Geração de leads e o mercado B2B: o que é e quais as 5 dicas de ter sucesso

Geração de leads e o mercado B2B: o que é e quais as 5 dicas de ter sucesso

A geração de leads e o mercado B2B são grandes coadjuvantes um do outro, de forma que não é possível crescer no seu nicho sem focar em atrair possíveis clientes para o seu negócio. Sendo assim, podemos dizer que os leads B2B são elementos centrais de grande importância dentro desse cenário.

Os leads são definidos como clientes em potencial, ou seja, são todas aquelas empresas, disponíveis nas listas de prospecção B2B que apresentam chances de fechar negócio com a sua. Dessa forma, quanto mais leads você tiver gerado, maiores são as chances de fechar vendas mensais.

Com isso, não é tão difícil compreender como a geração de leads e o mercado B2B interagem entre si, além de sua importância para o negócio. No entanto, é necessário saber como gerar esses potenciais clientes, aplicá-los dentro de sua estratégia em marketing digital e realizar sua posterior prospecção.

Visando o seu sucesso, a equipe da Data Stone separou 5 dicas essenciais para se ter sucesso na geração de leads e o mercado B2B. Confira e saiba como a plataforma pode potencializar os seus resultados!

O que é a Geração de leads e qual a sua importância?

A geração de leads qualificados no mercado B2B sempre foi uma missão desafiadora para inúmeras empresas envolvidas nesse cenário comercial. Isso se dá principalmente pelo desconhecimento a respeito do que significa essa geração, sua importância e como realizá-la.

O que é a Geração de leads e qual a sua importância?
Fonte/Reprodução: original.

Por definição, gerar leads qualificados no B2B significa ter em sua lista de contatos ou base de dados diferentes empresas que podem se tornar clientes em potencial para o seu negócio. Ou seja, essas empresas apresentam o perfil ideal para negociar com você e têm interesse no produto ou no serviço ofertado, bastando apenas saber como convertê-los para clientes. 

Ter esses leads B2B é fundamental para se estabelecer uma base sólida de dados com potenciais clientes para o seu negócio. Com esses contatos em lista, é importante consolidar estratégias e métodos para converter leads principais em clientes para a sua empresa. Por isso, quanto mais leads qualificados forem gerados, maiores são as chances de aumentar sua taxa de vendas e sua prospecção em clientes.

Como está o panorama da Geração de leads em 2023?

Estar presente no atual cenário é bem desafiador e por isso quando falamos em geração de leads e o mercado B2B, é necessário compreender o panorama atual e quais são as tendências dessa estratégia para o futuro. No geral, um panorama é uma análise atual a respeito do cenário de todo o Brasil com dados nos quais você pode elaborar sua estratégia.

Como está o panorama da Geração de leads em 2023?
Fonte/Reprodução: original.

Atualmente, a geração de leads e o mercado B2B se encontram em um excelente cenário! Segundo o estudo, o tráfego orgânico se tornou o principal dentro do cenário business-to-business, ou seja, para se destacar na geração de leads em 2023, o seu site deve estar no topo dos mecanismos de busca, com autoridade e um excelente posicionamento. 

Como o mercado B2B se beneficia com a Geração de leads?

A geração de leads e o mercado B2B caminham lado a lado! Através da geração de potenciais clientes, é possível aumentar o número de empresas que podem ser contactadas e que tenham maiores chances de adquirir os seus produtos e serviços.

No mercado B2B, a negociação entre ambas as partes é mais demorada do que a presente dentro do cenário tradicional do business-to-consumer (B2C). Portanto, ter empresas como leads já preparados para a abordagem e com o perfil adequado de negócio elevam suas chances de prospecção destes clientes em específico.

Quais os benefícios da Geração de leads para o mercado B2B?

Gerar leads qualificados e prospectar cada vez mais clientes é fundamental para qualquer negócio se manter em crescimento, afinal, sem consumidores, não há como manter uma empresa ativa se não houver nenhum lucro, não é mesmo? No entanto, os benefícios da geração de leads no B2B vão muito além de ganhos e podem ser vistos no dia a dia, como exemplo:

  • Otimização no tempo da negociação;
  • Mais aproveitamento de oportunidades;
  • Ganho de produtividade;
  • Aumento na prospecção de clientes.

Leads no B2B é a base para se construir um bom negócio, sólido e renda bons frutos posteriormente. Por isso, investir na plataforma da Data Stone para gerar leads qualificados e desfrutar desses benefícios é fundamental dentro do mercado B2B! 

Nela é possível encontrar inúmeras outras empresas com filtros personalizados e com perfis compatíveis ao seu negócio, ou seja, maiores chances de adquirir o seu produto ou serviço.

Quais as estatísticas do mercado B2B no Brasil?

Diante do panorama lançado a respeito do cenário B2B no Brasil em 2023, é possível observar diferentes estatísticas e valores a respeito de diversos pontos importantes para o sucesso dentro do mercado. 

Através deles, é possível descobrir os melhores canais de mídia para se investir, qual tipo de canal focar as estratégias em marketing, se a maior taxa de conversões vêm de desktop ou mobile, dentre muitas outras variantes. Os principais dados estatísticos observados no mercado B2B brasileiro em 2023 são:

  • 2,64% em taxa de conversão, acompanhando o cenário econômico brasileiro como um todo. Com isso, se observa que o cenário B2B está com maior concorrência e exigência;
  • 7,97% em maturidade digital, na qual se observa a estratégia em marketing das diferentes empresas;
  • 6,18% na top performance das taxas de conversão, na quais representam sites com excelentes desempenhos;
  • Queda de 1% na variação da média de taxas de conversão; 
  • O canal de comunicação com maior taxa é o Meta Ads, ou seja, anúncios para Facebook e Instagram, com 4,34%;
  • 31,59% do público é de origem orgânica;
  • 29,12% dos leads são gerados pelo Google Ads;
  • Mobile segue na liderança em taxa de acessos com 56,97%, mas desktop vence na conversão;
  • O público B2B é majoritariamente feminino, com 53,65%, na faixa etária de 25 a até 34 anos, com 29,69%.

Esse panorama amplia o leque para proporcionar informações e dados relevantes na hora de elaborar uma boa estratégia em marketing digital, especialmente ao lidar com a geração de leads e o mercado B2B. 

Como usar o gerador de leads?

É impossível se estabelecer dentro do mercado B2B sem antes pensar em estratégias de marketing e em como gerar leads qualificados. Por sorte, a Data Stone conta com uma ferramenta exclusiva para enriquecer o seu banco de dados e contar com possíveis clientes B2B para a sua empresa.

Como usar o gerador de leads?
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A plataforma online apresenta inúmeras soluções para que você possa consultar informações cadastrais de cada empresa cliente e melhorar seu mailing list.

Para desfrutar de seus benefícios, basta fazer o login com a sua conta, realizar o upload de arquivos selecionados e escolher os filtros que você deseja na sua base de dados. Com isso, é possível atingir os resultados que sua empresa tanto deseja em qualquer desktop.

5 dicas para o mercado B2B usar os leads com sucesso

Sabemos como a negociação e a forma de lidar com o cliente dentro do mercado B2B é bem diferente do B2C. Além de ser mais demorado que o normal por passar em diversas etapas dentro do funil de vendas, ela também apresenta maiores riscos de dar errado.

Para evitar quaisquer complicações, separamos 5 dicas fundamentais para gerar leads com sucesso, confira!

Conhecer o mercado e se manter atualizado

Se manter atualizado e conhecer cada detalhe do cenário atual é fundamental para saber como atuar dentro do seu nicho. Dessa forma, é possível reconhecer quando oferecer o seu produto ou serviço na hora certa.

Utilizar o método NTBA

Muitas empresas aderiram ao método NTBA, onde cada letra da sigla representa um passo ou etapa que deve ser seguido para atingir o seu objetivo. Nesse caso, NTBA significa:

  • Needs: entender a necessidade do cliente B2B;
  • Time frame: avaliar o tempo para solucionar a questão do cliente;
  • Budget: analisar o orçamento do seu cliente;
  • Authority: verificar se o indivíduo que está em contato é de fato quem pode tomar as decisões.

Esse método tem gerado excelentes resultados de forma que tanto a prospecção como a manutenção desses leads seja feita de forma criteriosa e acertada. 

Sempre monitorar o ROI

O Retorno do Investimento (ROI) é um fator de grande importância e deve ser monitorado sempre, afinal, essa é uma das principais métricas responsáveis por avaliar os resultados de uma campanha em marketing e decidir se uma empresa deve ou não prosseguir com a decisão.

Investir na tecnologia

A tecnologia é uma grande aliada atualmente e não seria diferente dentro do mercado B2B. O CRM, por exemplo, é uma excelente ferramenta capaz de armazenar informações e dados das empresas que são suas clientes de forma totalmente automatizada. Não só isso, como através dela também é possível segmentar seus leads.

Não se limitar apenas às redes sociais

Por mais que as mídias sociais sejam poderosas aliadas na geração de leads e o mercado B2B, não devemos apenas nos limitar ao uso delas. O uso de outros canais como telefone e e-mail ainda são bem-vindos e devem ser considerados nessa etapa do funil de vendas.

É inegável a poderosa ligação que a geração de leads e o mercado B2B possuem! Por isso, mais importante do que conhecer o atual cenário, ter noção de dicas e estratégias na geração desses clientes potenciais é fundamental para o sucesso. Conte com a plataforma da Data Stone e tenha os melhores resultados dentro do seu nicho!