Background check: o que é e por onde começar? Confira

Background check: o que é e por onde começar? Confira

Para você manter a sua empresa segura, atuar com o background check de empresas que irão se relacionar com a sua é a melhor maneira de não lidar com problemas ou correr quaisquer outros riscos, que podem prejudicar a imagem da companhia e impossibilitar o seu fortalecimento pleno no mercado.

O background check é uma estratégia bem conhecida e utilizada por muitas marcas, justamente porque elas entendem a importância de trabalhar com segurança e apenas com nomes confiáveis, que não oferecem nenhum perigo a curto ou longo prazo. Para garantir o seu crescimento de forma segura, a Data Stone separou tudo sobre o que é essa prática e por onde começar – confira!

O que é e para que serve o background check?

O background check é uma estratégia feita para analisar todos os antecedentes de uma empresa que deseja se tornar um cliente da sua. Com ela, é possível verificar os dados da companhia para saber se ele tem qualquer problema jurídico ou financeiro e, dessa forma, prevenir que contratempos graves aconteçam.

O que é e para que serve o background check?
Fonte/Reprodução: original.

Para as marcas que não atuam com o background check, as chances de deixar informações valiosas passarem são maiores, atrapalhando diretamente na tomada de decisões sobre determinado perfil em potencial.

Esse processo não pode ser feito manualmente por se tratar de um procedimento longo e que nem sempre traz os resultados desejados quando feito sem a devida automatização. Para ocorrer com plena eficiência, é fundamental contar com tecnologias de qualidade para detectar o que for necessário, como as presentes na plataforma da Data Stone. 

O background check é feito para PJ?

No caso de empresas como a sua, que atuam como B2B e que precisam checar as informações dos futuros parceiros empreendedores antes de formalizar qualquer negócio, ter acesso à saúde financeira do lead, assim como sua situação fiscal, presença de pedidos de falência, certidões, dentre outros ajuda a prevenir quaisquer inconvenientes.

É permitido consultar dados cadastrais de PJs?

A LGPD requer cuidados com as informações obtidas de clientes jurídicos e permite o uso para verificar e analisar os dados sempre que necessário. Não existem problemas quanto à realização de consultas – portanto, você e sua equipe podem fazê-lo.

Qual o objetivo de usar o background check na minha empresa?

As organizações que atuam com essa checagem mitigam erros e se protegem contra qualquer tipo de risco que poderia atrapalhar o desempenho, como golpes, fraudes, roubos ou qualquer crime cibernético.

Qual o objetivo de usar o background check na minha empresa?
Fonte/Reprodução: original.

Além disso, o background check entrega uma experiência melhor aos clientes, pois verifica rapidamente as informações que precisa para você saber se os clientes não apresentam nenhum tipo de antecedente, aprovando-os imediatamente.

Quando é necessário fazer background check?

Quando você estiver prestes a fechar contrato com um cliente, faça o background check para compreender se este perfil é verdadeiramente seguro como diz ser e, dessa forma, não ter problemas futuros. Veja outros momentos em que a análise de antecedentes deve ser feita:

  • Confirmar identidade: você pode analisar se aquele empreendedor é realmente quem diz ser, confrontando as informações através da base de dados da Data Stone;
  • Verificar a autenticidade dos dados disponibilizados pelo lead: além de você verificar o perfil completo do comprador, consegue analisar se os dados são ou não verídicos;
  • Analisar problemas jurídicos: você descobre qualquer inconsistência em documentos e possíveis riscos ao formalizar o negócio.

Além disso, você pode investigar a pontuação de crédito do cliente para saber se ele está em dia com o que deve. Dessa forma, você fecha excelentes contratos apenas a quem é transparente em todas as informações.

O que é background check simples?

É uma pesquisa feita online para obter dados sobre inadimplência, pendências financeiras ou problemas criminais como processos. Os dados não são tão completos, porém entregam informações cruciais para ajudá-lo na tomada de decisões.

Background completo: o que é?

Nesta versão de background check, os dados obtidos são muito mais detalhados, apresentando informações que possibilitam avaliar adequadamente o perfil completo do cliente e entender se ele é ou não de confiança.

Quais os benefícios do background check?

Às companhias que decidiram automatizar e melhorar os serviços internos, o background check se torna um poderoso aliado para coletar dados, estudar as informações disponíveis e averiguar se o possível cliente é seguro. Há mais diversos benefícios, como:

  • Velocidade em análise de dados: se a sua equipe faz o mesmo procedimento manualmente, com a tecnologia da Data Stone, o time verifica os dados rapidamente e com mais eficiência;
  • Eliminação da pesquisa manual: com a tecnologia, você e o seu time deixam de ter dificuldades para encontrar os dados necessários;
  • Prevenção contra fraudes: quando você atua com o background check, descobre qual cliente é seguro de lidar ou não;
  • Controle e prevenção de erros: automatizar processos tem se tornado a principal escolha das empresas, e é uma das melhores formas de controlar irregularidades;
  • Aumento de clientes na empresa: ao verificar cada um dos perfis, você eleva o número de aceitação dos empreendedores;
  • Economia de tempo: para não perder horas procurando diversas informações, o  background te ajuda e em minutos você obtém o que precisa;
  • Redução de gastos: trabalhos manuais geram o dobro de gastos, além de ser muito cansativo à equipe. Com os antecedentes, você corta despesas para investir onde desejar;
  • Segurança contra crimes: a sua empresa fica protegida contra roubos e fraudes, evitando problemas como furto de dados, por exemplo.

O background check é ideal para proteger a sua equipe, diminuir perdas financeiras significativas que poderiam causar problemas e auxiliar a melhorar sua reputação perante o mercado e aos clientes.

Quais os tipos de background check?

Há muitas formas dinâmicas de trabalhar com a tecnologia e encontrar as informações necessárias, dependendo do que você precisar descobrir. Antes de pensar em aplicar o background check, você deve entender o que ele oferece.

Existem determinados tipos de checagem de antecedentes que, após avaliação, você descobre os mais adequados clientes para incluir na empresa e criar uma relação mais agradável e forte.

Background check financeiro

Com o background financeiro, você visualiza rapidamente os perfis dos leads que entram em contato com você, possibilitando analisar o histórico de crédito e saber se o cliente cometeu crimes.

Tem como objetivo evitar fraudes ou qualquer tipo de procedimento ilícito que poderia colocar em risco a imagem e segurança da sua empresa, além de você dispensar os nomes perigosos.

Background check: crédito

Embora pareça muito com o financeiro, o background check crédito visa analisar como a empresa lidou com os débitos no passado. Neste processo, você analisa o histórico completo do lead e verifica se houve dificuldades em quitar determinada compra.

Background check: identidade

A análise apresenta informações a respeito da empresa e do empreendedor para você entender se é uma pessoa jurídica real, de confiança e que não seja um potencial perigo à companhia.

A Data Stone oferece o serviço de background check?

Com a Data Stone você obtém todas as informações necessárias a respeito de seus leads, verificando se são maus-pagadores, além de confrontar as informações fornecidas pelos clientes com o que está em nossa base. 

Através da Stone Station, você entende se a empresa compradora é uma boa pagadora, checa possíveis fraudes ou inadimplências e evita fazer negócio com este tipo de perfil para não ter prejuízos.

Para entregar sempre o melhor a você, trabalhamos com tecnologia de ponta a fim de ajudá-lo a analisar o que precisa sem perder tempo, pois em segundos você obtém os dados a respeito de determinado cliente.

Além disso, você tem a possibilidade de conversar com o seu time para juntos analisarem completamente todo o perfil do cliente e se reunirem para discutir se pode ser ou não benéfico fazer um acordo de longo prazo.