Algoritmo: o que são e como funcionam?

Algoritmo: o que são e como funcionam?

Provavelmente você já ouviu falar de algoritmo, mas poucos sabem de fato como ele funciona. Eles são informações essenciais para o funcionamento de aplicativos, redes sociais e plataformas, e quando uma empresa compreende isso, ela pode utilizá-los em seu próprio benefício para atingir seu público alvo com precisão e eficiência.

Há diversas ferramentas que podem ser utilizadas para conseguir extrair o máximo dos algoritmos. Com a Data Stone, por exemplo, você tem informações tão precisas sobre seus clientes que pode o instrumentalizar e fazê-lo trabalhar para seu negócio.

O que são os algoritmos?

É uma sequência lógica, um raciocínio feito para a máquina, com o objetivo de passar uma instrução para uma operação específica. Essa operação deve ser finita e sequencial, ou seja, ela tem um começo e um término conduzido por fatores em sequência, um de cada vez.

Cada algoritmo tem uma entrada chamada de input e uma saída, o output. Uma informação entra, é interpretada e então gera uma saída que é a reação do programa. Como um exemplo simples: você clica duas vezes em uma pasta, input, para fazer com que ela abra o output, sendo a resposta da operação.

O que são os algoritmos?
Fonte/Reprodução: original.

Todo algoritmo tem um objetivo específico programado pelo desenvolvedor do programa ou plataforma e sua existência no ambiente digital é muito abrangente. Eles estão presentes em aplicativos para desktop, smartphones, programas que funcionam online, offline, para sistemas operacionais e até mesmo para plataformas e redes sociais.

Hoje em dia a função deles nas redes sociais, é a mais conhecida e muito útil para o marketing das empresas.

Para que serve os algoritmos?

Conforme ele é aplicado a um programa, aplicativo ou função diferente, serve para um objetivo distinto.

No entanto, a lógica de input e output que mencionamos é uma regra para todos os algoritmos. Portanto, podemos resumir a sua função como uma informação que gera uma ação e por fim um resultado. É assim em todos os casos.

Pontuamos no tópico acima como ele é essencial para as redes sociais e outras plataformas e hoje este é maior uso destas operações, ou pelo menos a mais conhecida e popular nas redes.

Para que serve os algoritmos?
Fonte/Reprodução: original.

O algoritmo na rede social define o que o usuário irá ver e receber com maior frequência em seu feed. Toda rede conta esse tipo de algoritmo, que utiliza as preferências dos usuários para manter um feed interessante para eles.

Até mesmo plataformas que não são redes sociais, como e-commerces, usam-nos de preferência para apresentar para seus usuários e clientes produtos e serviços que são do seu interesse.

Quais as características importantes para o funcionamento do algoritmo?

Para que ele funcione é preciso que certos inputs sejam acionados pelos usuários. E há diversos parâmetros e critérios para isto acontecer, entre os principais estão:

  • Likes, curtidas e outras interações: O like do Facebook ou o amei do Twitter são exemplos de características importantes para o funcionamento do algoritmo. O conteúdo curtido pelos usuários é analisado e então eles identificam que tipo de conteúdo aquela pessoa gosta, orientando mais para seu feed;
  • Compartilhamento: O sistema de compartilhamento é comum em plataformas sejam links frequentemente enviados entre os usuários, além de imagens e vídeos postados na plataforma. Este tipo de informação é essencial para os algoritmos que analisam os posts e começam a alavancar para possíveis interessados;
  • Comentários: Mensagens, discussões e comentários também são essenciais para o seu funcionamento nas redes sociais. Quanto mais comentários um post recebe, maiores as chances do sistema alavancá-lo para outros usuários;
  • Palavras-chave, assunto e conteúdo: Há outras formas dele funcionar que vão além da interação dos usuários, uma delas é o assunto e o conteúdo. Quando o algoritmo entendeu aquilo que você gosta, ele irá começar a enviar conteúdos semelhantes futuramente. A identificação é realizada especialmente por palavras-chave relacionadas ao assunto.

Essas são as principais características consideradas pelo algoritmo para funcionarem corretamente.

Como funcionam?

Ele colhe cada uma das características acima e começa a entendê-las, criando um perfil para o usuário da rede social e então pautar aquilo que seja mais interessante para ter em seu feed.

Para funcionar não é necessário ser ativado e nem que o usuário o veja em ação. A todo momento ele está por trás das redes, colhendo informações e administrando a interface e a atualização do seu feed.

Quais são e quando são as aplicações dos algoritmos?

Existem três tipos de aplicações, cada um dedicado a um grupo de benefício, uso e vantagens diferentes. Entenda cada um deles:

  • Mediação: são aqueles que colocam posts com mais comentários, curtidas e interações no feed de mais pessoas;
  • Automação: auxiliam plataformas e programas a funcionarem de maneira automática, até mesmo permitindo que softwares aprendam novas funções;
  • Evolução: eles estão envolvidos na ideia de evolução. A cada nova atualização de software, dispositivos como smartphones e até mesmo plataformas um novo algoritmo é desenvolvido.

Cada um deles ditam a forma como os programas, redes e plataformas funcionam e impactam direto a experiência do usuário.

4 exemplos de como para usar os algoritmos

Conhecer seu público é essencial para conseguir utilizar de maneira correta. Com as informações certas você conseguirá atingir de maneira assertiva o público que te interessa e que se interessa pelo seu serviço.

A Data Stone pode ser a fornecedora dessas informações essenciais para sua empresa. Com as listas de prospecção e leads, é possível utilizar melhor os algoritmos a seu favor, e levar a empresa e seus produtos para perto do cliente. Confira 4 maneiras incríveis de como combinar as listas da Data Stone e essas análises!

Conteúdo

As listas fornecidas pela Data Stone conseguem te informar todos os dados essenciais para que você conheça seu público, e assim crie um conteúdo relevante para impactá-los. Ao escolher as palavras-chave corretas e o conteúdo relevante para seus consumidores, sua empresa consegue se aproximar dele de modo orgânico pela ação dos algoritmos.

Anúncios

Os anúncios também são impactados por esses cálculos. Uma vez que você tem em mãos uma lista de leads e prospects configurada pela Data Stone é possível criar anúncios que visam atingir esses clientes. Você pode programar plataformas de anúncios como Facebook Ads e Google Ads importando as listas fornecidas pela Data Stone.

Relacionamento

Se você sabe onde está o seu público e como atingi-lo, então deve criar um relacionamento muito mais estreito, sincero e duradouro com seus consumidores. As redes sociais são os melhores lugares para isso e ao criar perfis dedicados à marca e aos produtos, sua empresa estará mais próxima dos consumidores.

Use as listas da Data Stone para criar relacionamentos, encontrando clientes nas redes sociais e um canal de comunicação com eles.

Virais

Criar conteúdo é essencial, mas também é importante criar imagens, vídeos e posts de informações mais casuais que podem ser compartilhados em larga escala. Lembre-se dos algoritmos de mediação, que levam um post com bom engajamento para mais pessoas.

Munido de sua lista de prospects, você tem maiores oportunidades para encontrar entre essas pessoas aqueles clientes que farão a diferença para seu negócio. Assim, transformá-los em leads e posteriormente abordar e oferecer seus produtos e serviços.

Veja quantos usos a Data Stone pode oferecer para você dominar e arrasar essas análises! Use as listas fornecidas pela empresa para conquistar o mercado virtual.