Vendas online: saiba como funciona e 3 dicas para te ajudar
Hoje em dia, é difícil imaginar o comércio sem as vendas online. Elas são essenciais para o modo como compramos, fazem parte de nossa cultura e até mesmo do nosso dia a dia. Até pessoas que não tem familiaridade com a internet ou tecnologia ainda assim compram online, o que indica o tamanho desse mercado.
Existem uma série de ferramentas essenciais para sua empresa fazer sucesso na internet, fundamentais para a sua empresa. Dentre tais ferramentas, os serviços de enriquecimento de dados e lista de clientes da Data Stone são primordiais para captar leads qualificados e eventuais clientes.
Com eles, sua empresa pode vender mais, com qualidade e convertendo melhor suas abordagens. Interessado em melhorar suas vendas online e suas métricas no fim do mês? Saiba tudo como funciona e os benefícios em se adotar as principais ferramentas para atingir seus objetivos.
O que é uma venda online e qual a sua origem?
Uma venda online, diferente de uma venda tradicional, é feita inteiramente pela internet. Para que seja possível realizá-la, é preciso estar conectado com a rede e acessar uma plataforma de vendas, um aplicativo de mensagens, de videoconferência ou até mesmo por e-mail.
Essas vendas tem certas características quando comparadas com uma venda tradicional, ou presencial. Entre elas podemos pontuar:
- Pagamento: Não é feito por dinheiro em espécie, as vendas online são pagas por cartão, boleto, depósito, transferência bancária e PIX;
- Praticidade: Realizar uma venda online é muito mais prático. É possível comprar utilizando qualquer dispositivo com conexão com a internet, incluindo smartphones, notebooks, desktops, tablets entre outros eletrônicos;
- Recebimento: Raramente o cliente recebe na hora o que comprou, salvo quando comprou um infoproduto, para baixar de imediato, ou por delivery em uma loja próxima que pode entregar rápido. Na maior parte das vezes o cliente espera alguns dias até a venda chegar em sua casa.
Por curiosidade, ainda, vale a pena saber sobre como as vendas online começaram dentro da rede. A primeira venda 100% online da história, onde toda a transação ocorreu no ambiente digital por meio da internet, foi a compra de um CD do cantor Sting em agosto de 1994.
O comprador que entrou para história foi Phil Brandenberger, da Philadelphia, nos Estados Unidos, que usou a plataforma NetMarket criada por alunos da universidade britânica London School Economist.
Quando as vendas online aumentaram?
As vendas online existem há mais de 30 anos e muitas pessoas já costumam comprar online há quase uma década. No entanto, o verdadeiro estouro e crescimento desse mercado aconteceu durante a pandemia de Covid 19 que assolou o Brasil e o mundo em 2020.
A necessidade de comprar somada às instruções ou mesmo obrigação de não sair de casa, foram responsáveis por um crescimento nunca visto antes para compras online. Em 2021, ano onde a pandemia ainda estava em seu pico, o e-commerce chegou a faturar no Brasil R$161 bilhões. Para efeito de comparação, em relação a 2020 as vendas aumentaram 26,9%. O valor médio das compras também aumentaram cerca de 8,6% e o faturamento significou R$455 por compra.
Como o mercado viu esse aumento?
Mesmo passada a pandemia, época onde as vendas online foram consideradas uma necessidade, o mercado virtual não caiu. Pelo contrário, cresceu cerca de 5% em relação ao ano anterior.
Em 2022, quando a pandemia já estaria mais branda e, em teoria, as vendas online deveriam cair e dar espaço novamente para as vendas tradicionais, o mercado virtual registrou um faturamento de R$ 169,6 bilhões. O valor médio das compras também aumentou, chegando a R$460.
O mercado ainda segue firme e forte, e as previsões para 2023 são as mais otimistas possíveis.
Quais os benefícios da venda online?
As principais razões para as vendas online permanecerem tão populares são os diversos benefícios que esse método de operação traz, tanto para comerciantes quanto para consumidores. Confira os principais!
Maior abrangência
Sua empresa local pode fazer o maior sucesso, mas ela ainda está limitada aos clientes presenciais. Já a internet oferece muito mais oportunidade para você fazer negócios com todo o Brasil. Para certas empresas as oportunidades se estendem a todo o mundo.
Melhores oportunidades de venda
A abrangência traz consigo melhores oportunidades de venda com maiores volumes de pedidos e acesso a clientes que fazem parte do seu público-alvo, mas que estão longe da sua empresa.
Além disso, há produtos que só podem ser vendidos pela internet, como softwares, aplicativos e infoprodutos.
Crescimento do negócio
A internet não oferece apenas bons negócios, também funciona para colocar sua empresa em evidência. Nas redes há anúncios, redes sociais, buscadores e outras plataformas que colocam sua empresa em lugar de destaque no mercado.
Como funciona a venda online?
Uma venda online funciona de modo bem diferente de uma venda presencial, já que não costumam envolver negociações. Geralmente um cliente acessa uma plataforma, catálogo ou página onde os produtos e serviços são oferecidos e lá faz todo o processo sozinho.
Para suprir a falta de negociação e de atendimento humano, há diversos outros itens que são essenciais para a venda online acontecer, como:
- Anúncios;
- Marketing digital;
- Marketing de conteúdo;
- Interfaces;
- Design e UX;
- Imagens e vídeos do produto.
O método de pagamento também é bem diferente, feito por boleto, PIX ou cartão de crédito na maior parte das vezes.
O que preciso para poder vender online?
Existem uma série de itens, ferramentas e até mesmo conhecimentos que são essenciais para conseguir vender online.
O primeiro item essencial é obviamente a internet, fundamental para a conexão entre cliente e usuário. Também é necessário uma plataforma ou a criação de um catálogo dos produtos e serviços oferecidos pela empresa.
A plataforma é outro item essencial para as vendas online. Esta plataforma pode ser um site, e-commerce, uma rede social ou mesmo aplicativo de mensagens. Esses são os itens essenciais para uma venda, mas há outros extras que são essenciais, como anúncios, marketing digital, práticas SEO, entre outros.
Uma lista de prospecção é mais uma ferramenta incrível para suas vendas online. A Data Stone disponibiliza uma lista de leads com as quais sua empresa pode trabalhar. Com elas, seu negócio pode conseguir novos consumidores, investir em táticas de abordagem personalizada e uma visão do mercado segmentada, que permite melhores vendas e conversões de leads.
Como usar lista de cliente para divulgar meu negocio de vendas online?
Ainda não acredita em como as listas de clientes podem mudar a história das suas vendas online? Como mencionamos, com uma lista de clientes sua empresa conseguirá encontrar mais consumidores nesse imenso mercado da internet e com ela é possível:
- Personalização: Planejar a abordagem e o método de venda para conseguir melhores resultados com grupos específicos de clientes;
- Praticidade: Uma vez que você tem o nome e contato dos clientes, é muito mais fácil entrar em contato para iniciar a negociação;
- Qualificação: É possível qualificar cada cliente com uma lista de prospecção como as oferecidas pela Data Stone. Integrando cada cliente em um imenso banco de dados da empresa.
São inúmeros benefícios! Uma lista de prospects pode ser a ferramenta de que sua empresa necessita para fazer sucesso na internet.
Quais os tipos de lista usar?
Uma lista de clientes pode variar bastante de acordo com o perfil de consumidores que a sua empresa procura. É possível usar uma lista de clientes segmentadas por idade, sexo, profissão e até localização. Assim, cada lista pode ser orientada para um tipo de estratégia diferente.
Como a Data Stone pode ajudar?
Independente da lista e do segmento que você procura para sua empresa, saiba que a Data Stone pode te auxiliar. A empresa é especialista em dados, e entre uma das suas principais atividades está a criação de listas para empresas.
Essas listas podem ser segmentadas, orientadas para um perfil de cliente específico, e ser criadas especialmente para o público-alvo de sua empresa. Acesse o site da Data Stone e busque a lista ideal para seu negócio.
3 dicas para fazer vendas online com sucesso
Para finalizar e atingir seus objetivos, conheça 3 dicas essenciais para aumentar suas vendas online! Ter sucesso na internet pode não ser fácil, portanto toda dica é essencial para um melhor desempenho no mundo digital – confira!
Aposte na personalização
Aproveite serviços como os da Data Stone para aprofundar a personalização do seu conteúdo. Estude qual é seu público-alvo, crie estratégias para conseguir se relacionar com ele e assim efetuar vendas de mais qualidade e com mais volume.
Tente se diferenciar
Do mesmo modo que a internet oferece maiores oportunidades de venda, ela também traz muito mais concorrentes. Na web você com certeza encontrará empresas que oferecem produtos e serviços similares.
Para conseguir ótimas vendas online, é preciso se diferenciar na oferta, no atendimento e nos benefícios oferecidos. Aposte na personalização do atendimento, no marketing e em outros extras que destaque sua empresa entre as demais.
Faça um bom atendimento
Veja que tipo de atendimento pode conseguir melhores vendas online. Em boa parte dos casos um site e-commerce é a melhor saída. Ele oferece segurança para os métodos de pagamento, um local para o catálogo e uma interface acessível.
Mas se for do gosto e necessidade de seus clientes, o atendimento pode ser orientado em aplicativos de mensagens como WhatsApp ou mesmo por videoconferência.
Com todas essas dicas e o auxílio da Data Stone, suas vendas online terão muito mais oportunidades de conquistar mais clientes e renome no mercado. Confira nossa plataforma e adquira excelentes listas de leads e possíveis clientes para fazer a sua empresa crescer!