White Label: saiba o que é e para que serve!
O conceito de white label vem com o objetivo de proporcionar às empresas maiores facilidades e otimização de tempo. Se você ainda não o conhece, saiba que tal temática é muito utilizada no mercado atualmente.
O que pode ser um adianto para as empresas, deve ser plenamente entendido antes de ser implementado a fim de trazer benefícios e resultados. Dessa forma, impactando positivamente e trazendo maiores facilidades para os clientes.
Com a Data Stone, você vai entender mais sobre a ideia das empresas white label e como elas funcionam no mercado – confira!
O que é o White Label?
Também conhecido como etiqueta branca, o conceito de white label trata-se de um modelo de negócio onde empresas compram diretamente dos produtores o produto que comercializam. Assim, o mesmo é entregue e a empresa cliente coloca a sua etiqueta nesse produto.
Dessa forma, há uma otimização de tempo na criação e elaboração de novos produtos, uma vez que eles já chegam prontos para serem comercializados com a sua etiqueta.
Apesar de parecer em um primeiro momento “injusto” com a empresa que fornece o produto final, já que é ela a responsável por produzir, saiba que essa é uma relação comercial que dá muito certo, favorecendo tanto quem compra como quem fornece.
A prática é muito comum em diversos setores, entre eles, vestuário, alimentos e eletrônicos. O último a se render a este modelo de negócio foi o mercado de desenvolvimento de softwares, serviços digitais e outras plataformas.
Para que serve o White Label?
Esse modelo de negócio pode oferecer muitas vantagens para empresas que compram e as que fornecem. Isso porque uma empresa que compra foca na otimização de seu tempo e na redução de capital que seria necessário para realizar a produção de um item.
Dessa forma, sai muito mais barato comprar de uma empresa o produto, etiquetar com sua marca e vender. Outra vantagem é que as empresas conseguem focar seu tempo desenvolvendo novas estratégias e entendendo da melhor forma seu negócio.
Além disso, o modelo de negócio permite se especializar no ramo, ganhando visibilidade e espaço dentro do mercado, atendendo cada vez mais empresas que estejam dispostas a otimizar suas produções.
Qual a origem e a história do White Label?
Tudo começa na década de 1980, no cenário do hip hop estadunidense. As gravadoras começam a mandar para os grandes rappers da época músicas já prontas, para que eles possam tocar em seus shows.
A técnica inclusive funciona até hoje com todo o cenário da indústria fonográfica. Muitas músicas que ouvimos de artistas consagrados e que ocupam o topo das paradas de sucesso não pertencem a quem as interpreta.
Porém, como é necessário trazer novidades para o público, eles se apropriam da canção, oferecem visibilidade a ela através de seu sucesso e sempre estão com alguma novidade pronta para ser lançada. Era assim que acontecia no passado e agora continua acontecendo e com diversos setores além da música.
Além disso, logo no início do século XX, o ramo de comércio eletrônico começa a fortalecer ainda mais esse modelo de negócio, uma vez que começam a permitir que outras empresas possam vender seus produtos em troca de comissões, o que faz com que o white label se torne ainda mais forte e conhecido.
Como o White Label funciona?
A dinâmica de funcionamento do white label é a seguinte: uma empresa pensa em um novo produto para oferecer a seu público, então ela recorre a uma empresa para produzir esse item, para que a mesma possa comercializar para seu público.
Logo, essa empresa fica com toda a responsabilidade de produção. Ou seja, ela irá fazer a compra de matérias-primas, desenvolver o projeto, realizar a sua produção, testagem e apresentar o produto final para quem comprou, que irá se encarregar apenas de vender para seu mercado o novo produto.
Quais as vantagens do White Label?
Investir nesse modelo de negócio pode ser uma boa opção para quem deseja ter resultados mais rápidos. Com a Data Stone, é possível localizar dados de empresas que trabalham nesse nicho de mercado. Assim você e sua companhia poderão tomar melhores decisões a respeito das vantagens que podem ser adquiridas ao investir nessa prática.
Interessado em saber mais sobre como o White Label pode influenciar no seu dia a dia? Confira as principais vantagens de estabelecer parcerias com uma empresa desse nicho e aproveite!
Redução de custos
Ao estabelecer uma parceria com uma White Label, a empresa consegue reduzir seus custos. Toda a responsabilidade de produção de um novo produto fica por conta da empresa contratada para desenvolver o projeto, entregando-o ao final para que a empresa compradora realize as vendas.
Mão de obra adequada
O risco de um produto ser produzido sem qualidade ou com possíveis defeitos que façam seu consumidor reclamar é zero. Isso porque esse tipo de negócio é plenamente especializado no serviço que oferece.
Dessa forma, o resultado final será de qualidade e vale lembrar que para isso é necessário que o valor do investimento seja à altura do que se solicita.
Liberdade para personalização
Produtos com etiqueta branca são entregues prontos para serem comercializados com a etiqueta e toda a personalização de acordo com o público-alvo de quem solicita a produção, dessa forma a empresa otimiza tempo.
Maior agilidade
Com a produção terceirizada, torna-se mais fácil estipular prazos para entregas que podem ser feitas com maior rapidez à empresa solicitante dentro do prazo estabelecido, adiantando a comercialização do produto para seus clientes.
Com a otimização de tempo e investimento, as empresas conseguem focar em estratégias e outras ações para vender seus produtos com qualidade, obtendo um retorno positivo de vendas e resultados.
Qual a diferença entre White Label e private Label?
O modelo de negócio de ambas é o mesmo: terceirizar a produção de um produto para uma empresa especializada. Porém, a diferença é que no modelo white label, a empresa que produz não possui contrato de exclusividade e pode vender para outras empresas.
No modelo private label, é diferente, há um contrato exclusivo. Ou seja, esta empresa só pode oferecer seus serviços somente para um contratante.
Por conta dessa exclusividade, os produtos oferecidos por uma empresa private label já saem adesivados e embalados com a personalização da empresa que a contrata, o que não acontece nas empresas white label, onde a empresa que compra os produtos é a responsável pela personalização final.
Como o White Label impacta o crescimento de uma empresa?
Com a terceirização dos produtos de uma empresa para uma outra especialista no assunto, os processos de um negócio se tornam mais fluidos. Com isso, é possível se assegurar que a qualidade será maior e o risco de possíveis falhas é reduzido.
Além disso, o tempo da empresa é otimizado, uma vez que toda a demanda de produção e desenvolvimento ficará a cargo das empresas contratadas para desenvolver o que foi solicitado. Isso também impacta o financeiro da empresa que gastará muito menos ao investir em uma empresa para realizar as produções do que ela mesma implementar uma linha de produção.
Dessa forma, as organizações terão mais tempo para focar em outras demandas essenciais para o bom funcionamento da empresa, entre elas as vendas, marketing, e o desenvolvimento do negócio com novos produtos e soluções para seus clientes.
Quais as plataformas de White Label?
Plataformas como logística, lojas online, finanças, marketplaces, apps de mobilidade, além de plataformas de gestão e soluções em recursos humanos são algumas das plataformas de white label possíveis de se encontrar.
Investir no white label pode ser uma solução interessante para as empresas que desejam alcançar maiores resultados com qualidade, otimizando seu tempo, reduzindo custos e tempo de elaboração de um novo produto a fim de oferecer produtos de qualidade para seus clientes.
Interessado em trabalhar com esse nicho? Através da plataforma da Data Stone, é possível encontrar dados de empresas que atuam com White Label e desfrutar dos benefícios desse cenário. Confira e aproveite os principais pontos positivos do nicho, que cresce a cada ano que passa.