Tomador de decisão: o que é e quais os seus 5 benefícios?

Tomador de decisão o que é e quais os seus 5 benefícios

Poucos sabem, mas o tomador de decisão é uma peça fundamental dentro do mercado B2B, especialmente dentro das empresas que buscam evoluir em seu nicho e se destacar com autoridade. No entanto, para que a empresa se beneficie deste processo, é necessário entender primeiro o que significa e como ele pode ajudar no dia a dia.

Esse quesito se torna de grande importância dentro de qualquer empresa B2B, afinal, não só será responsável por agilizar os processos de compras e aquisições, como também otimizar a gestão interna da companhia. 

Que tal saber mais sobre o que um tomador de decisão é e quais são seus benefícios? Interessado? Então acompanhe a família Data Stone e saiba tudo sobre a sua importância dentro do cenário B2B!

O que é um tomador de decisão?

É uma pessoa com poder suficiente para decidir o que a empresa precisa fazer, estipulando estratégias para expandir os negócios e iniciar processos de investimento que geram ganhos fundamentais para fortalecer a corporação, por exemplo. O tomador pode ser um grupo com diferentes indivíduos, comitê ou simplesmente composto por um único indivíduo.

O que é um tomador de decisão
Fonte/Reprodução: original

Dentre os principais tipos de tomadores de decisão, há os que se concentram exclusivamente em decisões organizacionais, pessoais, programadas ou não programadas. Quando pensamos no mundo B2B, é muito comum encontrar os tomadores voltados aos setores financeiros e de compras.

Quem atua como tomador de decisão nestas áreas são os head buyer, que em tradução ao português significa chefe de compras. Eles são extremamente importantes dentro de qualquer empresa e te ajudam a selecionar os melhores nomes de sua lista de contatos, que podem ser gerados de forma prática e rápida em nossa plataforma da Data Stone.

Por que o tomador de decisão é importante para empresas B2B?

Com um colaborador responsável por tomar decisões, a sua companhia se mantém organizada, não sofre com escolhas erradas e tem uma diminuição drástica de problemas por falta de um bom gerenciamento. Assim como, também, apresenta uma otimização em sua gestão interna.

Além disso, com o tomador certo você entende quais os perfis mais adequados para compor o seu mailing list, que pode ser elaborado pela Data Stone, e fecha contrato com aqueles que não geram dores de cabeça ao atrasar entregas ou não quitar o pagamento na data estimada.

Para expandir a marca e fazê-la se tornar um verdadeiro sucesso, é essencial você ter um excelente tomador de decisão, responsável por realizar uma boa gestão e planejar estratégias estruturadas que auxiliem a empresa evoluir e ter um salto lucrativo eficiente.

Como funciona o processo de tomada de decisões?

Existem cinco etapas que ajudam o funcionário a tomar uma decisão adequada, sem se precipitar e acabar prejudicando o funcionamento da companhia. Para você entender como funciona, acompanhe todo o procedimento:

  1. Etapa de identificação do problema: quando o tomador encontra o problema e o entende, consegue encontrar a melhor forma de resolvê-lo;
  2. Etapa de coleta de dados: é feito um diagnóstico e análise da situação da empresa de acordo com o problema;
  3. Etapa de identificação das alternativas: antes de tomar a decisão final, é fundamental avaliar as principais alternativas disponíveis. É necessário listar as opções úteis para resolver o problema;
  4. Etapa de escolha das opções: o tomador de decisões deve escolher por uma opção que resolva o problema da primeira etapa;
  5. Etapa de decisão e acompanhamento: é importante observar a decisão tomada, avaliando os resultados que surgem após resolver o problema.

Caso seja necessário, o tomador de decisão pode repetir determinadas partes do processo ao coletar novas informações, estudá-las ou procurar alternativas mais eficientes que as apresentadas anteriormente.

Quais os benefícios dos tomadores de decisão?

Ao ter um comitê qualificado em sua empresa, você controla possíveis erros, gerencia melhor o seu negócio e fecha contrato com os melhores perfis de compradores do mercado, avaliando cada nome em potencial com a lista feita pela Data Stone.

Aumento da produtividade

Para encontrar o problema e entender o porquê de acontecer, trabalhe com um tomador de decisão que avalie a situação e encontre soluções que corrijam desde o desempenho da equipe até a falta de vendas.

Quando você atua para corrigir o problema, faz a sua equipe se concentrar em fechar novos negócios, aumentando a produtividade de forma íntegra. Este é um dos principais motivos para você operar com a Data Stone, que oferece uma plataforma tecnológica para gerenciar os clientes e acompanhar todos na etapa de funil.

Diminuição de erros

Adquirir dados relevantes e atualizados é importante para controlar erros, diminuir as chances de prejudicar a empresa ou perder uma venda. O tomador de decisão te ajuda a não ter escolhas baseadas em achismos e elimina possíveis aspectos prejudiciais a curto prazo na sua companhia, além de realizar uma boa análise de riscos para não direcionar a empresa a crises.

Análise de dados de clientes

Com a plataforma da Data Stone, a Stone Station, você confere informações com precisão antes de iniciar um processo de venda e compra, para tomar uma decisão sem se precipitar. Se necessário, você tem a possibilidade de manter os dados de clientes integrados no sistema da sua companhia para estudá-las quando precisar.

Corte de recursos

Na gestão da empresa, quanto menos gastos ocorrerem, melhor. Ao pensar nisso, atue com um tomador de decisão para diminuir recursos desnecessários e atribuir mais tecnologia à sua marca, utilizando o serviço de ponta da Data Stone, que otimiza as funções dos seus colaboradores e promove controle contra erros.

Atualização de dados frequente

Se você não possui uma tecnologia robusta para adquirir os dados completos de seus clientes, as chances de você não fechar bons negócios crescem. Com a Data Stone você consulta as informações que precisa, comparando-as com os dados que já possuía para saber se há divergência e, dessa forma, atualizar o seu banco rapidamente.

Quais são os tipos de tomadores de decisão?

Manter a empresa organizada pode ser um desafio a muitas empresas, porém há cinco tipos de tomador de decisão no mercado para você ter em sua empresa e manter a equipe alinhada.

Tomador intuitivo

Esta é uma forma prática e tradicional de tomar qualquer tipo de decisão, porém é necessário avaliar o cenário antes de decidir determinada solução. Confiar na intuição nem sempre está ligada à lógica, uma vez que, por exemplo, você usou um sistema específico porque gostou, mas não chegou a compará-lo com os demais para saber se valiam a pena.

Racional

Usar o lado racional para decidir qualquer questão é uma forma adequada de prevenir erros e fechar bons contratos. O racional analisa os dados, prazos e orçamentos sobre determinado investimento para avaliar se aquela opção é a mais adequada no momento.

Tomador baseado em valores

Este funcionário é voltado às crenças do que confia ser uma boa opção, ao contrário do que acontece com o racional ou o intuitivo. A decisão voltada em valores pode, nem sempre, trazer benefícios à empresa, portanto, é extremamente importante haver sempre mais de uma opinião neste momento.

Colaborativa

Tomar uma decisão colaborativa significa ter mais de duas ou três opiniões participando da reunião. Você não precisa decidir nada sozinho quando tem um time focado e capacitado para ajudá-lo a resolver qualquer problema, baseando-se sempre em dados obtidos com a ajuda da Data Stone sobre os clientes em potencial.

Baseada em especialistas

Os especialistas são pessoas que entendem sobre diversos assuntos e entregam a resolução de um problema com eficiência, quando você e a sua equipe não se decidem por nenhuma alternativa apresentada. 

O tomador especialista é uma pessoa ou um grupo preparado, que já passou por todo tipo de problema, tem uma longa experiência em sua bagagem e instrui você e seu time a buscarem novas soluções ao problema.

Como encontrar um bom tomador de decisões para sua empresa?

Para achar o melhor indivíduo para sua empresa, é importante prospectar através de estratégias que chamem atenção do tomador de decisão, seja através de uma publicação no LinkedIn ou um post relevante no seu site. 

Como encontrar um bom tomador de decisões para sua empresa
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Ao fazer isto, você tem mais facilidade de se comunicar com estas pessoas e formalizar um contato amigável para fortalecer a sua empresa em reuniões futuras com investidores ou novos parceiros, ajudando na tomada de decisão mais adequada para cada momento.

5 Dicas de como melhorar as tomadas de decisões na sua empresa

É importante que você e a sua equipe atuem unidos para ter escolhas corretas, sem qualquer tipo de precipitação. Se vocês não concordam, tampouco chegam a uma resolução, os problemas persistem e a empresa fica estagnada por falta de um tomador de decisão focado.

Não decida no calor do momento

Atuar com impulsividade na hora de tomar uma decisão atrapalha muito a sua marca, principalmente porque a opinião final nem sempre estará com a razão e pode acabar fazendo uma escolha errada. 

Tenha um momento sozinho para avaliar a situação apresentada ao qualificá-la entre neutra, pessimista e otimista. Quando você fizer a avaliação proposta, obterá uma resposta adequada para não ter erros ou problemas mais sérios.

Converse com a sua equipe

Apresentar o seu ponto de vista aos membros da sua corporação é muito importante para que, dessa forma, todos pensem unidos e tomem juntos uma mesma decisão. Opiniões divergentes sempre surgirão, porém, ouvir e avaliar antes fará muita diferença dentro da companhia.

Confie na sua intuição

Com uma boa intuição construída através de erros e acertos, você atua como um excelente tomador de decisão intuitivo, que analisa o momento com calma para não sofrer tantos impactos na empresa. 

Faça reuniões

De nada adianta ter um conglomerado de informações se você não as consulta junto de sua equipe, não esclarece os dados e não acompanha os relatórios construídos. Sem estes conteúdos, você não fica por dentro do que acontece na sua empresa e possui poucas chances de assertividade.

Trabalhe com a Data Stone

Quando você trabalha com a Data Stone, consegue gerenciar as informações de todos os seus clientes, avaliando o que eles precisam, entendendo a etapa do funil que se encontram e quais os mais adequados para prosseguir com a etapa de negociação.

Sem estas informações, você permanece estagnado no mesmo ponto, não aumenta os lucros e a sua companhia não se desenvolve. Para evitar problemas como este, atue com as informações dos clientes atualizadas através da nossa mailing list e as tenha disponíveis em nossa plataforma, a Stone Station.

Com a Data Stone e nossas listas de contatos B2B, você se torna um excelente tomador de decisão, controla erros, avalia novos cenários, se reúne com a sua equipe e resolve qualquer problema com mais efetividade, graças aos dados que disponibilizamos sempre atualizados.