Geração de leads: o que são e quais as 3 dicas para usar com sucesso

Geração de leads o que são e quais as 3 dicas para usar com sucesso

A geração de leads é um passo muito importante para qualquer negócio. Através desse conhecimento, diversas empresas se mantêm fortes e em constante crescimento no mercado devido ao grande volume de vendas obtido.

A frustração de ter um grande negócio e não conseguir alcançar os resultados necessários é um sentimento ruim que as pessoas do marketing precisam lidar diariamente. Um dos motivos mais comuns para isso, é que o seu negócio não soube para quem divulgar o serviço e quais pessoas poderiam ter interesse nele. 

Bem, temos boas notícias: este problema acabará neste artigo! A Data Stone sabe da importância de uma boa geração de leads para o sucesso de uma empresa, por isso, foi preparado este guia sobre o assunto.

O que são os leads?

Um lead se trata de um usuário que já demonstrou interesse no seu negócio e deixou uma forma de contato. Na maioria das vezes é o e-mail, mas também pode ser o telefone. Com essa característica, também podemos chamar os leads de clientes potenciais. 

O que são os leads
Fonte/Reprodução: original

Cuidado para não confundir o lead com o cliente. Apesar de muito semelhantes, o cliente é aquele que já efetuou alguma compra daquele negócio, enquanto o lead é um usuário interessado naquele assunto que a empresa pode entrar em contato.

Qual a importância da geração de leads?

A principal importância da geração de leads para uma empresa é garantir que ela tenha um público interessado no trabalho dela. Consequentemente, isso implica que as chances daquele negócio obter mais clientes são praticamente garantidas!

Pense bem, se a sua empresa pode despertar interesse em diversos usuários será mais fácil obter o contato deles e, com isso, fazer bons convites para vendas. No entanto, compreender o mercado e os clientes não é uma tarefa simples e contar com ajuda profissional, a exemplo da Data Stone, é uma ótima opção.

Poder contar com um grande arsenal de dados capazes de mostrar diversos clientes existentes no mercado é um dos recursos mais necessários para a geração de leads. Além da Data Stone possuir experiência nessa área, os recursos disponibilizados por ela permitem uma geração de leads muito mais eficiente e completa para as necessidades atuais do mercado.

Quais as vantagens da geração de leads?

Com toda essa definição, é lógico pensar que a geração de leads traz diversas vantagens para a empresa que aplica o conceito corretamente. Por isso, conheça os 5 benefícios mais comuns de se usar a estratégia e que se repetem em diferentes empresas independente do tipo de negócio.

Atrair e reter pessoas interessadas em seu negócio

A primeira vantagem da geração de leads é, sem dúvidas, a capacidade de atrair pessoas que são promissoras ao seu negócio devido ao interesse demonstrado por elas. Ao ter a certeza desse interesse, é possível montar uma ótima lista de contatos e começar a executar todas as etapas do marketing com mais segurança e maiores chances de sucesso.

Você com certeza já deve ter se deparado ao ler um conteúdo em algum blog, uma aba que descrevia algo do tipo: se quiser este e-book, digite seu e-mail para o envio. Esse tipo de ideia é uma geração de lead, na qual o negócio oferece um material de qualidade em troca de seu contato. A tendência é que no futuro a pessoa que digitou o e-mail, receba conteúdos sobre o assunto junto de ofertas sobre produtos da empresa.

Aumento de vendas

A geração de leads traz uma maior conversão de vendas por colocar a empresa em contato com alguém já interessado nos serviços dela. Isso implica que conversar com esses usuários que já demonstraram interesse significa que uma parte do processo de vendas já foi realizado. Com essa facilidade, basta que os vendedores da empresa se preocupem em tratar aquele contato corretamente e efetuar a proposta no melhor momento possível. 

Maior alcance do negócio

Graças à grande quantidade de contatos necessários para a geração de leads, a empresa colhe um bom aumento de seu alcance. Geralmente, qualquer estratégia de marketing gera esse tipo de vantagem e o diferencial dos leads gerados é o público bem mais envolvido e engajado. 

Maior taxa de aproveitamento de oportunidades

O maior aproveitamento de oportunidades é uma consequência de todas as anteriores. Como a geração de leads promove o descobrimento de diversos clientes em potencial e conhecimento de como se comunicar com eles adequadamente, o seu negócio terá mais oportunidades e a capacidade de converter o máximo deles em bons resultados.

Organização do trabalho da equipe

Com bons leads, a equipe de sua empresa sabe exatamente quais são os usuários que precisam ter maior atenção e aqueles que só precisam de um pequeno empurrão. Junto a isso, também é possível saber quais são os descartáveis.

A consequência principal que teremos com tudo isso é uma equipe mais organizada e mais produtiva, capaz de converter mais leads em clientes consumidores. Portanto, todas essas 5 vantagens promovem melhorias indispensáveis para o seu negócio.

Por que se preocupar em gerar leads?

Como você pôde observar, a geração de leads oferece diversas vantagens interessantes para a empresa. O principal motivo para se preocupar com a qualidade de uma boa formação de leads é pensar na boa saúde futura de seu negócio.

Imagine que você é dono de um negócio que vende calçados em certa região. Sem uma boa geração de leads, a sua loja não descobre quais são os produtos que mais geram interesse nos clientes e, consequentemente, não terá boas vendas.

Por que gerenciar leads e como a Data Stone pode ajudar?

Ter uma boa geração de leads sempre garante a presença de pessoas interessadas em pagar pelos serviços/produtos da sua empresa. Isso garante uma consistência no volume de vendas e consegue oferecer um crescimento muito saudável para o negócio. É notável na atualidade a dificuldade por conseguir uma boa base de clientes, seja pela competitividade ou pelas mudanças de padrões que os consumidores sofrem diariamente.

O que são os leads
Fonte/Reprodução: original

Por isso, a estratégia de geração de leads com a Data Stone é tão eficiente e um dos seus motivos é a presença da plataforma Stone Station. As capacidades dessa plataforma permitem uma análise completa de diversos clientes que serão mais vantajosos para o seu negócio e, com isso, oferecer todas as vantagens citadas.

4 dicas de como gerenciar seus leads

O gerenciamento de leads se dá a partir do entendimento de quem se interessa por sua empresa. Logo, é preciso saber como obter essas informações e como usá-las a favor de seu negócio. Esse passo pode ser seguido em 4 dicas, as quais são:

Estude o seu público

Ter conhecimento de como o público que consome o seu negócio prefere as mensagens é muito importante para a formação de bons leads. Ao saber se comunicar com eles, o seu time de vendas estará mais capacitado e terá mais chances de converter as conversas em negociações.

É correto pensar que a maneira de gerir leads de um conteúdo que gosta de moda é muito diferente da gestão de um público que discute peças de carro, certo? No entanto, esse conhecimento só vem com estudo constante e observação do que os dados apontam. Muita atenção a essa dica inicial, pois é o ponto no qual as empresas mais costumam errar.

Invista em boas ferramentas

As ferramentas, tanto tecnológicas como de marketing, estão aí para facilitar diversos processos necessários para a várias áreas do trabalho, incluindo também a gestão de leads. Alguns exemplos são:

  • Formar um bom mailing list;
  • Ter um bom site;
  • Customizadores de e-mail;
  • Bancos de dados;
  • Marketing de conteúdo;
  • Landing pages.

Por meio de todas essas ferramentas, você conseguirá administrar melhor os seus leads e, dessa forma, obter oportunidades muito interessantes ao seu negócio. Junto a isso, as ferramentas da lista quando bem utilizadas permitem que a empresa consiga qualificar com maior facilidade os leads.

Uma atenção maior precisa ser dada para a formação de um mailing list, outra área de destaque da Data Stone, que não à toa abriu a lista de ferramentas. Através dela, o seu negócio poderá entrar em contato com outras empresas promissoras e a Data Stone facilita esse processo com as pesquisas filtradas de clientes em sua plataforma.  

Capacite o seu time

É interessante capacitar o time para garantir que toda a equipe tenha consciência do trabalho que será feito e explorar as capacidades máximas de cada profissional. Dessa forma, os funcionários serão mais produtivos e vão cometer menos erros que comprometam o andamento dos negócios.

Imagine que você não mostra à sua equipe de vendedores como utilizar e entender os dados gerados pelas ferramentas de geração de leads. A maior probabilidade é que oportunidades promissoras sejam perdidas.

Monte campanhas com certa constância

As campanhas constantes são ótimas formas de se fazer presente no mercado e chamar atenção de novos usuários que possam se interessar pelo seu negócio. Por isso, o investimento nessa área também é crucial para verificar o comportamento de seus leads atuais e buscar por novos usuários promissores.

Percebe-se como a geração de leads é importante para um negócio e as diversas vantagens que essa estratégia pode oferecer ao seu trabalho. Por isso, podemos perceber que a Data Stone é a mais completa para atender a essas demandas devido à quantidade de recursos que dispõe.

Seja pela plataforma, a Stone Station, o enriquecimento de dados ou a formação de mailing list, o fato é que não faltam motivos para conhecer os serviços da Data Stone. Portanto, não perca mais tempo e entre em contato conosco a fim de proporcionar o crescimento que seu negócio merece!