fim, orientar os rumos da sua empresa para conseguir se relacionar com todo tipo de segmentos diferentes presentes entre seus clientes.
Como funciona?
A lista de leads segmentados da Data Stone é a mais completa do mercado e ela te auxiliará a conseguir todos os benefícios oferecidos pela segmentação que mencionamos ao longo do artigo.
E para conseguir sua lista é bem simples: basta entrar em contato com a Data Stone no site, solicitar a lista e então definir os diversos filtros que poderão segmentar os contatos. Não só isso, você recebe a lista inteirinha para poder atualizá-la com o tempo e a chegada de novos clientes.
Torne sua empresa consciente do seu público, invista na segmentação de mercado e veja os resultados nas vendas!