Mailing list: como segmentar e como trabalhar?

Mailing list: como segmentar e como trabalhar?

Sabemos que um conteúdo relevante e de qualidade é considerado fundamental, porém também é importante cuidar e investir no mailing list, uma das ferramentas responsáveis pela estratégia de marketing através do e-mail e outros canais. Com essa ferramenta, a empresa pode enviar conteúdos relevantes aos clientes com um único disparo de e-mail.

Por isso, através dessa importante ferramenta que a empresa poderá criar e direcionar todo o seu conteúdo aos melhores clientes, criando rapidamente um contato direto com seu público alvo. Somente empresas que sabem criar um mailing list de qualidade conseguem obter oportunidades de negócio e até mesmo fechar novas vendas. 

Para que a estratégia dê resultados satisfatórios, além de criar um mailing list, é necessário também saber mantê-la higienizada, ou seja, em constante atualização. Além disso, saber como segmentá-la também se faz necessário para a alta eficiência do marketing.

Como segmentar Mailing List?

De fato, para um mailing list ser considerado eficiente, é necessário realizar sua segmentação. Para isso, basta criar um processo onde há a divisão dos clientes e prospectos em critérios de relevância para a estratégia de marketing que será adotada. 

Como segmentar Mailing List?
Fonte/Reprodução: original.

É possível segmentar um mailing nos mais diversos filtros, como por exemplo: localização, faixa etária, interesses e comportamentos de compra. Com isso, será possível organizar de forma mais relevante todos os contatos da lista e direcionar as estratégias em um formato mais adequado, da seguinte forma:

  • Reúna todas as informações dos clientes/pessoas da lista: A primeira coisa a se fazer é coletar todas as informações necessárias dos clientes de uma lista. Nesse caso, é importante já estar com uma estratégia de marketing pronta para a segmentação ser feita conforme os critérios adotados;
  • Segmente a lista, separando os contatos em grupos conforme os critérios adotados para todos os nomes da lista de destinatários. É um processo que demanda atenção, pois tudo deve ser feito com base em informações verídicas;
  • Crie mensagens e envie via uma ferramenta de automação de e-mail: com a segmentação pronta, será preciso apenas elaborar mensagens estratégicas para cada um dos grupos criados. Para serem enviados, recomenda-se uma ferramenta de automação de e-mail que possa enviar suas mensagens já segmentadas.

Após a realização da segmentação, será preciso apenas monitorar o desempenho dessa estratégia. É importante destacar que também há a possibilidade de compra de um mailing list com contatos já segmentados. 

A Data Stone realiza esse serviço de forma personalizada para cada cliente, é possível escolher o perfil das empresas. Tudo é feito para reduzir os custos e conquistar novas oportunidades de negócios, ideal para empresas que desejam um serviço rápido e também de qualidade.

Como trabalhar com Mailing List?

Para obter ótimos resultados com o mailing list, é necessário saber como trabalhar com essa ferramenta e como funciona tal processo de segmentação, que envolve até mesmo uma atualização constante de todos os dados da lista. Para isso, é preciso realizar a higienização dos cadastros, uma padronização e também o enriquecimento desses dados.

Na higienização, é preciso excluir os contatos que não serão mais utilizados e atualizar aqueles que são necessários. É como se fosse uma limpeza dentro de todas as informações cadastradas dos clientes. Em seguida, a lista deve passar pela padronização dos dados, onde a otimização daqueles já cadastrados é feita.

Como trabalhar com Mailing List?
Fonte/Reprodução: original.

Também é necessário que o mailing passe por um enriquecimento de dados constante. Nessa parte, se são incluídos novos clientes, dados e cadastrados previamente atualizados, os mesmos devem ser adicionados como um complemento das informações que o mailing já disponibiliza. 

Para facilitar no trabalho, o ideal é optar por um software especializado em mailing list. Com eles, é possível automatizar todo o processo de segmentação e também a coleta de dados dos potenciais clientes ou já fidelizados. Há diferentes opções no mercado, que realizam até o disparo de mensagens com conteúdo personalizado.

Como a Data Stone pode te ajudar com Mailing List?

Com a Data Stone, é possível obter um mailing list de forma rápida. Ela oferece o acesso a milhares de cadastros de empresas do Brasil inteiro e em diversas segmentações. É possível fazer buscas específicas e escolher perfis econômicos que mais combinam com o seu negócio.

Para solicitar um mailing através da Data Stone, basta acessar a plataforma, onde você tem direito a 20 créditos gratuitos, e realizar a prospecção por CNPJ, conforme a estratégia de marketing ou serviços/produtos oferecidos pela empresa.

Desse modo, fica mais fácil o processo de obter um mailing list e encontrar novos clientes. Tudo é realizado por meio de uma equipe especializada em dados e tecnologia, capaz de trazer os melhores resultados com custos reduzidos e em menor tempo.

Como montar um Mailing List?

Antes de montar um mailing, é preciso realizar estudos com uma equipe responsável pelo marketing. Nesse processo, é possível montar formulários e banners estratégicos para conseguir os dados de possíveis clientes. 

Os dados podem ser recolhidos através da navegação em sites e lojas virtuais. Uma dica para recolher essas informações é por meio do marketing de conteúdo, onde você oferece um produto gratuito para o seu lead, como uma guia responsável para newsletter, conteúdo por e-mail ou até mesmo o envio de um e-book ou infográfico que seja relevante para empresa.

Interessados na criação de um mailing list devem sempre lembrar de nutrir o website com meios para captar dados relevantes. Até mesmo uma conversa pode ser útil durante esse processo, assim, com o passar do tempo, o mailing se torna maior e ainda mais relevante para a empresa.

Dicas para montar

O processo de criação de uma lista parece algo simples, porém ele depende de diversos fatores para conseguir trazer os resultados esperados por você ou por sua empresa. Mesmo após conseguir informações relevantes de diversos clientes, é preciso saber manter essa lista para continuar relevante. Confira algumas dicas de como montar um mailing list e mantê-lo ativo. 

  1. Conteúdo de qualidade e relevante

Para trabalhar com essa ferramenta é preciso não só segmentar os contatos, mas também construir uma boa estratégia. Em um primeiro momento, o ideal é apostar em um conteúdo de qualidade, com envios exclusivos para se diferenciar da concorrência. Na hora da criação do conteúdo, o uso de uma Persona pode ser bastante útil.

  1. Personalize

Antes de enviar os e-mails, é importante desenvolver uma customização. A maioria dos clientes não desejam ser incomodados com e-mails e podem confundi-los com spam. Por isso, o ideal é apostar em mensagens personalizadas, com o uso de nome e enviadas conforme o público, assim torna-se mais fácil chamar atenção do possível cliente.

  1. Realize a higienização

Um dos fatores mais importantes para manter a qualidade do mailing list é a realização da higienização. Esse processo consiste na atualização regular de todos os contatos. Nesse processo também é possível apagar os contatos que não agregam mais para a empresa ou negócio. Assim, é evitado que elementos desnecessários se acumulem e lotem o armazenamento de dados. 

  1. Utilize também as redes sociais para conseguir contatos

Atualmente, as redes sociais são de grande ajuda para qualquer negócio. Nas redes sociais também é possível elaborar conteúdo para as pessoas disponibilizarem suas informações. Por exemplo, com a criação de um conteúdo informativo em formato de carrossel no Instagram, pode-se incluir um link de direcionamento para o website. Também é possível captar informações apenas com o uso direto de enquetes nos stories ou por meio das caixas de perguntas.

  1. Procure por empresas especializadas nesse serviço

Para quem deseja um processo rápido para criação e gestão de mailing list, é possível optar por empresas especializadas, como a Data Stone, que disponibiliza uma das melhores bases de clientes. Ela utiliza de uma equipe de cientistas de dados para que o resultado do serviço ocorra da melhor forma. O serviço pode ser contratado em apenas 3 passos, reduzindo significativamente o tempo utilizado na criação dessa ferramenta.

Como fazer uma estratégia eficiente de Mailing?

Para fazer uma boa estratégia de mailing é preciso avaliar primeiro qual o público-alvo. Somente entendendo esse perfil será possível iniciar uma estratégia eficiente. Desse modo, pode-se evitar a captação de dados desnecessários, apenas os relevantes para empresa e que se interessem pelo produto oferecido. 

No momento de criação de uma estratégia, deve-se definir uma boa ferramenta que seja eficiente para as necessidades da empresa, isso porque organizar um mailing list é uma tarefa difícil e que demanda muito tempo. Com uma ferramenta de automação de mailing, é possível realizar muitos processos importantes, como:

  • Gerenciamento dos endereços;
  • Customização rápida de mensagens;
  • Programação de campanhas;
  • Recolhimento de contatos;
  • Elaboração de leads;
  • Insights sobre o envio de conteúdo.

É preciso destacar que mesmo com essas ferramentas, uma estratégia de mailing depende de um conteúdo rico e que chame atenção do público alvo. Assim, estude sempre o seu público alvo para montar uma campanha coerente e assertiva.

Um dos pontos positivos de se utilizar o mailing é a versatilidade dessa ferramenta, pois é possível criar diversas estratégias em diferentes canais. Atualmente, a mais utilizada por empresas é a newsletter, onde são enviados conteúdos aos consumidores e anúncios. Além dele é possível utilizar:

  • Telemarketing;
  • SMS;
  • WhatsApp;
  • Mala Direta.

Para escolher quais utilizar, é preciso analisar as necessidades da empresa e quais resultados são esperados. Lembrando, que para um mailing funcionar, é preciso que sua gestão seja feita com frequência e os resultados sempre analisados.

Por que trabalhar com Mailing List é importante?

A utilização de um mailing relevante é por trazer melhores resultados nas estratégias de marketing de uma empresa. Com a criação de uma boa lista, é possível criar uma forte ligação com os clientes em um tempo determinado apenas com a comunicação. Além disso, essa ferramenta auxilia no aumento da precisão de envio das mensagens, pois o conteúdo atinge somente o grupo de contatos selecionado durante a campanha.

Mesmo com tantos anos no mercado, criar um mailing list continua sendo uma forma eficaz de comunicação. De fato, essa ferramenta é muito mais utilizada em plataformas de e-mail, porém há inúmeros canais que comportam a estratégia. Por isso, o mailing é considerado muito versátil. Assim, conte com as listas da Data Stone para otimizar os seus processos e captar os melhores clientes para negociar.