Vendas B2B: Veja como funciona e como melhorar suas vendas!

Vendas B2B: Veja como funciona e como melhorar suas vendas!

As vendas B2B são fundamentais às empresas de qualquer nicho, que queiram crescer e conquistar bons contratos com outras empresas. Obtenha estes benefícios ao se reunir com a sua equipe para debater estratégias e avaliar possíveis necessidades e estratégias que atinjam os resultados desejados.

Que tal, então, compreender melhor como funcionam as vendas dentro dessa modalidade? Para isso, a Data Stone te ajuda a entender como alavancar as vendas, obter ótimos clientes e fidelizá-los através de serviços que apenas a sua empresa oferece. Confira!

O que são Vendas B2B?

Vendas B2B são negociações entre duas empresas, direcionadas às empresas de mesmo nicho que a sua, onde você ou sua contraparte podem atuar como um fornecedor de produtos ou prestador de serviços. O estilo de compra e venda é totalmente diferente da prática adotada para fidelização das vendas B2C, assim como os ganhos tendem a ser mais quantitativos e a fidelização mais eficiente do que às pessoas físicas.

A sigla B2B é definida em inglês como “business to business” e em português “negócio-para-negócio”, atuando com maior volume de compras e um ciclo de vendas mais duradouro. 

O que são Vendas B2B?
Fonte/Reprodução: original.

Além disso, as vendas B2B são feitas através de reuniões com mais pessoas envolvidas e nunca uma só, diferente do business-to-consumer (negócio para pessoa física), na qual o consumidor decide realizar a compra sozinho, sem precisar de reuniões longas ou extenuantes.

Quais os benefícios das Vendas B2B?

Atuar com o modelo B2B traz excelentes resultados, isso porque as empresas buscam soluções imediatas e sabem o que precisam. 

Ela se diferencia muito do modelo B2C. Afinal, para fazer com que outras empresas comprem o seu produto, você precisa apresentar o que ela anseia e entregar o que seria a resolução para a necessidade do cliente. Diante disso, há diversos benefícios em conseguir se estabelecer dentro das vendas B2B – tais como:

Receita recorrente

A receita nesse modelo de vendas é mais frequente, previsível e você tem noção do quanto deve receber em determinado mês, seja por meio do estabelecimento de contratos de parceria para fornecimento de serviços ou então do fornecimento de matéria-prima, por exemplo. 

Além disso, você não tem que se preocupar em captar dezenas de leads físicos que podem nem fechar o contrato porque perderam o interesse pelo produto ou por terem encontrado uma empresa melhor.

Estabilidade

Os clientes são fixos e procuram o serviço regularmente em busca de mais insumos para repor as demandas. Você se mantém estável com os ganhos por ter a certeza que os clientes retornarão para adquirir uma quantia elevada e pagarão o que devem.

Com a confiança gerada pelos compradores você tem a possibilidade de investir mais em projetos, melhorar serviços ou adquirir novos produtos e iniciar a projeção de crescimento. Você não fica retido apenas com clientes físicos e consegue obter respostas positivas através de diversos consumidores interessados no que você tem a oferecer.

Rentabilidade elevada

Geralmente, as empresas fornecedoras tendem a abastecer as demais companhias com muitos produtos e os ganhos são maiores por haver pedidos em larga escala. Há marcas que querem revender e compram mais para suprir as necessidades dos consumidores que buscam aqueles produtos.

Relacionamento de longo prazo

A grande maioria das empresas voltadas ao B2B apresentam um sistema de pós-vendas dedicado exclusivamente aos novos parceiros. Tal característica melhora o relacionamento e permite que os consumidores os vejam com bons olhos e com a confiança necessária para permanecerem com você por muito tempo. 

Como funciona o processo de Vendas B2B?

Para iniciar o processo de vendas, é realizada uma abordagem e conversa com a empresa, onde você apresenta informações a respeito do que é oferecido para fazê-la entender do que se trata o produto ou serviço. Na conversa são discutidos valores, qualidade de objetos, prazos de entrega e multas para os lados que descumprirem o contrato.

Como funciona o processo de Vendas B2B?
Fonte/Reprodução: original.

Além disso, o processo de negociação ocorre entre várias pessoas que tomam as decisões da empresa. Por isso, é essencial falar sobre o suporte, garantias e serviços diferenciados que a sua empresa dispõe. Lembre, o mercado é muito disputado e quando você entrega serviços como estes, melhora a confiança por parte do comprador. 

Como ter sucesso na venda?

Antes de iniciar a etapa de vendas, você deve entender o seu produto, quais as qualidades que ele entrega ao consumidor e avaliar as desvantagens. Converse com a sua equipe para traçarem juntos estratégias que façam o cliente querer comprar após ter todas as objeções sanadas, fazendo-o entender que você tem pleno conhecimento do que é vendido e sabe tudo do objeto.

É necessário demonstrar conhecimento para entregar a confiança necessária que aquele consumidor necessita. Mas, é sempre bom ter em mente que as vendas B2B acontecem através de conversas com durações que podem variar por haver diversas pessoas envolvidas na negociação analisando todos os pontos que tornam uma contratação viável.

Por que fazer vendas B2B?

O modelo de vendas B2B oferece mais chances de concretizar bons contratos e não fica atrás de diversos consumidores finais que convivem o tempo todo com vários produtos. As empresas tendem a buscar por um serviço de qualidade, que supra suas demandas e que entregue suporte qualificado para os ajudar com o que for preciso.

Você também trabalha com centenas de empresas ao invés de focar em milhares de pessoas físicas, que vivem em um mercado cheio de tendências e inovações que despertam o interesse de compra. Na maioria dos casos, você pode nem apresentar efetividade na venda porque a concorrência já tem mais experiência no processo de persuasão.

Quais estratégias usar para vendas B2B?

Use seu blog para falar sobre o seu produto ao criar artigos de qualidade que entreguem relevância a quem consumirá o material. Otimize as informações ao sistema de SEO para o site ficar bem posicionado no ranqueamento e atingir empresas que nunca haviam ouvido falar da sua marca.

Aposte no YouTube ao montar um canal que fale sobre o seu serviço, que apresente métricas úteis às empresas sobre o seu produto, os diferenciais, os ganhos e como comprar pode mudar a vida da companhia para melhor.

Os eventos são maneiras de encontrar empreendedores de diversos nichos, conversar com novas pessoas, conquistar contatos e iniciar o processo de conversão. Você pode engajá-los de maneira eficiente através da distribuição de panfletos que falem do seu produto, mantendo informações a respeito do conteúdo diretas e compreensíveis na leitura.

Além disso, para as vendas B2B aumentarem você precisa atuar com uma mailing list que entrega informações de diversos clientes do Brasil e pertencentes ao seu nicho. Você pode adquirir uma dessas listas usando a plataforma da Data Stone para a obtenção de uma relação de empresas atualizada e assim coletar novos dados para fechar bons contratos.

3 dicas de como melhorar suas vendas B2B

Vender requer práticas de qualidade para lucrar e chegar às marcas adequadas e para isso a nossa recomendação é a de estudar atentamente todas as informações disponibilizadas pelo mailing list da Data Stone. 

Com este conteúdo, você tem o que precisa para vender mais, encontrar parcerias adequadas e formalizar contratos robustos que farão muita diferença na empresa.

Conheça o produto

Pesquise sobre o seu produto para entender o que está na vitrine, porque é através deste conhecimento que você convence o comprador a adquirir o que lhe foi oferecido. Você apresenta informações relevantes o fala da solução que ele oferece sem deixar de qualificar o material e demonstrando autoridade sobre esses dados, o que pode ser decisivo em uma oferta.

Entenda as dores dos clientes

Quando você obtém a lista de contatos disponibilizada pela Data Stone, é possível avaliar os perfis de cada comprador, entendendo as necessidades e os que eles procuram. A partir destes dados, você apresenta as soluções para fechar o contrato e conquistar um novo parceiro.

Aposte no e-mail marketing

O envio de e-mails ajuda a criar uma relação mais amigável com os clientes, onde você os mantém engajados mesmo após uma boa compra. Apresentar infográficos sobre o seu produto, os diferenciais e porque ele fez a escolha certa são maneiras de deixá-lo mais seguro e confiante do negócio feito.

A Data Stone te auxilia a aumentar as vendas B2B de maneira prática, intuitiva e eficiente com uma plataforma tecnológica que organiza as informações das listas te ajudando a tomar uma decisão assertiva.

Não é necessário procurar clientes em potencial através de redes sociais e perder tempo captando-os manualmente, pois a Data Stone entrega a você uma ferramenta robusta para uso diário na busca de bons negócios em suas vendas B2B.