Captar clientes na advocacia: saiba a importância e como vender seus serviços!
Captar clientes na advocacia é um grande desafio para qualquer profissional nessa área. Muito disso se deve tanto pela competitividade da área jurídica, como também pelas regras impostas na ética da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – fator esse que torna a divulgação dos serviços da área mais difícil, principalmente quando se está no começo da carreira.
Conforme dados da própria OAB, o Brasil possui 1,3 milhões de advogados em 2022, e o número tende a chegar a 2 milhões em 2023. Como podemos notar, com a alta quantidade de profissionais nessa área, fica cada vez mais difícil de se destacar e, consequentemente, manter a estabilidade de atuação na profissão.
Entretanto, com a modernização das tecnologias de marketing e concorrência atual, captar clientes na advocacia tornou-se uma tarefa mais prática na atualidade. Por isso, com os conceitos reunidos por nós da Data Stone, vamos te mostrar maneiras de como passar por essa etapa e garantir ao seu negócio vários clientes de qualidade na advocacia para seu escritório ou para sua empresa.
Por que captar clientes na advocacia?
É de grande necessidade captar clientes na advocacia, principalmente para garantir trabalhos aos advogados que atuam em escritórios. A busca por clientes nessa área também ajuda as empresas que desejam manter a sua qualidade jurídica em dia, mesmo que não trabalhem diretamente com advocacia.
Diversas companhias sentem dificuldades com questões jurídicas tais como regulamentos ou até mesmo problemas relacionados com processos. Com clientes da advocacia, é possível além de negociar, conhecer mais pessoas relacionadas à área e solucionar uma quantidade maior de problemas apenas com o contato.
Vale comentar também que a qualidade dos clientes na advocacia tende a ser mais alta, visto pelo contexto de competitividade e formação dos profissionais dessa área. Portanto, isso implica em negociações mais seguras e com mais chances de renderem resultados mais promissores.
Qual a importância de captar clientes na advocacia?
A partir do que comentamos anteriormente, podemos concluir que a importância de captar clientes na advocacia é garantir a estabilidade e consistência do trabalho tanto do advogado como da empresa. Para exemplificar, vamos supor que você seja um advogado que, com muito esforço e investimentos, montou o seu primeiro escritório.
Em seu primeiro mês, houve certa quantidade de clientes. No segundo mês, a procura variou bastante e nos seguintes o mesmo ocorreu. O que o cenário revela são oscilações constantes que ocorrem por diversos fatores, seja pela região, contexto da população local e vários outros.
A captação de clientes, por sua vez, tem a função de diminuir o máximo possível a diferença dessas oscilações, o que torna a quantidade de clientes mais previsível. Como consequência disso, teremos um escritório com maiores chances de se estabilizar e manter segurança financeira no mercado.
Vantagem de Captar clientes na advocacia
Obter clientes na advocacia é muito importante para o crescimento no mercado jurídico. No entanto, quando esse ato é bem feito, destacam-se 6 vantagens de captar clientes na advocacia em diversos pontos da empresa ou escritório – confira!
Maior aprendizado do profissional
O primeiro ponto que se observa são os maiores aprendizados para o advogado. Com clientes constantes, o profissional poderá desenvolver melhor as suas práticas e se aperfeiçoar na área. Como a prática é essencial para aumentar a qualidade dos serviços de advocacia, a captação de clientes se torna motor principal no favorecimento desse setor.
Lidar com clientes constantemente, portanto, faz com que o profissional busque formas de evoluir em sua atuação. Isso costuma ser feito com maior proveito através de cursos aperfeiçoadores, workshops, compras de materiais de qualidade para estudo e outras formas de aprendizado.
Procura constante pelo seu negócio
Como consequência direta da primeira, a obtenção de mais clientes significa que seu negócio será procurado com mais frequência. Logo, questões jurídicas são muito sérias e exigem profissionais de muita confiança, coisa que seu escritório demonstra quando existem muitas recomendações para os seus serviços.
Estabilidade financeira
A maior estabilidade financeira vem diretamente do fato do advogado sempre ter pessoas que o procuram. Como o ato de captar clientes na advocacia torna esse fato constante, o advogado pode se planejar financeiramente ao observar quantos clientes o buscam em média por determinados períodos. Desse modo, o profissional tem noção do cenário em que se enquadra e entenderá como melhorar suas práticas para fazer o negócio crescer.
Um dos pontos mais comentados pelos advogados novatos é a dificuldade de captar clientes na advocacia e como isso gera incertezas na sua saúde financeira. Logo, quando não se sabe quantos clientes terá naquele período, não é possível fazer planejamentos a respeito dos ganhos.
Mais presença em eventos diversos
Com mais clientes de qualidade em advocacia, o seu negócio tende a ser convidado mais vezes para eventos, principalmente os jurídicos. Graças a esses convites, é possível ministrar palestras, por exemplo, e divulgar para mais clientes potencialmente interessados em serviços da área.
Além disso, a presença em eventos auxilia o profissional a executar melhor a sua capacidade de trabalhar assuntos relacionados à área, tarefa essencial para o cotidiano da advocacia. A dica principal para usar nesses eventos é investir na construção de conteúdos mais proveitosos para a plateia a fim de promover uma imagem melhor do seu trabalho.
Criação de parcerias
Quando se aprende a captar clientes na advocacia, o escritório tem maior possibilidade de criar parcerias com outros negócios grandes. Isso tanto auxilia a alcançar uma quantidade maior de trabalhos para fazer como também ajuda na melhora da qualidade dos já executados.
Não se pode esquecer que o mercado jurídico é tão concorrido e de difícil crescimento principalmente para os iniciantes. Logo, qualquer empresa que vê um negócio nessa área com muitos clientes terá interesse em conhecer suas práticas e se unir para crescer juntos. Isso se prova muito benéfico principalmente quando são parcerias de áreas semelhantes a de atuação, como a união com contadores, caso o escritório seja de direito empresarial.
Noção de como está o mercado
Por fim, com mais clientes o advogado terá mais conhecimento de como se comporta o mercado ao observar a maioria de casos que chegam para solução. A partir dessas informações ele pode se preparar melhor para aumentar sua eficiência e, consequentemente, melhorar a qualidade de sua atuação.
Suponhamos que em determinado mês o profissional observe que há uma grande procura por divórcios, por exemplo. Com esses dados, ele pode buscar entender o que ocorre em seu contexto nesse momento por meio de notícias e fontes confiáveis de informação e se preparar para ter mais sucesso com casos desse tipo.
Como a Data Stone pode me ajudar?
Para ajudar você a captar clientes na advocacia, nós da Data Stone oferecemos soluções eficazes e de destaque no mercado. A experiência com tratamento de dados da Data Stone pode ajudar a enviar mensagens adequadas que farão os clientes escolhidos tomar decisões a respeito de seu empreendimento. Além disso, você pode informar por quanto tempo deseja que as campanhas sejam feitas e qual conteúdo será utilizado.
Temos também a montagem de mailing lists, outro dos nossos serviços mais reconhecidos. Após definir qual é o seu público-alvo e informar os meios de contato que devem ser incluídos, toda a nossa tecnologia e nosso time trabalham simultaneamente para encontrar diversos clientes interessantes ao seu negócio.
Com todos esses serviços junto ao conteúdo do artigo, a Data Stone oferece as melhores maneiras de captar clientes na advocacia. Absorva bem os conhecimentos expostos para melhorar o seu negócio jurídico e conte com nossos serviços para ajudar o seu empreendimento a atingir grandes patamares de maneira mais eficiente, consistente e prática!