Psicologia do consumidor: o que é e para que serve?

Psicologia do consumidor: o que é e para que serve?

A psicologia do consumidor é uma metodologia útil às empresas de qualquer ramo por apresentar dados sobre os clientes de determinado tipo de empreendimento. As marcas tendem a se beneficiar cada vez mais dos gatilhos porque sabem como acrescentá-las nos produtos ou serviços.

Com a Data Stone você aprende mais a respeito da psicologia dos clientes, como eles se comportam e como a sua empresa pode se beneficiar disso.

O que é a Psicologia do consumidor?

É uma ciência focada em entender o motivo pelo qual um cliente é levado a comprar e avaliar se houve um gatilho que provocou a necessidade de compra. O ato de adquirir produtos pode acontecer automaticamente da mesma forma que se coloca a pasta na escova de dentes ou adoçar o chá com três colheres de açúcar.

O que é a Psicologia do consumidor?
Fonte/Reprodução: original.

A psicologia do consumidor analisa todo o comportamento de um comprador desde o processo de busca pelo produto até a etapa final. É neste processo que questões básicas como “qual a motivação da compra?” são avaliadas para entender se a aquisição ocorreu por uma necessidade ou por gatilhos e quais foram os estímulos usados pelas empresas como forma de persuasão.

Para que serve a Psicologia do consumidor?

A psicologia do consumidor estuda para entender qual razão das pessoas compram e o que desperta o desejo de adquirir produtos. É uma análise realizada através de muitas informações relevantes que permitem você direcionar o produto às pessoas certas.

Você pode resolver o problema do comprador imediatamente por meio de gatilhos de confiança, transparência e exclusividade, por exemplo, que o fazem sentir seguro de gastar o dinheiro dele com o que você oferece.

Quais as melhores estratégias para usar os gatilhos mentais?

Trabalhar o cliente requer ótimas estratégias focadas no que os consumidores precisam e você tem a possibilidade de investir nos gatilhos mentais para crescer no mercado. Coloque estas estratégias em prática após compreender o que é a psicologia do consumidor:

Gere valor ao cliente

Se mostre útil ao cliente que busca parcerias relevantes que entregam produtos ou serviços de qualidade ao que ele quer. Use informações completas sobre o que é oferecido para despertar o interesse de compra naquele empreendedor e conduzi-lo até a próxima etapa de fechamento do contrato.

Além disso, a Data Stone sugere que você nunca use diversos gatilhos ao mesmo tempo. Escolha os mais adequados ao momento e monte estratégias baseadas no que aqueles compradores precisam de maneira certeira.

Use gatilhos de urgência e escassez

Você pode começar pela urgência ao apresentar detalhadamente o seu produto e informar que está à venda por pouco tempo e por um preço mais em conta. Divulgue informações que determinado item acabará em breve por ter poucos disponíveis em estoque.

A sensação de escassez faz com que os clientes fiquem desesperados para comprarem o que foi ofertado e nem sempre pensarão direito antes da compra. Este é o momento de estimulá-los com os dois principais e mais efetivos gatilhos utilizados pelas empresas para converter vendas.

Prova social

Os compradores tendem a efetuar compras quando leem informações deixadas por outros clientes da sua empresa. Comentários positivos aumentam o desejo de compra e trazem mais confiança àqueles que conheceram a sua marca e gostariam de adquirir seus produtos.

Dê autoridade ao produto

A sua loja digital precisa conter informações úteis a respeito de todos os produtos apresentados na vitrine porque o cliente quer tirar dúvidas, entender como funciona e se há 

benefícios ao comprar.

Quando um site não expõe dados íntegros, o consumidor não tem vontade de comprar por não ter confiança e por a sua empresa não dar devida importância ao seu público-alvo pessoas.

Como a psicologia do consumidor busca ser mais efetiva ao público alvo?

Essa área da psicologia aplicada ao mercado encontra esses dados através dos estudos comportamentais dos consumidores sobre a decisão de compra. Muitos são os motivos que os fazem adquirir produtos ou serviços e as empresas tendem a avaliar as informações obtidas para as colocarem em prática com mais eficiência que a concorrência a fim de atrair novos clientes.

Como a psicologia do consumidor busca ser mais efetiva ao público alvo?
Fonte/Reprodução: original.

A psicologia do consumidor traz resultados efetivos em pouco tempo, desde que usada da maneira certa. O indicado é sempre estudar as informações de perfis da clientela e entender o que elas buscam, o que as instiga a comprar e colocar novas estratégias em prática.

Por que devo entender a psicologia do consumidor?

Com a compreensão plena sobre os aspectos psicológicos dos consumidores, é possível potencializar as vendas, conquistar mais clientes e fechar contratos bons que trarão resultados vantajosos. Se você realmente quer crescer e ter mais contratos abertos, a nossa recomendação é investir na psicologia do consumidor para alavancar as vendas.

Consolidação no mercado

Para crescer no seu ramo é preciso entender os gostos do seu público-alvo, saber o que eles procuram e apresentar os produtos adequados às necessidades deles. Se você não os estuda, não consegue trabalhar seus produtos de modo a atraí-los, assim não consegue crescer, tampouco potencializar as vendas e se consolidar no mercado.

Praticidade nas vendas

Após você estudá-los adequadamente, compreende o que o consumidor precisa e apresenta informações que o estimule a comprar. Você pode criar a urgência ou escassez, de modo que aquele comprador não pense durante a etapa de compra e feche o negócio rapidamente.

Análise comportamental

Com a análise comportamental você se mantém atualizado sobre o que os clientes buscam e avalia se houve modificações significativas na metodologia de compras. Quando você se adapta às tendências, consegue direcionar serviços e produtos exclusivos aos perfis corretos sem passar por burocracias.

Efetivação de compra

Trabalhar com a psicologia de compra dos clientes promove efetivação nas vendas por saber como direcionar um produto. Use ferramentas adequadas a este tipo de serviço, como o mailing list da Data Stone que entrega a você perfis de compradores em potencial conforme o seu nicho para fazê-los comprar através da necessidade ou urgência.

Como usar?

Como explicado, o estudo permite a compreensão de todas as informações coletadas, além de você acompanhar as possíveis mudanças no mercado e como se aproveitar delas para vender.

Se reúna com a sua equipe para estabelecer novas estratégias, estudarem juntos os produtos, verificar os benefícios, desvantagens e compreender qual o tipo de psicologia do consumidor, que pode levá-lo a comprar aquele item oferecido.

4 dicas de como trabalhar com a Psicologia do consumidor para vender mais

Você é quem deve incentivar o seu cliente a comprar através das informações disponibilizadas pela plataforma da Data Stone. A evolução da sua empresa acontece baseado em muita pesquisa, reuniões e detalhamento de produtos voltados às necessidades do consumidor e estamos aqui para te ajudar.

Crie conexões reais

Com ajuda dos gatilhos você cria uma conexão mais forte e duradoura com os clientes através de uma identificação de valores, ideias ou soluções que você apresenta. Estas características criam uma ligação efetiva entre cliente-marca, e dessa forma ele pode ser tornar um poderoso defensor da sua empresa e estará sempre disposto a comprar o que for 

apresentado em suas vitrines.

Você tem a possibilidade de criar experiências fantásticas no ato da compra, que superem as expectativas do consumidor e mostram as verdadeiras intenções da sua companhia, a qual é a de criar conexões verdadeiras.

Use os gatilhos mentais

As técnicas de persuasão estimulam o cérebro do consumidor para fazê-lo querer comprar baseado nas informações dispostas no site. Você pode investir nestes gatilhos de psicologia do consumidor para aumentar as vendas com:

  • Confiança: dê confiabilidade ao cliente que ele receberá o que comprou, sendo como apresentado no site;
  • Escassez: ajuda a estimular o cliente a comprar de uma vez, sem pensar no depois;
  • Urgência: ligado à escassez, este gatilho desperta a sensação de comprar imediatamente através de “ofertas relâmpagos” ou promoções sazonais.

Quando você usa os gatilhos é preciso saber implementá-los na sua página de vendas para provocar o cliente a querer comprar e ser induzido a isso.

Autoridade

Trabalhar com um site, por exemplo, permite apresentar informações relevantes que dão autoridade à sua marca. Os clientes querem sentir que você é perito naquele assunto, que sabe do que fala porque apresenta dados recentes e úteis que ajudam a complementar a sua linha de pensamento.

Exclusividade

Apresente produtos novos no mercado que nenhuma outra empresa tem acesso no momento para criar o sentimento de exclusividade. As demais companhias ficarão interessadas em expor na vitrine de suas lojas cada produto, onde você se transforma no fornecedor.

Atingir este processo requer muita análise de dados dos consumidores para entender o que eles precisam. Se você não julgar necessário avaliar as informações de compra dos clientes, as chances de vender mais são quase inexistentes e os ganhos permanecem estagnados.

Para te ajudar, temos uma plataforma completa para encontrar os melhores clientes do mercado, vender o produto e fidelizar diversos perfis. Com a Data Stone você tem a garantia necessária de encontrar os melhores nomes, manter os dados organizados e crescer no segmento de atuação.